Histórico Mc Donalds existe em 120 países, com mais de 30 mil lojas, servem a mais de 50 milhões de clientes por dia. A maioria dos restaurantes tem o serviço de balcões e Drive Thru (com cabines separadas para pedir, pagar e pegar) com mesas em espaço coberto e algumas vezes ao ar livre.
Histórico O Modelo de negócio do Mc Donalds é um pouco diferente de outras cadeias de comida rápida, porque o Mc Donalds recebe aluguel ligado às vendas. Como acordo de franquia, a corporação é dona da propriedade nas quais a maioria das franquias se instalam. De acordo com o Fast Food Nation de Eric Schlosser (2001), cerca de um em cada oito trabalhadores nos Estados Unidos foi, em algum momento, empregado pelo McDonald's
Histórico Em 1979 foi inaugurado o primeiro restaurante da América do Sul, na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. A unidade, localizada na Rua Hilário de Gouveia, em Copacabana, ainda está em funcionamento. E dois anos depois se inaugurou outro em São Paulo. A rede tem mais de 1 100 pontos de vendas no Brasil, presente em 22 estados, além do DF É um dos maiores empregadores do Brasil com 34 mil funcionários. Foi eleita pelo Great Place to Work Institute (GPTW) como uma das cem melhores empresas para se trabalhar no Brasil.
Peter Rodenbeck – fundador do Mcdonalds no Brasil Após os trinta anos da sua instalação nos EUA. Em 1979 Peter Rodenbeck abriu o primeiro Mcdonalds no Brasil. Além do bob’s que já existia por mais de 20 anos Mcdonalds transformou o setor de alimentação rápida.
Gestão Estratégica Concentração de esforços em uma única atividade(Venda de refeições); Ênfase na Gestão de Pessoas; Administração Descentralizada; Trabalho em parceria com os fornecedores.
Missão e Visão Missão: “Servir comida de qualidade,proporcionando sempre uma experiência extraordinária.” Visão: “Duplicar o valor da companhia ampliando a liderança em cada um dos mercados”.
Valores da empresa e compromissos com o meio-ambiente. Compromissos Qualidade, serviço e Limpeza aos clientes; Incentivo ao Espírito Empreendedor; Forte comprometimento com os funcionários; Maximização e rentabilidade das operações; Ambiente Ético e Responsável; Buscar desenvolver as comunidades em que atuam Valores A Política dos 3Rs - Reduzir, Reaproveitar e Reciclar; Código de conduta para fornecedores,impedindo o trabalho infantil, respeitando o meio ambiente e as florestas tropicais; Uso preferencial de produtos recicláveis; Compromisso de não utilizar soja vinda de áreas de desmatamentos.
Instituto Ronald McDonald’s Missão: “ Propiciar com dignidade e conforto, o tratamento às crianças e adolescentes portadores de câncer no Brasil.” São 98 Instituições em 21 estados brasileiros. Arrecadou mais de 14 milhões de Reais em 2009 para programas de caridade e tratamento dos pacientes adolocentes de Cancêr no Brasil.
Logística de distribuição Distribuidora e Operadora exclusiva do Mcdonalds no brasil desde 1982 é Martin-Brower do Brasil; Fornecendo e atendendo todos os 580 Mcdonalds espalhados pelos 22 estados.
Problemas Logísticos 2002 - Atrasar na entrega de um produto; Sistema de pedidos de compras →telefone com dia e hora marcada.; Dispendio de tempo; Equipe de 32 atendentes no call center; Qual era o problema então?O problema era trabalhar com diversas variáveis de modo que fosse possível detalhar todo o processo de distribuição dos produtos da rede McDonald’s – desde o pedido ao ajuste do melhor tempo para a entrega em qualquer local do país.
Soluções desenvolvidas Market-place; Mc Place→Pedidos; Suprimentos,“picking”, roteirização, faturamento, relatórios de entrega e transferência de produtos entre os CD’s; Reposição automática;
Soluções desenvolvidas
Resultados Alcançados com a implantação do Supply Chain Sistema de "e-Pedidos" ; Sistema “e-nota fiscal”; Diminuição do tempo de pedido-4 atendentes; Diminuição do tempo de entrega.