A INSTITUIÇÃO RELIGIOSA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A reforma & a contra reforma religiosa
Advertisements

Trabalho de história História em quadrinhos nomes:Taís e Gisele Nº 20 e 07 Professora: Joelma Reforma e contra reforma.
RENASCIMENTO.
ENTENDENDO O FENÔMENO RELIGIOSO
RESUMO DE SOCIOLOGIA Caro(a) aluno(a), o presente resumo permite ter uma visão panorâmica dos tópicos mais importantes ministrados neste primeiro semestre.
ANTECEDENTES E HISTÓRICO A MUDANÇA ESTRUTURAL A GRANDE TRANSIÇÃO
UM BREVE RESUMO DO SEMESTRE: SOCIOLOGIA Caro(a) aluno(a), o presente resumo permite ter uma visão panorâmica dos tópicos mais importantes ministrados,
UM BREVE RESUMO DO SEMESTRE: SOCIOLOGIA Caro(a) aluno(a), o presente resumo permite ter uma visão panorâmica dos tópicos mais importantes ministrados.
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
SOLENIDADE de TODOS os SANTOS Sede Santos.
D. Jacinto Bergman - I Congresso ABP
A Eucaristia, sacramento de nossa salvação realizada por Cristo na cruz, é também um sacrifício de louvor em ação de graças pela obra da criação. No sacrifício.
GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto
Contrarreforma Católica
“Creio na igreja una, Santa, católica e apostólica”
FESTA DE CORPUS CHRISTI
SACRAMENTOS DA INICIAÇÃO CRISTÃ
Prof. Dr. Evilázio Teixeira
Somos Um Grupo Com JESUS quando
Vaso Insigne de Devoção
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
Ação Social Inclusão Social.
PASTORAL DA COMUNICAÇÃO
A Filosofia Ocidental na Idade Moderna
Paróquia Verbo Divino VISITA PASTORAL
Instituições Sociais: A Religião
O estudo das Doutrinas Bíblicas
1 Chegamos a Roma!. 1 Chegamos a Roma! Alvo da lição O aluno será capaz de saber sentir agir conhecer melhor a carta aos Romanos, incluindo a cidade,
Trabalho de historia Professora: Joelma Alunos: Felipe , Renan
ECUMENISMO FORMAÇÃO DE COORDENADORES CONCEITO
O Cristianismo E.B. 2/3 do Couto Mineiro Disciplina: E.M.R.C.
O QUE É FILOSOFIA ?.
Cesar e Deus.
A Igreja Medieval: No ano de 391, a religião cristã foi transformada em religião oficial do Império Romano. A partir deste momento, a Igreja Católica começou.
1. Em linguagem profética, a mulher de Apocalipse 12 representa a igreja verdadeira. 2. O Filho que ela deu à luz é Jesus. 3. O dragão que devoraria.
Disciplina de Filosofia 2º Trimestre – 9º Ano Prof.º Renan.
1º EM – Durkheim e a Sociologia do Trabalho
ORGANIZAÇÕES RELIGIOSAS Docente: Wilma B. Borges de Macedo 2011
DOMINGO DE PÁSCOA, 5 DE ABRIL DE 2015.
A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos
Max Weber e as ações sociais
Universidade Federal de Uberlândia – 1ª fase
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
ECCLESIA DE EUCHARISTIA- JOÃO PAULO II
Os teóricos da Sociologia e suas obras
REFORMA Prof. Adriana Freitas.
O que nos diferencia das outras religiões? Quem é Deus? (Partindo do pressuposto de que ele existe) Onde ele está? Com que direito nos propomos a falar.
Maria João Gama O TEMPO DAS REFORMAS RELIGIOSAS Nome Nº Turma Nome Nº Turma AVALIAÇÃO História 8.
Émile Durkheim ( ).
RELAÇÕES DE PODER.
Na Escola de Maria Maria é quem está nos trazendo aqui para nos apresentar seu Filho. Jesus está com Maria, Maria está com Jesus e onde está Jesus, nós.
Maria, Mãe de Jesus Cristo
O Cristão é um cidadão como todos os outros: desfruta dos mesmos direitos e tem os mesmos deveres. Os impostos, é obrigado a pagar? As Leituras bíblicas.
Reforma Protestante e Contra- Reforma CDM: 7° Ano Prof°. Pedro Tavares.
OS SACRAMENTOS EM SUA VIDA. “ O SACRAMENTO DA CONFIRMAÇÃO”
Professor Romildo Tavares
LIÇÃO 8 - O RELACIONAMENTO COM PESSOAS DE UMA FÉ DIFERENTE
ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
• a Reforma Protestante (século XVI), • o Iluminismo (século XVIII),
Quebra-se a hegemonia da Igreja Católica
O CAMPO DA RELIGIÃO Prof. Helder Salvador. É só com a filosofia moderna que se começa tratar a religião, e com isto também a fé cristã, filosoficamente,
C olégio do A mor de D eus Educação Moral e Religiosa Católica UL 2 a universalidade do FENÓMENO RELIGIOSO.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 11/08/10 TRANSFORMANDO A COMUNIDADE PELA INICIAÇÃO Á VIDA CRISTÃ PARÓQUIA SANTA RITA.
30 DE ABRIL DE 2016 As críticas ao Filho do Homem Certo dia, quando ele ensinava, estavam sentados ali fariseus e mestres da lei, procedentes de todos.
Conteúdo de História – 7º ano A Reforma Protestante e a Contrarreforma Católica (p. 136 a 151) PAULA GRACIELE CARNEIRO [1][1] Identificar as ações da Igreja.
A grupamento de E scolas de A brigada EMRC Educação Moral e Religiosa Católica A UNIVERSALIDADE DO FENÓMENO RELIGIOSO.
PARÓQUIA, TORNAR-TE O QUE TU ÉS!
Como explicar o mundo?.
A Europa Moderna Reformas Religiosas..
REFLEXÕES SOBRE OS DISCÍPULOS NO CAMINHO DE EMAUS
Transcrição da apresentação:

A INSTITUIÇÃO RELIGIOSA AULA 06 – Farias Brito Escolas Prof. Gildo Júnior

Definindo “ A religião é uma obra humana através da qual é construído um cosmo sagrado”. A instituição se diferencia das demais pelo seu caráter subjetivo, sobrenatural.

Etimologia A partir de um pensamento de Santo Agostinho, o qual nos propõe que liguemos a alma a um único Deus, brota a etimologia da palavra religião – religare, religar. Ligar o que a quê? Ligar o mundo sobrenatural ao humano, ou profano, fazer-nos crer que não estamos sozinhos no mundo, que precisamos dar um sentido à vida.

Questões clássicas: De onde viemos. Quem somos. Para onde vamos Questões clássicas: De onde viemos? Quem somos? Para onde vamos? Para que viemos? A busca dessas respostas nos motivou a desenvolver o que chamamos de “pensamento sagrado”

O QUE SÃO OS RITUAIS? São atos repetitivos, que rememoram o acontecimento inicial da história sagrada de determinada cultura. É fundamental na celebração do ritual que as palavras e os gestos sejam sempre os mesmos, pois se trata de uma reafirmação dos laços entre os humanos e as divindades.

Os dogmas São verdades irrefutáveis que são mantidas pela fé. Um dogma jamais pode ser questionado ou colocado em dúvida. Exemplo: a transformação do pão e do vinho em corpo e sangue de Cristo, a divindade de Jesus, etc.

“O sagrado é uma experiência da presença de uma potência ou de uma força sobrenatural que habita algum ser (...) é a experiência simbólica da diferença entre os seres, da superioridade de alguns sobre outros, superioridade e poder sentidos como espantosos, desejados e temidos.” (CHAUÍ, 2000).

Duas formas de ver a religião 1. Como instrumento de compreensão do mundo, de abertura para outras dimensões da religiosidade. Conhecendo histórias de outras culturas, buscamos dar significado à nossa existência.

2. Como instrumento de dominação, de intolerância e, que ao extremo, pode chegar ao fanatismo religioso.

Homem-bomba

A primeira missa no Brasil

Batismos de escravos

REGISTRO DE BATISMO DE UM ESCRAVO - 1866: No primeiro dia do mez de abril de mil oitocentos e sessenta e seis, nesta Freguesia de Nossa Senhora da Victoria, baptizei e puz os Santos Óleos a Antônio, preto, nascido em oito de abril de mil oitocentos e sessenta e quatro, filho de Ângela, escravos de Vicente Borges de Vasconcellos Duart forão padrinhos o mesmo Vicente Borges de Vasconcellos Duarte Dona Rosa Emilia de Sousa [...].(REGISTRO DE BATISMO, 1866, fl.27).

Regime do padroado Durante os períodos colonial e imperial a ação pastoral da Igreja no Brasil estava subordinada aos ditames do poder civil. É que, desde as bulas dos papas Nicolau V (1452), Calisto III (1455) e Alexandre VI (1514), tinham sido dados aos reis de Portugal "poderes pontifícios" para administrar a instituição eclesiástica nos domínios portugueses. Era o privilégio do padroado.

Estado laico Um Estado secular ou estado laico é um conceito do secularismo onde o Estado é oficialmente neutro em relação às questões religiosas, não apoiando nem se opondo a nenhuma religião. Um estado secular trata todos seus cidadãos igualmente, independentemente de sua escolha religiosa, e não deve dar preferência a indivíduos de certa religião.

Estado teocrático Estado teocrático ou teocracia é o contrário de um estado secular, ou seja, é um estado onde há uma única religião oficial, como é o caso do Vaticano (Igreja Católica), do Irã (República Islâmica) e Israel (Estado Judeu).

O domínio da Igreja Católica 313 – Edito de Milão – concessão da liberdade à Igreja Católica por Constantino Auge na Idade Média – visão teocêntrica do mundo Século XVI – grande abalo com a Reforma Protestante, guiada por Martinho Lutero Iluminismo – abertura à razão Inquisição – punição aos hereges

Sociologicamente falando Karl Marx, Durkheim e Weber desenvolveram conclusões distintas, mas são unânimes numa questão: é mais que previsível o fim das religiões. A técnica e a modernização levariam ao que a Sociologia denomina de processo de secularização.

Karl Marx Considerava a religião como o “ópio do povo”, parafraseando outros autores . Tinha uma visão materialista da história e via a religião como um fator de impedimento da ação humana em favor do seu desenvolvimento e da mudança social.

Durkheim Para ele, a religião teria o papel de fortalecer os laços de coesão social e contribuir para a solidariedade dos membros do grupo. A religião possui unicamente a função de conservar e fortalecer a ordem estabelecida.

Para Durkheim, aqueles que verdadeiramente têm fé saem do isolamento e se aproximam dos outros para convencê-los, e a força de suas convicções mantém sua fé, pois, sozinha, ela enfraqueceria.