Internet para professores. By Regina Machado
"A internet cria uma nova cultura, que muda os limites entre o público e o privado. Tudo para o universo adolescente vira público e vai para a internet, enquanto o privado praticamente não existe", observa Regina Prandini - Revista Educação
Prezados colegas: Na nossa última reunião pedagógica, debatemos alguns problemas que se apresentaram nos trabalhos entregues pelos alunos: cópia de trabalhos na íntegra da Internet, trabalhos idênticos na mesma turma, cópia de trechos inteiros sem referência à fonte, conteúdo duvidoso ou errado. Também percebemos que os alunos ficavam meio perdidos sobre qual site escolher para coletar a informação, e houve também problemas de acesso a sites indevidos. Após questionamento sobre o papel da Internet na escola e a partir desta experiência, concluímos:
O professor deverá utilizar estratégias para desenvolver competências e habilidades de pesquisa Sugerir aos alunos que acessem preferencialmente páginas. edu ou .org. ou então .com de instituições reconhecidamente sérias para evitar plágios ou mesmo informações erradas; Identificar as necessidades do grupo para a pesquisa e filtrar ao máximo o trabalho para ganhar tempo e rendimento em relação às atividades propostas; Combinar com os alunos sobre o que acessar ou não; Conversar sobre as vantagens de uma navegação saudável e os riscos de se acessar sites hostis; Estabelecer os objetivos que deverão ser alcançados; Suspeitar quando os alunos esconderem disquetes, cds e mudarem a tela do computador quando vocês se aproximam.
Relação ética com o conhecimento produzido por outros autores “É importante ressaltar que a Internet não é uma terra sem lei, como se ouve por aí. Temos uma nova forma de atuação. O que muda é o meio, e não o ato em si. Portanto, a lei é perfeitamente aplicável. Para exemplificar, pense na Lei de Direitos Autorais, que deve ser aplicada a toda obra independentemente do meio de suporte, ou seja, publicação impressa ou publicação on-line, podendo ainda ser exteriorizada apenas de forma oral.” Cristina Moraes Sleiman
“Como educadores, é nosso papel contribuir para o desenvolvimento pleno do aluno. Ética e cidadania são essenciais para o convívio em sociedade. Para lidar com essas questões, que já não são mais probabilidades, mas sim realidade cada vez mais próxima de todos, é necessário desenvolver um plano de Educação Digital. ...considero Educação Digital como educar para utilizar de forma responsável os meios digitais, levando ao conhecimento do educando também os aspectos jurídicos relacionados à utilização de tais meios....” Cristina Moraes Sleiman
“Discorrer sobre os aspectos legais na utilização dos recursos tecnológicos para o corpo discente não é difícil, mas sua conscientização sim. Um bom caminho é aproveitar as situações de uso das ferramentas na própria escola. Por exemplo, ao planejar uma atividade de pesquisa on-line, é importante inserir no contexto a responsabilidade de cada um ao publicar informações na Internet. Para ambos os casos, recomenda-se a elaboração de dicas de segurança da informação e responsabilidade civil e criminal.” Cristina Moraes Sleiman
Para refletir: “Devemos usar a tecnologia na educação para que cada um possa sonhar seus próprios sonhos e transformá-los em realidade.” Eduardo Chaves
Eduardo Chaves Karl Popper nos mostrou que, na visão tradicional, a pesquisa começava com a busca de informações, mas que hoje a pesquisa começa com um problema que desejamos solucionar. Internet é fornecedora de informações. No outro, é uma ferramenta que nos ajuda a resolver problemas (até através da discussão, da troca de idéias, da conversa)... O foco não deve estar na tecnologia, nem mesmo na informação, mas nas competências que precisam ser desenvolvidas para resolver um problema. A tecnologia e a informação são parte (essencial) desse contexto, mas não devem ser vistas isoladamente... Em analogia com os Quatro Pilares da Educação, tenho procurado desenvolver a tese de que há Quatro Pilares da Tecnologia na Educação... Só se justifica o investimento na tecnologia, no contexto educacional, quando ela contribui para melhorar a aprendizagem, isto é, para o desenvolvimento de competências... (Pilar 1) A comunicação (troca de idéias, discussão, etc.) é essencial no desenvolvimento de competências (aprendizagem colaborativa) (Pilar 2) O compartilhamento daquilo que descobrimos ou experienciamos é outro uso importante da tecnologia (Pilar 3) E a busca de informações é o Pilar final.
Web biografia http://createafreewebsite.net/template_pck2/default.htm http://br.buscaeducacao.yahoo.com/mt/archives/2007/03/inclua_a_pesqui.html http://educacao-digital.blogspot.com/ http://www.webquest.futuro.usp.br/chat/chat18-03-03.html http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=3 http://www.multirio.rj.gov.br/seculo21/ http://br.buscaeducacao.yahoo.com/mt/archives/2006/07/responsabilidad.html http://www.programaescoladigital.org.br/ http://pontodeencontro.proinfo.mec.gov.br/ http://images.google.com.br
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