Projeto Acordar Foro da Comarca de Santa Maria

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Residência Farmacêutica Visão Humanista
Advertisements

Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Luiza Akiko K. Hoga; Luciana Magnoni Reberte
Secretaria de Assistência Social Município de Toledo Paraná
TEXTO: PERÍCIA PSICOLÓGICA JUDICIAL
Dez Mandamentos de Qualidade do Dia-a-dia
A regulamentação de visitas e a dificuldade de separação dos casais.
PROFª Ma. MARTA MORGADO PEREIRA VALENTE
A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA JURÍDICA PARA O DIREITO
O Início da Comunicação
OS DEZ MANDAMENTOS DA QUALIDADE DE VIDA
Papel de Coordenadores e Técnicos na Execução das Ações no PBSM.
MINISTÉRIO DA CONSERVAÇÃO
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
Livro: MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO
DPU ITINERANTE A experiência do Núcleo de Pelotas Dr. Daniel Mourgues Cogoy.
REDE DE SOLIDARIEDADE DO IDOSO
Essa é minha escola.
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
PROVIDA PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DA VIDA Wélvia Maia e Katia Omori.
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso – ESMAGIS-MT
Ações do Ministério Público de Santa Catarina
COMARCA DE ENCANTADO REORGANIZAÇÃO CARTORÁRIA COM NORMALIZAÇÃO DOS CUMPRIMENTOS E INOVAÇÃO JURISDICIONAL.
Flávio da Silva Borges. Expectativa de que o uso de técnicas e estratégias definam a Análise Comportamental Aplicada (ACA). O que define a AAC é o uso.
FILME. Governo do Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Estadual da Saúde - coordenação Secretaria Estadual da Educação Secretaria Estadual do Trabalho,
DESENVOLVIMENTO INFANTIL
- CENARIO DA ESCOLA JUDICIAL/TJPE: - CONCURSO PARA PROVIMENTO DO CARGO DE JUIZ SUBSTITUTO: RESULTADO DA PROVA ORAL DIVULGADO EM 20 DE MARÇO DE TOTAL.
APAC - Associação de Proteção e Assistência aos Condenados
Motivação à qualidade São os clientes e usuários que decidem se um produto ou serviço atende às suas necessidades e satisfaz às suas expectativas Esta.
Os dez mandamentos da qualidade de vida
Maryline Rébillon COMMENT DIRE, Paris (França).
População: hab Promover o desenvolvimento integral da criança desde sua concepção até os 6 anos, priorizando a faixa etária de 0 à 3 anos, orientando.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 09/12/13 Seminário Regional Pró Convivência Familiar e Comunitária do Centro Oeste Cuiabá/MT “Boas práticas.
um novo caminho para você…
COMARCA DE GRAVATAÍ DESCENTRALIZAÇÃO DAS ROTINAS CARTORÁRIAS - J.E.Cível PARCERIAS NA IMPLEMENTAÇÃO DE MELHORIAS - Direção do Foro.
1. Fluxograma de identificação de demandas para atuação na infância e juventude na Política Mães em Cárcere CONVIVE Recebe demanda para atuação na infância.
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
Sejam Bem Vindos E Bem Vindas.
BASES TECNOLÓGICAS DE INTRODUÇÃO A PESQUISA EM SAÚDE
Objetivo Geral Promover a qualidade de vida, bem-estar e autonomia da gestante através de ações multidisciplinares. Troca de experiências e informações.
ATIVIDADES DE EXECUÇÃO DA AUDITORIA
“Como conquistar um trabalho: Parte II”
Reunião sobre Monitoramento e Avaliação do Programa Ação Família-viver em comunidade Nov/2007.
Direito de convivência familiar sob a ótica da superação da institucionalização, através de meios que favoreçam a reintegração da criança e do adolescente.
Ação de DIVÓRCIO LITIGIOSO
11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG
Psicologia Jurídica e sua interface com o Direito A psicologia Jurídica é uma disciplina que aplica a psicologia ao mundo legal forense. A Psicologia Jurídica.
Projeto CONHECENDO MELHOR OS ALUNOS
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Terapia analítico-comportamental infantil
Estratégia de Saúde da Família
Conceitos básicos do Aconselhamento não-diretivo
► CASAMENTO E SEPARAÇÃO:
Prof. º Elcio Henrique – Gestão de Pessoas.
Roteiro para Estudo.
PARCERIAS E CONVÊNIOS.
ASSISTENTE SOCIAL NA SEGURANÇA PÚBLICA
O Assistente Social, como profissional de Saúde, tem como competências intervir junto aos fenômenos sócios-culturais e econômicos, que reduzem a eficácia.
UNIDADE I: Introdução ao estudo da Educação Infantil. Profª. Ms Maria Celeste Rocha FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
Estatuto da Criança e do Adolescente: A Guarda
PLANO DE REDUÇÃO DE DEMANDAS ATUAÇÃO CONJUNTA DBENEF E PROCURADORIA TREINAMENTO CONCESSÃO DE PENSÃO POR MORTE CÔNJUGE/COMPANHEIRA.
Saúde Educação Desenvolvimento Segurança Problema central: DROGAS.
SALA DE TECNOLOGIA DA EEB PROF. LAÉRCIO CALDEIRA DE ANDRADA Vania Beatriz Rossato – Resp. Sala de TI Benicia Maria Ternus - Diretora MEIO DE COMUNICAÇÃO.
Através da Resolução nº 02/2004 de 20 de julho de Publicado no DOE em Por iniciativa do Desembargador Presidente Arnaldo Campello Carpinteiro.
PRÁTICA JURÍDICA III CAROLINNE FERNÁNDEZ PRÁTICA JURÍDICA III Família e Sucessões.
METODOLOGIA DE TRABALHO COM FAMÍLIAS
PSICOLOGIA JURÍDICA Ciência aplicada aos diversos campos legais, desde a seleção de juízes até a compreensão e tratamento de criminosos, vítimas de delito,
Transcrição da apresentação:

Projeto Acordar Foro da Comarca de Santa Maria TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL Foro da Comarca de Santa Maria Varas de Família e Sucessões Projeto Acordar Apresentação: Raquel M. C. Alvarez Schuch

Identificação do Problema A idéia de implantar o Projeto surgiu da constatação de que as situações trazidas para análise nas Varas de Famílias são, em geral, muito desgastantes para as partes, pois envolvem questões sócio-emocionais e, muitas vezes, as pessoas esperam que a Justiça resolva estas questões, que dependem em geral, delas próprias. Além disto, observou-se que para os casais que possuem filhos, estes são, na maioria das vezes, utilizados como causa de discórdia no processo judicial, sem o serem de fato.

Objetivos Específicos Objetivo Geral Auxiliar aos casais que possuem processos litigiosos nas Varas de Família, a superar suas dificuldades, construindo acordos duradouros, nos quais ambas as partes possam ter consciência e clareza das suas decisões. Objetivos Específicos Propiciar a reflexão sobre a ruptura conjugal, a fim de que ela ocorra de forma mais planejada; Orientar sobre o relacionamento entre pais e filhos no pós-separação; Estimular as partes a entrar em acordo, quanto ao processo judicial.

MÉTODOS E TÉCNICAS ADOTADAS NO DESENVOLVIMENTO DAS AÇÕES O projeto ACORDAR consiste basicamente na realização de uma palestra antes da audiência preliminar, para os casais que estão em processo de separação ou divórcio litigioso e dissolução de união estável. Nas palestras são tratados assuntos que geralmente criam muitos conflitos entre as partes que estão terminando um relacionamento, como educação de filhos, guarda, visitas, pensão alimentícia e partilha de bens.

DESENVOLVIMENTO DAS AÇÕES Seleção dos processos pelos cartórios judiciais. Envio do convite (carta simples ou anexo ao mandado de intimação para audiência preliminar). Realização da palestra de forma interativa e com apresentação de slides que contam com várias ilustrações e linguagem acessível. As palestras são realizadas uma vez por mês e têm duração média de uma hora e trinta minutos. Os participantes preenchem uma ficha de avaliação da palestra. Os participantes são orientados sobre a existência de outro projeto existente no Foro de Santa Maria, que oferece atendimento terapêutico gratuito.

RESULTADOS E BENEFÍCIOS ALCANÇADOS O projeto começou de forma experimental em set/2005. Foi lançado oficialmente no mês de dezembro, na Semana da Justiça do Foro de Santa Maria. A partir de março deste ano, a equipe passou a apresentar o projeto nas universidades com curso de Direito, que contam com Serviço de Assistência Jurídica, participando também estudantes de Serviço Social e Psicologia. Embora o projeto ainda esteja numa fase inicial, já são positivos os dados referentes ao mesmo, no sentido que as partes estão recebendo um atendimento mais humanizado dentro do Poder Judiciário e estão conseguindo, de forma geral, converter o processo litigioso em consensual.

EFICÁCIA DAS AÇÕES Nº de processos encaminhados e Nº de processos que efetivamente participaram do Projeto “Acordar” Out. 2005/Abril 2006 131 50 100 150 Período de Out 05/Abril 06 Número de processos encaminhados processos que participaram

Número de pessoas que compareceram às palestras do Projeto “Acordar” Out 2005/Abril 2006 5 10 15 20 25 out nov dez jan fev março abril Meses do Período Número de Pessoas

Percentual de Acordos totais ou parciais e Não Acordos em relação ao total de processos que fizeram parte do Projeto “Acordar” Out 2005/Abril 2006 66% 2% 32% Acordo total Acordo parcial Não houve acordo

Avaliação da Palestra por parte dos Participantes “Em relação ao esclarecimento das dúvidas sobre seu processo judicial: Como avalia as orientações recebidas na palestra do projeto Acordar?” “O que você achou da idéia de ser convidado para a palestra?”

“Após ter assistido a palestra, como está sua motivação para rever a situação familiar em que você está envolvido?” “Você sente necessidade de obter outras orientações ou atendimento individualizado?”

Orientações dadas nas palestras

O Poder Judiciário ao utilizar outras áreas do conhecimento, como Serviço Social, Psicologia e Ciências Sociais, está tratando a pessoa que procura seus serviços como um ser integral, que apresenta questões que extrapolam a interpretação legal. O projeto Acordar busca dar conta destas questões, que estão relacionadas a aspectos emocionais, sociais e culturais e que, se não forem trabalhadas, podem se transformar em processos judiciais que se prolongam indefinidamente. Os participantes estão avaliando a palestra de forma positiva,pois ela tem representado uma acolhida mais humana do Poder Judiciário, onde estão sendo esclarecidas suas dúvidas e valorizadas suas vivências.