 Funções da linguagem : São recursos de ênfase que atuam segundo a intenção do produtor da mensagem, cada qual abordando um diferente elemento da comunicação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
Advertisements

Prof. Valdenir Araújo Pessôa
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
FUNÇÕES DA LINGUAGEM Fátima Liporage.
Funções da linguagem 1º ano Língua Portuguesa
NÍVEIS E FUNÇÕES DA LINGUAGEM
ALUNAS: Thalita,Michele Prof.: ANA Maria Serie:9° B
Funções intrínsecas do texto
9º ano EF FUNÇÕES DA LINGUAGEM Profª Andréa Fávaro Reis Baroni
GRAMÁTICA : módulo 02 Professora: Maria Leonor Teixeira Favero Montoro
Professora: Aíla Rodrigues
Técnicas de Comunicação Oral e Escrita
Por Veridiana Brustolin B. Corrêa
As funções da linguagem
Funções da Linguagem.
Conceitos, Funções e Estilística
Elementos da comunicação e Funções da linguagem
Funções da Linguagem.
Cap. 3 A dimensão discursiva da linguagem
Comunicação.
Em seu processo multifuncional e comunicativo.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
Funções da linguagem Todo uso concreto e particular que determinado falante faz da língua é chamado ato de fala. Em todo ato de fala é obrigatória a atuação.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
Funções da Linguagem.
Funções da Linguagem Professora Raysa.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM PROFESSORES: JULIÃO e ASSONILDE NEGREIROS Técnicas de Comunicação Oral e Escrita.
Funções da Linguagem.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM. Linguagem é qualquer e todo sistema de signos que serve de meio de comunicação de ideias ou sentimentos através de signos convencionais,
REDAÇÃO comunicação Professor: Toninho.
Artigo De Opinião.
Linguagem oral e verbal
Paulo Martins "Como os valores pessoais contemporâneos podem interferir no comportamento.
MEIOS DE COMUNICAÇÃO REVISÃO Certo e Errado! Missão e visão! (O QUE É?) Aonde quero chegar? (OBJETIVO) Qual caminho trilhar? (ESCOLHA DO PERCURSO) Excelência.
Dor de perda Letícia Thompson Musica: A time for us. (Love Theme) Clicar.
Comunicação e informação Escola Secundária José Afonso, Loures.
FUNÇÕES DE LINGUAGEM Instituto Federal de Santa Catarina IFSC Professora: Evelise Faraco de Oliveira LÍNGUA PORTUGUESA 2016/2.
FUNÇÕES DE LINGUAGEM. EMISSOR (emotiva) MENSAGEM (poética) CONTEXTO (referencial) RECEPTOR (conativa) CÓDIGO (metalinguística) CANAL (fática) (linguista.
Função de linguagem Função referencial ou denotativa: transmite uma informação objetiva, expõe dados da realidade de modo objetivo, não faz comentários,
Prof. Claudio Benossi 1. O que queremos e o que temos. 2 Sucesso ou Fracasso.
Carta Pessoal RITA TRINDADE.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM UNIDADE 1 pp. 28 a 32.
FUNÇÕES DE LINGUAGEM Instituto Federal de Santa Catarina IFSC
Modelo de Carta formal e informal com exemplos. Formal e Informal.
Com base no texto de Rüdiger
Linguagem e Comunicação
LINGUAGEM VERBAL E NÃO-VERBAL
O texto escrito Regina H. de Almeida Durigan
Textos dos media: Publicidade Definição Exemplo Características.
Elementos da Comunicação e Funções da Linguagem.
A COMUNICAÇÃO VERBAL.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
Funções da Linguagem Profª Suzete
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
Comunicação Empresarial
Funções da Linguagem.
A COMUNICAÇÃO.
FUNÇÕES DE LINGUAGEM Disciplina: Redação.
Comunicação e Expressão
Função Emotiva.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM 3.ª SÉRIE ENSINO MÉDIO 2017.
Linguagem e Comunicação
Trabalho de Gramática Função referencial (denotativa) Feito por:
FUNÇÕES DA LINGUAGEM 3.as SÉRIES A, B, C ENSINO MÉDIO
Comunicação.
2018 / 4.º Bimestre /PRODUÇÃO DE TEXTO 1.as SÉRIES A,B,C,D
Prof.ª Mara.
O texto escrito Regina H. de Almeida Durigan
Disciplina: Comunicação Empresarial
Comunicação e Intencionalidade discursiva / Funções Intrínsecas do Texto Elementos básicos da comunicação;Elementos básicos da comunicação; Texto e discurso/
Transcrição da apresentação:

 Funções da linguagem : São recursos de ênfase que atuam segundo a intenção do produtor da mensagem, cada qual abordando um diferente elemento da comunicação

EmissorReceptormensagem Referente ou contato Código

Contexto REFERENCIAL (passivo) Receptor (destinatario) CONATIVA/ APELATIVA Canal FÁTICA Mensagem POÉTICA Código METALINGUÍSTICA (Ativo) Emissor (Remetente) EMOTIVA

O objetivo do emissor é transmitir suas opiniões, sentimentos, inquietações, emoções e anseios. A realidade é transmitida sob o ponto de vista do emissor, a mensagem é subjetiva e centrada no emitente e, portanto, apresenta-se na primeira pessoa, na manifestação da subjetividade. A presença da pontuação(ponto de exclamação, interrogação e reticências)é uma característica da função emotiva,pois transmite a subjetividade de da mensagem e reforça e entonação emotiva. Essa função é comum em poemas ou narrativas de teor dramático ou romântico,nas autobiografias, nas memórias, na poesia lírica e nas cartas de amor.

Quando nasci, um anjo torto desses que vivem na sombra disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida. [...] Porém meus olhos não perguntam nada. O homem atrás do bigode é sério, simples e forte. Quase não conversa. Tem poucos, raros amigos homem atrás dos óculos e do bigode. [...] (Poema de sete faces, Carlos Drummond de Andrade)

Esse tipo de função é muito comum em textos publicitários, em discursos políticos ou de autoridade. O objetivo é de influenciar, convencer o receptor de alguma coisa por meio de uma ordem, sugestão, pedido, conselho, convite ou apelo. Geralmente, usa-se a 2ªpessoa do discurso(tu/você; vós/vocês),vocativos e formas verbais no imperativo. Os verbos costumam estar no imperativo: Ex: Compre, Batom! Experimenta! Pense no futuro. Participe da promoção!Aceite desafios. Ou conjugados na 2ª ou 3ª pessoa: Você não pode perder! Ele vai melhorar seu desempenho!)

O objetivo é transmitir uma informação objetiva, expor dados da realidade de modo objetivo, não há comentários, nem avaliação. Geralmente, o texto apresenta-se na terceira pessoa do singular ou plural, pois transmite impessoalidade. A linguagem é denotativa, ou seja, não há possibilidades de outra interpretação além da que está exposta. A função referencial predomina em textos: científicos, jornalísticos, técnicos, didáticos ou em correspondências comerciais (linguagem direta, sem subjetividade, sem ambiguidade).

 “Bancos terão novas regras para acesso de deficientes”.  “Ucrânia denuncia presença de tanques russos no país”.

 O objetivo dessa função é estabelecer uma relação como emissor, um contato para verificar se a mensagem está sendo transmitida ou para dilatara conversa. A função fática seria basicamente o diálogo.  Faz-se a abertura, a manutenção e o fechamento para verificação do canal de comunicação: Ex.: “Gente, vamos prestar atenção!” “Vocês estão entendendo?”, “Tudo bem?” “Oi” “Alô” “... né?”

 Essa função refere-se à metalinguagem, que é quando o emissor explica um código usando o próprio código. Um poema fala da própria ação de se fazer um poema, um filme mostra sobre como fazer um filme. Uso do dicionário para conhecer o sentido da palavra (o código explicando o próprio código).Programas de TV que falam sobre a própria TV ou programas de TV que falam sobre a própria mídia. Peças de teatro que falam sobre o teatro.

 Oobjetivodoemissoréexpressarseussentimentosporintermédi odetextosquepodemserenfatizadospormeiodasformasdaspal avras,dasonoridade,doritmo,alémdeelaborarnovaspossibilid adesdecombinaçõesdossignoslinguísticos.  Afinalidadeésempreadeproduzirprazerestético,dandoênfas eaoritmoeàsonoridadedotexto.  Épresenteemtextosliterários,publicitárioseemletrasdemúsica.  negócio/ego/ócio/cio/o  Napoesiaacima“Epitáfioparaumbanqueiro”,JosédePauloPa esfazumacombinaçãodepalavrasquepassaaideiadodiaadiad eumbanqueiro,deacordocomopoeta

 Já conheço os passos dessa estradaSei que não vai dar em nadaSeus segredos sei de corJá conheço as pedras do caminhoE sei também que ali sozinhoEu vou ficar, tanto pior O que é que eu posso contra o encantoDesse amor que eu nego tantoEvito tantoE que no entantoVolta sempre a enfeitiçar  Com seus mesmos tristes velhos fatosQue num álbum de retratoEu teimo em colecionar...  (Chico Buarque de Holanda e Tom Jobim)