Núcleo Temático: Paraplegias Infantis e Apresentam:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RN DE ALTO RISCO É aquele RN que independente da idade gestacional ou peso ao nascer tem maior chance de adoecer ou morrer devido a condições ou circunstâncias.
Advertisements

ELECTRICISTAS DE INSTALAÇÕES
Teste do Pezinho Saúde da Criança e do Adolescente Drª Carla Gomes
Malformações congênitas
Sistema Nervoso é o sistema que coordena todas as atividades do nosso organismo. Desde o movimento dos membros até a produção dos glóbulos sangüíneos,
GESTAÇÃO Suplementação nutricional
Estratégias para Redução da Mortalidade Materna e Infantil na Bahia
Óbitos Infantis e Fetais
Populações negras e Suas Doenças genéticas
IMPRESSIONANTE.
Transmissão Mãe – Filho
ALGUÉM DISSE ... S.Elizio.
O Cheiro da chuva No final desta história você terá duas opções. Acho que você descobrirá qual opção eu escolhi. Clique p/prosseguir.
Oral Vip Bebê Clínica.
PREFEITURA MUNICIPAL DE ANTÔNIO CARLOS
Saúde, vida e cérebro.
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
Humor Clínico.
População: hab Promover o desenvolvimento integral da criança desde sua concepção até os 6 anos, priorizando a faixa etária de 0 à 3 anos, orientando.
Terapia do Elogio!.
Atenção Primária ao Desenvolvimento
HOSPITAL GERAL DE BONSUCESSO - MS
Como contribuir para atender as necessidades do aluno com Diabetes
Aborto e Discriminação
S AÚDE BUCAL NA GRAVIDEZ Trabalho apresentado ao professor fabio cristiano Muller da disciplina educação em saúde lll do curso auxiliar em saúde bucal.
TABAGISMO “XEQUE-MATE” “PARE, PENSE E ANALISE”.
3° série Turma: 3003 Professor : Jarbas
Objetivo Geral Promover a qualidade de vida, bem-estar e autonomia da gestante através de ações multidisciplinares. Troca de experiências e informações.
Quando a memória falha…
Universidade Presbiteriana Mackenzie Desenvolvimento Humano Evolução de 58 fetos com meningomielocele e o potencial de reparo intra-uterino Turma:
Fonoaudiologia É a ciência que se ocupa da pesquisa, da prevenção, do diagnóstico, da habilitação e reabilitação da voz, da audição, da motricidade oral,
Diagnóstico Precoce da Paralisia Cerebral
Concepção uma nova vida
Prevenção de doenças – Caso clínico
PROMOÇÃO DO PARTO NORMAL NA SAÚDE SUPLEMENTAR
Programa Gestante A gestação compreende um período especial na vida da mulher, uma vez que seu organismo passa por várias modificações a fim de permitir.
CASINHA FELIZ CENTRO DE ENSINO
INTRODUÇÃO: No Brasil, de 3 milhões de crianças que nascem, 98% nascem em hospitais e com boa vitalidade, no entanto, manobras de animação inesperadas.
FORMAÇÃO ESTAGIÁRIOS 21/08/2013.
Daniela Silva Erica Rodrigues Francielly Sabino Karina Alves Paula Priscila Priscila Queiros Talita Oliveira.
Enfª Carla de L. Holanda de Abreu
A RAZÃO DE ESTARMOS AQUI
Atendimento do paciente com Síndrome de Down de 5 a 13 anos no Distrito Federal Natália Silva Bastos Ribas Orientador: Dr. Fabrício Prado Monteiro
TRABALHO EM EQUIPE Aleide Tôrres.
PROGRAMA FILHOS DE TRÊS BARRAS DO PARANÁ
Projeto Criança Exposta ao Vírus HIV em São José
Aconselhamento em Cardiopatias Congênitas
ALIMENTAÇÃO NA GESTAÇÃO
SISTEMA ÓSSEO 5º ano PROFESSORAS: ALESSANDRA GUIMARÃES DANIELLE LIRA.
Saúde Bucal Gestantes Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Adolescência: Conflito entre gerações
SAÚDE DA FAMÍLIA OBJETIVOS
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
Programa Produtividade Unimed Porto Alegre
Câncer.
PROGRAMA NACIONAL DE SUPLEMENTAÇÃO DE FERRO - PNSF
MÓDULO III - OBJETIVOS Determinar se é necessário referir urgentemente ao hospital Determinar os tratamentos necessários Para pacientes que precisam ser.
Depois de apresentar cinco anos consecutivos de queda, a mortalidade materna no Paraná apresenta um forte aumento e interrompe a tendência de redução.
Universidade Comunitária da Região de Chapecó
FISIOTERAPIA NA UTIN CUIDADOS ESPECIAIS COM O BEBÊ DE RISCO
AS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE NO PARANÁ O que é a Rede Mãe Paranaense É um conjunto de ações que envolve a captação precoce da gestante, o seu acompanhamento.
CURSO DE DEFICIÊNCIA FÍSICA E TECNOLOGIA ASSISTIVA NA ESCOLA
A HORA DOURADA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA
A NENCEFALIA Enfermeira
MÓDULO IV Malformação Congênita Juliana R. Fonseca Terapeuta Ocupacional Capacitação Deficiência Física SRE – Abril/2014.
Residência Multiprofissional em Saúde Mariana Rossi Bonacasata Renata Bittencourt Braga Pedro Vitor Mobiglia Marques.
Transcrição da apresentação:

Núcleo Temático: Paraplegias Infantis e Apresentam:

Paraplegia Infantil O que é? Como acontece? Quando acontece? Por que acontece? É possível prevenir?

O que é? A Paraplegia Infantil ocorre quando a criança nasce com alteração na coluna. Esta não se “fecha”, deixando na maioria das vezes, a medula exposta. É o defeito mais comum do sistema nervoso central. Tem como conseqüência fraqueza muscular e perda de movimentos das pernas necessitando de fisioterapia. Muitos fatores levam a esse problema, principalmente os fatores ligados a alimentação materna.

Quando acontece? Durante a formação do bebê, até a quarta semana de gestação, ou seja, muitas vezes ocorre antes do descobrimento da gravidez.

Por que acontece? Acontece até três primeiros meses de gestação, e se deve: · À carência de vitamina do complexo B (ácido fólico); · Ao uso de alguns medicamentos anticonvulsivantes pela mãe; · A fatores genéticos; À hipertermia materna: sauna, cobertor elétrico, banheira quente; Se já nasceu uma criança na família com esse problema, as chances de outra nascer assim também são muito maiores.

É possível prevenir? Sim, de uma maneira muito simples. Todas as mulheres que podem engravidar devem comer alimentos que contenham ácido fólico. O ideal é comer no mínimo 0,4 mg de ácido fólico diariamente  Cuidado para não cozinhar muito os alimentos Se há chances de você engravidar, ou se já houver algum caso desse na família, procure um médico e peça mais informações sobre o assunto.

Meu filho tem esse defeito na coluna, o que fazer? Fazer pré- natal Procurar um hospital que ofereça recursos: Rede pública também oferece isso Procurar neurocirurgião Após correção cirúrgica Procurar fisioterapeuta para reabilitação Quanto antes iniciar o tratamento, melhor será o resultado: Sentar Andar Impedir complicações

Carlos Eduardo C. Silveira Núcleo Temático: Paraplegias Infantis Professores Responsáveis: Carlos Eduardo C. Silveira Emily Sobreira Habib Alunas: Adele Bambirra Andréa Mattos Claudete Morandi Pollianny Magalhães Tania Mara Duarte Novembro/2002