Vamos conhecer a Biblioteca

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Transcrição da apresentação:

Vamos conhecer a Biblioteca Biblioteca Escolar – EBIS – Jean Piaget Vamos conhecer a Biblioteca

Missão da Biblioteca Escolar A Biblioteca, de acordo com os princípios do Manifesto da Biblioteca Escolar da IFLA/ UNESCO, tem como missão: 1. Contribuir para o sucesso do projecto educativo da Escola, disponibilizando serviços de aprendizagem, recursos impressos e não impressos, incluindo meios electrónicos, e acesso a dados que permitam a todos os membros da comunidade escolar desenvolverem um pensamento crítico e competências na utilização da informação em todos os suportes e meios de comunicação. Coordenador da Biblioteca – Rui Cancela

Missão da Biblioteca Escolar 2. Promover a consciência nos seus utilizadores da sua herança cultural e da diversidade de culturas. 3. Fazer parte de uma rede de informação e de bibliotecas. 4. Tornar disponíveis os seus serviços de igual modo a todos os membros da comunidade escolar, independentemente da idade, raça, sexo, religião, nacionalidade, língua e estatuto profissional ou social. Coordenador da Biblioteca – Rui Cancela

A Biblioteca Escolar 1º RESPEITAR OS OUTROS UTILIZADORES Evitar falar alto ou emitir ruídos despropositados, circular de forma perturbadora e utilizar telemóveis em conversações em voz alta. Evitar juntar-se em grupos, sobretudo à volta dos computadores. Coordenador da Biblioteca – Rui Cancela

A Biblioteca Escolar 1º RESPEITAR OS OUTROS UTILIZADORES Pode-se usar aparelhos de reprodução áudio com auscultadores, auriculares ou equipamentos com funções semelhantes, desde que não perturbe os outros. Respeitar os períodos de requisição e os colegas que estejam a utilizar os equipamentos. Coordenador da Biblioteca – Rui Cancela

A Biblioteca Escolar 2º RESPEITAR OS ELEMENTOS DA EQUIPA Respeitar as indicações transmitidas pelos funcionários da Biblioteca. Comunicar qualquer anomalia detectada nas obras ou no equipamento Coordenador da Biblioteca – Rui Cancela

A Biblioteca Escolar 3º RESPEITAR OS EQUIPAMENTOS E OS DOCUMENTOS Não alterar a colocação dos móveis e equipamentos. Nunca utilizar instrumentos que possam danificar os documentos ou escrever, sublinhar, rasgar e dobrar as folhas dos livros, periódicos e outros documentos consultados. Não deixar qualquer tipo de marca, colocar livros abertos uns sobre os outros, forçar as encadernações ou praticar quaisquer outros actos lesivos da boa conservação dos espécimes. Coordenador da Biblioteca – Rui Cancela

A Biblioteca Escolar 3º RESPEITAR OS EQUIPAMENTOS E OS DOCUMENTOS Nunca retirar da Biblioteca qualquer documento ou equipamento sem autorização dos responsáveis. Não se pode comer ou beber no interior da Biblioteca. O utilizador é sempre responsável pelas obras e equipamentos que requisitar, desde a recepção até à sua devolução Coordenador da Biblioteca – Rui Cancela

A Biblioteca Escolar CATÁLOGO O catálogo é um instrumento de gestão da informação e contém a apresentação e descrição dos documentos existentes numa biblioteca. Permite um acesso rápido à informação sobre os documentos introduzidos na base de dados a partir de diversos elementos: título, autor, assunto, etc. Coordenador da Biblioteca – Rui Cancela

A Biblioteca Escolar CATÁLOGO Trata-se de um instrumento que permite verificar que documentos estão disponíveis na biblioteca, onde e como lhes aceder. Coordenador da Biblioteca – Rui Cancela

A organização da Biblioteca Escolar A biblioteca está organizada segundo uma classificação internacional – a Classificação Decimal Universal (CDU). Tem 9 classe que abrangem todas as áreas do conhecimento Na lombada de cada documento há uma etiqueta com números e letras: a cota, que indica a localização desse documento. Por: 82-93 Literatura juvenil CLU 3 letras do nome do autor ou da colecção MIN 3 letras do título Coordenador da Biblioteca – Rui Cancela