Brasília, 31 de janeiro a 2 de fevereiro de 2011 Salomão Quadros IBRE/FGV.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INFLAÇÃO.
Advertisements

Correlação e Regressão
Analise de Regressão Parte 2.
CAPÍTULO 7 TESTE DE HIPÓTESE
CONCEITOS PRELIMINARES
INFLAÇÃO.
Cássio Luís Fernandes de Oliveira
Medidas de Dispersão.
CAPÍTULO 7 TESTE DE HIPÓTESE
ESTIMAÇÃO.
Sumário Bem ou serviço compósito = dinheiro Exercícios 2 Exercícios 3.
Índices de Preços ao Consumidor Harmonizado Mercosul Ampliado
Medidas Alternativas de Custo de Vida
Capítulo 6 Estimativas e Tamanho de Amostras
MEDIDAS DE DISPERSÃO Medidas de tendência central fornecem um resumo parcial das informações de um conjunto de dados. A necessidade de uma medida de variação.
Distribuição F Considere duas populações com distribuição de Gauss com médias 1, 2 e variâncias 12 e 22 . Retire uma amostra aleatória de tamanho.
ÍNDICES DE PREÇOS u São o demonstrativo síntese do movimento de preços dos produtos consumidos por determinado segmento da população. Esta síntese é obtida.
NÚMEROS ÍNDICES.
24 Medindo o Custo de Vida.
Estatística Descritiva
NOÇÕES DE ESTATÍSTICA APLICADA AO CONTROLE E À MELHORIA DE PROCESSOS
CAP2 MEDIÇÃO DA ACTIVIDADE ECONÓMICA E CONTABILIDADE NACIONAL
Francisco Figueiredo Brasília, 31 de janeiro de 2011.
Inflação Grupo: Alessandra Gontijo, Flávia Tomaz e Cauê Batista
ESTATÍSTICA.
Estatística Descritiva (I)
Monitoria de Probabilidade e Estatística
DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL DA PROPORÇÃO DA AMOSTRA OU
DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL DA MÉDIA DA AMOSTRA OU DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL DE
Medindo o Custo de Vida Capítulo 24.
Variável Aleatória Contínua.
DISTRIBUIÇÕES AMOSTRAIS
Estatística Para um dado conjunto de dados, podemos calcular as seguintes grandezas: 1) Medidas de posição 2) Medidas de dispersão 3) Parâmetros de simetria.
ESTATÍSTICA.
Uma ação muito comum em relação ao tratamento de uma distribuição de dados é agrupamento, que consiste em agrupar conjuntos grandes de dados antes de efetuar.
Desafios gerenciais Aula 4.
ESTATÍSTICA.
SÉRIES ESTATÍSTICAS TABELA: É um quadro que resume um conjunto de dados dispostos segundo linhas e colunas de maneira sistemática. De acordo com a Resolução.
Perfil clínico epidemiológico do vitiligo na criança e adolescente
Amostragem Pontos mais importantes:
ZAZ 0763 – ECONOMIA Prof. Rubens Nunes
Site: Estatística Prof. Edson Nemer Site:
11 18/11/2014 GERENCIAMENTO DE RISCO NO PLANEJAMENTO DA AÇÃO FISCAL SEFAZ-Ce/GABIN/ADINS Sandra Olimpio I SEMINÁRIO NACIONAL DE COOPERAÇÃO E INTEGRAÇÃO.
Site: Estatística Prof. Edson Nemer Site:
ANÁLISE ESTATÍSTICA II
Introdução à Estatística
Aula 10 Medidas de dispersão Prof. Diovani Milhorim
Professor Antonio Carlos Coelho
Capítulo 1 MATEMÁTICA COMERCIAL
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
ESTOQUES Fator-Chave O papel do estoque na Cadeia de Suprimento
DISTRIBUIÇÃO DE POISSON
Aula Teórica nº 4 Medição dos preços e da inflação.
Regressão e Previsão Numérica.
INFLAÇÃO.
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADA À ENGENHARIA
Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I
INFLAÇÃO.  INFLAÇÃO – aumento generalizado e contínuo no nível geral de preços;  DEFLAÇÃO – o conceito inverso ao de inflação.
Demanda. Nos primeiros dias de janeiro de todos os anos, os principais jornais apresentam matérias sobre as liquidações que algumas grandes lojas de departamento.
INFLAÇÃO: aumento contínuo e generalizado dos preços na economia
INFLAÇÃO. DEFINIÇÕES 1) Taxa de variação relativa de preços. 2) Aumento geral e persistente de preços.
CEPZ1 – 2015 – AULA 06 PROFESSORA: BRUNA CAVALLINI E RODRIGUES
Logística Empresarial
Estimação e Intervalo de Confiança. Estimação Frequentemente necessitamos, por meio das amostras, conhecer informações gerais da população. A estimação.
Camilo Daleles Rennó Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO 2016 Técnicas.
Inferência 1:Estimação de Parâmetros Relembrando o Teorema Central do Limite Da aula anterior: a) Os estimadores da média e da s 2 são não viciados e de.
Estatística Aplicada à Administração Prof. Alessandro Moura costa UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS.
Economia II – Estes materiais não são parte integrante da bibliografia da unidade curricular. Aula Teórica nº 4 Bibliografia: Obrigatória:Amaral et al.
Inflação. Em 1994, a inflação anual no Brasil era de quase 5.000%, e os preços subiam quase que diariamente.1994inflação Os salários, a fim de acompanhar.
INFERÊNCIA ESTATÍSTICA
Transcrição da apresentação:

Brasília, 31 de janeiro a 2 de fevereiro de 2011 Salomão Quadros IBRE/FGV

Sumário O artigo tem como objetivo a comparação analítica entre as fórmulas de cálculo de IPCs de Könus – Byushgens (BK), utilizada pela FIPE, e Laspeyres (L), utilizada pelo BLS (e por quase todos os institutos de estatística do mundo). Faz também um cálculo comparativo com dados da FIPE (mas poucas explorações a respeito).

Sumário O autor dedica aproximadamente 2/3 do texto a uma revisão abrangente da teoria dos números índices. Aborda (com detalhamento variável) os três enfoques consagrados: Axiomático – conjunto de axiomas (os desejáveis e os necessários) para a validação de uma fórmula de cálculo. Impossibilidade de atendimento a todos os axiomas. Índices superlativos. Estocástico - Se os relativos de preço possuem uma distribuição aleatória, um índice de inflação é uma medida de tendência central e pode ser estimada através de métodos estatísticos. Econômico - preços e quantidades não são independentes. A quantidade dos bens consumidos é a solução de um problema de maximização de utilidade por parte dos consumidores. Könus (1924) mostra que para cada forma da função utilidade existe um índice exato, isto é, a compensação mínima necessária para o consumidor atingir o mesmo nível de utilidade do período anterior. Se a função utilidade do consumidor é Leontieff, a fórmula a ser utilizada é a de Laspeyres (L). Se a função utilidade for Cobb-Douglas o índice é o de Könus-Byushgens (KB).

Sumário No 1/3 restante do texto o autor especifica e estima modelos de IPCs baseados em L e KB com microdados da FIPE (jan00 a nov10). Conclui que no período mencionado, L = 95,31% e KB = 85,76%. A variação anual de KB é em média 0,46% inferior à de L. A divergência está associada à dispersão de preços relativos.

IPC- FIPE/IPC - RJ Fontes: Fipe e FGV

BK/L (preços Fipe) Fonte: Carmo

Observações Qual é a função utilidade do população objetivo? Por que (L-IS) > (IS-KB)? Superestimar ou subestimar: o que é pior? CPI-UC-CPI-U 20003,42, ,61, ,42, ,91, ,33, ,42, ,52, ,13, ,10, ,73, ,5 1,4 Fonte: BLS

Observações Pesquisa histórica: Por que a FIPE decidiu em 1973 usar BK? De que maneira a fórmula BK pode ampliar o campo de observação do BC no monitoramento da inflação?