Marie Ennemond Camille Jordan ( )

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Muitos autores, a mesma fé
Advertisements

Componente Curricular:
AS PROGRESSÕES Aceite para publicação em 22 de novembro de 2012.
Vida e obra de Pitágoras
UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Componente Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma.
Comunicação científica em Saúde Hooman Momen Instituto Oswaldo Cruz Fiocruz.
Lamarck e o mecanismo evolutivo
UM PROFESSOR SEMPRE AFETA A ETERNIDADE
Jessica Resende Joana Alves João Pinto Juliana Simão
História e Sociologia da Farmácia
Tópicos de Lógica Proposicional
Charles Darwin.
Pré-Discussão do Artigo “Is Computer Science Science?”
Sistemas lineares.
SISTEMAS DE EQUAÇÕES.
Algoritmos Distribuídos Professora: Lúcia Drummond
Imagem e Memória da República
PROF. SANDRO CARINA MELO VEIGA
Todos os Santos.
SOLENIDADE de TODOS os SANTOS Sede Santos.
Revolta chibata Nomes: Bruno, Eduardo e Gabriel.B Turma: 82
Prof. João Carlos Gomes Presidente da Associação Brasileira dos Reitores de Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) O COMPROMISSO DA UNIVERSIDADE.
04 de Abril de 2007 – Porto Alegre
Terence McKenna Terence foi um cientista e matemático nascido em 1946 e morto em 2000(câncer cerebral). Ele era formado em vários cursos, entre eles Ecologia,
O RACIONALISMO CRÍTICO DE KARL POPPER
Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =
Para dirigir ou participar de uma sessão de negócios na organização MR, você precisa conhecer algumas regras parlamentares. Vamos conhecer as principais.
John William Waterhouse Clique.
SEMANA DAS 4 CORES.
MATEMÁTICA Prof. Carlos Alexandre.
Para o professor Explicação do título desse material, fazendo a relação da obra de arte com a matemática. Desenvolvimento do conteúdo dividido em três.
Pierre Auguste Renoir
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Simeon Denis Poisson.
Na Bíblia está escrito (Gálatas 6:7):
SOBRE O AUTOR APOSTOLOS DOXIADIS   Nascido na Austrália em 06/06/1953
SISTEMAS DE QUALIDADE I
ALBERT EINSTEIN ( ) O Newton do século XX.
Carlos Carrà ( ).
Leonhard Euler 15 de Abril de 1707 Basiléia, Suíça Nascimento
A Ciência é metodológica
Trabalho de conclusão de curso
Armand Vallin Feigenbaum
1) Em que data Campos Salles nasceu? a) 21 de março de 1845 b) 15 de fevereiro de 1841 c) 02 de julho de 1799 d) 27 de dezembro de 1877.
Equações do 2º grau.
1905: Annus Mirablis de Einstein
Carolina Teixeira Nº6 9ºG Mariana Campos Nº14 9ºG
Álgebra Vetorial e Linear para Computação
Historicamente o Cubismo originou-se na obra de Cézanne,
Literatura PRÉ-MODERNISMO
Karl Marx. Karl Heinrich Marx nasceu em Trier (Alemanha) 05/05/1818 foi um intelectual e revolucionário alemão, fundador da doutrina comunista moderna,
Como elaborar um trabalho de pesquisa
Évariste Galois.
Começou a actuar profissionalmente ainda jovem, por volta dos 15 anos de idade. Trabalhou para um comerciante de arte da cidade de Haia. Com quase vinte.
Jânio ao lado da “vassoura”: uma carreira meteórica marcada pelo discurso de viés populista. Nascido em 25 de janeiro de 1917 na cidade de Campo Grande,
Programa Integrado de Duplo Diploma UNESP – INSA
Guglielmo Marconi.
Prof. André Luis Roland Tancredo Engenheiro da Computação e Pesquisador em Desenvolvimento Tecnológico para Semicondutores pelo CNPq Especialista em Microeletrônica.
Centenário do Prémio Nobel da Madame Curie Trabalho realizado por: → nº1, 9ºC → nº20, 9ºC → nº26, 9ºC.
Como elaborar um trabalho de Pesquisa
IV ENCONTRO DE FORMAÇÃO
Faculdades Integradas Pitágoras
& A Ciência da Radiotividade
Turquia Trabalho elaborado por: Mafalda Velho Mafalda Velho Mafalda Maia Mafalda Maia Vanessa Rodrigues Vanessa Rodrigues.
Autor: Marcelio Adriano Diogo
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA BAHIA – UNEB-UAB
Matrizes e Determinantes Mara Cristina Baltazar. Problematização.
FIP/MOC Engenharia Produção – 4º Período
Rita Delasir Maraya/ Mauro Eduardo de Souza Escola Municipal Ministro Marcos Freire.
Álgebra Vetorial e Linear para Computação
Transcrição da apresentação:

Marie Ennemond Camille Jordan (1838-1922) Nasceu em: 5 de Janeiro de 1838, em La Croix-Rousse, Lyon, França. Faleceu em: 22 de Janeiro de 1922, em Paris, França.

Lyons from La Croix-Rousse, por T. Allom, 1869.

Família Jordan Filho de Alexandre Jordan (1800-1888), engenheiro formado pela École Polytechnique, e de Joséphine Puvis de Chavannes, irmã de Pierre Puvis de Chavannes, que era o principal pintor de mural na França da metade do século 19. A família do pai de Camille Jordan também era um tanto quanto conhecida; um tio de Jordan, também chamado Ennemond-Camille Jordan alcançou um alto cargo político, e um primo, Alexis Jordan, era um botânico famoso.

Estudos Jordan estudou no Lycée de Lyon e no Collège d'Oullins. Entrou na École Polytechnique para estudar matemática em 1855 (com 17 anos, se classificou em 2º entre 144 candidatos). Jordan se formou engenheiro pela Polytechnique e como vários outros matemáticos da época seguiu a carreira de engenheiro. Porém ainda dedicava bastante tempo à pesquisa matemática. Depois de conseguir o título de Doutor, em 14 de Janeiro de 1861 (Jordan foi examinado por Duhamel, Serret e Puiseux, e sua tese era dividida em duas partes), continuou a trabalhar como engenheiro, primeiro em Privas, depois em Chalon-sur-Saône, e finalmente em Paris.

^^ Jordan casou-se com Marie-Isabelle Munet, filha do vice-prefeito de Lyon, em 1862. Eles tiveram duas filhas e seis filhos.

Trabalho Desde de 1873 foi examinador da École Polytechnique, onde se tornou professor de Análise em 25 de Novembro de 1876. Também foi professor, a partir de 1883, no Collège de France. Jordan continuou engenheiro por profissão até 1885, pelo menos teoricamente. Vale notar, contudo, que ele conseguia mais tempo para pesquisar enquanto era engenheiro, a maior parte dos seus trabalhos data dessa época.

Influência na Matemática Jordan foi um matemático que atuou em várias áreas, contribuindo essencialmente em todos tópicos que eram estudados na época. Incluindo: Grupos Finitos; Álgebra Linear e Multilinear; Teoria dos Números; Topologia de poliedros, equações diferenciais e mecânica.

Topologia Muitas das suas primeiras publicações foram em topologia. Introduziu vários conceitos topológicos importantes em 1866, baseado no seu conhecimento dos trabalhos de Riemann na topologia. Jordan introduziu o conceito de homotopia entre caminhos e definiu o grupo de homotopia de uma superfície, sem usar explicitamente o conceito de grupo.

Teoria de Grupos .1 Jordan era bastante interessado na teoria de grupos finitos. Na verdade, essa afirmação não é muito exata, pois antes de Jordan começar a pesquisa não existia teoria de grupos finitos. Jordan foi o primeiro a tratar do assunto formalmente. Serret, Bertrand e Hermite assistiram palestras de Liouville sobre a teoria de Galois e começaram a contribuir para o tópico, mas foi Jordan que formulou a direção que o assunto realmente teria.

Teoria de Grupos .2 Para Jordan um grupo é o que hoje chamamos de grupo de permutações. Jordan introduziu o conceito de série de composição. Jordan provou o teorema de Jordan-Hölder, que diz que apesar de um grupo ter diferentes séries de composição, o conjunto dos fatores de composição são invariantes. Grupos Finitos Solúveis.

Traité des substitutions et des équations algebraique O trabalho de Jordan entre 1860 e 1870 na teoria de grupos foi escrito no livro “Traité des substitutions et des équations algebraique”, publicado em 1870. O livro possui um exaustivo estudo da teoria de Galois, e é o primeiro livro escrito sobre a teoria de grupos. O teorema da forma canônica de Jordan para matrizes também se encontra no livro. Pelo trabalho Jordan recebeu o Poncelet Prize da Académie des Sciences. Foi este livro que trouxe os grupos de permutações para um papel central na matemática. A teoria de grupos foi a maior área de pesquisa na matemática nos 100 anos seguintes à publicação desta obra de Jordan.

Lie e Klein O uso do conceito de grupo na geometria por Jordan era motivado por estruturas do cristal. Jordan havia uma grande reputação internacional, e em 1870 Sophus Lie e Felix Klein visitaram-no em Paris para estudar. O interesse de Jordan por grupos de transformações Euclidianas em espaços de três dimensões influenciou Lie e Klein nas suas teorias.

Teoria de Grupos .3 A publicação do “Traité des substitutions et des équations algebraique” não marcou o fim da contribuição de Jordan à teoria de grupos. Na década de 1870 provou alguns resultados de grande importância. Jordan generalizou trabalhos de Fuchs e de Hermite, que tratavam de matrizes como transformações lineares atuando em espaços vetoriais.

Teorema da Curva de Jordan Hoje em dia Jordan é mais reconhecido na Análise e Topologia por sua prova do teorema da curva. Foi o seu alto conhecimento do rigor matemático que o fez perceber a necessidade da prova do teorema. Também introduziu o conceito de variação limitada e é lembrado pela definição do comprimento de uma curva. Tais conceitos aparecem em “Cours d'analyse de l'École Polytechnique”. Que possui três edições, sendo que o teorema da curva de Jordan só aparece na terceira edição, publicada entre 1909 e 1915.

Outros Trabalhos Jordan também generalizou o critério de convergência de uma série de Fourier. Liouville morreu em 1882, e a partir de 1885 Jordan foi editor do “Journal de Mathématiques Pure et Appliquées” (também conhecido como “Journal de Liouville”). Papel que desempenhou durante 35 anos, até a sua morte.

Já tá acabando Em 1912 Jordan aposentou-se. Os últimos anos de sua vida foram tristes, principalmente devido a Primeira Guerra Mundial, que começara em 1914. Entre 1914 e 1916 três de seus filhos morreram na guerra. Os outros três filhos, Camille era ministro do governo, Edouard era professor de história em Soborne, e o terceiro filho era engenheiro.

Prêmios Em 4 de Abril de 1881 foi eleito para a Académie des Sciences. Em 12 de Julho de 1890 se tornou oficial da Légion d'honneur. Foi Presidente Honorário do Congresso Internacional de Matemáticos em Estrasburgo em Setembro de 1920. Membro Honorário da London Mathematical Society em 1907. Fellows of the Royal Society of London em 1919.

Não confundir Vale lembrar que o processo de eliminação de Gauss-Jordan tem o nome do matemático Wilheilm Jordan (1842-1899). As álgebras de Jordan são em homenagem ao físico e matemático alemão Pascual Jordan (1902-1980).

Bibliografia http://www-groups.dcs.st-and.ac.uk/~history/Biographies/Jordan.html http://www.annales.org/archives/x/jordan.html