ou culpado? Inocente Por Albertina Nobre Introdução Tarefa Processo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Visão Global do Projecto
Advertisements

PROCEDIMENTO DOS CRIMES DE COMPETÊNCIA ORIGINÁRIA DOS TRIBUNAIS
PRISÃO E LIBERDADE PROVISÓRIA
Doutrina da CNPD.
Princípio do Inquisitório 24 de Outubro A reforma de 95/96 foi um ponto de viragem no Direito Processual Civil, tendo sido introduzidas múltiplas.
Tribunal de Justiça do Estado de Goiás
Direito Processual Penal I
Direito Processual Penal - I
AUDIÊNCIA DE INSTRUÇÃO E JULGAMENTO
JUIZADOS ESPECIAIS AULA 12 (P.57 Á 59)
DIREITO PROCESSUAL PENAL I
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I AS FASES DO PROCEDIMENTO COMUM ORDINÁRIO
DIREITO PROCESSUAL PENAL I
Cidadania e Empregabilidade
Direito Processual Civil
PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS
Da justificação da ausência
técnico de serviço jurídico Informática e contabilidade judicial
Distribuição de Serviço Externo CITIUS
Direitos e Deveres dos Arguidos
Direito Processual Civil
Tramitação Processual
Técnica de Elaboração de Decisões Penais
Família de direitos romano-germânicos Ensino do direito e profissões jurídicas 12 de Abril de 2011.
SINDICÂNCIA INSTRUTORES: SGT GRAMINHO / SGT SANDRO NUNES Missão: Aperfeiçoar os Sargentos das Armas do Exército Brasileiro UD I - Processos de Sindicância.
Desvende este crime....
ESTATUTO DISCIPLINAR DOS TRABALHADORES QUE EXERCEM FUNÇÕES PÚBLICAS
PROCEDIMENTO RELATIVO AOS PROCESSOS DA COMPETÊNCIA DO TRIBUNAL DO JÚRI
Direito Processual Civil
Acesso à Plataforma Citius /
DESVENDE O CRIME....
Tramitação unitária Curso Profissional de Técnico de Serviços Jurídicos TSJ - 2º Ano.
Da Denúncia Titular Ministério Público (art. 29, CPPM);
Curso Profissional de Técnico de Serviços Jurídicos
RECURSOS EXTRAORDINÁRIOS 1º TSJ – 2º ano Albertina Nobre Curso Profissional de Técnico de Serviços Jurídicos.
Tramitação PROCESSO PENAL.
2.Actos Processuais em especial 2.1. A distribuição.
O SISTEMA DE SEGURANÇA NO CITIUS/HABILUS
ÁREA PROJECTO.
DESVENDE O CRIME.... Descubra o culpado. A resposta está no final, mas primeiro pense... e depois responda!
EXERCÍCIO PROFISSIONAL
MODELO DE MEMORIAL Profª Beatriz Abraão.
O juiz e os auxiliares da justiça
Direito Processual Penal
Direitos e deveres do arguido
Organização Judiciária e Práticas Registral/Notarial Funcionários Judiciais ESTATUTO DISCIPLINAR Módulo 5.
Organização Judiciária e Práticas Registral/Notarial Secretarias Judiciais Composição e Funções Módulo 5.
O Ministério Público Definição
Introdução Tarefa Processo RecursosAvaliaçãoConclusão por Albertina Nobre Destinatários.
Módulo 17 – Recursos em processo civil
Direito Processual Penal
MODELOS DE PEÇAS PARA INÍCIO DO INQUÉRITO
Formas de colaboração dos cidadãos na administração da JUSTIÇA Trabalho Realizado por Luísa Vilela e Andreia Portela.
ADMISSÃO AO CFJ - PENAL E P. PENAL
INQUÉRITO POLICIAL CONCEITO:
TEORIA GERAL DAS PROVAS
DIREITO PROCESSUAL PENAL I
PROCESSO PENAL II Profª Leônia Bueno.
Sê o Sê o Sherlock Holmes Desvenda o crime!! Descobre o culpado A resposta está no final, mas primeiro pensa e tenta responder!!!
Procedimento dos crimes de drogas
PROCEDIMENTOS Inovações trazidas pelas leis /08 e /08.
PRINCÍPIOS PROCESSUAIS Professora Larissa Pochmann.
INQUÉRITO POLICIAL.
CURSO DE PRÁTICA PENAL 2ª FASE DA OAB aula 4
CRIME DE ABUSO DE AUTORIDADE
Comissão de Acompanhamento para os Auxiliares de Justiça
Segundo Elpídio Donizetti
PROCESSO PENAL Citações e Intimações
AULA Nº 9 – PROCEDIMENTOS ESPECIAIS PREVISTOS NO CÓDIGO DE PROCESSO PENAL PROCESSO PENAL II.
INQUÉRITO POLICIAL CONCEITO – PROCEDIMENTO PREPARATÓRIO DA AÇÃO PENAL, DE CARÁTER ADMINISTRATIVO, CONDUZIDO PELA POLÍCIA JUDICIÁRIA E VOLTADO À COLHEITA.
Transcrição da apresentação:

ou culpado? Inocente Por Albertina Nobre Introdução Tarefa Processo Recursos Avaliação Conclusão Destinatários

Inocente ou culpado? Introdução O crime aconteceu... A investigação vai entrar em acção...

Inocente ou culpado? Introdução Grupo acusado de elevado número de assaltos Dezoito detidos na “Operação Charlie” são hoje ouvidos no Tribunal de Instrução Criminal do Porto  18.09.2008 - 11h11 Lusa O grupo de 18 indivíduos detidos terça-feira no âmbito da "Operação Charlie" que, seria responsável por um elevado número de assaltos, será ouvido hoje no Tribunal de Instrução Criminal do Porto. A Polícia Judiciária considera-os como “jovens com historial de violência”. A investigação pretendeu apurar a presumível actividade violenta por parte de um grupo de indivíduos que poderão estar ligados, entre outros crimes, a assaltos à mão armada em ourivesarias e a ourives ambulantes. Durante a operação, que incluiu 150 elementos da polícia, foram apreendidos um forno utilizado para derreter ouro, ouro e relógios, maçarico, quatro espingardas, um revólver, uma pistola, centenas de munições de diversos calibres, oito viaturas, quatro das quais de grande cilindrada, e várias matrículas de automóveis, informou ontem Gil Carvalho, coordenador da investigação criminal da PJ do Porto, em conferência de imprensa. A PJ apreendeu também capuzes, gorros, luvas e capacetes, viaturas automóveis, motos, aparelhos electrónicos, equipamento informático e cerca de 30.500 euros. In Publico.pt 18.09.08

Inocente ou culpado? Introdução O inquérito visa investigar a existência de um crime, determinar os seus agentes e a responsabilidade deles e descobrir e recolher as provas, em ordem à decisão sobre a acusação.(artº262º CPP). Compete ao MP assistido pelos órgãos de polícia criminal(sob a directa orientação e na sua dependência funcional) (artigos 263º, 9º, 55º do CPP e 202º C.R.P.) Encerra com um despacho final que pode ser de acusação, ou de arquivamento (artigo 276º do CPP)

Inocente ou culpado? Inocente ou culpado? Tarefa Vais vestir a pele dos órgãos de polícia criminal e dos magistrados judiciais e ser tu a decidir... Inocente ou culpado?

Inocente ou culpado? Inocente ou culpado? Processo Constitui um grupo de 3 elementos e segue as pistas contidas em recursos. O objectivo é simular uma audiência de julgamento, para o que deves seguir as instruções e reconstituir os actos necessários para a concretização da audiência de Julgamento. Toda a pesquisa efectuada (internet, livros, jornais,etc..) deve ser guardada num ficheiro e integrar a bibliografia do trabalho.

Inocente ou culpado? Inocente ou culpado? Processo Para a concretização do trabalho deves : Inocente ou culpado? 1.Redigir um despacho de acusação. 2. Redigir um despacho saneador e marcar dia para audiência de julgamento. 3. Redigir uma notificação ao arguido com as cominações estabelecidas no CPP 4. Elaborar um texto (Word ou powerpoint) sobre os direitos e deveres do arguido. 5.Elaborar um texto (word ou powerpoint)sobre as formas de colaboração dos cidadãos na administração da justiça. 6.Reconstituir os actos a praticar antes e na audiência de julgamento pelos oficiais de justiça. 7.Reconstituir a ordem da produção da prova na audiência de julgamento (actos dos magistrados,advogados, testemunhas,peritos). 8. Redigir uma sentença.

Inocente ou culpado? Processo Inocente ou culpado? 1.Redigir um despacho de acusação. Veste a pele do juiz de instrução e: Descreve a actividade que o juiz vai desenvolver. Decide da aplicação de medidas de coacção aos suspeitos da prática dos factos. Fundamenta todas as tuas respostas com base na lei aplicável.

Inocente ou culpado? Processo Inocente ou culpado? 1.Redigir um despacho de acusação. Coloca-te na pele do Ministério Público : Fixa a competência do MP no âmbito do exercício da acção penal. Profere um despacho de acusação no âmbito deste processo. Fundamenta todas as tuas respostas com base na lei aplicável.

Inocente ou culpado? Inocente ou culpado? Processo 2. Redigir um despacho saneador e marcar dia para audiência de julgamento. Inocente ou culpado? Coloca-te na pele do Juiz de Julgamento : Profere um despacho saneador e marca dia para a audiência de julgamento, ordenando as diligências necessárias para a audição dos mandatários. Fundamenta todas as tuas respostas com base na lei aplicável.

Inocente ou culpado? Processo Inocente ou culpado? 3. Redigir uma notificação ao arguido com as cominações estabelecidas no CPP Coloca-te na pele do Oficial de Justiça : Elabora a notificação da data para a audiência de julgamento ao arguido, com as cominações estabelecidas no CPP. Fundamenta todas as tuas respostas com base na lei aplicável.

Inocente ou culpado? Processo Coloca-te na pele do arguido : 4. Elaborar um texto (Word ou powerpoint) sobre os direitos e deveres do arguido. Coloca-te na pele do arguido : Elabora um texto sobre a constituição de arguido e os direitos e deveres do arguido em processo penal Fundamenta todas as tuas respostas com base na lei aplicável.

Inocente ou culpado? Processo Inocente ou culpado? 5.Elaborar um texto (word ou powerpoint)sobre as formas de colaboração dos cidadãos na administração da justiça. Coloca-te na pele dos cidadãos que colaboram na administração da Justiça : Elabora um texto sobre as formas de participação dos cidadãos na administração da justiça, seus direitos e deveres. Fundamenta todas as tuas respostas com base na lei aplicável.

Inocente ou culpado? Inocente ou culpado? Processo 6. Reconstituir os actos a praticar antes e na audiência de julgamento pelos oficiais de justiça. Coloca-te na pele do Oficial de Justiça : Elabora um texto sobre os actos de preparação da audiência de julgamento que devem ser praticados pelo Oficial de Justiça, bem como os actos a praticar antes e durante a audiência de Julgamento. Fundamenta todas as tuas respostas com base na lei aplicável.

Inocente ou culpado? Inocente ou culpado? Processo 7. Reconstituir a ordem da produção da prova na audiência de julgamento (actos dos magistrados,advogados, testemunhas,peritos). Coloca-te na pele dos Intervenientes na audiência de julgamento : Elabora um texto reconstituindo os actos e a ordem de produção dos mesmos na audiência de julgamento (magistrados, advogados, testemunhas, peritos). Fundamenta todas as tuas respostas com base na lei aplicável.

Inocente ou culpado? Inocente ou culpado? Processo 8. Redigir uma sentença. Coloca-te na pele do Juiz de Julgamento: Redige o texto da sentença neste processo. Fundamenta todas as tuas respostas com base na lei aplicável.

Inocente ou culpado? Recursos Inocente ou culpado? Deves consultar os recursos disponibilizados e concretizar as tarefas associadas.

Inocente ou culpado? Avaliação Inocente ou culpado? A avaliação terá em conta: O resultado da pesquisa efectuada Fichas de trabalho A correcta reconstituição de uma audiência de julgamento

Inocente ou culpado? Conclusão Inocente ou culpado? O inquérito é uma fase essencial para que, da notícia de um crime, se chegue ao apuramento dos factos , dos agentes e responsabilidade destes nos mesmos, para que possa haver julgamento. Os actos do inquérito envolvem direitos essenciais das pessoas e por isso deve assegurar-se o respeito por esses direitos. O Estado de Direito Democrático deve assegurar um julgamento justo e imparcial a todos sobre os quais recaia a suspeita da prática de um crime.. A audiência de julgamento consiste na produção da prova dos factos de que vem acusado um arguido, envolvendo vários intervenientes que, na base do contraditório, contribuirão para a descoberta da verdade dos factos.

Inocente ou culpado? Destinatários Inocente ou culpado? Alunos de Direito Processual do 2º ano do Curso Profissional de Técnico de Serviços Jurídicos