Como elaborar resumos O resumo tem por objetivo apresentar com fidelidade ideias ou fatos essenciais contidos num texto. Sua elaboração envolve habilidades.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Resumo e resenha.
Advertisements

Resumo e Síntese.
FICHAMENTO é uma forma de investigação que se caracteriza pelo ato de fichar (registrar) todo o material necessário à compreensão de um texto ou tema.
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
DISSERTAÇÃO Como concluir???????.
Universidade do Estado da Bahia-UNEB Curso:Direito Disciplina:Produção de Texto Técnico-Científico Docente:César Costa Vitorino.
Breves Noções Metodológicas de Leitura e Interpretação de Texto
Mobilizando o operatório
TÉCNICAS DE ESTUDO RESUMO NBR 6028
Sérgio Elias Vieira Cury
Resumo.
PARAGRAFAÇÃO PROFESSORA LÚCIA BRASIL.
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
RESENHA: CONCEITO, ESTRUTURA E PRODUÇÃO
Sugestões para tirar Apontamentos nas Aulas
MATÉRIA 1.2 – Técnicas de leitura e de resumo Boa leitura  pré-requisito para um bom estudo Tarefa Inicial: 1) Examinar o livro (ou texto) no todo,
LEITURA, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Betania Jacob Stange lopes
Trabalho Científico Elaboração do Resumo 2003.
COMO ELABORAR RESUMOS O resumo tem por objetivo apresentar com fidelidade ideias ou fatos essenciais contidos num texto. Sua elaboração é bastante complexa,
Redação Por onde iniciar? Professor José Arnold.
Urbano Cavalcante Filho (UESC, UFBA, IFBA)
Planejamento PNAIC 2014.
TEXTOS EXPOSITIVOS textos científicos.
COMO SUBLINHAR, ESQUEMATIZAR E RESUMIR
DIRETRIZES PARA A LEITURA, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
visão global do projeto Professora: Geórgia Fortes
UNIDADE BÁSICA DE UM BOM TEXTO
O artigo de opinião Texto jornalístico em que alguém expressa sua opinião, desenvolve uma tema, expõe suas ideias Segundo José Marques de Melo o articulista.
Diretrizes para leitura e análise de textos
Curso de Pedagogia Introdução à Prática da Pesquisa em Educação I: Fontes Professora: Maria Fátima Aucar Soler.
Resenha Produção de texto.
Resumo e Resenha de Textos Acadêmicos
PERCURSO UNIVERSITÁRIO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL
Fichamento e Resumo Produção de textos.
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
TEXTO DE OPINIÃO Transmite informações ao leitor, mas as informações transmitidas nele estão a serviço da opinião, podem servir de provas, em defesa da.
METODOLOGIA CIENTÍFICA Profª Ms. Fernanda Nasciutti.
Importância da Leitura
Disciplina: Metodologia
Métodos e técnicas para leitura
REDAÇÃO CIENTÍFICA Professora Angelica Rocha de Freitas
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
Unidade 3 Processo de leitura.
CONSIDERAÇÕES SOBRE RESUMO
RESUMO.
FICHAS DE LEITURAS E ORGANIZAÇÃO DE APRESENTAÇÕES/ TRABALHOS ESCRITOS
Resumo.
RESENHAS Prof.: Rodney Caetano.
Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília 1 Resumos, Títulos e Palavras-chave.
Resumo.
Resumo.
Leitura e interpretação de texto
Metodologia Científica
RESUMO Condensação fiel das idéias ou dos fatos contidos no texto.
LEITURA Habilidade de comunicação verbal que ativa a participação no mundo atual.
Apontamentos sugestões e orientações práticas. Apontamentos nas Aulas Esta tarefa irá permitir-te estar mais atento e mais concentrado na aula. O registo.
Prof. Ms. Patricia Tatiana Soler
Resumo.
LEITURA DE MUNDO COMPREENSÃO DE TEXTO INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
FICHAMENTO.
Aula 04.
Resumo e Síntese.
QUE NÃO EXIGEM PROCESSO FORMAL DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
DISCIPLINA: Redação científica
DISCIPLINA: Redação e científica
ASPECTOS DA LEITURA NO TRABALHO CIENTÍFICO Leitor critico:  Procedimentos para proveitamento da leitura: 1.Determinar um objetivo para alcançar na leitura.
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
PRODUÇÃO E CRÍTICA DO TEXTO ACADÊMICO ARTES VISUAIS 2016.
Transcrição da apresentação:

Como elaborar resumos O resumo tem por objetivo apresentar com fidelidade ideias ou fatos essenciais contidos num texto. Sua elaboração envolve habilidades como leitura competente, análise detalhada das ideias do autor, discriminação e hierarquização dessas ideias e redação clara e objetiva do texto final.

O resumo pode se apresentar de várias formas, conforme o objetivo a que se destina. No sentido estrito, padrão, deve reproduzir as opiniões do autor do texto original, a ordem como essas são apresentadas e as articulações lógicas do texto, sem emitir comentários ou juízos de valor. Trata-se de reduzir o texto a uma fração da extensão original, mantendo sua estrutura e seus pontos essenciais.

Quando não há a exigência de um resumo formal, o texto pode igualmente ser sintetizado de forma mais livre, com variantes na estrutura. Uma maneira é iniciar com uma frase do tipo: "No texto ....., de ......, publicado em......., o autor apresenta/ discute/ analisa/ critica/ questiona ....... tal tema, posicionando-se .....". Esta forma tem a vantagem de dar ao leitor uma visão prévia e geral, orientando, assim, a compreensão de que segue. Este tipo de síntese pode, se for pertinente, vir acompanhada de comentários e julgamentos sobre a posição do autor do texto e até sobre o tema desenvolvido.

Em qualquer tipo de resumo, entretanto, dois cuidados são indispensáveis: buscar a essência do texto e manter-se fiel às ideias do autor. Copiar partes do texto e fazer uma "colagem", sob a alegação de buscar fidelidade às ideias do autor não é permitido, pois o resumo deve ser o resultado de um processo de "filtragem", uma (re)elaboração de quem resume. Se for conveniente utilizar excertos do original (para reforçar algum ponto de vista, por exemplo), esses devem ser breves e estar identificados (autor e página).

Uma sequência de passos eficiente para fazer um bom resumo é a seguinte: * ler atentamente o texto a ser resumido, assinalando nele as ideias que forem parecendo significativas à primeira leitura; identificar o gênero a que pertence o texto (uma narrativa, um texto opinativo, uma receita, um discurso político, um relato cômico, um diálogo, etc.); * identificar a ideia principal (às vezes, essa identificação demanda seleções sucessivas, como nos concursos de beleza...); * identificar a organização - articulações e movimento - do texto (o modo como as ideias secundárias se ligam logicamente à principal); * identificar as ideias secundárias e agrupá-las em subconjuntos (por exemplo: segundo sua ligação com a principal, quando houver diferentes níveis de importância; segundo pontos em comum, quando se perceberem subtemas); * identificar os principais recursos utilizados (exemplos, comparações e outras vozes que ajudam a entender o texto, mas que não devem constar no resumo formal, apenas no livre, quando necessário); * esquematizar o resultado desse processamento; * redigir o texto.