Aula de Matemática Conteúdo da aula: COMETA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Exercícios Resolvidos
Advertisements

Operações com intervalos
Funções Polinomiais do 2º Grau
TEORIA DE CONTROLE II (CEL039) Apresentação do Curso
Função quadrática: a função geral de 2º grau
TRIGONOMETRIA TRIÂNGULO RETÂNGULO.
Capítulo 9 – Progressão Aritmética (PA)
O que você deve saber sobre
EQUAÇÕES POLINOMIAIS Prof. Marlon.
FUNÇÃO MODULAR.
“E suficiente o Brasil não se classificar para a Copa do Mundo para o técnico ser demitido e os torcedores ficarem infelizes.” A negação da proposição.
Para consertar uma engrenagem, é necessário substituir uma peça circular danificada por outra, cujo raio r, em u.c., deve satisfazer à relação.
Uma proposição equivalente a “Se alimento e vacino as crianças, então reduzo a mortalidade infantil” é 01) Alimento e vacino as crianças ou não.
) {x  N*, x é impar e x  12} 02) B - {3, 12}
QUESTÕES de 01 a 03 INSTRUÇÃO: Para responder a essas questões, identifique as afirmativas verdadeiras e, em seguida, marque na Folha de Respostas a alternativa.
REVISÃO para Teste Equações do 2º. Grau
Matemática Básica Equação do 1º grau Exemplos:
MOVIMENTO (2) Prof. Cesário.
Professor João Gilberto
PROGRESSÕES JUDITE GOMES
AULA 4 Função Exponencial.
Resolução de algumas questões do IFPB
Progressão Aritmética (PA) Professor : Eduardo Jatobá
Progressão Aritmética
Regra de Três Simples e Composta
APRESENTAÇÃO Está prevista a utilização de 6 aulas (6 blocos de 90 minutos) para o ensino do Subtema das Funções Quadráticas. Todas as aulas servirão.
EXERCÍCIOS PROPOSTOS MATEMÁTICA Prof. Manuel.
PRINCÍPIOS DE VIDA I.
01.Como se pode repartir para três pessoas, 21 tonéis de vinho, se 7 tonéis estão vazios, 7 tonéis estão cheios e 7 tonéis estão pela metade, de modo que.
Portfólio de Matemática
REVISÃO para Teste Equações do 2º. Grau
EXERCÍCIOS PROPOSTOS MATEMÁTICA Prof. Manuel.
AULA 3 Função Quadrática Função Modular.
EXERCÍCIOS PROPOSTOS MATEMÁTICA Prof. Manuel.
Funções.
Operações com Complexos
Você e eu temos juntos R$ 535,00
Aulão tópicos UDESC MATEMÁTICA
CURSO DE MATEMÁTICA BÁSICA
Aula de Matemática TRIÂNGULOS Razão de semelhança
EXERCÍCIOS PROPOSTOS MATEMÁTICA Prof. Manuel.
Colégio Jardins Matemática- Prof: Matheus Damasceno
Equação do 2º grau Conceitos Básicos.
Aula de Matemática prof. Neilton Satel ANÁLISE COMBINATÓRIA.
O Plano "Não basta destruir o que sobra;
Progressão Geométrica Matrizes Questão nº01  Na P.G., a posição do termo é...
AULA DE ESTATÍSTICA PROFESSOR RODRIGÃO.
Prof.Fabiano Progressão Aritmética
Matemática – Unidade 2.
Exemplo 01: Uma caixa foi montada a partir de um quadrado de papelão, de onde foram retirados quadrados de 2 cm de lado, um em cada canto, como mostra.
O MUNDO SEM AS MULHERES som.
Equações do 2º grau.
Capítulo 4 – Função do 2º Grau
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA
(Exemplo) Obter a equação geral e reduzida da circunferência.
FUNÇÃO DO 2.º GRAU.
CONHEÇA HIDROLÂNDIA - UIBAÍ
Grupo A – Azul Claro, Marrom, Laranja
QUESTÃO - 01 Os pesos aceitáveis do pãozinho de 50g verificam a desigualdade |
CONHEÇA HIDROLÂNDIA - UIBAÍ
Álgebra Vetorial e Linear para Computação
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Rio Verde - Goiás - Brasil
MÁRCIA CONTE BOA AULA.
Tecnologias - Matemática desvio médio, desvio-padrão e variância
FUNÇÃO DO 2ºGRAU.
Matemática Revisão Global Professor Rivelino.
MATEMÁTICA - PROGRESSÕES 08 fevereiro 2011 Professor Neilton Satel.
CONHEÇA HIDROLÂNDIA - UIBAÍ
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS Ensino Médio, 1º ANO Análise do gráfico da função quadrática.
Transcrição da apresentação:

Aula de Matemática Conteúdo da aula: COMETA 15 de setembro de 2010 – prof. Neilton Satel Conteúdo da aula: Revisão de PA e Função do 2º grau

♫ Além do horizonte ♫ Além do horizonte deve ter Algum lugar bonito pra viver em paz Onde eu possa encontrar a natureza Alegria e felicidade com certeza Lá nesse lugar o amanhecer é lindo Com flores festejando mais um dia que vem vindo Onde a gente pode se deitar no campo Se amar na relva escutando o canto dos pássaros Aproveitar a tarde sem pensar na vida Andar despreocupado sem saber a hora de voltar Bronzear o corpo todo sem censura Gozar a liberdade de uma vida sem frescura Se você não vem comigo, tudo isso vai ficar No horizonte esperando por nós dois Se você não vem comigo, nada disso tem valor De que vale o paraíso sem o amor? Além do horizonte existe um lugar Bonito e tranqüilo Pra gente se amar Composição: Roberto e Erasmo Carlos.

Revisão de Matemática - professor Neilton Satel Estude o conteúdo prestando muito atenção a cada detalhe do enunciado das questões. Lembre-se que todas as questões têm o mesmo valor, portanto não gaste tempo demais com nenhuma delas. Quando isto acontece, geralmente você fica nervoso e erra até o que sabia. A seguir tem algumas resoluções de algumas questões feitas em sala e comentários do professor. Bons estudos!

Dada a equação f(x)= x² - 2x – 3 encontre a soma de suas raízes Resolução: Fazendo  ax² + bx + c = 0 (zeros ou raízes da equação) a =1 b = -2 c = -3 . Soma das raízes da equação do 2º grau: S = - b / a  S = - (-2) / 1  S = 2 Produto das raízes da equação do 2º grau: P = c / a  P = - 3 / 1  P = 3 ax² + bx + c = 0 x² - 2x – 3 =0

Resposta este é o gráfico da questão anterior: Podemos observar que as coordenadas do vértice são V = (1, -4). As raízes da equação são R1 = - 1 e R2 = 3 A imagem desta função do 2º é y = {yR / y≥ - 4}  observe que a imagem da função do 2º grau é a projeção do gráfico sobre o eixo oy. Observe ainda que equação tem a concavidade para cima pois o valor de a > 0 de (ax² + bx + c = 0)

Dada a equação representada no gráico abaixo, encontre a soma de suas raízes Resolução: Esta ficou fácil de mais! É só somar: – 1 + 3 = 2 Resposta: Portanto a soma das raízes da equação do 2º grau representada neste gráfico é 2

Dada a equação f(x)= x² - 2x – 3 encontre as coordenadas do vértice. Resolução: Fazendo  ax² + bx + c = 0 (zeros ou raízes da equação) a =1 b = -2 c = -3 . X do vértice da equação do 2º grau: X vértice = - b / 2a  X (v)= - (-2) / 2.1  X (vértice) = 1 Y do vértice da equação do 2º grau: Y vértice = - ∆ / 4a  Y (v) = - (16) / 4.1  Y (vértice) = -4 ax² + bx + c = 0 x² - 2x – 3 =0

Dada a equação f(x)= x² - 2x – 3 encontre as coordenadas do vértice. X (vértice) = 1 Y (vértice) = -4 Podemos observar que as coordenadas do vértice são  V = (1, -4).

OU

01. Ache a soma dos sessenta primeiros termos da PA (2, 5, 8, ...). Resolução                                 Cálculo de a60: a60= a1 + 59r       a60 = 2 + 59 · 3 a60 = 2 + 177 a60 = 179 Cálculo da soma:                                           S60 = 5.430 Resposta: 5.430

Artifícios de Resolução Em diversas situações, quando fazemos uso de apenas alguns elementos da PA, é possível, através de artifícios de resolução, tornarmos o procedimento mais simples: PA com três termos: (x – r), x e (x + r), razão igual a r. PA com quatro termos: (x – 3r), (x – r), (x + r)  e   (x + 3r), razão igual a 2r. PA com cinco termos: (x – 2r), (x – r), x, (x + r)  e (x + 2r), razão igual a r.

Exemplo: Determinar os números a, b e c cuja soma é igual a 15, o produto é igual a 105 e formam uma PA crescente.3 Resolução: Fazendo  a = ( b – r )  e  c = ( b + r)  e  sendo   a + b + c = 15, teremos: (b – r) + b + (b + r) = 15     3b = 15     b = 5. Assim, um dos números, o termo médio da PA, já é conhecido. Dessa forma a seqüência passa a ser: (5 – r), 5 e (5 + r), cujo produto é igual a 105, ou seja: (5 – r) · 5 · (5 + r) = 105     52 – r2 = 21     r2 = 4     r = 2 ou r = –2. Sendo a PA crescente, ficaremos apenas com r = 2. Finalmente, teremos  a = 3,  b = 5  e  c = 7.

05 UFBA 98 – 1ª fase – Durante 15 dias, um automóvel é submetido a testes de desempenho mecânico. No primeiro dia ele percorre 40 km; no segundo, 60 km; no terceiro, 80 km; e assim sucessivamente, até o último dia, quando percorre x km. Calcule x/10. Questão de PA ( progressão aritmética ) onde pede para calcular o 15º termo... a n = a1 + ( n – 1 ) R a 15 = a1 + ( 15 – 1 ) R ou a 15 = 40 + 14.60 a 15 = 320 RESPOSTA: x / 10 = 32

06. ( UESSBA – Irecê-BA ) Numa progressão aritmética, a soma do segundo termo com o quarto é igual a 34, e o quinto termo é 27. Com base nessa informação, pode-se concluir que a razão dessa progressão é igual a 01) 7 02) 5 03) 3 04) 2 05) 1

a2 + a4 = 34  a1 + R + a1 + 3R = 34  2a1 + 4R = 34 ou a1 + 2R = 17 como a5 = 27  a5 = a1 + 4R = 27 E resolvendo o sistema de equações do 1º Grau, vem:  LOGO 2R = 10 E R = 5

06. ( UESSBA – Irecê-BA ) Numa progressão aritmética, a soma do segundo termo com o quarto é igual a 34, e o quinto termo é 27. Com base nessa informação, pode-se concluir que a razão dessa progressão é igual a 01) 7 02) 5 03) 3 04) 2 05) 1

07. Em um progressão aritmética (PA), a4 + a7 = 24 e a6 + a10 = 34 07. Em um progressão aritmética (PA), a4 + a7 = 24 e a6 + a10 = 34. Calcule o seu 20º termo. a4 = a1 + 3R a7 = a1 + 6R a6 = a1 + 5R a10 = a1 + 9R a4 + a7 = 24  a1 +3R + a1 + 6R =24 a4 + a7 = 24  2a1 +9R =24 a6 + a10 = 34  a1 +5R + a1 + 9r =34 a6 + a10 = 34  2a1 +14R =34

E só resolver o sistema: a4 + a7 = 24  2a1 +9R =24 a6 + a10 = 34  2a1 +14R =34 2a1 +14R =34 2a1 +14R =34 E finalmente: a20 = a1 + 19R -2a1 -9R =- 24 a20 = 3 + 19.2 5R =10 R =2 a20 = 3 + 38 2a1 +14R =34 a20 = 41 2a1 +14.2 =34 a1 =3

08 UFBA 98 – 1ª fase – Durante 15 dias, um automóvel é submetido a testes de desempenho mecânico. No primeiro dia ele percorre 40 km; no segundo, 60 km; no terceiro, 80 km; e assim sucessivamente, até o último dia, quando percorre x km. Calcule x/10. Questão de PA ( progressão aritmética ) onde pede para calcular o 15º termo... a n = a1 + ( n – 1 ) R a 15 = a1 + ( 15 – 1 ) R ou a 15 = 40 + 14.60 a 15 = 880

OU

an = a1 +( n – 1) R  an = 19 +( n – 1) 4 an = 19 + 4n – 4  an = 15 + 4n Os 492 convites é a soma dos termos dessa PA. OU  2 Sn = (a1 + an ) n 2 . 492 = ( 19 + 15 + 4n) n  2 . 492 = 34 n + 4n2  492 = 17n + 2n2  2 . 12 2 + 17 . 12  492 Então n = 12

07. A soma dos n primeiros termos da PA ( 2n +1, 2n +3, ... ) é:

FIM