Biotecnologia Clube de Ciência e Arte

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Indústria de derivados do fósforo e Ácido Fosfórico.
Advertisements

Engenharia genética É um conjunto de técnicas que permite aos cientistas identificar,isolar e multiplicar genes dos mais diversos organismos. É também.
Alimentos Transgénicos
Biotecnologia Prof.
BIOTECNOLOGIA Professora: IVAnéa.
BIOTECNOLOGIA Professora: IVAnéa.
Tecnologia do DNA Recombinante
APLICAÇÕES Ferramentas biotecnológicas Conhecimento científico MÉDICA
FACULDADE DE ENGENHARIA SÃO PAULO CH3 - Saneamento
Microorganismos úteis na tecnologia de alimentos
INTRODUÇÃO Conjunto de técnicas que utiliza
Biotecnologia no tratamento da água no Brasil
Revolução genômica: um caminho sem volta
QUÍMICA VERDE.
QUANDO PENSAMOS EM BIOTECNOLOGIA, O QUE SURGE EM NOSSA MENTE???
Colégio Imaculada Conceição – DAMAS
BIOTECNOLOGIA Multidisciplinar - Engenharia - Genética
BIOTECNOLOGIA 1ª PARTE: OGM´s e Testes de DNA
BIOTECNOLOGIA.
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS TÓPICOS EM BIOTECNOLOGIA
Introdução a Bioprocessos
Professora Fernanda Landim
O REINO MONERA (Bactérias E ARQUEAS)
Produção de proteínas eucarióticas em bactérias
IX Semana de Biologia da UFPB Mini-curso
Química e qualidade de vida
Engenharia Genética.
INTRODUÇÃO A MICROBIOLOGIA
twitter.com/profmagrao
1 2 Engenharia Genética e Saúde
É a área da engenharia voltada para o desenvolvimento de processos industriais que empregam transformações físico-químicas. O engenheiro químico cria técnicas.
Manipulação Genética.
MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA
Profa Dra Maria Tercília Vilela de Azeredo Oliveira
Trabalho realizado por: Duarte Rodrigues
Transgênicos O que são? Aspectos Positivos Aspectos Negativos
Matriz de Referência de Ciências da Natureza
GENÉTICA Aula 7: Fundamentos das Tecnologias do DNA Recombinante
Professor Carlos Eduardo Nicoletti Camillo
PROFISSÕES APRESENTA: BIOTECNOLOGIA.
Ruan Lucca nº26 – Professora Carol
Química na Medicina.
Técnica do DNA recombinante DNA Complementar - cDNA.
Transgênicos Universidade Federal do ABC Analívia Ramos
TUTELA DO PATRIMÔNIO GENÉTICO
Escola: Coopen Série: 4º ano B Aluno: Victor.
Prof. Alan Alencar Biotecnologia.
Introdução à Engenharia Bioquímica
Transgênicos Os transgênicos, ou organismos geneticamente modificados, são produtos de cruzamentos que jamais aconteceriam na natureza.
Melhoramento Genético
Biotecnologia ambiental
Impossível viver sem ela.
Biotecnologia Professora: Teca.
ATUAÇÃO DO BIÓLOGO ANÁLISES CLÍNICAS
Introdução à Agroindústria
O Espaço Rural UT 5 – 6ª Série Prof.º Renan.
Universidade Federal da Grande Dourados Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais Acadêmica: Adriane F. Bido 3º Semestre PET Biologia.
Década de 90 Ênfase na integração de fatores biológicos nos sistemas de produção; bases do segundo paradigma da fertilidade do solo. Novo paradigma alcançar.
Patrícia de Lima Martins Paschoal
Patrícia de Lima Martins
BIOTECNOLOGIA E ENGENHARIA GENÉTICA DR. ACESSO 2015
Uso de vírus em engenharia genética
Recursos Biológicos. Índice o Introdução Introdução o O que são recursos biológicos? O que são recursos biológicos? o O que e a biodiversidade? O que.
Diversidade Biológica
INTRODUÇÃO À MICROBIOLOGIA
BIOTECNOLOGIA.
Universidade Federal da Grande Dourados Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais Curso de Ciências Biológicas Programa de Educação Tutorial – PET.
PRODUÇÃO E UTILIZAÇÃO DOS PRODUTOS DE CANA-DE-AÇUCAR
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA
Como produzimos organismos geneticamente modificados?
Transcrição da apresentação:

Biotecnologia Clube de Ciência e Arte Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri Instituto de Ciência e Tecnologia Biotecnologia Clube de Ciência e Arte Coordenadora: Professora Mestre Vivian Benassi Alunos: Ana Paula Pais Camile Pinheiro Diogo Meira

O que é Biotecnologia? “Uso de conhecimentos sobre os processos biológicos e sobre as propriedades dos seres vivos, com a finalidade de resolver problemas e criar produtos de utilidade."

Histórico – Biotecnologia Tradicional A preocupação do homem com sua sustentação e o conhecimento empírico. A transição do feudalismo para o capitalismo e a Revolução Industrial (progresso e problemas). A partir de 1850 surgem novas áreas do conhecimento: Microbiologia, Imunologia, Bioquímica e Genética (Ciência Básica). A Química Industrial se desenvolve aceleradamente e, também, aumenta a intervenção da Engenharia Agrícola e da Pecuária no gerenciamento do campo.

Karl Ereky (Engenheiro Agrícola Húngaro - 1919): “A ciência e os métodos que permitem a obtenção de produtos a partir de matéria-prima, mediante a intervenção de organismos vivos”. O século XX assiste a um desenvolvimento extraordinário da ciência e da tecnologia (eletrônica, informática).

A Biotecnologia Moderna abrange hoje uma área ampla do conhecimento CIÊNCIA E TECNOLOGIA Ciência Básica (biologia molecular, microbiologia, biologia celular, genética etc.) Ciência Aplicada (técnicas imunológicas e bioquímicas, assim como técnicas decorrentes da física e da eletrônica) Outras Tecnologias (fermentações, separações, purificações, informática, robótica e controle de processos)

O campo da Biotecnologia

Tipos de Biotecnologia Biotecnologia Vermelha; Biotecnologia Verde; Biotecnologia Cinza; Biotecnologia Azul; Biotecnologia Branca.

• Biotecnologia vermelha: Uso de organismos vivos para fins medicinais, tal como para o desenvolvimento de novos medicamentos. 1940-1950 – antibióticos fabricados por processos fermentativos – atualmente ↑ 5.000; 1982 - insulina humana é produzida por Escherichia coli.

Biotecnologia verde: Transgênico Introdução e eliminação de genes em plantas visando o aumento da resistência a insetos, fungos, condições climáticas extremas, produção de espécies mais saborosas e nutritivas... Transgênico

• Biotecnologia cinza: Relacionada ao setor da técnica ambiental. Auxílio no saneamento dos solos, tratamento das águas residuais e reaproveitamento de lixo.

• Biotecnologia azul: Utilização de processos e organismos da biologia marinha. Aumentando os recursos marinhos para desenvolvimento farmacológico, aplicações no sector cosmético. de produtos alimentares.

Biotecnologia branca: Uso da biotecnologia em aplicações industriais e ambientais. Inclui os processos industriais que utilizam enzimas e organismos vivos, principalmente microrganismos.

A biotecnologia é utilizada: • Indústrias química e farmacêutica; • Indústrias de alimentos; No tratamento de águas, ar e lixo residuais; Indústrias de papel, produção de combustível; Indústrias de ração animal, sucos e bebidas...

Biotecnologia e Transgenia Organismo Transgênico é definido como o uso de organismos vivos modificados geneticamente para um fim comercial. A biotecnologia pode se utilizar do organismo modificado ou não modificado (planta, animal...).

Exemplo de Transgênico 1983 – Primeiras Plantas Transgênicas – Plantas de Fumo resistente ao antibiótico canamicina.

Feitos por Produtos Transgênicos Exemplos de Alimentos Feitos por Produtos Transgênicos

ENEM 2009 (Prova Oficial)   Um novo método para produzir insulina artificial que utiliza tecnologia de DNA recombinante foi desenvolvido por pesquisadores do Departamento de Biologia Celular da Universidade de Brasília (UnB) em parceria com a iniciativa privada.Os pesquisadores modificaram geneticamente a bactéria Escherichia coli para torná-la capaz de sintetizar o hormônio. O processo permitiu fabricar insulina em maior quantidade e em apenas 30 dias, um terço do tempo necessário para obtê-la pelo método tradicional, que consiste na extração do hormônio a partir do pâncreas de animais abatidos.  CIÊNCIA HOJE, 24 abr. 2001. A produção de insulina pela técnica do DNA recombinante tem, como conseqüência: a) O aperfeiçoamento do processo de extração de insulina a partir do pâncreas suíno. b) A seleção de microorganismos resistentes a antibióticos. c) O progresso na técnica da síntese química de hormônios. d) Impacto favorável na saúde de indivíduos diabéticos. e) A criação de animais transgênicos.