E a sua importância para os seres vivos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Biosfera e ação humana :atmosfera
Advertisements

O Homem como agente de mudanças ambientais
A Atmosfera A Terra tem aproximadamente 4,5 biliões de anos e era bastante diferente da Terra que conhecemos hoje. Assim também é a atmosfera terrestre,
A Terra como um Sistema Conjunto de elementos que interagem entre si, realizando trocas e influenciando-se uns aos outros.
A ATMOSFERA.
Ciências 6º ano Profª Lígia Palácio
A Terra e o sistema solar
IMPORTÂNCIA DO AR PARA OS SERES VIVOS
BREVE HISTÓRIA DA EVOLUÇÃO DA ATMOSFERA
Poluição Atmosférica Ciências naturais Turma D 8ºAno Autores: Ana Rita
Atmosfera.
“O ambiente, enquanto conjunto de sistemas físicos, químicos e biológicos interligados, constitui todo um conjunto de recursos indispensáveis à vida.”
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
COMPOSIÇÃO DO AR O ar atmosférico é formado por uma mistura de gases, como:gás nitrogênio, gás oxigênio e outros gases( gás carbônico, metano e gases nobres).
Ecotoxicologia Poluição Atmosférica 17/09/2012
AULA 01 – ASPECTOS GERAIS DA ATMOSFERA
Atmosfera e suas camadas
O AR A Terra nasceu da colisão pequenos corpos sólidos formados a partir da poeira cósmica e do gás da nebulosa solar, que se juntaram gradualmente. À.
CLIMATOLOGIA.
A atmosfera.
Importância do ar para os seres vivos
O AR Alexandre nº 1 Luís nº 13 Arhangel nº 3 Tatiana nº 19
AMBIENTE Nós somos amigos do Ambiente e do nosso planeta. Sabemos que já sabes reciclar, etc. mas existem outras coisas importantes por exemplo: Sabes.
TERRA - UM PLANETA COM VIDA
FÍSICA E QUÍMICA A 10º A.
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
A atmosfera.
A atmosfera é constituída de cinco camadas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. O ar se torna mais rarefeito quanto mais a gente.
Ciências A atmosfera– cap. 14 (6ª série)
A camada de ozônio é uma “capa” formada pela concentração do gás Ozônio (O3) na atmosfera terrestre.
A atmosfera Atmosfera significa esfera de ar;
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
Atmosfera terrestre Aula de 24/05/10 de Ciências da Natureza I
Ar e Vento.
Oxigênio.
AQUECIMENTO GLOBAL POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA NA CIDADE:
RECURSOS VEGETAIS Renováveis
Introdução Poluição Atmosférica Poluição das águas Poluição do Solo Poluição Sonora A nossa opinião.
Aquecimento Global Trabalho elaborado por: António Amaro nº 3 8ºA
UNIDADE 2 – NA ATMOSFERA DA TERRA: RADIAÇÃO, MATÉRIA E ESTRUTURA
A ESTRUTURA VERTICAL DA ATMOSFERA e COMPOSIÇÃO
Ciências Ensino Fundamental - 6º ano Profe. Cristiane Rangel
PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
A Atmosfera A Terra tem aproximadamente 4,5 bilhões de anos e era bastante diferente da Terra que conhecemos hoje. Assim também é a atmosfera terrestre,
Este Diaporama destina-se exclusivamente a fins educativos.
Adriana Faísca, Ana Costa, Carolina Neto, Márcio Cortes, João Sanches
Problemas Ambientais.
Buraco Do Ozonio.
ATMOSFERA Camada de ar que envolve a Terra; FUNÇÃO
A VIDA NA TERRA CONDIÇÕES: Temperatura adequada; Água líquida;
Atmosfera Profa. Renata Medici.
GRANDE CAMADA DE GASES QUE ENVOLVE A TERRA
Ciências Naturais – 8.º ano
Revisão Prova Bimestral 6º Ano (1º Bimestre) ATMOSFERA
Perturbações no equilíbrio dos ecossistemas – 8º Ano CN
MEIO AMBIENTE E CIDADANIA
Atmosfera: Temperatura, pressão e densidade em função da altitude
Atmosfera e suas camadas
Papel do Azoto e dos micro organismos na Agricultura
1 A poluição atmosférica 2 Conservar a qualidade do ar é uma necessidade urgente para a Humanidade. A poluição atmosférica tem graves efeitos na vida.
A poluição atmosférica
Sistema climático global
Água – fundamental para vida.
Poluição atmosférica.
Atmosfera.
Atmosfera A atmosfera terrestre é uma fina camada de gases sem cheiro, sem cor e sem gosto, presa à Terra pela força da gravidade. A Atmosfera dá sustento.
EFEITO ESTUFA.
PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
Transcrição da apresentação:

E a sua importância para os seres vivos

Cada camada tem características próprias: A ATMOSFERA A atmosfera é constituída por várias camadas. Cada camada tem características próprias: TROPOSFERA: É a camada mais próxima da terra. É constituída por uma mistura de gases a que se chama ar.   ESTRATOSFERA Estende-se desde os 10 / 12 km até aos 50 km. Aí, encontra-se uma fina capa de ozonio, que funciona como um escudo protetor da vida na Terra, impedindo a penetração de certas radiações solares ( raios ultravioletas), prejudiciais à vida.   MESOSFERA Estende-se dos 50 até aos 100 km de altitude. Nesta camada, os meteoritos que caem na Terra tornam-se incandescentes, dando origem a estrelas-cadentes, o que evita que caiam na Terra.

A atmosfera é essencial para a vida na Terra: É nela que se encontram os gases necessários para a respiração dos seres vivos (oxigênio e dióxido de carbono); Protege a Terra das radiações solares prejudiciais; Funciona como um teto protetor, evitando que a Terra aqueça ou arrefeça demais; Protege a Terra do impacto de outros astros, como os meteoritos.

4 – O ar tem volume variável, é elástico e compressível Propriedades do ar 1 – O ar é incolor, insípido e inodoro 2 – O ar tem peso  3 – O ar ocupa espaço 4 – O ar tem volume variável, é elástico e compressível 5 – O ar tem forma variável   6 – O ar tem pressão

OS GASES CONSTITUINTES DO AR SÃO: O ar atmosférico é basicamente constituído por dois componentes principais, e mais alguns residuais. O azoto e o oxigênio representam 99% de todo o ar, sendo que o azoto corresponde a 78%, e o oxigênio corresponde a 21%. O restante 1% é constituído por dióxido de carbono, vapor de água e gases raros.

COMPOSIÇÃO DO AR

Ativa as combustões

Importância dos gases atmosféricos 1) Oxigénio É utilizado na reanimação de doentes, em casos de asfixia e para assegurar a respiração artificial a alguns doentes. O oxigénio é indispensável à vida. É usado na pesca e investigações submarinas. Nas fundições é utilizado para tornar a combustão mais aciva. 2) Dióxido de carbono Nos extintores usa-se dióxido de carbono que, ao ser libertado, forma a neve carbónica, produzindo um grande arrefecimento. É indispensável para que as plantas fabriquem o seu alimento. É utilizado na fabricação de bebidas gaseificadas (refrigerantes).

3) Azoto O azoto entra na constituição dos seres vivos, mas os animais e plantas não o retiram diretamente da atmosfera: Ele é fixado por microrganismos que existem no solo, sendo depois absorvido pelas plantas. Os animais obtêm o azoto comendo as plantas. Alguns compostos de azoto são usados na agricultura, como adubo. 4) Vapor de água É o vapor de água existente na atmosfera que origina, em determinadas condições, nuvens, chuva, neve, … O vapor de água é um regulador da temperatura da Terra: impede que a Terra aqueça ou arrefeça em demasiado. Nas zonas marítimas a diferença entre a temperatura do dia e a da noite não é tão acentuada como no desertos.

O AR – RIQUEZA A CONSERVAR   O ar constitui um elemento indispensável à vida: conseguimos viver 5 semanas sem comer, 5 dias sem água, mas não podemos viver sequer 5 minutos sem ar. Sem a camada de ar que rodeia a Terra, esta seria um deserto, não existiriam animais nem plantas, não haveria mudanças de clima, nem chuva, nem céu azul. Com o desenvolvimento industrial são lançados cada vez mais produtos que vão alterar a composição do ar e a sua qualidade, com graves consequências para os seres vivos: É a poluição atmosférica.

Fatores que alteram a qualidade do ar: Agentes poluentes (causadores de poluição) Poeiras e gases liberados pelos tubos de escape de automóveis, aviões, chaminés de fábricas e casas …   Utilização de energia nuclear e experiências nucleares, que lança na atmosfera produtos nocivos para a saúde Gases (CFC´s) liberados pelos sprays (aerosóis), que sobem na atmosfera e eliminam a camada de ozonio, que protege a Terra das radiações solares (é o “buraco” da camada de ozonio). Alguns fenómenos naturais, como erupções vulcânicas e decomposição dos seres vivos; Acumulação de lixos (apodrecimento e combustão de lixos domésticos e industriais);    Incêndios (naturais ou provocados).

Para pensar…   O Homem é o responsável máximo pela degradação da qualidade do ar. Poderíamos atribuir as culpas ao progresso, desmantelar fábricas e automóveis, casas e instalações comerciais, vestirmos todos uma pele e ir comemorar, fazer de conta que não aconteceu nada e que somos todos muito “naturais”! Mas o que é verdade é que isso não resolveria quase nada. A solução está em assumirmos, por um lado, que não podemos voltar atrás e, por outro, que podemos ir em frente cometendo muito menos erros do que até aqui, aproveitando a própria tecnologia para solucionar os problemas que ela própria criou, não esquecendo, nunca, que a Terra não é nossa – “apenas a pedimos emprestada aos nossos filhos!”