Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Comissão Municipal de Elaboração
Advertisements

Conferência Mundial sobre necessidades educacionais especiais: acesso e qualidade, que resultou na conhecida Declaração de Salamanca, promovida.
Que EJA temos e queremos?
Prática de Ensino: Educação Básica
CURSO CIDADANIA E DIREITO À EDUCAÇÃO
PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
A Constituição Federal, Uma visão legal sobre a educação Brasileira
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Plano Nacional de Educação para o decênio (PNE /2020)
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
CAPÍTULO III DA EDUCAÇÃO, DA CULTURA E DO DESPORTO Seção I DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO INFANTIL – PLANO MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO
DESAFIOS NA ARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
Plano Nacional de Educação
PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO
Políticas Públicas , Organização e Funcionamento da Educação Básica
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Políticas para a Educação Básica
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
Aprova o Plano Nacional da Educação-PNE
Seminário Nacional Sobre Educação Contextualizada
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
PORQUE É FUNDAMENTAL CONSOLIDAR O ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
Governo do Estado de Alagoas
Governo do Estado de Alagoas Secretaria de Estado da Educação e do Esporte Elaboração e Desenvolvimento: GPLAN/SGI-SEE Fórum Estadual de Acompanhamento.
Diretoria de Currículos e Educação Integral
METAS PARA OS PRÓXIMOS DEZ ANOS
Quais os objetivos da discussão do PNE
Governo do Estado de Alagoas
PLANOS DE EDUCAÇÃO CESAR CALLEGARI*
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
Prof. Ms. José Elias de Almeida
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
Conferência Municipal de Educação
Fórum Nacional de Educação
Política Educacional Brasileira
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Conferência Nacional de Educação – Conae 2010
“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.” PAULO.
Mudanças na LDB e Projetos de Lei em Andamento Novembro 2014.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Políticas de valorização dos profissionais da educação
Aluno: Elisangela Carvalho S de Andrade
SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO PERSPECTIVA DAS SECRETARIAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO Nilene Badeca da Costa Presidente do Conselho Nacional de Secretários de.
Currículo, PNE e Base Nacional Comum
Tecendo a aprendizagem em Mato Grosso do Sul
O financiamento da educação
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Plano Nacional de Educação Metas do PNE/PEE Plano Estadual de Educação
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
Como se organiza e estrutura a Educação Básica no Brasil?
Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Conheça as 20 metas aprovadas para o Plano Municipal da Educação _PME
DISCIPLINA: POLÍTICA EDUCACIONAL PROFESSORA: Drª Sônia Rodrigues ALUNOS: AMANDA ELLEN DIAS BARRETO ANALICE CRISTOVÃO MORAIS
PNE PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO Plano nacional de educação é uma série de metas, medidas, estratégias, objetivos e prioridades que visam melhorar.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EAD – POLO BARCARENA DISCIPLINA POLITICA EDUCACIONAL SEMINÁRIO 20 METAS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÂO.
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
Fórum Nacional de Educação Audiência Pública Comissão de Educação do Senado “O Balanço do Primeiro ano do PNE” Prof. Heleno Araújo Diretor de Assuntos.
Plano Nacional de Educação. PNE - Plano Nacional de Educação Componentes: Carlânia de Brito Costa Edivan Reis Santiago Florivan Alves da Silva John Lennon.
Currículo, PNE e Base Nacional Comum Atividade complementar 01 Apresentação 01.
Organização do Sistema Educacional Brasileiro
I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MOGI DAS CRUZES – Julho 2013 EIXO I O Plano Nacional de Educa ç ão e o Sistema Nacional de Educa ç ão: notas acerca.
Transcrição da apresentação:

Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica CURSO: PEDAGOGIA Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica Profª Ms.: Solange Brito

Eixo Temático: Sociedade, Educação e Cidadania; Núcleo de Fundamentos, Organização e Gestão do Trabalho Pedagógico; Tema: O sistema educacional brasileiro: tendências contemporâneas Conteúdo: - O Plano Nacional de Educação Referência Bibliográfica: FAVERO&SAMERARO (orgs.). Democracia e construção do público no pensamento educacional brasileiro. Petrópolis: Vozes 2002

O primeiro Plano Nacional de Educação surgiu em 1962; O PNE nasce com o manifesto dos Pioneiros da Educação (1932), que propunha a reconstrução educacional, "de grande alcance e de vastas proporções... um plano com sentido unitário e de bases científicas...". O primeiro Plano Nacional de Educação surgiu em 1962; LDB 9394/96 = artigos 9º e 87 cabe à União, a elaboração do Plano, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, e institui a Década da Educação. Estabelece ainda, que a União encaminhe o Plano ao Congresso Nacional, um ano após a publicação da citada lei, com diretrizes e metas para os dez anos posteriores, em sintonia com a Declaração Mundial sobre Educação para Todos.

- Trata-se de um plano nacional e não de um plano da União PNE = Lei nº 10.172/2001 O que é o PNE? - Trata-se de um plano nacional e não de um plano da União - É um plano de Estado, não um plano de governo. - É um plano global, de toda a educação, não um plano da Secretaria de Educação nem da rede de ensino estadual ou municipal. - O fato de ter sido aprovado por lei, porque assim a Constituição o determinou (art. 214), deve assegurar-lhe maior força e garantia de execução.

c) a Declaração de Hamburgo, sobre a educação de adultos; E, sendo lei, está em consonância com a Constituição Federal, com a LDB e com os compromissos internacionais firmados pelo Brasil. Entre estes, dizem respeito mais diretamente à educação: a) o Compromisso da Conferência de Dacar sobre Educação para Todos, promovida pela Unesco, em maio de 2000; b) a Declaração de Cochabamba, dos Ministros da Educação da América Latina e Caribe, sobre Educação para Todos (2000); c) a Declaração de Hamburgo, sobre a educação de adultos; d) a Declaração de Paris, sobre Educação Superior; e) a Declaração de Salamanca, sobre necessidades especiais de educação; f) os documentos das Nações Unidas e da Unesco sobre os direitos humanos e a não-discriminação.

. a elevação global do nível de escolaridade da população; OBJETIVOS DO PNE: . a elevação global do nível de escolaridade da população; . a melhoria da qualidade do ensino em todos os níveis; . a redução das desigualdades sociais e regionais no tocante ao acesso e à permanência, com sucesso, na educação pública e . democratização da gestão do ensino público, nos estabelecimentos oficiais, obedecendo aos princípios da participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola e a participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.

Prioridades do PNE: Garantia de ensino fundamental obrigatório de oito anos a todas as crianças de 7 a 14 anos, assegurando o seu ingresso e permanência na escola e a conclusão desse ensino. 2. Garantia de ensino fundamental a todos os que a ele não tiveram acesso na idade própria ou que não o concluíram. 3. Ampliação do atendimento nos demais níveis de ensino – a educação infantil, o ensino médio e a educação superior. 4. Valorização dos profissionais da educação. 5. Desenvolvimento de sistemas de informação e de avaliação em todos os níveis e modalidades de ensino, inclusive educação profissional.

. as diretrizes para a gestão e o financiamento da educação; Este Plano Nacional de Educação define por conseguinte: . as diretrizes para a gestão e o financiamento da educação; . as diretrizes e metas para cada nível e modalidade de ensino; . as diretrizes e metas para a formação e valorização do magistério e demais profissionais da educação, nos próximos dez anos.

MODALIDADES DE ENSINO: NÍVEIS DE ENSINO: A – EDUCAÇÃO BÁSICA 1. EDUCAÇÃO INFANTIL 2. ENSINO FUNDAMENTAL 3. ENSINO MÉDIO 4. EDUCAÇÃO SUPERIOR MODALIDADES DE ENSINO: 1. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 2. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS 3. EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E FORMAÇÃO PROFISSIONAL 4. EDUCAÇÃO ESPECIAL 5. EDUCAÇÃO INDÍGENA

MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: FORMAÇÃO DOS PROFESSORES E VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO FINANCIAMENTO E GESTÃO GASTOS COM EDUCAÇÃO ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DO PLANO