OBSERVATÓRIO PERMANENTE PARA A QUALIDADE DE ENSINO (OPQE)

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Transcrição da apresentação:

OBSERVATÓRIO PERMANENTE PARA A QUALIDADE DE ENSINO (OPQE) V Seminário de Investigação Psicológica no Ensino Superior (Instituto Politécnico de Viana do Castelo) OBSERVATÓRIO PERMANENTE PARA A QUALIDADE DE ENSINO (OPQE) AS REPRESENTAÇÕES DOS ESTUDANTES NO ENSINO SUPERIOR: Implicações na Pedagogia Universitária Fernando Ribeiro Gonçalves, Sandra Valadas, Carla Vilhena & Luís Faísca OBSERVATÓRIO PERMANENTE PARA A QUALIDADE DE ENSINO (OPQE) Universidade do Algarve Outubro, 2001

Número de alunos envolvidos 6093 Ano lectivo: 2000/2001

QUAL O SIGNIFICADO QUE TEM PARA SI A SITUAÇÃO DE REPROVAÇÃO ?

Meaning 1 - Razão para não continuar os estudos Meaning 2 - Motivo para problemas familiares Meaning 3 - Fonte de problemas financeiros Meaning 4 - Razão para falta de auto-confiança Meaning 5 - Razão para atitudes de abandono académico Meaning 6 - Um acidente de percurso Meaning 7 - Razão para desmotivação

Meaning 1 - Razão para não continuar os estudos Meaning 2 - Motivo para problemas familiares Meaning 3 - Fonte de problemas financeiros Meaning 4 - Razão para falta de auto-confiança Meaning 5 - Razão para atitudes de abandono académico Meaning 6 - Um acidente de percurso Meaning 7 - Razão para desmotivação

Perfil percentualde respostas de acordo com o ano que frequentam (upper confidence limit 95%)

ALUNOS TIPO: 4 + 2 + 3 EM RESUMO: OS PERFIS QUE SE APRESENTAM COM MAIS CLAREZA SÃO: ALUNOS TIPO: 4 + 2 + 3 Meaning 1 - Razão para não continuar os estudos Meaning 2 - Motivo para problemas familiares Meaning 3 - Fonte de problemas financeiros Meaning 4 - Razão para falta de auto-confiança Meaning 5 - Razão para atitudes de abandono académico Meaning 6 - Um acidente de percurso Meaning 7 - Razão para desmotivação QUE IMPLICAÇÕES PARA A PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA ?

QUE AVALIAÇÃO FAZ DO SEU DESEMPENHO COMO ESTUDANTE ?

100.0 6359 Total 1.7 108 Muito bom (5) 26.6 1689 Bom (4) 51.7 3290 Suficiente (3) 16.9 1074 Pobre (2) 3.1 198 Muito pobre (1) % N Nível

DA TOTALIDADE DOS ALUNOS ENVOLVIDOS (N = 6359) FORAM ESTUDADOS OS ALUNOS QUE RESPONDERAM POBRE OU MUITO POBRE DESEMPENHO COMO ESTUDANTE (N = 1272) NO SENTIDO DE RESPONDEREM QUAIS AS RAZÕES RESPONSÁVEIS PELA REPRESENTAÇÃO QUE FAZIAM DO SEU NÍVEL DE DESEMPENHO

EXPL 01 - Não sei como estudar EXPL 02 - Não estou motivado para estudar EXPL 03 - Disperso-me com utras actividades EXPL 04 - O local de estudo não é adequado EXPL 05 - Falto a muitas aulas teóricas EXPL 06 - Falto a muitas aulas práticas EXPL 07 - Não mantenho a matéria em dia EXPL 08 - Não tomo notas EXPL 09 - Não organizo as notas EXPL 10 - Não peço ajuda aos professores EXPL 11 - Outras razões

ALUNOS TIPO: 2 + 10 2 + 3 2 + 7 + 5 + 6 EM RESUMO: OS PERFIS QUE SE APRESENTAM COM MAIS CLAREZA SÃO: ALUNOS TIPO: 2 + 10 2 + 3 2 + 7 + 5 + 6 QUE IMPLICAÇÕES PARA A PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA ?

QUE INTENSIDADE ATRIBUI A CADA UM DOS COMPORTAMENTO A SEGUIR APRESENTADOS ENQUANTO REVELADORES DE DESMOTIVAÇÃO ACADÉMICA ?

100.0 6093 Total 8.4 514 5º 28.0 1707 4º 1703 3º 27.7 1686 2º 7.9 483 1º % N Ano

4.38 10.3 Sintoma 8 Falta de motivação para fazer exames de melhoría 4.48 9.6 Sintoma 7 Falta de motivação para ir aos testes 3.64 11.3 Sintoma 6 Minimização da importância da disciplina 4.23 11.4 Sintoma 5 Falta de motivação para ir às aulas 3.69 11.8 Sintoma 4 Falta de motivação para estudar 3.53 12.4 Sintoma 3 Falta de interesse pela disciplina 3.54 11.2 Sintoma 2 Diálogo pobre com os professores 3.73 11.1 Sintoma 1 Imagem negativa dos professores SD Mean Sintomas comportamentais