Estrutura Organizacional da Administração Pública

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EMPRESA PÚBLICA E SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA
Advertisements

Noções de Administração Publica
NOÇÕES DE CENTRALIZAÇÃO, DESCENTRALIZAÇÃO E DESCONCENTRAÇÃO
Entidade da Administração Indireta; Instituída pelo Poder Público;
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
ASPECTOS CIVIS NA GESTÃO DO TERCEIRO SETOR
Pessoas Jurídicas/Colectivas
Curso de Especialização em Gestão Pública (Pós-graduação lato sensu)
Alcance e Diretrizes da LAI
Art. 1o Toda pessoa é capaz de direitos e deveres na ordem civil.
Agências Reguladoras Professor: Rafael Lorenzo Fernandes Koatz 2010/2
Direito regulatório e economia
Atividades e atos administrativos
Atividades e atos administrativos
Atividades e atos administrativos
Direito regulatório e economia
Atividades e atos administrativos Aula 9 Administração Direta e Indireta Empresa pública e sociedade de economia mista.
INTERSETORIALIDADE E SUSTENTABILIDADE.
Legislação Aplicada à Contabilidade Pública
T. C. U Instituto Serzedello Corrêa Diálogo Público 2006 O Tribunal de Contas da União na Promoção da Cidadania e do Controle Social do Terceiro Setor.
Bases jurídicas para uma boa Administração
ORGANIZAÇÃO DA ADM PÚBLICA
CENTRALIZAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO
AULA 05: ORGANIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO INDIRETA
Atividades e atos administrativos
Fundação Estatal Verdades e Mentiras. Essa afirmação é falsa. A Fundação Estatal está dentro da estrutura do Estado. É uma categoria jurídica da administração.
Políticas Públicas Municipais
Atividades e atos administrativos
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Atividades e atos administrativos Aula 11 – 2ª parte.
Atividades e atos administrativos
Atividades e atos administrativos
Atividades e atos administrativos
Atividades e atos administrativos
A LEGISLAÇÃO E O DESAFIO DAS ORGANIZAÇÕES DO 3° SETOR (Filantrópicas) LUIS EDUARDO PATRONE REGULES.
POR OUTORGA POR DELEGAÇÃO
PORTARIA SAS/MS Nº 134 DE 4 DE ABRIL DE 2011
SEMINÁRIO PTB/PT - BUTIÁ/RS - 16/05/2004 Gestão Pública Eficaz e Transparente.
CARACTERÍSTICAS DAS AUTARQUIAS
Os Poderes Executivo e Legislativos e suas funções
Estrutura Administrativa
DIVISÃO DO DIREITO POSITIVO
Atividades e atos administrativos
Roteiro de Aula Convivência A Ordem Econômica e Financeira na CF/88
AGÊNCIAS REGULADORAS Origens históricas da regulação: –Primeira fase: FEUDALISMO; –Segunda fase: ESTADO MODERNO; Revoluções burguesas; Estado Social de.
Atividades e atos administrativos Aula 7: Administração Pública direta e indireta. Autarquias e fundações públicas.
CURSO DE DIREITO Direito Administrativo I
Atividades e atos administrativos Aula 10 – 2ª parte Administração direta e indireta.
Administração Pública
Atividades e atos administrativos
Estrutura Administrativa
Atividades e atos administrativos Aula 9 Administração Direta e Indireta Empresa pública e sociedade de economia mista.
Estrutura Administrativa
1 Estrutura Administrativa O estudo da Administração Pública em geral, compreendendo a sua estrutura e as suas atividades, devem partir do conceito de.
Direito Constitucional II PROCESSO LEGISLATIVO.   Conceito:   “Conjunto coordenado de disposições que disciplinam o procedimento a ser obedecido pelos.
DIREITO TRIBUTÁRIO.
DIFERENÇA ENTRE PESSOA JURÍDICA E PESSOA FÍSICA
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Empresas públicas e sociedades de economia mista 1. Benefícios fiscais: empresas exploradoras de atividade econômica em sentido estrito e em sentido amplo.
CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA DE 1988
DIREITO Definição 1. Aquilo que é justo.
Fundações públicas 1. Conceito: é a personificação de um patrimônio ao qual é atribuída uma finalidade não lucrativa e que a depender de sua forma são.
Ficção jurídica? Conveniência de não confusão com pessoas físicas: o Eficiência - melhor coletivamente do que individualmente; o Estabilidade - melhor.
TEORIA GERAL DO PROCESSO II. Ministério Público É instituição estatal destinada ao zelo do interesse público no processo. No Capítulo IV – Das Funções.
PESSOA JURÍDICA. DA PESSOA JURÍDICA É um conjunto de pessoas ou de bens, dotados de personalidade jurídica própria e constituído na forma da lei, para.
Pessoas Jurídicas e atividades econômicas Prof. Rafael Mafei.
ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA.
CONTABILIDADE PÚBLICA Ramo da Contabilidade que tem por objetivo aplicar os conceitos, princípios e normas contábeis na gestão orçamentária, financeira.
Administração Pública  Em sentido amplo: a) Função política (fixação de políticas públicas) b) Função somente administrativa (execução)  Em sentido.
A ESTRUTURA DO SETOR PÚBLICO
Transcrição da apresentação:

Estrutura Organizacional da Administração Pública CF-88. Art. 18. A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, nos termos desta Constituição. ADCT- Art. 11. Cada Assembléia Legislativa, com poderes constituintes, elaborará a Constituição do Estado, no prazo de um ano, contado da promulgação da Constituição Federal, obedecidos os princípios desta. Parágrafo único. Promulgada a Constituição do Estado, caberá à Câmara Municipal, no prazo de seis meses, votar a Lei Orgânica respectiva, em dois turnos de discussão e votação, respeitado o disposto na Constituição Federal e na Constituição Estadual. Autonomia política, administrativa e financeira

Estrutura Organizacional da Administração Pública Administração Direta CENTRALIZADA Pela União, Estados, DF e Municípios Autarquias Regime comum Regime Especial Outorga: delegação legal Fundação pública - De direito público - De direito privado Administração Indireta DESCENTRALIZADA Estatais Empresa pública Soc. Economia Mista Delegação: delegação negocial Pessoas jurídicas de direito privado não estatais: delegatárias Não integram a administração

Código Civil - Art. 40. As pessoas jurídicas são de direito público, interno ou externo, e de direito privado. Código Civil - Art. 41. São pessoas jurídicas de direito público interno: I - a União; II - os Estados, o Distrito Federal e os Territórios; III - os Municípios; IV - as autarquias, inclusive as associações públicas; (Redação dada pela Lei nº 11.107, de 2005) V - as demais entidades de caráter público criadas por lei. Código Civil - Art. 62. Para criar uma fundação, o seu instituidor fará, por escritura pública ou testamento, dotação especial de bens livres, especificando o fim a que se destina, e declarando, se quiser, a maneira de administrá-la. Parágrafo único. A fundação somente poderá constituir-se para fins religiosos, morais, culturais ou de assistência. Código Civil - Art. 98. São públicos os bens do domínio nacional pertencentes às pessoas jurídicas de direito público interno; todos os outros são particulares, seja qual for a pessoa a que pertencerem.

Autarquias Conceito. DL 200/67. Criação. Iniciativa da lei criadora. Natureza jurídica → Dotação orçamentária, capacidade tributária ativa e regime dos seus bens. Concurso público (art. 37, II, CF) e licitações públicas (art. 37, XXI, CF). Privilégios processuais. Autarquias em regime especial. 7. Autarquias em regime especial: Agências Reguladoras 7.1. Exercício de atividade regulatória (art. 174, CF). Poder Normativo. 7.2. Independência perante o Poder Executivo: indicação e estabilidade dos dirigentes. 7.3. Autonomia de gestão e não-subordinação hierárquica.

Fundações Conceito: doutrina. Art. 5º, IV do DL 200/67. Criação: Lei + Registro Civil. Regime no pós-EC/19-98: áreas da LC. (art. 37, XIX). Natureza jurídica variável: art. 37, XIX versus art. 41, parágrafo único, CC (En. 141-CJF). Controle: art, 66, CC versus art. 75, DL 200/67.

Empresas Estatais CF-88 - Art. 174. Como agente normativo e regulador da atividade econômica, o Estado exercerá, na forma da lei, as funções de fiscalização, incentivo e planejamento, sendo este determinante para o setor público e indicativo para o setor privado. CF-88 - Art. 173. Ressalvados os casos previstos nesta Constituição, a exploração direta de atividade econômica pelo Estado só será permitida quando necessária aos imperativos da segurança nacional ou a relevante interesse coletivo, conforme definidos em lei. § 1º A lei estabelecerá o estatuto jurídico da empresa pública, da sociedade de economia mista e de suas subsidiárias que explorem atividade econômica de produção ou comercialização de bens ou de prestação de serviços, dispondo sobre: I - sua função social e formas de fiscalização pelo Estado e pela sociedade; II - a sujeição ao regime jurídico próprio das empresas privadas, inclusive quanto aos direitos e obrigações civis, comerciais, trabalhistas e tributários; III - licitação e contratação de obras, serviços, compras e alienações, observados os princípios da administração pública; [...] § 2º - As empresas públicas e as sociedades de economia mista não poderão gozar de privilégios fiscais não extensivos às do setor privado.

Empresas Estatais Criação → A questão da desapropriação de empresa privada. Empresa Pública Soc. Economia Mista Composição do capital Forma jurídica Foro (federal) Patrimônio Pessoal Licitações e contratos 2. Estatais prestadoras de serviço público essencial e em regime de monopólio