Fundamentos Socioantropológicos da Educação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O papel do Educador Acho que o papel de um educador conscientemente progressista é testemunhar a seus alunos, constantemente, sua competência, amorosidade,
Advertisements

FILOSOFIA DE ENFERMAGEM
Primavera P. árabes X Kadhafi 4:20
Os eixos norteadores da Educação em Direitos Humanos
" Conquistar a felicidade "
I- Concepção de Educação
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
Marcelo Andrade Departamento de Educação / PUC-Rio
Educação, Saúde e Cidadania “Tecendo saberes no cotidiano”
Quem é promovido? E Como é essa promoção?
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO FUNDAMENTOS DA GESTÃO
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
ANTROPOLOGIA by d´Avila, Edson.
Clipe... 4:03.
EDUCAÇÃO E CIDADANIA A educação para a cidadania constitui um conjunto complexo que abraça, ao mesmo tempo, a adesão a valores, a aquisição de conhecimentos.
Perfil do Profissional
DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA. Síntese.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
JORNADA DE ENSINO RELIGIOSO
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Avaliação Educacional
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Avaliação Educacional
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
“O MUNDO NÃO É, O MUNDO ESTÁ SENDO”
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2013 DRE PIRITUBA.
Paulo Freire Elaboração: Helena Oliveira Neves
O que é ensinar história?
Pedagogia Para a Vida.
1ª aula Profª Karina Oliveira Bezerra
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
22/08/2031 Profª Karina Oliveira Bezerra
Que mundo queremos – e como chegar lá? Repórter Brasil Reflexões adaptadas do livro Educar para um outro mundo possível, de Moacir Gadotti.
CONCEITUAÇÃO DOS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO PROJETO POLÍTICO
Descobrindo a Filosofia Unidade 1
PAULO FREIRE: uma presença, uma experiência
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2014 DRE PIRITUBA.
O QUE É FILOSOFIA ?.
FILOSOFIA EDUCAÇÃO ÉTICA Objetivos da aula:
FACIMINAS – Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Gerais Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aprendiz: Dunalva Elenita Prof. Gilca Vilarinho.
Karl Marx (1818 – 1883).
Ensino Fundamental Objetivos definidos pelos PCNs
Sirlei Aparecida Rambo
Conscientização -- antonio frutuoso -- Casa da Juventude do Paraná.
Karl Marx e F. Engels Marx ( ) Engels ( )
Rondineli Alves Eden Lopes 2PPN Giovanni Iannoni.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
TEMAS TRANSVERSAIS.
SEMANA DA “CONSCIÊNCIA E VALORIZAÇÃO HUMANA”.  O conhecimento científico desenvolvido na escola de ensino médio deve estar voltado para a formação de.
Professor: Suderlan Tozo Binda
Transcrição da apresentação:

Fundamentos Socioantropológicos da Educação CURSO: PEDAGOGIA Fundamentos Socioantropológicos da Educação Profª Ms.: Solange Brito

Eixo Temático: Sociedade, Educação e Cidadania Núcleo de Fundamentos, Organização e Gestão do Trabalho Pedagógico

Tema: As desigualdades sociais e culturais na sociedade contemporânea e no Brasil Conteúdo: - Desigualdades sociais

DESIGUALDADES SOCIAIS

Composição: Samuel Rosa E Chico Oh! Pacato Cidadão! Skank Composição: Samuel Rosa E Chico Oh! Pacato Cidadão! Eu te chamei a atenção Não foi à toa, não C’est fini la utopia Mas a guerra todo dia Dia a dia, não... E tracei a vida inteira Planos tão incríveis Tramo a luz do sol Apoiado em poesia E em tecnologia Agora à luz do sol... Pacato Cidadão! É o Pacato da Civilização É o Pacato da Civilização...

Qualquer coisa que se queira É o Pacato da Civilização... Pra que tanta TV Tanto tempo pra perder Qualquer coisa que se queira Saber querer Tudo bem, dissipação De vez em quando é “bão” Misturar o brasileiro Aaaaai! Com alemão Pacato Cidadão! É o Pacato da Civilização... Oh! Pacato Cidadão! Eu te chamei a atenção Não foi à toa, não C’est fini la utopia Mas a guerra todo dia

Qualquer coisa que se suje Dia a dia, não... E tracei a vida inteira Planos tão incríveis Tramo a luz do sol Apoiado em poesia E em tecnologia Agora à luz do sol... Pra que tanta sujeira Nas ruas e nos rios Qualquer coisa que se suje Tem que limpar Se você não gosta dele Diga logo a verdade Sem perder a cabeça Sem perder a amizade...

É o Pacato da civilização É o Pacato da civilização... Pacato Cidadão! É o Pacato da civilização É o Pacato da civilização... Oh! Pacato Cidadão! Eu te chamei a atenção Não foi à toa, não C’est fini la utopia Mas a guerra todo dia Dia a dia, não... E tracei a vida inteira Planos tão incríveis Tramo a luz do sol Apoiado em poesia E em tecnologia Agora à luz do sol...

É o Pacato da Civilização É o Pacato da Civilização...(2x) É o Pacato Consertar o rádio E o casamento é Corre a felicidade No asfalto cinzento Se abolir a escravidão Do caboclo brasileiro Numa mão educação Na outra dinheiro... Pacato Cidadão! É o Pacato da Civilização É o Pacato da Civilização...(2x) É o Pacato Da Civilização! Da Civilização!

“Mais uma vez os homens, desafi ados pela dramaticidade da hora atual, se propõem a si mesmos como problema. Descobrem que pouco sabem de si, de seu “posto no cosmos”, e se inquietam por saber mais. Estará, aliás, no reconhecimento do seu pouco saber de si uma das razões desta procura. Ao se instalarem na quase, senão trágica descoberta do seu pouco saber de si, se fazem problema a eles mesmos. Indagam. Respondem, e suas respostas os levam a novas perguntas.” (Paulo Freire:1987)

Desigualdades sociais Humanização Práxis educacional “O “medo da liberdade”, de que se fazem objeto os oprimidos, medo da liberdade que tanto pode conduzi-los a pretender ser opressores também, quanto pode mantê-los atados ao status de oprimidos, é outro aspecto que merece igualmente nossa refl exão.” (Freire: 1987)

O “pacato cidadão” da música do grupo Skank é esse homem oprimido de Freire, é esse sobre o qual a sociedade discrimina e converte no alienado social. E é para esse homem que nós educadores devemos trabalhar criticamente, retirando-o da acomodação social, deste mundo só deles, para a superação do reconhecimento do ato de libertar-se.

PCN Conhecer a diversidade do patrimônio etno-cultural brasileiro Valorizar as diversas culturas Reconhecer as qualidades da própria cultura Desenvolver uma atitude de empatia e solidariedade para com aqueles que sofrem discriminação Repudiar toda discriminação baseada em diferenças de raça/etnia, classe social, crença religiosa, sexo e outras características individuais ou sociais

Exigir respeito para si, denunciando qualquer atitude de discriminação que sofra, ou qualquer violação dos direitos de criança e cidadão Valorizar o convívio pacífico e criativo dos diferentes componentes da diversidade cultural Compreender a desigualdade social como um problema de todos e como uma realidade passível de mudanças. Cabe ao Estado, através das Políticas Públicas, criar subsídios de combate às desigualdades sociais e culturais.

“Num mundo que tende cada vez mais à globalização no plano econômico, da qual é ainda desconhecido o conjunto de efeitos sociais, é importante perceber o incessante processo de reposição das diferenças e o ressurgimento de etnicidades. De um lado, esse processo ensina que o fato de as culturas viverem dinâmicas que resultam em sua modificação constante não quer dizer que o sentido da mudança seja único, e conduza fatalmente ao modelo de desenvolvimento dominante. De outro, apresenta com clareza a necessidade da construção de valores e novas práticas de relação social que permitam o reconhecimento e a valorização da existência das diferenças étnicas e culturais, e a superação da relação de dominação e exclusão – ao mesmo tempo em que se constitui a solidariedade.” (PCN: 1997)

PARA REFLETIR ...