ECOLOGIA GERAL - UFCD ECOLOGIA Os organismos da Terra não vivem isolados, eles interagem uns com os outros e com o meio ambiente. Ao estudo dessas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ECOLOGIA Por Domingos A. Lammoglia.
Advertisements

Unifev Introdução à Ecologia Profa. Marisa Dionísio.
SUCESSÃO ECOLÓGICA É a sequência de mudanças pelas quais uma comunidade passa ao longo do tempo. Durante esse processo, comunidades mais simples vão sendo.
SUCESSÃO ECOLÓGICA - É a seqüência de mudanças pelas quais uma comunidade passa ao longo do tempo. - Durante esse processo, comunidades mais simples vão.
DINÂMICA DAS POPULAÇÕES BIOLÓGICAS
SUCESSÃO ECOLÓGICA - É a seqüência de mudanças pelas quais uma comunidade passa ao longo do tempo. - Durante esse processo, comunidades mais simples vão.
Organização dos Ambientes Colégio Idesa – Prof.Rita
Ecologia.
Ciclos Biogeoquímico O ciclo biogeoquímico é o percurso realizado no meio ambiente por um elemento químico essencial à vida. Ao longo do ciclo, cada elemento.
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL BIOLOGIA 7. Ecologia.
Planeta Terra — 8.º ano. Qual é a fonte de energia dos ecossistemas? Para realizarmos qualquer actividade, necessitamos de energia. De onde vem essa energia?
Estudo de ciências no 7º ano!!! Biodiversidade : você sabe o que é? É a variedade de espécies de seres vivos que existe em nosso planeta, assim como a.
Sucessão Ecológica e Biomas do Brasil Profª Cinthia Costa
ECOLOGIA :. Ecologia Ecologia é o estudo das relações dos seres vivos entre si e com os componentes do ambiente. Ecologia: oikos = casa (E. Haeckel)
Ecologia: conceitos básicos Disciplina: Ecologia Professor: Thiago Ruffo Curso Técnico em Meio Ambiente.
Prof.: Anderson Marques de Souza 2017
Aula: Conceitos, Históricos e Objetivos
ECOLOGIA IMPORTÂNCIA DA ECOLOGIA RACIONALIZAÇÃO DOS DESMATAMENTOS E DA
Ecologia.
Aula: Níveis de Organização
Ecologia: conceitos básicos
Ciências Naturais – 8.º ano
OS GRANDES BIOMAS TERRESTRES
O que é Ecologia?.
MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Diversidade Biológica
CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS
Metodologia do Ensino de Ciências – Aula 10
Salve 08 de março! Que felizes sejam os dias das mulheres!
Ciências Naturais – 5.o ano
ECOLOGIA.
Ecologia Definição Termos em ecologia Fotossíntese
Do gr. Oikos, casa + logos, estudo
As grandes paisagens vegetais da Terra e as Questões ambientais
Professor Hélcio Marques Junior Biólogo Eps Docência Universitária
Aula: ECOLOGIA DE POPULAÇÕES E COMUNIDADES
Ambientes naturais de vida
Prof. Me. Cássio Resende de Morais
A dinâmica da biosfera. O Brasil apresenta grandes dimensões continentais. Em grande parte na Zona Intertropical Sendo assim, a diversidade de ecossistemas.
Ciências Naturais – 8.º ano
HIDROGRAMA ECOLÓGICO Benedito C. Silva.
COMUNIDADES Página 111.
DINÂMICA DE POPULAÇÕES
Ciências Naturais – 8.º ano
RESULTADOS E DISCUSSÃO
SUCESSÃO ECOLÓGICA.
BIOMAS Um bioma é formado por todos os seres vivos de uma determinada região, cuja vegetação tem bastante similaridade e continuidade, com um clima mais.
DINÂMICA DAS POPULAÇÕES BIOLÓGICAS
Ecologia A ciências da natureza.
Conceitos básicos da ecologia
CAPÍTULO I Onde Existe Vida ?.
Comunidades e Populações
Ecologia - conceitos importantes
Fundamentos em Ecologia
Biologia da Conservação
Ecossistemas Terrestres
Vegetação do Brasil (Fitogeografia brasileira)
Relação entre os seres vivos e o ambiente Conceitos
Ciências Naturais – 8.º ano
Ecologia.
SUCESSÃO ECOLÓGICA.
ORGANISMO.
ECOLOGIA Introdução, Cadeias alimentares, Matéria e Energia no Ecossistema.
EE Euclydes Deslandes PROFª Valéria.
Diversidade da vida.
ECOLOGIA Conceitos fundamentais.
Prof: Marcus Ferrassoli
Transcrição da apresentação:

ECOLOGIA GERAL - UFCD 4426

ECOLOGIA Os organismos da Terra não vivem isolados, eles interagem uns com os outros e com o meio ambiente. Ao estudo dessas interações chamamos Ecologia.

ECOLOGIA A palavra ecologia deriva de duas palavras gregas :Oikós que quer dizer casa, e logos que significa estudo. Ecologia significa, literalmente a Ciência do Habitat.

ECOLOGIA: principais conceitos ESPÉCIE POPULAÇÃO COMUNIDADE OU BIOCENOSE ECOSSISTEMA OU SISTEMA ECOLÓGICO HABITAT BIÓTOPO NICHO ECOLÓGICO ECÓTONO BIOSFERA

ESPÉCIE É o conjunto de indivíduos semelhantes (estruturalmente, funcionalmente e bioquimicamente) que se reproduzem naturalmente, originando descendentes férteis. Ex.: Furcifer pardalis

ESPÉCIENATIVA: Espécie vegetal ou animal que, suposta ou comprovadamente, é originária da área geográfica em que atualmente ocorre.

ESPÉCIE EXÓTICA: Espécie que não é nativa de uma área ou que foi introduzida numa área ou região por ação humana, estando adaptada ao novo ambiente.

ESPÉCIE EXÓTICA INVASORA: Espécie introduzida, intencionalmente ou não, em habitat onde é capaz de se estabelecer, invadir nichos de espécies nativas, competir com elas e dominar os novos ambientes. Mimosa (Acacia dealbata)

POPULAÇÃO É o conjunto de indivíduos de mesma espécie que vivem numa mesma área num determinado período. Ex.: Lynx pardinus

COMUNIDADE: É o conjunto de populações de diversas espécies que habitam uma mesma região num determinado período. Phoenicopteruss ruber

ECOSSISTEMA OU SISTEMA ECOLÓGICO É um sistema instável, formado por:  Meio ambiente físico (fatores abióticos como: solo, água, ar).  A comunidade (componentes bióticos - seres vivos) que com o meio se relaciona.

HABITAT: É o lugar específico onde uma espécie pode ser encontrada, isto é, o seu "ENDEREÇO/MORADA" dentro do ecossistema. Exemplo: - o Phacochoerus aethiopicus, cujo habitat é a savana africana - uma planta pode ser o habitat de um insecto

BIÓTOPO ou ECÓTOPO Área física na qual uma determinada comunidade vive. É uma região que apresenta regularidade nas condições ambientais e nas populações animais e vegetais. Corresponde à menor parcela de um habitat que é possível medir geograficamente. Por exemplo, o habitat do Tuiuiú são as áreas marginais alagadas. Pode ser encontrado nas margens do Amazonas (biótopo) ou do pantanal (outro biótopo)

NICHO ECOLÓGICO É o papel que o organismo desempenha, isto é, a "PROFISSÃO" do organismo no ecossistema. O nicho informa às custas de que se alimenta, a quem serve de alimento, como se reproduz, etc.

ECÓTONO É a região de transição entre duas comunidades ou entre dois ecossistemas. Na área de transição (ecótono) vamos encontrar grande número de espécies e, por conseguinte, grande número de nichos ecológicos.

BIOSFERA Toda vida, seja ela animal ou vegetal, ocorre num domíno denominado biosfera E a vida só é possível nesse domínio porque aí se encontram os gases necessários para as espécies terrestre e aquáticas: oxigénio e nitrogénio.

SUCESSÃO ECOLÓGICA Éa sequência de mudanças pelas quais uma comunidade passa ao longo do tempo. Durante esse processo, as comunidades mais simples vão sendo gradualmente substituídas por comunidades mais complexas até que se estabeleça um equilíbrio entre comunidade e ambiente  Comunidade Clímax.

SUCESSÃO ECOLÓGICA O processo da sucessão ecológica passa por três fases: Ecese: comunidade pioneira Série: comunidade intermédia Clímax: comunidade estabilizadora

SUCESSÃO ECOLÓGICA  Comunidade Pioneira (Ecese): são os primeiros organismos a se instalarem no ambiente: liquens, musgos, gramíneas e insetos.  Comunidade Intermédia (Série): representadas por vegetação arbustiva e herbácea. Nessa etapa ocorrem profundas alterações no ambiente e na diversidade das espécies.  Comunidade Clímax: Nessa fase, a comunidade atinge a estabilidade, com elevado número de espécies e de nichos ecológicos e apresenta grande biomassa.

FASES DA SUCESSÃO ECOLÓGICA eceseecesesérieclímax

FIM