GRUPO 1997 Responsável: Rodrigo Arantes R08 IGOR FERNANDES Y FERNANDA ALMEIDA X PEDRO CÉSAR X IRENE PROFIRIA Y ALEX BORGES Y RODRIGO ARANTES X
Serviço ao cliente – mais e maiores níveis de serviço Custo – pressão para redução Velocidade – maximizar a resposta rápida à demanda
Redução do capital imobilizado nos estoques (figura 4.40) Minimização do custo por meio da melhoria na eficiência dos recursos utilizados. (figura 4.41)
Mudança do Papel do Distribuidor O papel do deles é incerto. Eles tem sido afetados por uma variedade de forças externas, a saber: - Consolidação e estreitamento das bases do fornecedor e cliente - Desregulamentação dos transportes - Avanços tecnológicos Filosofia SUPPLY CHAIN
Mudança do Papel do Distribuidor Dadas essas dinâmicas, qual é o futuro do distribuidor e como ele deve responder a essas mudanças? - Papel de Otimizadores de Rede: Tem importante papel no canal, desenhando e administrando os fluxos do produto de modo a minimizar o custo total do canal. - Papel de Maximizadores do mercado: Os distribuidores estabelecerão maneiras de ajudar seus clientes e ressaltar a efetividade do seu marketing.
Distribution utility ou associação de recursos -Associação de empresas não concorrentes que servem os mesmos clientes finais. - entregas mais freqüentes das cargas de todos os fabricantes da aliança. - melhor utilização dos recursos de distribuição e possibilidade de redução das flutuações de uso devido a sazonalidade.
Operação do sistema de distribuição em que os produtos são recebidos, selecionados e encaminhados para outro veículo.
Cross docking paletizado: Os produtos chegam de varias fabricas ou fornecedores e vão para outro veículo direto para o cliente.
Os produtos são recebidos e separados por caixas para uma região específica.
Os produtos são recebidos e direcionados para uma área de preparação em que várias atividades são realizadas para distribuição conforme necessidade de cada cliente.
Dois tipos de compradores de serviços de transporte: Transação: enfoque no custo - arms lenght Relação: enfoque a longo prazo na qualidade e ganhos de escala