MOEDA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO À TEORIA MONETÁRIA
Advertisements

MATEMATICA FINANCEIRA
MEIOS DE PAGAMENTO.
MACROECONOMIA INTRODUÇÃO.
“...objetivando a formulação de um esquema que seja adequado à maximização dos retornos dos proprietários das ações ordinárias da empresa, ao mesmo tempo.
Fundamentos de Economia
O Mercado Monetário Banco central e base monetária
Fundamentos de Economia
DEFINIÇÃO E OBJETIVOS DA POLITICA MONETÁRIA
O papel da Moeda e o Sistema Financeiro
O papel da Moeda e o Sistema Financeiro
POLÍTICA MONETÁRIA promover o desenvolvimento econômico
POLÍTICA MONETÁRIA POLÍTICA ECONÔMICA
Conceito de moeda A mercadoria que funciona como medida de valor e também como meio circulante é o dinheiro. A moeda é o signo do valor: ouro, prata, papel.
Contas Típicas do Banco Central: balanço consolidado sintético.
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Sistema Monetário Aula 5 Prof. Karine R. de Souza.
MACROECONOMIA Fundamentos de Economia para a Gestão Financeira
Política monetária e Taxa selic
SISTEMA MONETÁRIO.
Economia e Mercado 10ª AULA.
C APÍTULO 15- M ACROECONOMIA : E CONOMIA M ONETÁRIA Economia – Dora Porto Faculdade de Direito de São Paulo PUC-SP 28 de Maio de 2009.
MERCADO FINANCEIRO.
O Sistema Monetário Capítulo 29.
POLÍTICAS ECONÔMICAS.
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
Mercado Financeiro e de Capitais
Departamento Economia: Mercado de Capitais Pedro Paulo H. Wilhelm 1 CAPITALISMO:Forma de organização de uma sociedade econômica, onde as decisões de produção.
MOEDA.
Prof. MSc. Cláudio Cabral. Atuação : Meios de Pagamento (Títulos Públicos e Taxas de Juros)  Muda o Custo e o nível de Oferta de Crédito  É executada.
FUNCIONAMENTO DOS MERCADOS
Prof. Wesley Economia Política I
Política monetária Por política monetária entende-se o conjunto de ações do Banco Central, que define a quantidade ofertada de moeda numa economia, ou.
O MERCADO MONETÁRIO, CONTAS MONETÁRIAS E FINANCEIRAS (Parte 1)
INSTRUMENTOS DE POLÍTICA MACROECONÔMICA
Fundamentos de Economia
Introdução à Macroeconomia
Ms. Luceni Grassi de Oliveira
Introdução ao Mercado de Capitais
Introdução à Macroeconomia Pedro Telhado Pereira António Almeida.
MOEDA, CRÉDITO E CRESCIMENTO
ECONOMIA APLICADA 2 Aula 01 CIRCULAÇÃO DA MOEDA
Fluxo Circular da Renda
TÓPICOS ESPECIAIS DE FINANÇAS
Economia Monetária Gustavo Lucas.
POLÍTICA MONETÁRIA - COMPLEMENTO
INTERMEDIÁRIOS FINANCEIROS E POLÍTICA MONETÁRIA
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL Prof. Renato A. dos Santos
Introdução à Macroeconomia
A MACRO E MICRO ECONOMIA
CONSELHO MONETÁRIO NACIONAL
ECONOMIA E FINANÇAS Quinta Aula Professor Dr. Jamir Mendes Monteiro.
Sistema Financeiro Nacional
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
APRESENTA.
Mercado Financeiro: noções
Demanda por moeda 4.1 Conceitos:
Mercado de Capitais Políticas Econômicas
POLÍTICAS ECONÔMICAS Cézar Augusto Pereira dos Santos 1.
POLÍTICA MONETÁRIA Moeda e Crédito.
Macroeconomia Política Monetária Aula 2 Rafael de la Vega GESTÃO
O lado monetário da economia
POLÍTICA MONETÁRIA.
Disciplina: Mercado Financeiro
Aula Teórica nº 18 Bibliografia: Obrigatória: Frank e Bernanke (2003), cap. 26 Sumário: 9. Moeda e Política Monetária 9.1. Procura de moeda 9.2. Oferta.
Fonte: MANKIW (2002). Exercícios 1.Indique e descreva as três funções da moeda Meio de Troca: É algo que os compradores dão aos vendedores quando querem.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 3.
O MERCADO MONETÁRIO, CONTAS MONETÁRIAS E FINANCEIRAS Parte 1 SÍLVIA MIRANDA LES-ESALQ/USP OUTUBRO/2015.
Mercado Financeiro e de Capitais Professor: Manoel Messias Santos de Oliveira Graduado em Economia - UEFS Especialista em Administração Pública - FUNDESP.
Sistema Monetário. O Significado da Moeda Dinheiro é um ativo da economia utilizado pelos indivíduos na aquisição de bens e serviços de outros indivíduos.
Transcrição da apresentação:

MOEDA

Moeda A moeda pode ser conceituada como um conjunto de ativos financeiros de uma economia que os agentes utilizam em suas transações. Ela é um bem com características diferenciadas em relação aos demais bens da economia, visto que não é um bem de consumo nem produz nada.

Tipos de Moeda Moedas metálicas: emitidas pelo Banco Central, constituem pequena parcela da oferta monetária e visam facilitar as operações de pequeno valor ou servem como troco. Papel-moeda: também emitido pelo Banco Central, representa parcela significativa da quantidade de dinheiro em poder do público. Moeda Escritural: representada pelos depósitos a vista (depósitos em conta corrente) nos bancos comerciais.

Moedas Metálicas Papel-moeda Moeda Manual Moedas Metálicas Papel-moeda Moeda Escritural Moeda Bancária

Funções da Moeda Meio de pagamento: é utilizada para adquirir bens e serviços e também para saldar dívidas. Reserva de valor: com a adoção da moeda, os indivíduos adquiriram a capacidade de acumulação de riquezas. Unidade padrão de conta: serve como uma medida de valor uniforme na economia. Intermediárias de trocas entre os agentes: a moeda é um instrumento financeiro facilitador de trocas. Superando as dificuldades existentes no antigo escambo, ela permite que cada um se especialize na produção do que for mais capaz.

Ativos financeiros monetários Ativos financeiros quase monetários Quanto à liquidez, os ativos financeiros podem ser classificados em: Ativos financeiros monetários Possuem liquidez absoluta, não proporcionam rendimentos a seus detentores e são empregados como meios de pagamento. Moedas metálicas, papel-moeda e moeda escritural. Ativos financeiros quase monetários Chegam a ter liquidez muito próxima à da própria moeda, mas, antes de ser usados como meios de pagamento, precisam ser convertidos em papel-moeda ou depósitos a vista. Quanto à liquidez, os ativos financeiros podem ser classificados em:

Demanda de Moeda A demanda ou procura de moeda pela coletividade corresponde à quantidade de moeda que o setor privado retém, em média, seja com o público, seja no cofre das empresas, e em depósitos a vista nos bancos comerciais. Existem três motivos que levam os agentes a utilizarem moeda: Realização de transações; Liquidez; Realização de especulação.

Oferta de Moeda A moeda pode ser medida de acordo com duas definições principais: Oferta monetária restrita: inclui o estoque de moeda manual mais o de moeda escritural. Oferta monetária ampla: inclui outros ativos financeiros, como depósitos a prazo, cadernetas de poupança, títulos privados e títulos públicos.

A multiplicação da moeda bancária Os depósitos a vista no sistema bancário tem uma característica de alta relevância, na definição da liquidez geral da economia: o poder de auto expandir-se. Esta característica é definida como efeito multiplicador da moeda escritural.

Mecanismo de criação de moeda escritural Injeção Inicial Operações de empréstimo Pagamentos Novos Depósitos Novos Empréstimos

O controle da oferta monetária O que impede que os depósitos bancários se multipliquem indefinidamente são os recolhimentos compulsórios estabelecidos pelo Banco Central. Através dos recolhimentos compulsórios, o Banco Central esteriliza parte dos depósitos ocorridos nos bancos, impedindo assim, que os mesmos ampliem demasiadamente a oferta monetária.

Bibliografia PINHEIRO, Juliano Lima. Mercados de Capitais: fundamentos e técnicas. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2009. ROSSETTI, José Paschoal. Introdução à economia. 19 ed. São Paulo: Atlas, 2002.