.: BODY ART PÓS-MODERNISMO Ela surge como uma reação ao minimalismo (formas geométricas) e a arte conceitual (arte da idéia), devido a impessoalidade desses movimentos. Possuí grande influência da arte e cultura pop. Surgiu sendo influenciado por vários contextos da época: Disputa entre URSS e USA por hegemonia Guerra do Vietnam O homem pisa na lua Movimento Hippie (liberdade sexual e pacifismo) Contra-cultura Explosão da juventude
.: BODY ART "Quero usar o meu corpo PÓS-MODERNISMO "Quero usar o meu corpo como material e manipulá-lo" - Bruce Nauman
.: BODY ART Principais características: PÓS-MODERNISMO Principais características: Utilização do corpo (inclusive do artista) Crítica a arte (questionamento a classificações, estilos e a própria definição do que é arte) Relacionar a arte ao nosso cotidiano Tudo pela arte (utilizando muitas vezes dor, mutilações e bizarrices para se provar isso) Uso de várias técnicas (pintura, tatuagens, danças etc.)
.: BODY ART Marcel Duchamp PÓS-MODERNISMO Artista revolucionário que se dedicou principalmente a destruir conceitos e negar o estabelecido. Preceito duchampiano (tudo poder ser considerado arte) Foi uma das principais influências para o questionamento do que é arte dentro da Body Art. Além disso, foi ele um dos primeiros a introduzir o corpo como material (inspiração da Body Art) Uma de suas principais obras é o Mictório. Influencia também a corrente chamada “Anti-arte”.
.: BODY ART PÓS-MODERNISMO Artista: Marcel Duchamp Obra: Mictório
.: BODY ART PÓS-MODERNISMO Artista: Bruce Nauman Obra: Auto-retrato como fonte Ano: 1966-1967
.: BODY ART Dor e sofrimento na arte PÓS-MODERNISMO A partir do pensamento “tudo pela arte” diversas agressões corporais são criadas. A body art utiliza, muitas vezes de forma radical, diferentes tipos de modificações no corpo, incluindo tatuagens, ferimentos, atos repetidos, deformações, travestimentos, etc. Isso causa forte sentimento para aqueles que a presenciam. Contra um pano de fundo de atrocidade e corrupção, enfatizado pelos meios de comunicação americanos, Acconci, Dennis Oppenhein e Chris Burden criaram obras dolorosas, que implicavam no abuso de si mesmos, com subtextos masoquistas.
.: BODY ART PÓS-MODERNISMO O artista esfrega o próprio braço até produzir uma ferida, deixando espantado muitos ali presentes, devido a intimidade que a utilização do corpo do próprio criador na arte causava. Vito Acconci que usam a dor como expressão de arte. Vito Acconci - Rubbing Piece, 1970
.: BODY ART PÓS-MODERNISMO Outro exemplo drástico é a obra “Eu” de Marc Quinn, no qual o artista esculpi seu auto-retrato utilizando 4,5 litros de seu próprio sangue. Marc Quinn - Eu, 1991
.: BODY ART PÓS-MODERNISMO Em 1984, John Coplans utiliza fotografias do corpo nu envelhecido para criticar nossa sociedade no qual a juventude equivale a beleza. O uso de novas técnologias era explorada. Em exemplo é a obra Corpo estrangeiro de Mona Hatoum, no qual a artista faz uma viagem endoscópica através de seu próprio corpo. Podemos ver que a body art utiliza diversas técnicas que visam causar impacto e curiosidade no público.
.: BODY ART PÓS-MODERNISMO A partir da década de 90 a Body Art deixa de ser tão radical e passa trabalhar com a “arte pela arte”. No Brasil a Body Art destaca-se com a tatuagem que aos poucos vem deixando de ter seu valor pejorativo e torna-se moda entre os jovens. Um grande exemplo genuinamente brasileiro é o Carnaval, no qual corpos de passistas e alegorias são produzidos para representar diversos temas das escola de samba. Passista Fabiana Andrade durante o carnaval de 2005
.: BODY ART PÓS-MODERNISMO Vale a pena citar a exposição “Corpos Pintados” que está acontecendo na Oca do Ibirapuera até o dia 3 de julho. São 105 artistas contemporâneos apresentando pinturas e adornos de diversas culturas do 5 continentes. O evento utiliza diversos modelos diferentes de corpos (magros, gordos, jovens e velhos). As Happenings estão presentes em diversas obras e a idéia da “arte pela arte” é clara. Os trabalhos a seguir foram retirados do site www.corpospintados.com.br
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