Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
CURSO: PEDAGOGIA Fundamentos Socioantropológicos da Educação Profª Ms.: Solange Brito
2
Eixo Temático: Sociedade, Educação e Cidadania
Núcleo de Fundamentos, Organização e Gestão do Trabalho Pedagógico
3
Tema: Paradigmas teóricos clássico e contemporâneos e suas influências na prática educativa
Conteúdo: - John Dewey: Educação e Vida
4
Referência Bibliográfica:
CUNHA, Marcus Vinícius da. John Dewey: Uma filosofia para educadores em sala de aula. Petrópolis, RJ: Vozes, p
5
Filósofo e pedagogo norte-americano - 1859-1952
John Dewey Filósofo e pedagogo norte-americano
6
ESCOLA NOVA A Educação não deveria se restringir ao ensino do conhecimento como algo acabado, mas tornar próprio o saber e a habilidade adquiridos pelo estudante à vida cidadã, tornando-o verdadeiro ser humano;
7
Dewey afirmava que a experiência (social, cultural, tecnológica, filosófica) poderia ser usada como valor de juízo da verdade; Dewey afirmava que a escola não pode ser uma preparação para a vida, mas sim, a própria vida;
8
Os interesses da criança deveriam ser trabalhados = significado na aprendizagem;
Valor às atividades manuais, à socialização, à autonomia e à democracia;
9
CONSTRUÇÃO DO PROCESSO EDUCATIVO:
- o saber é constituído por conhecimentos e vivências que se entrelaçam de forma dinâmica, distante da previsibilidade das idéias anteriores; alunos e professores detentores de experiências próprias, que são aproveitadas no processo; aprendizagem coletiva Produção do conhecimento
10
ESCOLA TRANSFORMADORA
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.