O Transporte e as Mudanças Climáticas no Estado do Rio de Janeiro

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Transcrição da apresentação:

O Transporte e as Mudanças Climáticas no Estado do Rio de Janeiro Márcia Valle Real Coordenadora de Mudanças Climáticas Secretaria do Ambiente de Estado do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 27 de julho de 2011

Conjuntura Atual ECONOMIA VERDE Brasil & Rio de Janeiro: Desafios diferentes x MCs Brasil  desmatamento e esgotamento recursos naturais Rio de Janeiro  desenvolvimento econômico O crescimento aceleradoda economia no ERJ Alternativa realinhar suas práticas : ECONOMIA VERDE

Comparação do Perfil das Emissões de CO2 Ano base 2005 Emissões Brasil: 1.574,6 Mt CO2eq CO2eq Emissões ERJ: 71,6 M tCO2eq Fonte: Inventário de Emissões do Estado do Rio de Janeiro (2007) Fonte: Inventário de Emissões Preliminar Segunda Comunicação Nacional (2009) Rodoviário= 84% Óleo Diesel = 42%

LEI Nº 5.690/2010 Política Estadual sobre Mudança Global do Clima e Desenvolvimento Sustentável: Diretrizes e instrumentos aplicáveis para mitigar os efeitos e adaptar o Estado às mudanças climáticas, bem como facilitar a implantação de uma economia de baixo carbono no Estado. Art. 6°- II - Transportes - para aumentar o uso de veículos eficientes, expandir o uso de sistemas sobre trilhos e aquaviários, renovar as frotas veiculares, incentivar o transporte coletivo em detrimento do individual e à intermodalidade, especialmente no frete.

Regulamentação da Lei do Clima

Metas: 30% de redução de GEE em 2030 Viagens Diárias até 2016: Barcas => +50% =>de 100 para 150 mil viagens Trens => +100% => de 0,5 para 1,0 milhão de viagens Metrô => + 250% => de 0,6 para 1,5 milhão de viagens Sistemas de ônibus: Intermunicipal=> + 28% Urbano => + BRT Biocombustível=> dos atuais 5% para 20% diesel

Projeção Crescimento Emissões de GEE em Transportes do ERJ 4% =>Triplicar emissões CO2 em 20 anos

Eficiência nos Sistemas de Transporte

Eficiência nos Sistemas de Transporte

Eficiência nos Sistemas de Transporte A eficiência do transporte rodoviário pode aumentar entre 5 a 20% mediante o emprego de estratégias simples, como: Aumento de fator de carga (tanto em numero de passageiros como em toneladas transportadas); Direção adequada; Manutenção eficiente; Melhoria na eficiência dos pneus; Gerenciamento de tráfego, entre outras.

O que estamos fazendo agora? Inventário de emissões de fontes móveis: Identificar os instrumentos e as políticas públicas melhor aplicáveis para tornar o transporte no RJ mais sustentável

Economia Verde Redução da intensidade de carbono Ferramentas: Indicadores; Mecanismos de Mercado; Incentivos Fiscais; Pólos de Tecnologia; PPPs e Cooperação Internacional.

Estratégias para “Transporte + Verde”

Estratégias para “Transporte + Verde” Medidas mais contribuem: Transporte não motorizado + Transporte Público + Bilhetagem Única

Estratégias para a Economia Verde O uso de mecanismos de mercado para resolver as questões ambientais: mercado de carbono. Incentivos fiscais em setores chaves; Parceria e cooperação entre diferentes órgãos públicos, parcerias público privadas entre instituições nacionais e internacionais; Criar um arcabouço legal e uma estrutura tributária que incentivem setores chaves do ERJ, para gerar receitas, criar novos empregos e tornar as novas tecnologias e os serviços mais acessíveis.

Muito obrigada! marciarealambiente@gmail.com