Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências da Educação Graduação em Biblioteconomia BASE DE DADOS PARA O ACERVO DO MUSEU HISTÓRICO MUNICIPAL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA Proposta de implantação do módulo de Circulação e Empréstimo.
Advertisements

AUTOMAÇÃO DA BIBLIOTECA Conselheiro Nilton Leite da Costa
APLICAÇÃO DO SOFTWARE PHL NA BIBLIOTECA ESCRAVA ANASTÁCIA
Universidade Federal de Santa Catarina Curso de Biblioteconomia Disciplina: CIN Automação de Bibliotecas Professora: Ursula Blatmann Alunas: Ana.
Tutorial de Pesquisa Básica de Bibliotecas Acadêmicas
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
EBSCOhost Pesquisa básica para bibliotecas acadêmicas
Universidade Presbiteriana Mackenzie Biblioteca George Alexander
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Escolha de um software para a biblioteca do IEE
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA CIN5018 – INFORMATIZAÇÃO.
Universidade Federal de Santa Catarina
Universidade Federal de Santa Catarina
Universidade Federal de Santa Catarina Graduação em Biblioteconomia
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO Curso de Biblioteconomia Disciplina: Automação de Bibliotecas Professora: Úrsula.
Centro de Ciências de Educação
Atendimento Educacional Especializado
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Ciência da Informação Graduação: Biblioteconomia Disciplina: Acesso a Fontes de Informação ao Meio Digital.
REPOSITÓRIO DIGITAL DA UFRGS
Telessaúde Aplicada a Atenção Básica no Brasil
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
Organização das Atividades de Seleção de Materiais
Museu Histórico Bradesco: a memória como alicerce do conhecimento
Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CENTRO DE REFERÊNCIA DO PROFESSOR
DISCIPLINA: AUTOMAÇÃO DE BIBLIOTECAS PROFESSORA: ÚRSULA BLATTMANN
Paula Maria Abrantes Cotta de Mello Coordenadora do SiBI/UFRJ
Acadêmico: Lourival Lacerda
BIBLIOTECAS TIPOS E FUNÇÕES
Escolha do livro didático para o ano letivo de 2010
Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências da Informação Curso de Biblioteconomia Acadêmicas: Cláudia Zambelli Mezalira Elis Regina Mocellin.
I mostra Cultural municipal jornada Tic & Educação
O Zapear da Informação Graça Maria Fragoso Ursula Blattmann
Base de dados de uma biblioteca escolar utilizando o Winisis
BIBLIOTECAS VIRTUAIS DISCIPLINA: CONTROLE II PROFESSORA: URSULA BLATMANN Florianópolis, 2005.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA Disciplina: Gerenciador de Base de Dados CDS/ISIS Construção.
UNIVERSIDADE DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - [CIN] CURSO DE BIBLIOTECONOMIA Florianópolis, 2004.
Criação de uma base de dados utilizando WinISIS intitulada: FRANCE
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DISCIPLINA CIN 5351 – GERENCIADOR DE BASE DE DADOS MINISTRADO PELA PROFESSORA URSULA BLATMANN BASE DE DADOS CORPO.
22/6/2005 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO PROFESSORA URSULA BLATTMANN ACADÊMICOS.
Filmes. Filmes UFSC – UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CIN 5431 – Controle dos Registros do Conhecimento II Professora: Úrsula Blattmann Acadêmicos: Cíntia.
BASE DE DADOS DE ARTIGOS
Serviço de Atendimento a Rede de Escolarização Hospitalar
Criado na década de 50, tem como missão promover o desenvolvimento do setor de informação, mediante proposição de políticas, execução de pesquisas e.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA Base de Dados da Biblioteca Alcídio Mafra de Souza Museu.
BIBLIOTECA PARTICULAR
Projeto de Implantação do Software Biblioshop no Colégio Ilhéu
BASE DE DADOS BIBLIOTECA PARTICULAR
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - CED DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO – CIN CONSTRUÇÃO DE BASE DE DADOS.
Base de Dados MINHA BIBLIOTECA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA DISCIPLINA: CIN Gerenciador de Base de Dados CDS/ISIS.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA PROFA.: URSULA BLATTMANN Base de Dados Pessoal de Livros.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA CIN Gerenciador de Bases de Dados CDS/ISIS Professora:
Tutorial Domínio Público
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA-UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO-CED CURSO DE BIBLIOTECONOMIA PROFESSORA:URSULLA BLATTMAMM DISCIPLINA: CIN 5046.
Base de dados do acervo de multimeios da Biblioteca/Brinquedoteca Monteiro Lobato – APAE/Florianópolis Trabalho apresentado à disciplina CIN Gerenciador.
Museu Memórias de Alfabetização
Núcleo de Tecnologia Municipal - NTM
Portal das Revistas Científicas em Ciências da Saúde
UNIMINAS PEDAGOGIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
“Nada há de permanente, exceto a mudança” Heráclito ( 450 aC )
CHAPECÓ CRIANÇA – CIDADANIA EM AÇÃO
sistemas de informação
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS: implementação e perspectivas 2da. Jornada sobre la Biblioteca Digital Universitaria JBD2004 Buenos Aires, de junio de.
Ajudando na construção do conhecimento…. O que você encontrará aqui? O que é o Educa.Net? O que faz o Educa.Net? Quem pode se beneficiar com o sistema?
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS Ministério da Educação – MEC Ministério da Saúde – MS Secretaria de Direitos Humanos da Presidência.
CURSO DE GRADUAÇÃO EM MUSEOLOGIA. CURSO DE MUSEOLOGIA - Sede do curso: Escola de Ciência da Informação - Período: matutino -Duração: oito semestres letivos.
Transcrição da apresentação:

Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências da Educação Graduação em Biblioteconomia BASE DE DADOS PARA O ACERVO DO MUSEU HISTÓRICO MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ (SC) CIN 5351 - Gerenciador de Bases de Dados CDS/ISIS Acadêmica: Luciana Bergamo Marques Contato: bergamota.marques@gmail.com Semestre 2010/1

O acervo O acervo do Museu Histórico Municipal de São José (MHMSJ) enfoca a história do município, incluindo provas do cotidiano, de profissões, da política, da arte, da religião, da cultura, das etnias, entre outros aspectos relativos aos habitantes da cidade. Os itens desse acervo perfazem uma exposição permanente, subdividida em eixos temáticos, disposta por nove salas, salão de entrada e corredores. Atendendo à visitação de alunos de escolas, tanto particulares como públicas, principalmente do ensino fundamental e médio, o MHMSJ possui uma grande demanda por serviços educacionais e culturais. Todavia, com escassez de recursos próprios e de profissionais especializados, tampouco conta com um catálogo automatizado.

Objetivos Gerais 1) Facilitar a gestão do acervo através de registros padronizados e facilmente recuperáveis. 2) Aumentar a visibilidade do acervo, disponibilizando fichas catalográficas para pesquisa, seja em suporte físico legível por computador quanto na internet.               Específico Criar uma base de dados catalográficos para o acervo de um museu histórico municipal sobre um programa distribuído gratuitamente.

Formato de saída de um registro

Campos 14 campos principais, podendo ser repetitivos. Exemplo: (30) Autor. Subcampos para um maior detalhamento. Exemplo: (80) Descrição física. Lista de opções, facilitando o preenchimento, e padronizando a informação (indexação conforme tesauro). Exemplo: (10) Categoria. Mensagem de ajuda ao preenchimento em todos os campos.

Campo (10) Categoria Picklist

Indexação “por palavra” Permite recuperar termo em qualquer posição em todos os registros. Busca expert

Busca Guiada

Vantagens Preenchimento facilitado (mensagens de ajuda). Diferentes modalidades de pesquisa e técnicas de indexação das informações contidas nos campos. Possibilita inclusão de infinitos campos, até mesmo de links de arquivos com diferentes extensões e endereços eletrônicos (URL). Ocupação mínima de espaço de memória.

Referências Biblioteca Virtual em Saúde. Família ISIS. Disponível em: <http://regional.bvsalud.org/php/index.php>. Acesso em: 05 jun. 2010. BLATTMANN, Ursula. Disponível em: <http://cds-isis.wikidot.com/>. Acesso em: 05 jun. 2010. FERREZ, Helena Dodd; BIANCHINI, Maria Helena. Thesaurus para acervos museológicos. Rio de Janeiro: FNPM, 1987.