MV Matemática para a Vida.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Egrégora.
Advertisements

ABC do e-commerce Por: Edson Santos.
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS Prof. Alex Sandro Souza de Oliveira FEVEREIRO DE 2011 CIÊNCIAS CONTÁBEIS – 5o Período.
Autores: Miguel Pereira 9ºB nº11 e Sofia Figueiredo 9ºB nº15
As capacidades transversais nos novos programas de Matemática
Pantanal O Complexo do Pantanal, ou simplesmente Pantanal, é um bioma constituído principalmente por uma savana estépica, alagada em sua maior parte, com.
Probabilidades - 9º ano.
Matemática B - 10º Ano Ana Soveral e Carmen Viegas
Como fazer uma boa apresentação
Unidade 1: Do espaço ao plano. Figuras semelhantes.
Vai um desafio matemático? É fundamental usares uma folha de rascunho…
Os Números … 5.
Em Carne Viva Fátima Irene Pinto Eu sou uma vastidão de sentimentos,
SÓ mac*/Otto mac*/Otto.
ESTATÍSTICA.
Jardineiro do Universo..
Tecnologias de Informação e Comunicação
MV Matemática para a Vida.
Poliedros de Platão COLÉGIO DECISIVO Matemática Professor Wilen
Perdoar e Pedir Perdão (Procura-se o autor) Isa Slides.
DEIXE-ME GOSTAR DE VOCÊ!
MEU NOME É MULHER.
Peço a Deus....
Mensagem Especial Isa Slides.
SURGEM CORES Texto: Águia Real Lá das bandas de Taió...
DEIXE IR... Brian Bacon Brian Bacon Você não pode controlar os elementos, as circunstâncias, os eventos de sua vida. Você também não pode controlar os.
Tecnologias de Informação e Comunicação
A ALIANÇA Fred Costa.
Benefícios e riscos de navegar na Internet
Apenas relaxe e REFLITA... Texto : Roberto Romanelli Maia
AMIZADE André Luiz.
Viver é difícil, se você se render por esse motivo não estará vivendo... É difícil...
AMANHÃ NÃO EXISTE Letícia Thompson.
Tiro o Chapéu Isa Slides.
Em plena Paris ! ..no meio da praça... ..o que será isso ?
Os “ ” e a sua tradução na língua portuguesa.
O VENDEDOR                                           DE BALÕES.
Alfabeto Hebraico - DNA Espiritual do Universo.
Maria Madalena Figueiredo
NÚMEROS NATURAIS Ciclo I – E. F Por: Lucia Maria Miranda
Quando eu quero falar com Deus Quando eu quero falar com Deus Ao dar início, deixe os slides sucederem automaticamente, pois a música de fundo, esta sincronizada.
Quero você mais uma vez somente, Como se fosse a única, a primeira... Nossa cama está lá, feita uma esteira, Saudosa do seu corpo de serpente.
Fernando Reis Costa (Nandus) ZzCoutoSlides
NORMA APARECIDA SILVEIRA DE MORAES
PERFIL !  Antes  Antes que o resultado possa te surpreender, lembre-se:  “Sempre  “Sempre há um pouco de loucura em tudo que se faz, porém sempre.
LÓGICA GEOMÉTRICA Alguns processos e procedimentos matemáticos pertinentes a atividade: Pensamento lógico; Interpretação; Diferentes modos de resolução;
CRIANÇA TRISTE.
Meu Corpo Respira Você! Clique aqui para acessar meu site Amor & Poesias Messenger Love & Passion of Lustato Tenterrara Poema Meu Corpo Respira Você by.
Neuza Maria Spínola Aonde estará meu Anjo? AUTOMÁTICO  
(La mia storia tra le dita - Gianluca Grignani)
O sim da poesia (tanto amor pelos os astros) ALBERTO ARAÚJO.
As Flores Blogspot Kid Bielle Tenterrara Bielle Tenterrara
Senhor,   Se um dia eu estiver  " cheio da vida" , com vontade de sumir, de morrer, insatisfeito comigo e com o mundo em torno de mim...   - Pergunta-me,
PCN DO ENSINO FUNDAMENTAL   CONCEITOS E PROCEDIMENTOS PARA O QUARTO CICLO     ANDRÉIA MORALES DE MELO ALMEIDA    
ANTAGÔNICO Nádya Haua Nádya Haua.
FULECO MASCOTE DA COPA (TATU BOLA) TORCEMOS MUITO E, NO INICIO TUDO PARECIA DAR CERTO...
ALMA CABOCLA NORMA APARECIDA SILVEIRA DE MORAES WWWW WWWW WWWW.... SSSS EEEE RRRR GGGG RRRR AAAA SSSS AAAA NNNN.... CCCC OOOO MMMM ////NORMASILVEIRAMORAESSLDES.
APLICATIVOS SOB MEDIDA PARA O SEGMENTO DE MOBILIDADE.
HEXAVERSOS ECOLOGIA TEXTO E FORMATAÇÃO NORMA APARECIDA SILVEIRA DE MORAES DIVULGAÇÃO WWWW WWWW WWWW.... SSSS EEEE RRRR GGGG RRRR AAAA SSSS AAAA NNNN....
Sem chuva não há vida Sem chuva nada prospera A chuva nos tira da fadiga Nos envolve em doce espera.
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
PAPAI NOEL ALEGRIA DAS CRIANÇAS POESIA E FORMATAÇÃO NORMA APARECIDA SILVEIRA DE MORAES DIVULGAÇÃO NORMASILVEIRAMORAESSLIDES.
PROCESSO de R ECONHECIMENTO, V ALIDAÇÃO E C ERTIFICAÇÃO DE C OMPETÊNCIAS Nível Básico.
23ª COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL “Uso responsável da internet” Lema: Navegar sempre mas com Responsabilidade.
Poema e formatação Norma Aparecida Silveira de Moraes Divulgação: ww wwww wwww.... ssss eeee rrrr gggg rrrr aaaa ssss aaaa.
SP SP SISTEMA DE PESQUISA Projeto interdisciplinar envolvendo as disciplinas: Estatística e Desenvolvimento WEB.
Os slides mudam automaticamente. Amar é doar-se e doar-se Adiar-se e ser dual Amar é diálise É ser dois sem ser mais UM.
POETETRA MESTIÇO FORMATAÇÃO E TEMA NORMA APARECIDA SILVEIRA DE MORAES DIVULGAÇÃO WWWW WWWW WWWW.... SSSS EEEE RRRR GGGG RRRR AAAA SSSS AAAA NNNN.... CCCC.
Figuras geométricas.
Transcrição da apresentação:

MV Matemática para a Vida

equivalente ao 2º Ciclo do Ensino Básico MV Matemática para a Vida NÍVEL B2 equivalente ao 2º Ciclo do Ensino Básico

A B C D Unidades de competências Interpretar, organizar, analisar e comunicar informação utilizando processos e procedimentos matemáticos. B Usar a matemática para analisar e resolver problemas e situações problemáticas. C Compreender e usar conexões matemáticas em contextos de vida. D Raciocinar matematicamente de forma indutiva e de forma dedutiva.

A Interpretar, organizar, analisar e comunicar informação utilizando processos e procedimentos matemáticos. A Unidade de competência

Interpretar, organizar, analisar e comunicar informação utilizando processos e procedimentos matemáticos. A  Conversão cambial Conversor…

Interpretar, organizar, analisar e comunicar informação utilizando processos e procedimentos matemáticos. A  Estatística Número de golos marcados em 24 jogos de futebol. Nº. de Golos Frequência 6 1 8 2 4 3 5 Qual a média de golos marcados? Qual a moda de golos marcados? Qual a mediana de golos marcados?

A  Gráficos Interpretar, organizar, analisar e comunicar informação utilizando processos e procedimentos matemáticos. A  Gráficos O número de milhões de habitantes num determinado País. Número de idas ao cinema no último mês. A percentagem de nascimentos por hospital de um distrito.

A  Horários Interpretar, organizar, analisar e comunicar informação utilizando processos e procedimentos matemáticos. A  Horários

A  Probabilidades  Meteorologia:  Seguros:  Jogos: Interpretar, organizar, analisar e comunicar informação utilizando processos e procedimentos matemáticos. A  Probabilidades  Meteorologia: É provável que hoje chova?  Seguros: Porque é que um condutor com pouco tempo de carta paga mais seguro?  Jogos: Porque é que o totoloto tem 49 números e não 10 ou 20?

B Usar a matemática para analisar e resolver problemas e situações problemáticas. Unidade de competência

B  Resolução de problemas Usar a matemática para analisar e resolver problemas e situações problemáticas. B  Resolução de problemas 1. Lê e interpreta bem o problema 2. Experimenta 3. Faz um gráfico, uma tabela, um desenho,…, em que possas organizar as tuas ideias 4. Especula, conjectura e comprova

Usar a matemática para analisar e resolver problemas e situações problemáticas. B  Regra 3 Simples Um comboio com 5 carruagens leva 110 pessoas. Quantas levará um comboio com 6 carruagens? Número de carruagens Número de pessoas 5 110 6 x

B  Perímetros, áreas e volumes Usar a matemática para analisar e resolver problemas e situações problemáticas. B  Perímetros, áreas e volumes Se correr à volta de casa que distância faço? Quanto gasto se quiser colocar tijoleira no chão da cozinha? Qual a capacidade do hall?

B  Percentagens… Usar a matemática para analisar e resolver problemas e situações problemáticas. B  Percentagens…

C Compreender e usar conexões matemáticas em contextos de vida. Unidade de competência

C  Números fraccionários Compreender e usar conexões matemáticas em contextos de vida. C  Números fraccionários

C  Polígonos Compreender e usar conexões matemáticas em contextos de vida. C  Polígonos No. de lados Polígono 1 não existe 11 undecágono 2 12 dodecágono 3 triângulo 13 tridecágono 4 quadrilátero 14 tetradecágono 5 pentágono 15 pentadecágono 6 hexágono 16 hexadecágono 7 heptágono 17 heptadecágono 8 octógono 18 octadecágono 9 eneágono 19 eneadecágono 10 decágono 20 icoságono

C  Poliedros Compreender e usar conexões matemáticas em contextos de vida. C  Poliedros Dodecaedro Cubo Tetraedro Icosaedro Octaedro

D Raciocinar matematicamente de forma indutiva e de forma dedutiva. Unidade de competência

Raciocinar matematicamente de forma indutiva e de forma dedutiva. D  Sequências Quantos pares de coelhos serão produzidos num ano, começando com um só par, se em cada mês cada par gera um novo par que se torna produtivo a partir do segundo mês? 1, 1, 2, 3, 5,… 2, 4, 6, 8, 10, 12,... 1, 2, 6, 24, 120, 720,... U, D, T, Q, C, S,...

D  Jogo do 24 Raciocinar matematicamente de forma indutiva e de forma dedutiva. D  Jogo do 24 Em cada um dos cartões tens de obter resultado 24, usando as operações!

D  Sudoku Raciocinar matematicamente de forma indutiva e de forma dedutiva. D  Sudoku Regras: Colocar um algarismo de 1 a 9 em cada espaço vazio; Cada linha, coluna e quadrado 3*3 deve conter os algarismos de 1 a 9.

 Construção de um poliedro  Actividade de investigação  Horário Actividades a desenvolver para a área de MV  As 24 horas de um dia  Construção de um poliedro  Actividade de investigação  Horário Atenção: Todas as actividades devem estar relacionadas com a sua vida profissional, pessoal e social.

mvrvcc@gmail.com Endereço de email para contacto com o formador Atenção: No texto da mensagem coloque o seu nome e o número do seu grupo.

Página de internet de apoio à área de Matemática www.matematicarvcc.site.vu/