Roteiro para elaboração de projetos de pesquisa:

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Transcrição da apresentação:

Roteiro para elaboração de projetos de pesquisa: Dúvidas, mudanças e demais comentários.

Introdução Ampla: Deve conter: Delimitação do objeto de pesquisa; Explicitação do tema e do problema de pesquisa; Justificativa; Explicitação do referencial teórico. Obs.: máximo de 12 páginas.

Introdução Breve: Deve conter: Delimitação do objeto de pesquisa; Explicitação do tema e do problema de pesquisa; Justificativa. REFERENCIAL TEÓRICO EM OUTRA SEÇÃO.

Introdução: justificativa POR QUE SABER? “É o momento de mostrar qual a significação e relevância do trabalho que se pretende realizar” (PESCUMA e CASTILHO, 2010, p.25).

Introdução: justificativa “[...] exposição sucinta, porém completa, das razões de ordem teórica e dos motivos de ordem prática que tornam importante a realização da pesquisa” (MARCONI e LAKATOS, 2010, p.202). Relação direta com a aceitação das pessoas e das agências de fomento.

Introdução: justificativa Convencimento Relevância Aceitação

Justificativa Tipos de relevância: Pessoal: pesquisador Acadêmica: ciência Profissional: intervenção Social: sociedade

Justificativa Relevância pessoal: Por que eu tive interesse? Quais fatores influenciaram? Por que/como esse tema pode influenciar minha formação?

Justificativa Relevância acadêmica: Que contribuições esse tema pode trazer para a ciência? Como esse tema se relaciona com o conhecimento contemporâneo?

Justificativa Relevância profissional: Em que medida o tema contribui com minha profissão? Como esse tema abre novas perspectivas para os desafios de minha profissão?

Justificativa Relevância social: Esse tema pode contribuir para um melhor conhecimento da sociedade? Por quê? Como esse tema pode contribuir para a solução de problemas da sociedade?

Justificativa Características: Ausência de citação de obras e autores; Criativa e inédita.

Justificativa Síntese: Enfatiza o estágio em que se encontra a teoria; Contribuições que a pesquisa pode trazer; Importância geral e específica; Possibilidade de sugerir modificações; Descoberta de soluções.

Referencial teórico O QUE SEI SOBRE O TEMA? O QUE JÁ FOI PRODUZIDO SOBRE O TEMA? “[...] é o quadro conceitual a ser utilizado [...] estudo que evidencia diversas posições sobre o assunto” (PESCUMA e CASTILHO, 2008, p.27). BASE CIENTÍFICA DA PESQUISA.

Referencial teórico Necessita elucidar: Os conceitos; As diversas posições sobre o assunto; Pesquisas iguais, semelhantes e/ou complementares.

Referencial teórico Questões norteadoras: O que já sei sobre o tema? Quais autores tratam do tema? Como os autores tratam do tema? Há mais de uma posição? Quais as diferenças? Como esse material se relaciona com minha pesquisa?

Referencial teórico Passos: Fazer um levantamento do material (impresso e eletrônico) que trata do tema. Obras clássicas e recentes; Leitura ampla (sumário, resumo, introdução); Catalogação das referências.

Referencial teórico Leitura metódica e sistemática Estudar o material: sublinhar, destacar, copiar e fichar trechos (frases, parágrafos, etc.); Verificar e, se possível, consultar as referências citadas no material levantado.

Referencial teórico Elaboração do texto Rascunhar um roteiro (o que não pode faltar?); Redigir o texto utilizando citações (literais e/ou paráfrases). AMPLO ----------------------- ESPECÍFICO

Método COMO FAZER? “[...] é o conjunto das atividades sistemáticas e racionais que, com maior segurança e autonomia, permite alcançar o objetivo [...]” (MARCONI e LAKATOS, 2010, p.65).

Método Informa: O tipo da pesquisa (bibliográfica, epidemiológica, estudo de caso, experimental, etnográfica, etc.); Desenho do estudo (transversal, coorte, etc.); A amostragem (humanos, animais, documentos, etc.);

Método Os materiais/instrumentos que serão utilizados na coleta de dados; O porquê das fontes de dados escolhidas (Arrazoado); Preceitos éticos da pesquisa (TCLE, etc.).

Método Questões norteadoras: Qual método escolhi? Por quê? É coerente com os objetivos do projeto? Quais instrumentos utilizarei? Por que os escolhi? Os instrumentos são compreensíveis?

Método Em que, onde, quando e como vou aplicá-los? Como vou organizar e apresentar esses dados? Tomei as providências éticas exigidas?

Método: síntese Tipo de pesquisa Local de realização Voluntários Aspectos éticos Instrumentos de coleta de dados Análise de dados

Método: elementos importantes Critérios de inclusão; Critérios de não-inclusão; Local de desenvolvimento da pesquisa; Estudos com humanos: TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO (TCLE) Entre 12 e 17 anos: TERMO DE ASSENTIMENTO E TCLE < 12 anos: o TCLE é suficiente.

Método: elementos importantes DESENHO DO ESTUDO: O conceito de desenho de estudo envolve a identificação do tipo de abordagem metodológica que se utiliza para responder a uma determinada questão, implicando, assim, a definição de certas características básicas do estudo, como sejam, a população e a amostra a serem estudadas, a unidade de análise, a existência ou não de intervenção direta sobre a exposição, a existência e tipo de seguimento dos indivíduos, entre outras.