Geografia Homem & Espaço Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva. A Guerra Fria e o fim da URSS ( ) 9º ano Unidade I.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RELAÇÕES POLÍTICAS E ECONÔMICAS NO ESPAÇO MUNDIAL
Advertisements

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 GLOBALIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO ECONÔMICA
América Anglo-Saxônica Geografia – Prof. Christian.
Geografia do Canadá. O território canadense O elevado nível de vida e a intensa relação com os Estados Unidos Em virtude disso, a população do país desfruta.
Ordem da Guerra Fria Aula 5 Geografia Geral 1. II Guerra Mundial: EIXO ALIADOS -Alemanha - Reino Unido -Itália - França -Japão - EUA (ajuda à URSS) *
ANOS 40/50: GUERRA FRIA “CLÁSSICA” BLOQUEIO DE BERLIM(1948/1949)
CORREÇÃO Tarefas capítulo 5. PÁGINA 109 EXERCÍCIOS 1 - A País O meio natural e a sua importância no desenvolvimento econômico EUA Os EUA possuem poucas.
A SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E O IMPERIALISMO Livro “Conexões com a História” 3 Páginas 12 a 29.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
GUERRA FRIA. Definição – Ordem bipolar – EUA X URSS. – Capitalismo X Socialismo. – “Paz improvável, guerra impossível”.
Guerra Fria Capítulo 18 – Livro 5. Guerra Fria Pós 2ª Guerra Mundial. Mundo dividido em dois pólos: Influência capitalista – EUA X Influência socialista.
Datas das aulas: e 16/09 - Apresentação - A crise de 1893 e a era do imperialismo e 23/09 - A guerra imperialista ( ) e as revoluções.
9.O ANO – LICEU ALBERT SABIN A Guerra Fria e o mundo bipolar.
Da Rússia a CEI.  Foi o país de maior extensão territorial ( mais de 22 milhões de quilômetros quadrados);  Primeiro país a colocar um equipamento.
IDADE CONTEMPORÂNEA Prof. Iair GUERRA FRIA (1945 – 1989) Definição: Conflito político, ideológico e militar entre as duas grandes potências.
GUERRA FRIA Prof° Davi Ruschel. FINAL DA SEGUNDA GUERRA: - enfraquecimento das grandes potências européias - emergência de duas grandes potências (Bipolaridade):
Causas da hegemonia atual dos EUA
O que é uma ordem internacional (mundial)?
CAPÍTULO 2 – O MUNDO DIVIDIDO PELO CRITÉRIO IDEOLÓGICO
Guerra Fria.
"Esta guerra, de fato, é uma confirmação da anterior”.
GUERRA FRIA, NOVA ORDEM MUNDIAL E GLOBALIZAÇÃO
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
Industrialização.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS L'ORGANISATION DES NATIONS UNIES
Nova Ordem Mundial.
Guerra Fria.
CAPÍTULO 2 – O PAPEL DA ONU NO MUNDO
Rússia e a CEI.
O Antagonismo dos Blocos
A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE Apresenta basicamente duas facetas: uma geopolítica e outra econômica.
Regionalização do mundo
A Divisão Internacional do Trabalho
Apogeu e declínio da influência europeia
DESENVOLVIMENTO E SUBDESENVOLVIMENTO
Prof: Rafael Dall’Agnol
A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE
GUERRA FRIA INTEGRANTES DO GRUPO: CARLOS, CLÉBER, DENER, EVA, GLÓRIA, NÁTALI E TAINARA. TURMA: 303.
Industrialização nas Américas
Guia Abril do Estudante
Revisão Avaliação Módulo 1 e 2  Prof.º Fylipe Alves.
Percurso 1: Do mundo multipolar para o bipolar
Guerra Fria Prof.ª Amanda Cunha.
A formação da globalização econômica.
ESCOLA SANTA RITA Aula de Revisão
Guerra Fria.
A NOVA ORDEM MUNDIAL.
Geografia 8º ano Do mundo Bipolar ao Multipolar.
ESCOLA SANTA RITA Aula de Revisão
Desenvolvimento e subdesenvolvimento Será que todos os países têm o mesmo poder econômico?
GUERRA FRIA.
QUIZ GUERRA FRIA.
O MUNDO DURANTE A GUERRA FRIA
Globalização, multipolarização e Fragmentação do espaço mundial
Professor: João Claudio Alcantara dos Santos
O socialismo científico e seus desdobramentos
Definição: conflito político, ideológico e militar entre as duas grandes potências do pós-2ª Guerra Mundial: X EUA CAPITALISMO URSS COMUNISMO.
EPISÓDIOS SIGNIFICATIVOS
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
Mundo Bipolar Mundo Bipolarizado- Disputa de poder entre os EUA e a URSS Disputa geopolítica e ideológica; Corrida Armamentista - Paridade Bélica; Premissa.
Ensino Médio HISTÓRIA Revolução Russa Aula 3.
A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE
Preparatório EsPCEx História Geral
Organismos Internacionais e os Blocos Econômicos
Desintegração e conflitos no leste Europeu.
Gay-Lussac Prof. José Victor
Da Guerra Fria à Coexistência Pacífica
Reconstrução e política de blocos
2ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E IMPERIALISMO Prof. Lincoln Marques
Alunos: Camile Eduarda, Edilson Santos, Emily Ortiz, Matheus Santos, Raul Leão.
Transcrição da apresentação:

Geografia Homem & Espaço Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva. A Guerra Fria e o fim da URSS ( ) 9º ano Unidade I – Geopolítica e Economia Mundial Professor Diogo Vieira

Ciências Humanas e sua Tecnologias, Série 2º Ano Tópico: O Mundo Bipolar e Guerra Fria EUA x URSS

EUA > Países da Europa Ocidental URSS > Países da Europa Oriental Imagem: Mapa mostrando os setores da ocupação de Berlim, Alemanha / historicair / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported

Características gerais da Guerra Fria Disputa tecnológica; Corrida armamentista; Corrida espacial; Espionagem (CIA x KGB); Busca de aliados; Conflitos regionalizados.

Guerra Fria Imagem: Avião Americano interceptando um avião Soviético em 1974 / Lt. Morris /Domínio Público Imagem: Astronauta americano / NASA / Domínio Público

Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva. Fonte: Guia do estudante. São Paulo: Abril, p.31 (adaptado).

Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva. Conversa  Que época o mapa retrata? Qual a sua abrangência em termos espaciais?  Qual a informação do mapa?  Quais fatores podem ter possibilitado aos Estados Unidos e à URSS assumirem a posição de líderes no cenário político- econômico mundial?  O que significam as expressões ‘Países alinhados com os Estados Unidos’, ‘Países alinhados com a URSS’ e ‘Países não alinhados’?

Relações Políticas e Econômicas no Espaço Mundial Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva. Importantes fontes de poder no mundo atual responsáveis pela organização do espaço geográfico mundial Governos dos Estados-naçãoGrandes empresas multinacionais ou transnacionais

Estados-nação - fontes de poder  Particularmente governos de países desenvolvidos e mais ricos, como por exemplo EUA, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália;  Governos dos mais fortes militarmente, como a Rússia;  O governo da China, pois o país, além de possuir um dos maiores PIBs do mundo, é uma potência militar e um dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU.

Organização das Nações Unidas (ONU) A ONU foi criada em 1945 pela Conferência de São Francisco, com o objetivo de assegurar a paz mundial e a cooperação entre as nações. Hoje quase a totalidade dos países do mundo participa de órgãos ou agências da ONU. Apesar disso, desde a sua criação, representou os interesses dos vencedores da Segunda Guerra Mundial. Estados Unidos, Rússia, França, Reino Unido e China têm poder de veto Conselho de Segurança. Entre os seus princípios, está registrado que todos os Estados- membros são soberanos e iguais entre si. Entretanto, os Estados Unidos, Rússia, França, Reino Unido e China têm poder de veto em várias deliberações ou resoluções tomadas no interior da organização, compondo os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança. Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva.

Para compreender a geopolítica contemporânea e a estrutura da economia mundial Com a crise do socialismo e a dissolução da União Soviética nos anos 1990, o principal processo de estruturação do espaço geográfico passou a ser a mundialização do capitalismo, caracterizado pela disputa entre as grandes potências econômicas e suas empresas sobre o comércio internacional. Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva. Guerra Fria – 2ª metade do século XX Os principais conflitos internacionais foram provocados pela rivalidade entre países capitalistas e socialistas. Foi um período no qual as super­potências, Estados Unidos e a então União Soviética, disputavam áreas de influência política no mundo.

Capitalismo Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva. Nos países capitalistas, a sociedade está dividida em classes sociais e a maior parte dos meios de produção (fábricas, bancos, comércio e terras) são propriedades privadas, ou seja, pertencem a empresas particulares. A produção de mercadorias e a geração de serviços destinam-se ao mercado, à comercialização. Nesse sistema, os que não possuem os meios de produção (empregados) trabalham para os que os possuem, em troca de um salário; os donos dos meios de produção (empresários) visam ao lucro, ou seja, à ampliação do seu capital, representado por dinheiro, imóveis, terras, veículos, máquinas, entre outros.

Socialismo Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva. O socialismo é outro sistema que organiza a vida política, social e econômica de uma sociedade, com base nas ideias de Marx e Engels (por isso também é chamado de marxismo). Sua principal característica é a planificação da economia. As indústrias, máquinas, meios de transporte, terras etc., ou seja, todos os meios de produção, pertencem ao Estado, a quem cabe fornecer as condições mínimas de vida à população. Teoricamente, o socialismo daria origem a uma sociedade sem classes.

Mundialização do capitalismo  No entanto, neste início de século, um quarto país já se configura como uma grande potência econômica: a China Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva. Grandes potências econômicas: Tríade EUA União Européia (27 países) Japão responsáveis por cerca de 70% do PIB mundial e por aproximadamente 80% dos investimentos externos diretos, realizados anualmente ao redor do globo.

Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva. Fonte: OMC,2006 Em: Acompanhamento Internacional - Secretaria do Comércio Exterior – Secex, abr p. 2

Ponto de vista político-militar Não se pode deixar de considerar a importância da Rússia, particularmente em termos político-militares, pois detém expressivo arsenal nuclear. Além disso, as crescentes exportações de petróleo, bem como os elevados preços desse produto no mercado internacional, contribuíram para a recuperação econômica desse país na primeira década do século XXI. No entanto, do ponto de vista político-militar, na virada do século XX para o século XXI, o mundo presenciou uma situação na qual apenas um ator parece ser o protagonista – os EUA, nesse ponto de vista, chamado de hiper-potência mundial. Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva.

Mario Yoshida

Mundo pós 1945: 1945 – Início da Guerra Fria entre URSS e EUA 1947 – Doutrina Truman Plano Marshall 1949 – Criação da Otan 1955 – Criação do Pacto de Varsóvia 1991 – Dissolução da URSS Fim do século XX início do século XXI – EUA emergem como hiper- potência Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva.

1947 – Doutrina Truman É uma expressão que designa um conjunto de medidas políticas e econômicas assumidas depois de março 1947, data em que o então presidente dos EUA, Harry Truman, profere um violento discurso contra a “ameaça comunista”, onde diz que os EUA assumem o compromisso de defender o mundo dos soviéticos.

1947- Plano Marshall O Plano Marshall, desenvolvido pelo general estadunidense George C. Marshall, consistiu na aplicação de medidas de política econômica para reconstrução da Europa após a Segunda Guerra Mundial ( ) – o que passou a ser feito a partir de O nome oficial do plano era European Recovery Program (Programa de Recuperação Europeia). De 1948 a 1952, os Estados Unidos aplicaram cerca de 12, 6 bilhões de dólares nos países europeus, sobretudo na Grã-Bretanha, França e Holanda.Segunda Guerra Mundial

Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) É uma aliança militar internacional fundada em No contexto de sua fundação, ocorrida durante a Guerra Fria, seu objetivo era estabelecer um pacto militar entre os países do Tratado do Atlântico Norte contra o avanço da influência socialista. Hoje em dia, com o fim da ameaça comunista, a OTAN se converteu em um organismo expansionista, com vistas a garantir os interesses econômicos das nações membros ao redor do mundo.Guerra Fria

Bandeira da OTAN

Pacto de Varsóvia Foi um acordo de cooperação militar firmado em 17 de maio de 1955 por países socialistas. O Pacto de Varsóvia era liderado pela União Soviética e surgiu no contexto da Guerra Fria, momento da história em que houve uma grande corrida armamentista entre países socialistas e capitalistas.

Objetivos principais: - Ser um bloco militar que pudesse fazer frente à OTAN composta por países capitalistas. - Proteger os países membros de um possível ataque militar da OTAN. Defesa mútua em caso de ataque a algum país membro. - Evitar uma declaração de guerra entre os países membros e as potências ocidentais.

Emblema do Pacto de Varsóvia

Atividades! Copiar e responder as seguintes questões do Livro: 1, 2. 3 – Por que os EUA e a URSS tiveram benefícios com a desestruturação da Alemanha após a Segunda Guerra Mundial? 4 – Qual foi a nação mais prejudicada pela Guerra Fria? Por quê?

1 - Guerra Fria foi o nome dado a um conflito após a Segunda Guerra Mundial (1945) envolvendo dois países que adotavam sistemas político-econômicos opostos: capitalismo e socialismo. Os dois países protagonistas da Guerra Fria são: a) Estados Unidos e Japão. b) Inglaterra e União Soviética. c) União Soviética e Itália. d) Alemanha e França. e) Estados Unidos e União Soviética.

2 - Discorra sobre as principais características da Guerra Fria.

3 - O Pacto de Varsóvia, criado em 1955 e extinto em 1991, teve como principal objetivo: a) Reunir os países socialistas como a Alemanha Oriental e a Alemanha Ocidental contra a OTAN. b) Consolidar a influência soviética sobre os países da Europa Oriental. c) Conter a influência soviética sobre os países da Europa Oriental. d) Consolidar a influência socialista na Europa Ocidental.

4 - A “Guerra Fria” foi a expressão utilizada para caracterizar um tipo de política externa decorrente da: a) Polarização do mundo em dois blocos político- militares, entre as duas guerras mundiais. b) Polarização do mundo em blocos interessados na exploração e posse da Sibéria. c) Polarização do mundo em dois blocos político- militares, após a Segunda Guerra Mundial. d) Polarização do mundo em dois blocos liderados pela Alemanha, Itália e Japão. De um lado a Inglaterra, Rússia, Estados Unidos e França de outro.

5 - Em qual contexto histórico surgiu a Guerra Fria? A - No final da 1ª Guerra Mundial, quando ocorreu a expansão do socialismo para quase todos os países da América. B - No momento seguinte ao final da 2ª Guerra Mundial, quando Estados Unidos e União Soviética entraram em disputa mundial pela hegemonia militar, política e econômica. C - No final da década de 1980, com a crise do socialismo no leste europeu. D - No começo do século XX, com o rápido crescimento industrial e tecnológico da União Soviética e dos Estados Unidos.