PLANO DE EMERGÊNCIA ALUNOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Plano de Evacuação e Instruções Gerais de Segurança
Advertisements

Plano de Prevenção e Emergência
Nome da escola + logotipo Nome dos alunos, turma e ano letivo
PLANO DE SEGURANÇA INTERNO
Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil
Plano de Prevenção e Emergência
Plano de Evacuação e Instruções Gerais de Segurança
PROGRAMA BRIGADAS ESCOLARES - DEFESA CIVIL NA ESCOLA
Gabinete Municipal de Protecção Civil de Odivelas
Escola Secundária Jaime Moniz
PLANO DE EMERGÊNCIA E DE EVACUAÇÃO
Colégio Senhor dos Milagres
Projecto “Escola Segura”
O que são sismos? Os sismos são movimentos bruscos da superfície terrestre resultantes da libertação súbita de energia numa zona de rutura na litosfera.
Plano de Evacuação e Instruções Gerais de Segurança
Informações sobre as atividades a realizar no domínio da segurança
Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil
Escola Secundária José Loureiro Botas
PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA
ESCOLA SECUNDÁRIA DO CARTAXO SEGURANÇA NA ESCOLA Na escola podem ocorrer situações de risco, como por exemplo: incêndios, ameaças de bomba ou sismos.
Escola Secundária de Francisco Rodrigues Lobo
EXERCÍCIO DE EVACUAÇÃO SEGURANÇA Saudação Caros colegas, aqui estão reunidas um conjunto de informações essenciais para o bom desempenho das nossas funções,
CATÁSTROFES E DESASTRES: ATUAÇÃO DA EQUIPE DE APH.
Estudos de Caso. 1. Ao chegar na escola, o aplicador constata que na turma há 6 alunos a mais que o previsto. Nesse contexto, como o aplicador deverá.
Normas Regulamentadoras da ABNT NBR NR 23 - PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS.
O que é? Conjunto de normas e regras de procedimento, que visam minorar ou atenuar os efeitos decorrentes de acidentes e/ou catástrofes (incêndio, inundação,
TRABALHO DE MATERIAIS CONSTRUTIVOS CONCRETO PARA BLINDAGEM DE RADIAÇÃO
Segurança contra incêndios em casa
Agrupamento Escolas da Trofa
REGRAS E COMBINAÇÕES Educação Física Profa. Marlova Prof. Jorge
PPE - PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA
Sinalização de segurança
SISTEMA INTEGRADO MEDICORP
10:13 09:43 13 de outubro – Dia Internacional para a Redução de Catástrofes (Nações Unidas)
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO
Elementos chaves/ Aplicação:
Escola Básica dos 2º e 3º ciclos
Higiene e Segurança no Trabalho PROFESSORA ELISABETH TOT
10:13 13 de outubro – Dia Internacional para a Redução de Catástrofes (Nações Unidas)
Gripe A (H1N1) ACTUALIZAÇÃO
Na Escola Básica 2,3 D. Fernando II
Problemas de mobilidade dos alunos com cadeira de rodas na esam
10:13 13 de outubro – Dia Internacional para a Redução de Catástrofes (Nações Unidas)
Diretor de Turma: Rui Teixeira Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque Ano Letivo: 2015 / de outubro de 2015.
PRODUTO PERIGOSO n Todo o agente químico, biológico ou radiológico, que tem a propriedade de provocar algum tipo de dano às pessoas, a bens ou ao meio.
ELABORAÇÃO DO PLANO DE EMERGÊNCIA
Planejamento de início de ano
HIGIENE DO TRABALHO SE DIVIDE EM: DOS AMBIENTES DE TRABALHO Iluminação
Atendimento à Emergência em Sistemas de Risco
1° SGT BM MAIA EQUIPAMENTOS, SISTEMAS CONTRA INCÊNDIOS E ABANDONO DE ÁREA.
Plano de Prevenção e Emergência
PREVENÇÃO CONSTRUTURAL CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO 1 INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 15 SINALIZAÇÃO DE EMERGÊNCIA.
TEORIA DE INCÊNDIOS Cristiano Garcez Gualberto
O dia 13 de outubro, Dia Internacional das Catástrofes, costuma ser assinalado com a realização do exercício público de prevenção do risco sísmico A TERRA.
EDUCAÇÃO INCLUSIVA... sky
TEORIA DE INCÊNDIOS Cristiano Garcez Gualberto
Qualificação organizacional, energética e de segurança e saúde no trabalho da indústria agroalimentar Projeto 04/SIAC/2015 – SIAC Caraterização.
BRIGADA DE COMBATE A INCÊNDIO SITE JUIZ E FORA
INSTRUÇÕES GERAIS DE EVACUAÇÃO
Informações sobre as atividades a realizar no domínio da segurança
Plano de Evacuação e Instruções Gerais de Segurança
BRIGADA DE INCÊNDIO. INTRODUÇÃO 2 PALT - PLANO DE ABANDONO AO LOCAL DE TRABALHO Fábrica Taboão da Serra – Simulado 2019 Atribuição Brigada de Incêndio;
PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA
Descrição do aluno Descrição do professor
BRIGADA DE COMBATE A INCÊNDIO SITE QUATÁ – 2019
Instruções gerais de segurança
Enquadramento jurídico da SHST e conceitos fundamentais
BEM VINDOS! Treinamentos TRABALHO EM ESPAÇO CONFINADO.
REGRAS GERAIS DA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL FORTUNATO TARNOWSKI 2008.
PLANO DE EMERGÊNCIA INTERNO 2018/ 2019
Transcrição da apresentação:

PLANO DE EMERGÊNCIA ALUNOS SEGURANÇA NA ESCOLA Plano de Evacuação

SEGURANÇA NA ESCOLA Aprender e crescer em segurança A Escola proporciona as condições de segurança necessárias para os alunos aprenderem e crescerem de forma equilibrada, sabendo quando e como agir.

PLANO DE EVACUAÇÃO E EMERGÊNCIA é um instrumento ao serviço da escola para prevenir e dar resposta a eventuais situações de risco. Exemplos: Incêndios; Sismos; Explosões; Ameaça de bomba; Fuga de gás; Inundações e ventos fortes.

PLANO DE EVACUAÇÃO E EMERGÊNCIA Finalidades Garantir a máxima segurança possível a todos os utentes do edifício escolar. Fomentar uma educação que permita aos professores, alunos e pessoal não docente, a aquisição de hábitos de prevenção e auto proteção. Promover a coordenação dos diferentes planos de emergência especiais e territoriais.

EVACUAÇÃO DA ESCOLA Evacuação da escola significa transferir para o exterior, de forma planeada e para lugar seguro (ponto de reunião) a que se dá o nome de Ponto de Encontro, um grupo de pessoas afetadas por uma emergência. A evacuação deverá ser efetuada com tranquilidade, depressa, mas sem correr, seguindo as vias e saídas de emergência (sinalização de segurança) adequadas e em direção ao Ponto de Encontro.

PONTOS DE ENCONTRO Estão definidos , na escola, 3 pontos de encontros externos Localização dos 3 pontos de encontro Ponto de Encontro 1 – Campo de jogos principal Ponto de Encontro 2 – Campo ao lado das oficinas de eletricidade Ponto de Encontro 3 – Espaço entre as oficinas de eletricidade e mecânica

PLANTA DE LOCALIZAÇÃO Ponto de encontro 1

PONTO DE ENCONTRO 1 Espaços que devem ser evacuados para o Ponto de Encontro 1: Campo de jogos principal Piso 0 – Serviços administrativos, direção, NovaFoco, sala de reuniões, papelaria/ reprografia, sala de diretores de turma, ASE, GIAA, posto médico. Piso 2 – Sala de professores, sanitários dos professores e todas as salas do piso , gabinetes. Piso 4 – Biblioteca; laboratórios de Biologia e Geologia, gabinetes de BG sanitários dos alunos e todas as salas do piso. Piso 6 – Sala de aula Ginásios Bar dos alunos Sala DO9

Localização do Ponto de encontro 2

PONTO DE ENCONTRO 2 Espaços que devem ser evacuados para o Ponto de Encontro 2: Campo atrás das oficinas de eletricidade Piso 1 – Salas de aula; laboratórios de Física e de Química e gabinetes do piso. Piso 3 – Todas as salas de aula e gabinetes do piso. Piso 5 – Salas de aula; Laboratório de Matemática e gabinetes do piso.

Localização do Ponto de encontro 3

PONTO DE ENCONTRO 3 Espaços que devem ser evacuados para o Ponto de Encontro 3 : Espaço entre as oficinas de eletricidade e mecânica Oficinas de eletricidade Oficinas de mecânica Escola velha

PLANO DE EVACUAÇÃO Procedimentos Gerais SINAL DE ALARME Se ocorrer uma situação de emergência na Escola, soará um sinal acústico convencionado, que tem de ser identificado por todos. Pode ser: Alarme Campainha Megafone

PLANO DE EVACUAÇÃO Procedimentos Gerais VÁRIAS SAÍDAS Procure conhecer todas as saídas da escola ou corredor onde se encontra, assim como o percurso de evacuação urgente.

PLANO DE EVACUAÇÃO Procedimentos Gerais CHEFE DE FILA E CERRA-FILA A coordenação da evacuação é feita pelo professor e por um aluno previamente escolhido. Um aluno (delegado de turma) é o Chefe de Fila e o professor é o Cerra-Fila, que será o último a sair da sala. Cerra Fila Chefe de Fila

PLANO DE EVACUAÇÃO Procedimentos Gerais MATERIAL ESCOLAR Em caso de evacuação urgente, não se preocupem com o material escolar, devem deixar os objetos pessoais na sala.

PLANO DE EVACUAÇÃO Procedimentos Gerais FILA INDIANA Todos os alunos devem sair em fila indiana, sem correrias, mas em passo apressado e encostados à parede. Devem ser seguidas as setas indicativas do caminho de evacuação. Nunca devem voltar atrás.

PLANO DE EVACUAÇÃO Procedimentos Gerais SINALEIRO Não pare nas saídas. Nos pontos críticos (escadas e saídas) há um sinaleiro. Siga sempre as suas instruções. Nunca pare até chegar ao ponto de encontro. Sinaleiro

PLANO DE EVACUAÇÃO Procedimentos Gerais MANTENHA-SE NO PONTO DE ENCONTRO No ponto de encontro realizar-se-á a contagem dos alunos, funcionários e professores. Devem aguardar ordens do delegado de segurança/diretor para poderem regressar às salas.

PLANO DE EVACUAÇÃO INCÊNDIO PROCEDIMENTO DE SEGURANÇA: Quando se ouvir o toque de alarme devemos abandonar imediatamente o edifício seguindo todos os procedimentos gerais de evacuação, isto é, seguir os percursos identificados nas plantas de evacuação, dirigirmo-nos ao Ponto de Encontro onde devemos aguardar pelas instruções dos responsáveis.

PLANO DE EVACUAÇÃO SISMO PROCEDIMENTO DE SEGURANÇA: Quando se sentir o primeiro abalo: devemos proteger-nos debaixo de uma mesa e aguardamos. não nos devemos dirigir para a saída, nem para escadas. devemos mantermo-nos afastados de janelas. devemos ter cuidado com a queda de objetos.

PLANO DE EVACUAÇÃO SISMO ALUNOS PROCEDIMENTO DE SEGURANÇA: Proceder-se-á imediatamente à evacuação do edifício, seguindo todos os procedimentos gerais de evacuação, isto é, seguir os percursos identificados nas plantas de evacuação, dirigirmo-nos ao respetivo Ponto de Encontro. Devemos tentar manter a calma e a das pessoas que nos rodeiam, e aguardar pelas instruções dos responsáveis.

PLANO DE EVACUAÇÃO INUNDAÇÕES E VENTOS FORTES PROCEDIMENTO DE SEGURANÇA: Devemos fechar portas e janelas. Quando se fizer sentir ventos bastante fortes e se ouvir o toque de alarme, devemos afastar-nos o mais possível das janelas . Durante o temporal não devemos abandonar nunca o edifício da escola.

PLANO DE EVACUAÇÃO EXPLOSÃO/FUGA DE GÁS Após o alarme deve-se: - fechar as válvulas de segurança . - apagar qualquer chama. - não provocar faíscas ou incandescências de qualquer material. - não acionar interruptores elétricos. - não ligar nem desligar os aparelhos elétricos das tomadas. - ventilar as salas abrindo portas e janelas. - não perder tempo com a salvaguarda de bens.

PLANO DE EVACUAÇÃO EXPLOSÃO/FUGA DE GÁS PROCEDIMENTO DE SEGURANÇA: Proceder-se-á imediatamente à evacuação do edifício, seguindo todos os procedimentos gerais de evacuação, isto é, seguir os percursos identificados nas plantas de evacuação, dirigindo- nos ao respetivo Ponto de Encontro.  

PLANO DE EVACUAÇÃO AMEAÇA DE BOMBA PROCEDIMENTO DE SEGURANÇA: Seguir as instruções da Polícia de Segurança Pública. Poderá ser acionado o Plano de Evacuação total ou parcial. Proceder-se-á imediatamente à evacuação do edifício, seguindo todos os procedimentos gerais de evacuação, isto é, seguir os percursos identificados nas plantas de evacuação, dirigindo- nos ao respetivo Ponto de Encontro.

PLANO DE EVACUAÇÃO AMEAÇA DE BOMBA Após a ordem de evacuação a população escolar deve: - recolher todo o seu material, não deixando atrás quaisquer objetos pessoais. dirigir-se para o local de Ponto de Encontro e aguardar instruções  

PLANO DE EVACUAÇÃO Situações especiais Alunos que não estejam em aulas Caso os alunos se encontrem por exemplo na/no Secretaria, Reprografia, Escadarias, corredores, sanitários, Bar dos alunos, Biblioteca, Refeitório e balneários devem seguir para o ponto de encontro respetivo No caso de haver alunos dispersos e não enquadrados, estes deverão integrar-se o mais rapidamente possível num grupo de evacuação já constituído;

PLANO DE EVACUAÇÃO – Sinalética Simbologia aplicada a plantas de emergência Sinalização de Segurança Identificação de caminhos de evacuação, saídas e equipamentos de emergência.

PLANO DE EVACUAÇÃO Sinalética Simbologia aplicada a plantas de emergência IDENTIFICAÇÃO caminhos de evacuação, saídas e equipamentos de emergência.

PLANO DE EVACUAÇÃO Sinalética Simbologia aplicada a plantas de emergência IDENTIFICAÇÃO extintores, bocas de incêndio equipamentos de segurança.