REGIÃO SUL CARACTERÍSTICAS GERAIS PROF. ARILSON C. SILVA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os rumos da economia do MS frente a globalização.
Advertisements

As regiões geoeconômicas do Brasil
A AGRICULTURA BRASILEIRA
Hidrografia do Brasil O Brasil é dotado de uma vasta e densa rede hidrográfica, sendo que muitos de seus rios destacam-se pela extensão, largura e profundidade.
As conseqüências do avanço da cana
Bacias Hidrográficas do Brasil
Trabalho de Geografia REGIÕES GEOECONÔMICAS Estudantes: Dany e Giseli
Pecuária.
Regiões do Brasil.
Centro – Sul poder econômico e político
Trabalhar e viver no campo 3º bimestre – 7º ano
Hidrografia.
PROF. EDUARDO C. FERREIRA
VIAJANDO PELAS REGIÕES BRASILEIRAS
CIDADES MÉDIAS SOBARZO, O. As cidades médias e a urbanização contemporânea. Cidades, Presidente Prudente, v. 5, n. 8, p. 277 – 292, SPOSITO, M.E.B.
Bacias Hidrográficas do Brasil
Correção da Prova 4° Bimestre.
Complexo regional do Centro-Sul
COMPLEXO DO CENTRO - SUL.
CENTRO SUL.
Rio Verde - Goiás.
Geografia - 2ª série EM - Aula 01
HIDROGRAFIA BRASILEIRA
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
A atividade agrícola e o espaço agrário
SUL- O BRASIL DE CLIMA SUBTROPICAL
Unidade 07 – Região Sul Prof. Raphael Ramos.
OS COMPLEXOS REGIONAIS BRASILEIROS
Agropecuária moderna e o impulso industrial no Sul
Geo A - Aula 31 - Professor Grega
REGIÃO CENTRO OESTE.
UMA VIAGEM PELO BRASIL REGIONAL LINDOMAR CLAÚDIA PAULO.
Relevo na classificação do professor Aroldo de azevedo Planicie litorânea.
SANTA CATARINA ECONOMIA.
A Região Sul é formada pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Com extensão territorial de ,6 quilômetros quadrados, é a menor.
Capítulo 27 – A agricultura brasileira
ECONOMIA ASIATICA – INTRODUÇÃO
ESPAÇO INDUSTRIAL A Indústria brasileira: Está concentrada na região sudeste (SP). Em 2º lugar, está o RS (produção industrial) No decorrer do século XX:
COMPLEXOS REGIONAIS.
Geografia de.
AMÉRICA PLATINA PAÍSES DO PRATA.
Hidrografia Brasileira
Área: 229,906 KM² População: habitantes Fundação: Por volta de 1855 Altitude: 676 metros Densidade: 102,7 habitantes/KM² PIB: R$ ,00.
A região Sul do Brasil.
Região Sul - economia Mineração: Extrativismo vegetal:
A MAIOR ECONOMIA DO PAÍS
a) substituição de importações por similares nacionais.
A região sul do Brasil Aluna: Ana Clara Leonel Pajuaba
GEOGRAFIA DO PARANÁ.
Espaço nacional organizado através de uma divisão entre áreas centrais (mais dinâmicas) e periféricas (fornecedoras de matérias-primas) Maior concentração.
URBANIZAÇÃO Estrutura, Hierarquia e Problemas Urbanos
REDES HIDROGRÁFICAS SÃO TODOS OS RECURSOS HIDROGRÁFICAS DE UM PAÍS, COMPOSTOS GERALMENTE PELOS RIOS , LAGOS E REPRESAS.
FLUXOS MIGRATÓRIOS NO BRASIL
Unidade 1 O SUDOESTE DO PARANÁ ASPECTOS GERAIS O SUDOESTE DO PARANÁ ASPECTOS GERAIS.
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
REGIÃO SUL A menor das regiões do IBGE A terceira mais populosa
SUL O BRASIL SUBTROPICAL 7ºANO CAPÍTULO 11. REGIÃO SUL É A MENOR EXTENSÃO TERRITORIAL DO PAÍS A SEGUNDA MAIOR REGIÃO NA ECONOMIA ESTÁ ENTRE AS TRÊS MAIS.
Transportes no Brasil Prof. Gustavo.
Economia do Paraná  A economia do Paraná é a 4ª economia do Brasil, perdendo apenas para São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais;  O Rio Grande do.
RIO GRANDE DO SUL.
Atividades Econômicas nos Campos Gerais e em Ponta Grossa
População no RS Professor Jeferson 3º EM. Indicadores População (estimativa 2015) Densidade Demográfica - 39,77 hab/km².
Mesorregiões do RS PROF: JEFERSON.
 Foi fundado em  Marcado por várias épocas: ◦ Tropeirismo; ◦ Fazendas; ◦ Madeira; ◦ Pecuária; ◦ Agricultura; ◦ Insdustrialização; ◦ Geração de.
O Complexo Centro-Sul.
7ºA GEOGRFIA REGIÃO SUL MATHEUS K. N°:17 FERNANDO A. N°:7
Espaço Agrário 2º EM – 2016 Jeferson.
Região Sul - população Áreas mais povoadas no leste da região e no norte do PR –RM de Porto Alegre, RM de Curitiba, Serras Gaúchas, Vale do Itajaí, Joinvile...
REGIÃO SUL 7 ano CARACTERÍSTICAS GERAIS PROF.ªROSELI BARAÇAL.
Transcrição da apresentação:

REGIÃO SUL CARACTERÍSTICAS GERAIS PROF. ARILSON C. SILVA

Área total: 577.214 km² Densidade demográfica (2000): 43,46 hab/km² Maiores cidades (Habitantes/2009): Curitiba (1.851.215); Porto Alegre (1.436.123); Londrina-PR (510.707); Joinville-SC (497.331); Caxias do Sul-RS (410.166); Florianópolis (408.161); Pelotas-RS (345.181); Maringá-PR (335.511); Foz do Iguaçu-PR (325.137); Canoas-RS (332.056); Ponta Grossa-PR (314.681); Blumenau-SC (299.416) 

RELEVO HIDROGRAFIA

CLIMAS VEGETAÇÃO

ECONOMIA             Situada na fronteira com Argentina, Paraguai e Uruguai, principais parceiros do Brasil no continente, a Região Sul vê sua economia se transformar com o crescimento do setor industrial - o 2° do país, após a Região Sudeste. Tal fato acontece a partir da 2ª metade dos anos 90, com oferta de incentivos fiscais a empresas estrangeiras. Os resultados mais significativos são observados nas regiões metropolitanas de Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS), para onde se dirigem montadoras de veículos, que modificam o perfil econômico desses estados. Eles recebem diversas indústrias ligadas ao setor de autopeças e novas vagas no mercado de trabalho são abertas. A região possui ainda grande potencial hidrelétrico, destacando-se a usina de Itaipú, no rio Paraná, na fronteira com o Paraguai - a maior do continente e uma das três maiores do mundo.

A mecanização da agricultura e também da agroindústria, favorecem a expulsão de famílias do campo para a cidade. A consequência desse êxodo rural é a formação de bolsões de miséria nas principais cidades da região.             A agropecuária continua a desempenhar importante papel na economia da região. O uso de técnicas modernas, propicia boa produtividade às culturas de trigo, milho, arroz, feijão e tabaco, e os estados do Sul são os maiores produtores no país de soja, mel, alho, maçã e cebola. A vegetação rasteira típica da região contribui para a criação de rebanhos bovinos, principalmente nos pampas gaúchos. A criação de aves e suínos também é significativa, sobretudo em Santa Catarina e no Paraná - onde também é expressivo o extrativismo, especialmente de madeira de pinho. Algumas das maiores indústrias brasileiras de alimentos estão nessa região. Há também a produção do melhor vinho brasileiro e importantes indústrias de malhas e roupas, além de Santa Catarina abrigar um grande número de hotéis e pousadas.

INDICADORES             Os três estados do sul - além do Distrito Federal -, são quem reúnem os melhores indicadores nacionais em educação, saúde e qualidade de vida (nesse último item, inclui-se também o estado de São Paulo). Apesar dos três estados estarem entre os dez maiores arrecadadores de impostos do país, recebem menos verbas federais que os estados do Nordeste - mais carentes. Na tentativa de equilibrar as contas, catarinenses e paranaenses lançam mão de programas de privatização de companhias de energia, água e bancos estaduais.