CONVERSAS DE TEATRO COM

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

II Reunião Ordinária do Consed 2011 – Canela/RS, 1º de julho de 2011
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral
Formação Sala de Leitura e Filosofia
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
Nome do Município 00/00/0000 Grupo Votorantim Operações em cerca de 300 municípios brasileiros. Compromisso de contribuir com o desenvolvimento do Brasil.
A criança necessita sentir-se emocionalmente bem no espaço que ocupa.
Máscaras Africanas.
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
SARESP 2012 APLICAÇÃO DA PROVA.
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
Desafio.
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta
COMUNICADO CENP de ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DAS HTPCs
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
Plano de Trabalho Docente Título: Quanto custa a escola gratuita? Quanto custa a escola gratuita? Gestora da Aula: Ana Lúcia Bassetto Gestora da Aula:
COLÉGIO LEONARDO DA VINCI
Educação no contexto do Trabalho
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
PROJETO LUGARES DE APRENDER:
Programa Ler e Escrever
Portal Educacional Clickideia
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
Decisões.
PROGRAMA “São Paulo faz escola”
By Gi Manteli Declaração de Vida Autora: Vitória Vila Lobos.
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
Mobilizando seus colegas de trabalho
TABAGISMO “XEQUE-MATE” “PARE, PENSE E ANALISE”.
“Como conquistar um trabalho: Parte II”
Educação, Comunicação e Tecnologia Iolanda B. C. Cortelazzo Mestre em Educação pela FE-USP USP/UNIBAN São Paulo - Brazil.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
Organizando o trabalho pedagógico
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
* CONSELHOS ESCOLARES * PROJETO IMIGRAÇÃO ITALIANA * PROGRAMA CULTURA É CURRÍCULO Profª. Josimarie Júlio – Supervisora de Ensino DER ITU - 12/03/2012.
Reunião de Responsáveis 3º bimestre
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
CURSO: Licenciatura em Educação Física
Carlos H. N. Otobone, Hebert S. Gonçalves, Monica F. M. Lemos, Anne L. Scarinci E.E. Gabriel Ortiz, Instituto de Física - USP Apoio CAPES - PIBID Como.
Ciclo 1 – Reunião do Grupo de Mobilização
Como elaborar um plano de aula
SITUAÇÕES.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
REFLEXÃO A PRÁTICA NOSSA DE TODOS OS DIAS DEVE SER SEMPRE ILUMINADA PELO OLHAR ATENTO DO PROFESSOR, QUE ESTUDA, INVESTIGA, REFLETE, DISCUTE COM SEUS PARES.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
TATU-BOLA O PERSONAGEM MAIS IMPORTANTE DA COPA DO MUNDO NO BRASIL
Escola Acessível – PDDE Estrutura
PROJETO “O CINEMA VAI À ESCOLA”
Atividade complementar 05
Atividade complementar 04
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
Educação Infantil Horário Matutino – 7h30/11h50
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
Zum, zum, zum... Faz o avião do Infantil II.
PROJETO “LENDO E VIVENDO”
ORIENTAÇÃO TÉCNICA DO ENSINO DE ARTE – 2016
V FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS I Mostra Internacional UNIPAM - NAC – DIAS: 15, 16 e 17 de Novembro de 2013 CONVITE.
Abrir o Apetite Poético
Intervenções Pedagógicas O que pode ser feito na escola?
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Projeto Pedagógico - PP - Ivany Ehrhardt – fev.2006.
PATRIMÔNIO HISTÓRICO E EDUCAÇÃO Professores: Carlos Bahia Simone Trindade.
Áudio Pedag 26-fev fev-14. InformativosInformativos Próxima ÁUDIO CML DIA 10.mar – às 14h Tema: RANKING FEVEREIRO Cases e boas práticas das melhores.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO 3º SEGMENTO DA EJA
Transcrição da apresentação:

CONVERSAS DE TEATRO COM I M R L B K VÍDEO: CONVERSAS DE TEATRO COM

Após as impressões de AIMAR LABAKI – CONVERSAS DE TEATRO – O QUE É TEATRO? DESCOBERTA PRAZER AVENTURA CORAGEM ENCONTRO DESPOJAMENTO CONHECIMENTO REVELAÇÃO JOGO EMOÇÃO EXPERIMENTAR SENTIMENTO DIÁLOGO OUTROS

IRREPRODUZÍVEL - ESSA É A FORÇA E A MALDIÇÃO DO TEATRO. B K TEATRO É AO VIVO, OLHO NO OLHO, RESPIRANDO O MESMO AR, SOB A MESMA TEMPERATURA, TENDO VIVIDO NO MESMO DIA, NA MESMA CIDADE, ATOR E ESPECTADOR ESTABELECEM UMA RELAÇÃO – REAL, SIMBÓLICA, FÍSICA, EXOTÉRICA, INTELECTUAL, SEXUAL, IRRECUPERÁVEL, IRREVERSÍVEL E IRREPRODUZÍVEL - ESSA É A FORÇA E A MALDIÇÃO DO TEATRO.

INSTITUIÇÕES PARCEIRAS: NÍVEIS DE ENSINO CICLO I e CICLO II FAZENDA PINHAL NÍVEIS DE ENSINO CICLO II e ENSINO MÉDIO SÍTIO SÃO JOÃO NÍVEIS DE ENSINO CICLO I, CICLO II e ENSINO MÉDIO CDCC Centro de Divulgação Científica e Cultural NÍVEIS DE ENSINO CICLO I, CICLO II e ENSINO MÉDIO OBSERVATÓRIO DA USP

SESC SÃO CARLOS INSTITUIÇÃO PARCEIRA: TEATRO DANÇA NÍVEIS DE ENSINO CICLO I / CICLO II, ENSINO MÉDIO E EJA

FORMAÇÃO DE ESPECTADORES: FORMAÇÃO DE PÚBLICO: ACESSO FÍSICO FORMAÇÃO DE ESPECTADORES: ACESSO A BENS SIMBÓLICOS

ANTES DE SAIR DA ESCOLA O TRAJETO; EXERCÍCIO DE MEMÓRIA; CONTEXTUALIZAR / PESQUISAR; NOME DA PEÇA; QUEM É O AUTOR; QUANDO ELA FOI ESCRITA; RELEASE.

CORTINA PODERÁ OU NÃO ABRIR DURANTE O ESPETÁCULO: CORTINA PODERÁ OU NÃO ABRIR ILUMINAÇÃO CENOGRAFIA FIGURINOS TRILHA SONORA

VOLTA À ESCOLA - RODA DE CONVERSA: EM QUE ÉPOCA SE PASSA A HISTÓRIA? QUAIS AS PERSONAGENS PRINCIPAIS? QUAL FOI A CENA QUE MAIS CHAMOU ATENÇÃO? COMO TERMINOU A PEÇA? OUTROS

CRIAR OPORTUNIDADE PARA QUE A MAIORIA SEIS DESAFIOS BÁSICOS 2012 CRIAR OPORTUNIDADE PARA QUE A MAIORIA DAS ESCOLAS DA DIRETORIA DE ENSINO TENHA INFORMAÇÕES E PARTICIPE DOS PROJETOS.

2. INFORMAR COM ANTECEDÊNCIA NECESSÁRIA OS PROFESSORES ACOMPANHANTES SOBRE O LOCAL E A INSTITUIÇÃO A SER VISITADA. 3. ORIENTAR OS ALUNOS SOBRE A VISITA, CRIANDO SITUAÇÕES DE CURIOSIDADE E DE INVESTIGAÇÃO. 4. COLOCAR EM PRÁTICA AS ORIENTAÇÕES DO TERMO DE ADESÃO, ENVOLVENDO A EQUIPE GESTORA DA ESCOLA, BEM COMO OS PROFESSORES ACOMPANHANTES. 5. OTIMIZAR RECURSOS: 40 ALUNOS E 02 PROFESSORES POR VISITA.

6. DISPONIBILIZAR PARA USO DOS PROFESSORES OS MATERIAIS DE APOIO AO PROGRAMA (PIBLICAÇÕES, VÍDEOS, SITE DO PROGRAMA, INTERNET, VCs QUE APRESENTAM AS INSTITUIÇÕES CULTURAIS, ETC.)

RESPONSABILIDADE DA ESCOLA: Termo de Adesão RESPONSABILIDADE DA ESCOLA: Contratar via APM, transporte e lanches; Garantir que a chegada dos veículos às instituições culturais aconteça no horário agendado; Disponibilizar aos professores os materiais de apoio pedagógico; Divulgar e colocar os materiais de apoio em discussão nas ATPCs; Apresentar os projetos e explicitar o objetivo das saídas dos alunos ao Conselho de Escola e APM;

RESPONSABILIDADE DA ESCOLA Termo de Adesão RESPONSABILIDADE DA ESCOLA Obter junto aos pais / responsáveis a autorização para saída dos alunos; Assegurar que as visitas / apresentações sejam realizadas por grupos de 40 alunos; Não é permitido a seleção de alunos de séries diferentes para que aconteça a visita; Assegurar que os alunos sejam acompanhados por dois professores; Assegurar que um dos professores acompanhantes responda a avaliação on-line.

RESPONSABILIDADE DA DIRETORIA DE ENSINO Termo de Adesão RESPONSABILIDADE DA DIRETORIA DE ENSINO - Orientar os PCs das escolas participantes; - Organizar e participar de encontros, OTs e videoconferência; - Organizar o calendário de visitas; - Preencher as vagas disponíveis nos sistemas on-line com as escolas que estejam com a conta da APM/FDE em ordem; O cancelamento de visitas deverá ser feito sempre pela DE – só será aceito até 48 horas antes da visita;

RESPONSABILIDADE DA DIRETORIA DE ENSINO Termo de Adesão RESPONSABILIDADE DA DIRETORIA DE ENSINO Acompanhar e zelar pelo bom desenvolvimento do Programa; Certificar que as escolas estejam respondendo a avaliação de cada uma das visitas realizadas; Avaliar o desenvolvimento dos Projetos; A não aceitação ou desenvolvimento das responsabilidades implica na exclusão da escola; A escola ou turma cuja participação no Programa seja mal avaliada terá sua inclusão suspensa nas visitas.

É IMPORTANTE SABER COM ANTECEDÊNCIA : PARA ONDE VAMOS? É IMPORTANTE SABER COM ANTECEDÊNCIA : NOME, ENDEREÇO E BREVE HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO; SINOPSE DA EXPOSIÇÃO OU DA ATIVIDADE DA INSTITUIÇÃO; 2. O QUE OS ALUNOS JÁ OUVIRAM FALAR SOBRE A INSTITUIÇÃO QUE SERÁ VISITADA (RÁDIO, NA TV, NA INTERNET, NO JORNAL OU EM OUTRO MEIO)? 3. DISCUTIR, ANTES DA VISITA, AS EXPERIÊNCIAS DOS ALUNOS: O QUE JÁ VIRAM; O QUE JÁ CONHECEM; SE JÁ FORAM A UMA INSTITUIÇÃO COMO A QUE IRÃO VISITAR; 4. QUAIS AS EXPECTATIVAS DOS ALUNOS SOBRE A VISITA; 5. ESCLARECER AOS ALUNOS QUE A VISITA ESTÁ RELACIONADA AOS CONTEÚDOS CURRICULARES;

6. O TRAJETO: ORGANIZAR UM ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO SOBRE O CAMINHO QUE SERÁ PERCORRIDO DA ESCOLA ATÉ A INSTITUIÇÃO: AS RUAS, O TRABALHO DAS PESSOAS, AS CONSTRUÇÕES, AS INTERVENÇOES ARTÍSTICAS – INSTALAÇÕES, GRAFITES, MONUMENTOS E OUTROS. 7. É IMPORTANTE QUE OS ALUNOS E PROFESSORES ESTEJAM ATENTOS ÀS ORIENTAÇÕES DOS EDUCADORES DA INSTITUIÇÃO, OBSERVANDO AS REGRAS E TODAS AS FORMAS DE INTERAÇÃO. 8. NO RETORNO À ESCOLA, PERGUNTAR AOS ALUNOS: A VISITA POSSIBILITOU DESCOLBERTAS? O QUE MAIS GOSTARIAM DE SABER SOBRE O QUE VIRAM? O QUE VIRAM NA INSTITUIÇÃO ESTÁ PRESENTE EM NOSSO COTIDIANO?

9. COMO CADA UM PARTICIPOU? TRANSFORMAR A EXPERIÊNCIA EM PRODUÇÃO DE TEXTOS, DESENHOS OU OUTRAS ATIVIDADES QUE O PROFESSOR TENHA SEGURANÇA PARA DESENVOLVER. 10. A MEDIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DOS PROFESSORES É FUNDAMENTAL EM TODOS OS MOMENTOS.

ORÇAMENTOS DE TRANSPORTES

ORÇAMENTOS DE LANCHES

“LEMBRETES” - PROJETOS – LUGARES DE APRENDER - SITE DA DIRETORIA DE ENSINO - CRONOGRAMA + SUGESTÃO DE LEITURA PARA OS PROFESSORES LANCHE – INSTITUIÇÃO LISTA DE PRESENÇA – INSTITUIÇÃO VISITA E NÃO PASSEIO / EXCURSÃO ENDEREÇO E TELEFONE DAS INSTITUIÇÃO TERMO DE ADESÃO – ESCOLA VÍDEO INSTITUCIONAL – CDCC E OBSERVATÓRIO FICHA DE INSCRIÇÃO – CDCC E OBSERVATÓRIO “LEMBRETES”

Cia. Arthur-Arnaldo (São Paulo/SP) TEATRO – FEIZBUK Cia. Arthur-Arnaldo (São Paulo/SP) No Facebook, as fronteiras entre o privado e o público nunca foram tão tênues. A pergunta “no que você está pensando agora?” é o enigma da esfinge atual, um convite para que você escreva seus pensamentos, divida seus conhecimentos. Após escrever seu post, a pergunta volta a aparecer, como um desafio: e agora você está pensando o quê? Mas, com isso tudo: que tempo resta para pensar e para viver de fato? A peça é livremente inspirada no texto do autor argentino José María Muscari. DIREÇÃO: TUNA SERZEDELLO LOCAL: TEATRO SESC SÃO CARLOS 60 MINUTOS