FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO

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Transcrição da apresentação:

FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO Prof. Marcelo Muzi Silva

A EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA MODERNIDADE e materialismo dialético

Na Idade Moderna, com o apogeu do Iluminismo, a Educação alcança um salto considerável; Mas em que consistia o Iluminismo?

Os ideais do Iluminismo iniciaram-se na França no século XVII e consistia num movimento para mudar a sociedade da época. Os iluministas achavam que a educação deveria ser mudada, a razão, ou seja, a capacidade de pensar deveria ficar à frente na educação. O objetivo deles eram a busca da felicidade. Eram contra a injustiça, a intolerância religiosa e os privilégios.

Os ideais iluministas permitiram tirar o homem das trevas para as luzes. Enfm, foi um período de descobrimento, tendo a razão como fonte de todo o conhecimento, o que e permitiu se questionar o mundo em que vivia.

PAPEL DA EDUCAÇÃO PARA O ILUMINISMO Os filósofos iluministas acreditavam que, para haver a igualdade civil entre todos os homens, era fundamental a educação entre todos. O direito à educação deveria ser universalizado, alcançando a todos, iniciando pelas crianças, que após alfabetizadas teriam oportunidade de ler qualquer tipo de texto (desde os sagrados aos profanos), além de serem preparadas para conhecer as técnicas desenvolvidas pela humanidade.

No projeto da modernidade, a escola ganha status de instituição oficial, pública e mantida pelo Estado e suas principais característica eram: independência religiosa (laica e científica); e o seu caráter universal (igual para todos).

Enfim, na passagem da Idade Média para a Moderna, a escola evoluiu – de uma instituição que reproduzia desigualdades sociais passou a ser uma instituição de intervenção no mundo e no próprio homem. A escola moderna passou a ser formadora de cidadãos emancipados e autônomos

MATERIALISMO DIALÉTICO DE MARX

Materialismo dialético É uma concepção filosófica que defende que o ambiente, o organismo e fenômenos físicos tanto modelam os animais e os seres humanos, sua sociedade e sua cultura quanto são modelados por eles. Ou seja, que a matéria está em uma relação dialética com o psicológico e social. Se opõe ao idealismo, que acredita que o ambiente e a sociedade com base no mundo das ideias, como criações divinas seguindo as vontades das divindades ou por outra força sobrenatural.

A CRÍTICA DA ECONOMIA POLÍTICA: MATERIALISMO DIALÉTICO O Materialismo dialético consiste em um método para se obter conhecimento do mundo. É uma investigação científica – na produção de métodos e técnicas eficazes para entender um determinado objeto de pesquisa; ENTRETANTO: o pesquisador consegue ter uma relação de imparcialidade diante do objeto de sua pesquisa?

O resultado de uma pesquisa sofre a interferência do pesquisador e do próprio meio onde se desenvolve a investigação. Partindo desse pressuposto, Karl Marx estabeleceu um método de análise por meio do qual é possível explicar os fenômenos sem interferência do meio. Esse método (Materialismo dialético) tem de considerar as condições histórico-sociais da produção destas e da pesquisa.

A CRÍTICA DA ECONOMIA POLÍTICA Ao descrever as primeiras relações econômicas da sociedade burguesa moderna, Marx descreve um modo de produção específico, sendo que este se subdivide em forças produtivas e relações de produção: Forças produtivas entendidas como sendo as ferramentas, máquinas, técnicas, e demais utensílios que servem para produzir; Relações de produção consideradas de quem possui a propriedade dos meios de produção.

IMPORTANTE VISÃO DE MARX A dialética do desenvolvimento ocorre através da influência recíproca das forças produtivas e relações de produção, e quando ocorre a disputa entre as forças, ocasiona a luta entre classes; De fato, considera a luta como a base da evolução da história humana, enquanto as relações de produção são denominadas de “infraestrutura” que exercem influência direta na “superestrutura”, considerada por ele as instituições políticas (Leis e Estado) e ideológicas (a religião, a moral e as artes) da sua época.

LUTA DE CLASSES SEGUNDO MARX As classes sociais estão intimamente ligadas ao desenvolvimento da produção, e acrescenta que a luta de classes nada mais é que uma transição histórica no processo de extinção de uma determinada classe na sociedade. O desenvolvimento das forças produtivas além de gerar conflitos entre os proprietários e os não proprietários dos meios de produção contribui para o surgimento de novas forças e consequentemente uma revolução social.

Aprofundando o conceito de materialismo dialético de Marx No Materialismo Dialético os acontecimentos analisados não podem ser compreendidos isoladamente. Marx considera necessário estudar o ambiente como um todo – seus movimentos: a evolução dos fatos e todos os fenômenos e processos que existem independentemente da consciência do homem.

Segundo marx A investigação tem de apoderar-se da matéria, em seus pormenores, de analisar suas diferentes formas de desenvolvimento, e de perquirir a conexão íntima que há entre elas. Só depois de concluído este trabalho é que pode descrever adequadamente o movimento real. Se isto se consegue, ficará espelhada, no plano ideal, a vida da realidade pesquisada, o que pode dar a impressão de uma construção a priori.

Questões para fixação da matéria 1) Demarque as principais diferenças entre a Idade Média e a Idade Moderna, em especial, no que se refere à compreensão de mundo. 2) Quais as principais mudanças que a modernidade acarretou ao universo da Educação? 3) Como que o materialismo dialético interpreta a realidade social? Como entender a ideia de realidades conexas segundo o materialismo dialético?