Pesquisa FAPESP 10/ | Marcos Vinicius Puttini | 2011 e 2012

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Total de municípios com registro de LTA e número de casos notificados da doença no Estado de Minas Gerais Em Minas Gerais, no período de 1988 a 1999, a.
Advertisements

Trabalho de Conclusão de Curso Universidade Federal de Santa Catarina Proteção Legal do Aqüífero Guarani na zona de recarga do mesmo no município de.
Campanha em Defesa da Vida
Mudanças profissionais.
Relatório Unicef O Relatório da Situação Mundial da Infância, publicado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) desde 1980, traz na edição.
Ampliação da faixa etária do Programa Bolsa Família
Crescimento urbano no Brasil
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
REUNIÃO COM O SETOR VILA PRUDENTE
“Educação como um direito humano" Curso Educação e Direitos Humanos São Paulo, 19 março /2012 Sérgio Haddad
São Paulo Bárbara Galvão-3 Jéssica Teles-14 Patrick Almeida-32
Análise dos Resultados Preliminares do Universo e da Amostra
ESTADO DE MATO GROSSO.
Os lugares que formam o mundo
Profa. Dra. Rita de Cássia Ariza da Cruz
2.3 O Brasil em números 187,7 milhões de habitantes (estimativa IBGE,07/2008) Quinto maior contingente populacional do planeta. 1º China 2º Índia 3º.
Sudoeste do Paraná.
CBL – Câmara Brasileira do Livro

Quem é o jovem brasileiro?
CONFLITO BASCO.
Localizado numa pequena ilha na parte antiga da cidade do Recife, o Marco Zero é o local exato da fundação da capital Pernambucana. Um dos lugares.
Programa URB-AL Diagnóstico técnico para seleção dos cinco
Plano Nacional de Educação para o decênio (PNE /2020)
Programa Segundo Tempo: Esporte e Cidadania na Universidade
PROGRAMAS CONQUISTA FM
Danças Africanas.
Contextos do uso de álcool entre a população indígena: possibilidades de intervenção O caso Kaingáng.
1 Campinas, 21 de março de 2007 Fórum Permanente de Desafios do Magistério LEITURA NA ESCOLA Mesa Redonda Leitura na Escola: caminhos para a sua dinamização.
ELISABETE CARIA MORAES TERESA GALLOTTI FLORENZANO
História da Capoeira Instituto Federal Farroupilha - 2° Seminário de Ed. Física – 1°B Téc. Agropecuária Professora : Camila Goulard Peres 13/4/2011.
QUEM SOMOS Agência de Desenvolvimento da ONU, criada
SE ESSA RUA FOSSE NOSSA
Estatísticas da Criança no Brasil
Religiões indígenas: a natureza é sagrada
Rap.
“Se quisermos ter educação de qualidade para todos, teremos de ter todos pela qualidade da Educação” Declaração Mundial Sobre Educação para Todos de Jomtien.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Escola Estadual Bueno Brandão, ex-Grupo Escolar Bueno Brandão, fundado em 24 de Maio de 1909, regulamentado pelo Decreto n , de 25 de Setembro de.
Quem somos: O Instituto João XXIII é uma entidade sem fins lucrativos de direito privado, com reconhecimento de Utilidade Pública Federal, Estadual e.
O maior compositor... maestro latino – americano do século XX...
PORTIFÓLIO VIRTUAL MÚSICA
Cultura Afro - Brasileira
REGIÃO CENTRO OESTE.
Em Cena Arte e Cidadania. Historia - A EM CENA ARTE E CIDADANIA é uma associação Civil sem fins lucrativos - Fundada em 27 de novembro de Com intenção.
20 de janeiro de de abril de 1984 Clovis tavares Clique.
Movimento Hip Hop.
METAS PARA OS PRÓXIMOS DEZ ANOS
Cultura Afro - Brasileira
TransFormação: Habilidades para Produtividade
APRIMORAMENTO DO PROGRAMA DE ETNOTURISMO ORIENTADO NA ALDEIA KRUKUTU (PARELHEIROS / SP): PROPOSTA DE CARTILHA TURÍSTICA ILUSTRADA Patrícia Sanchez Peres.
Professor: Jeferson A. Gottardi
O BRASIL NO SÉCULO XXI.
Região Sudeste Cap. 34.
Ritmos Afro-brasileiros
TÍTULO INTRODUÇÃO TAREFA PROCESSO RECURSOS AVALIAÇÃO
Companhia Folclórica do Rio-UFRJ. Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora Eleonora Gabriel;Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora.
Prefeitura Municipal de Santo André
P ERGUNTAS ? Jacó responde!. Thiago - O grupo começou quando, por quem? Jacó - O grupo é fundado por mim, Jacó do Nascimento, Carlandreia Ribeiro, desde.
P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E C A N I N D É C A N I N D É V O C Ê F A Z P A R TE SECRETARIA DA EDUCAÇÃO.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
Telma PREFEITA 13 Desenvolvimento para todos. Apresentação Antes de propormos um debate com os jovens sobre o futuro da cidade (mundo), devemos atentar-nos.
Companhia Folclórica do Rio-UFRJ. Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora Eleonora Gabriel;Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora.
Clique para editar o título mestre 27/10/20151.
Grafite: Uma arte de protesto em espaços públicos
Como e por que fazer um ESTUDO COMPARATIVO? 1.
Panorama do ensino musical O ensino musical no Brasil.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EAD – POLO BARCARENA DISCIPLINA POLITICA EDUCACIONAL SEMINÁRIO 20 METAS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÂO.
Querida Diretora prepare sua Reunião de Unidade para um momento especial de lançamento do programa mais esperado por todos! DALLAS! Coloque uma música.
Músicas Africanas.
Transcrição da apresentação:

Pesquisa FAPESP 10/ 52002-9 | Marcos Vinicius Puttini | 2011 e 2012 O Canto em roda Pesquisa FAPESP 10/ 52002-9 | Marcos Vinicius Puttini | 2011 e 2012 Rappers, os novos mensageiros urbanos na periferia de São Paulo: a contestação estético-musical que emancipa e educa.

Do the right thing, s.lee, 1989 http://www.youtube.com/watch?v=U35MvblI4og

Le rap: une esthétique hors la loi, C. Béthune. “Inserindo-se no interior de um processo de reprodução em espiral, pela prática da telescopia histórica, do deslocamento simbólico e da trituração sonora, o rap abala, invertendo a autoridade dos modelos emprestados e manifesta um aspecto lúdico na obra, o qual - por sua redução normativa ao original tido como sagrado, o discurso dominante sobre a obra de arte que até então tentava deixar de lado, ou, pelo menos, subentendê-lo – esquecendo, precisamente, que “o sério e a brincadeira, o rigor e a desenvoltura se misturam intimamente na obra de arte ”. ( BÉTHUNE:2003,10).

O rap é, nesta perspectiva, um modo novo de se celebrar em roda. A telescopia histórica é a ideia de que o que aconteceu no passado acontece, de outra maneira, no presente. As rodas de celebração e o canto em roda são manifestações ancestrais de culturas. O rap é, nesta perspectiva, um modo novo de se celebrar em roda.

São paulo Capão Redondo

História do capão Capão vem do tupi guarani, “mato redondo”, “intervalo na mata”. Área de 13,6 km² . 1,5 hora do marco zero ( 18 km). Jardim Albano, Parque Fernanda, Favela dos Beirais, Parque Aliança, Capão Redondo, Jardim Macedônia. Sudoeste da cidade de São Paulo Caça e pesca até a segunda década do século XX. Margeia a Gurapiranga. 1915 : complexo de represas até1960. Plantações de batatas e tomates e olarias começaram a surgir entre as décadas de 1930 e 1950, no final dos anos 60, os primeiros loteamentos. Energia elétrica e primeira pavimentação em 1977. Pertence à subprefeitura do Campo Limpo. Insira a imagem de um animal e/ou planta que possa ser encontrada no seu país.

Entre favelas e riquezas 607.105 moradores; 2011, a Subprefeitura de Campo Limpo registrou uma das mais altas taxas de homicídio da capital paulista: 12,96 mortes por 100 mil habitantes, 65% acima da média da cidade, de 7,85 mortos por 100 mil habitantes; considerado somente o Campo Limpo, é um recorde : 16,46 mortos por 100 mil habitantes. De cada dez jovens do sexo masculino entre 15 e 25 anos assassinados, a metade é identificada como negra no IML. Insira um mapa do seu país.

A CASA DO ZEZINHO A CASA DO ZEZINHO é uma organização social sem fins lucrativos, localizada próxima ao Parque Santo Antonio, zona sul da cidade de São Paulo, na Subprefeitura do Campo Limpo, uma região com aproximadamente 1,2 milhões de habitantes. Fundada em 06 de março de 1994 para ser um espaço de atuação para crianças e jovens pertencentes a famílias de baixa renda moradoras de bairros próximos, começou com 7 crianças e hoje atende, anualmente, mais de 1.200 Zezinhos, crianças e jovens de ambos os sexos, com idade entre 6 e 29 anos. Estes Zezinhos, que frequentam mais de 60 escolas públicas da região, são envolvidos em atividades de educação, arte, cultura e formação geral e em oficinas de capacitação profissional. http://www.casadozezinho.org.br/?p=home Inserira uma imagem de uma das características geográficas do seu país.

A CASA DO ZEZINHO A CASA DO ZEZINHO é uma organização social sem fins lucrativos, localizada próxima ao Parque Santo Antonio, zona sul da cidade de São Paulo, na Subprefeitura do Campo Limpo, uma região com aproximadamente 1,2 milhões de habitantes. Fundada em 06 de março de 1994 para ser um espaço de atuação para crianças e jovens pertencentes a famílias de baixa renda moradoras de bairros próximos, começou com 7 crianças e hoje atende, anualmente, mais de 1.200 Zezinhos, crianças e jovens de ambos os sexos, com idade entre 6 e 29 anos. Estes Zezinhos, que frequentam mais de 60 escolas públicas da região, são envolvidos em atividades de educação, arte, cultura e formação geral e em oficinas de capacitação profissional. http://www.casadozezinho.org.br/?p=home Inserira uma imagem de uma das características geográficas do seu país.

Tia dag, dagmar garroux Figura central da Casa, é a fundadora e diretora. Pedagoga formada pela FEUSP, foi exilada política e perdeu o pai em assalto na região do Capão. É mãe de santo de Umbanda com fortes elementos africanos. Concebeu a Pedagogia do Arco Íris. Recebeu prêmios nacionais e internacionais pelo trabalho social que faz. Insira uma imagem que ilustre uma estação do ano no seu país.

Matriz africana, ring shout e hip hop

As primeiras articulações e bibliografia fundamental para a pesquisa. Negociação com os jovens sobre seus gostos e expectativas prévias às oficinas: Marc L. Hill, professor da Columbia University Especialista em Pedagogia do Hip Hop. Conseguimos trazer o livro para o Brasil pela Vozes, sem previsão de publicação. Insira uma imagem ilustrando um costume ou tradição. http://www.tc.columbia.edu/academics/index.htm?facid=mh2989

Shout Because You're Free: The African American Ring Shout Tradition in Coastal Georgia Art Rosenbaum (Author) Margo Neumark Rosembaum (Photographer), Johann S. Buis. (Contributor)

As primeiras articulações e bibliografia fundamental para a pesquisa. Vídeos sobre tradições africanas e os entrelaçamentos com o Hip Hop. O trabalho da Professora Halifu Osumaré foi fundamental para esta compreensão. The africanist aesthetic in global hip hop. http://www.halifuosumare.com/ Insira uma imagem ilustrando um costume ou tradição.

C. William Smith, professor na North Carolina Central University C. William Smith, professor na North Carolina Central University. Hip Hop as Performance and Ritual: Biography and Ethnography in Underground Hip Hop.

B. C. Athayd, MV Bill, Luiz Eduardo Soares: Cabeça de Porco B. C. Athayd, MV Bill, Luiz Eduardo Soares: Cabeça de Porco. Luiz Eduardo Soares é professor na UFRJ. http://www.luizeduardosoares.com/?page_id=9

Bibliografia e educadores Outros Professores e livros: A. Jeff Duncan-Andrade et Edward Morrel, The Art of crytical Pedagogy: possibilities for moving from Theory to Practice in Urban Schools. Insira uma imagem do principal líder do seu país.

A pesquisa foi dividida em seis oficinas Canto em Roda Improviso Musical Territórios Entrevistas com rappers Letramento Oficina de Som Vídeo e Blog A. Rodas Celebração B. Instrumentos afro ameríndios. C. Geografia do território D. Entrevistas com rappers em suas posses e com convidados da Casa. E. Oficina de letramento, com alfabetizadora da Casa. Resultado da interação entre A, B, C e D. Aconteciam junto com a oficina de Hip Hop, com a educadora da Casa e foram conduzidas por graduado sem bolsa. Foram coordenadas por musicista popular com formação em Música, com bolsa técnica. Oficinas conduzidas por Doutora em Geografia em processo de pós doutorado. Conduzidas por jornalista especialista em rap, com bolsa técnica. Oficina conduzida por mestranda em Educação. Produção de livro e CD. Adicione pontos importantes da história do seu país à linha do tempo.

Colóquio Internacional de Culturas Jovens

O Centro de Estudos de Hip Hop, fundado por Martha Diaz na New York University, foi fundamental para a pesquisa. http://steinhardt.nyu.edu/metrocenter/hiphopeducation/

Ring shout Ring Shout - classic http://www.youtube.com/watch?v=lRy5MoWPyS0

McIntosh County Shouters CNN video http://www.youtube.com/watch?v=aBd1Xwq8Xx4

Oficinas de canto em roda http://www.youtube.com/watch?v=2Ntpg8H8YCg

Oficinas de canto em roda Oficinas canto em roda http://youtu.be/pUbcLrcSTbw

Oficinas de canto em roda Oficinas canto em roda http://www.youtube.com/watch?v=jMaK8Q1s9Ho&feature=youtu.be

Arte africana

Arte indígena

Arte nordestina

Arte afro-brasileira

GRAFITTI GÊMEOS

Produção grafiti “brazezinho” projeto final

Produção zs

Turma do blog http://hiphopcasadozezinho.blogspot.com.br/