Rodrigo Cristiano Silva

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EBSCOhost Estilo guiado de pesquisa avançada
Advertisements

Tutorial do Meu EBSCOhost
Tutorial de Pesquisa Básica de Bibliotecas Acadêmicas
Faculdades Integradas Santa Cruz
Um sistema de gerenciamento de conteúdo baseado em XML.
Área de Desenvolvimento de Sistemas
Eventos, Variáveis de Sessão e Aplicação
Support.ebsco.com Tutorial do Meu EBSCOhost Tutorial.
Framework para desenvolvimento web
Novos serviços da ASP.Net 2.0
Tipos de Sites Web gerados pelo VS2005
O que é Web Part? Web Parts é um conjunto integrado de controlos que permitem aos utilizadores modificar o conteúdo, aparência e comportamento de páginas.
Criar uma Aplicação Web em ASP.NET v Tipos de Sites Web gerados pelo VS2005 File-system Web sites Ficheiros armazenados num directório local É utilizado.
Personalização Objecto Profile. 1 O objecto Profile O objecto Profile permite armazenar informação única de um utilizador. Quando o utilizador visita.
Master Pages no ASP.NET 2.0 Adaptado/Retirado do MSDN.
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
Consumindo e Criando Web Services SOAP em .Net
Aparência Comum e Navegação 2º Semestre 2009 > PUCPR > Tecnologia de Programação 2 Bruno C. de Paula.
Aparência Comum e Navegação 1º Semestre 2010 > PUCPR > BSI Bruno C. de Paula.
Metodologias de modelagem Web
XML - Extensible Markup Language
Programas Utilitários Básicos
Acessibilidade São definidos 3 níveis de prioridade:
O Editores da Linguagem HTML são componentes utilizados para para ajudar os usuários que querem criar suas páginas na WEB (aqui incluindo os Web Masters,
Tecnologia para Web Cookies
Rodrigo Cristiano Silva
Tecnologias Web Rodrigo Cristiano Silva
Prof: Alisson Chiquitto Zend_Navigation é um componente para gerenciar os links do seu website. Pode ser usado para criação: Menus.
Gpnet Criando um novo módulo.
Acadêmicos: Durval Slompo Junior / Verediane R. S. Monteiro
Na barra de mensagens, clique em Habilitar Edição,
Introdução à Programação para WEB
Estrutura HTML – Parte I
Tutorial de Wordpress. Sobre o Wordpress  O Wordpress é um gerenciador de conteúdo na web (em especial, blogs). A grande diferença com relação a seus.
Cascading Style Sheets Folhas de Estilo em Cascata
Navegação na WWW (Web):
Vânia Maria P. Vidal, José Maria Monteiro, Luís Eufrasio T. Neto
Professor: Márcio Amador
7 - Criação de Páginas Web
Luiz Antonio Torres, Maio/2014
Escola de Engenharia de Piracicaba Sistemas de Apoio a Decisão
Arquitetura de Desenvolvimento Web MVC vs. Three Tiers
SISTEMAS OPERACIONAIS I Gerenciamento de Arquivos
Unidade 2 – Revisão de HTML, CSS e Formulários Prof.: Henrique Santos
AQUI ESTÁ SUA NOVA CONQUISTA
Unidade 6 – Formulários HTML Prof.: Henrique Santos
Aplicativos Web Com Orientação a Objetos – Java Server Pages(JSP) Prof. Odair
DDW I. I – A Beleza está nos olhos do usuário Eu sei que ele disse que você é somente outra garçonete chata com uma coluna, mãe, mas acho você a melhor...está.
Laboratório de Programação
Introdução ao ASP.Net 1º Semestre 2010 > PUCPR > BSI Bruno C. de Paula.
Academia de Ensino Superior Prof. André Morais Desenvolvimento de Aplicações Web na plataforma Microsoft Elaborando o design.
O que é CSS? O CSS (Cascading Style Sheets) ou Folhas de Estilo em Cascatas é uma documentação que define as regras de formatação que serão aplicadas aos.
Unidade 5 – Integrando JSP e Servlets Prof.: Henrique Santos
João Sá Marta SILVA II - Programa Descrição do novo Layout Metadados associados Cabeçalhos e parágrafos Notícias ES Galeria de imagens Mapas.
Engenhos de Busca Renato Marcelino de Oliveira. World Wide Web Existem centenas de milhões de paginas na web tratando de variados assuntos.
Programação para Internet
Linguagem de Programação Web Karine Alessandra Córdova.
Projeto de Banco de Dados
Como usar HTML em seus anúncios no MercadoLivre
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO HTML COMPONENTES: ROBSON EDMILSON.
Introdução a Arquitetura, HTML e CSS
Universidade Federal de Sergipe Departamento de Sistemas de Informação Bruno Cruz Jessica Rodrigo Aragão – ASP.NET MVC 3.
JavaScript Introdução ao JavaScript 1. Objetivos Introdução Sintaxe Básica Arquivo (script) externo Script no HEAD da página Script no BODY da página.
YOUR LOGO Tópicos Avançados em Internet Prof. Lincoln Ferreira Dantas Sistemas de Informação UNIESP – Presidente Epitácio.
Temas, Modulos, Menus e Componentes (Backend)
Prof. João Ricardo Andrêo Programação p/ INTERNET - HTML 31/5/ :34 1 Introdução e Conceitos CSS CSS significa Cascade Style Sheetes (Folha de Estilo.
Web Design: algumas considerações IPCA / EST Abril 2013.
WebSites Dinâmicos Professor: Márcio Ferreira da Silva.
Transcrição da apresentação:

Rodrigo Cristiano Silva rodrigo@facens.br Tecnologias Web Rodrigo Cristiano Silva rodrigo@facens.br

Agenda Vantagens da utilização de Master Pages O que é uma Master Page? Vantagens da utilização de Master Pages Caraterísticas de Master Pages Demo: Uma simples Master Page Como master pages e content pages são conectadas? Master Pages com múltiplos PlaceHolders

O que é uma Master Page? Basicamente, uma master page é um template para um website Usando uma master page, é possível definir o layout de uma página web, com detalhes usuais tais como cabeçalho, barras de menu, banners, etc. Uma vez criada a master page, é possível usá-la para criar content pages. Cada content page herda automaticamente o layout e o conteudo da master page associada

Vantagens da utilização de Master Pages Layout único para todo o website A interface com o usuário parece ser contínua e totalmente integrada Facilita a manutenção do website, uma vez que não existe repetição de código É óbvio que pode-se desenvolver um website sem master pages que gere os mesmos resultados que um desenvolvido pelo ASP.NET, mas também é certo que será mais trabalhoso

Caraterísticas de Master Pages Master pages são similares às páginas ASP.NET comuns Assim como páginas comuns, master pages são arquivos texto que podem conter HTML, controles web e código Master pages têm uma extensão diferente (.master ao invés de .aspx) Master pages não podem ser exibidas diretamente por um browser Essencialmente, master pages definem a estrutura da página e as content pages adotam essa estrutura e a preenchem com conteúdo apropriado

ContentPlaceHolder e Content ContentPlaceHolder é o controle utilizado nas master pages para definir em que ponto da página serão carregadas as content pages Content é o controle utilizado nas content pages para definir o que será exibido em um ContentPlaceHolder de uma master page

Como master pages e content pages são conectadas? Quando criamos uma master page, estamos construindo algo que se parece muito com uma página ASP.NET comum A principal diferença é que master pages começam com a diretiva Master e web forms começam com a diretiva Page. Exemplo:

Como master pages e content pages são conectadas? O ContentPlaceHolder é declarado como qualquer outro controle. Exemplo:

Como master pages e content pages são conectadas? Quando criamos uma content page, o ASP.NET conecta essa página com uma master page adicionando o atributo MasterPageFile à sua diretiva Page. Exemplo: A diretiva Page também tem um outro novo atributo chamado Title. Este atributo pode ser configurado para sobrescrever o título definido na master page, porém isso somente funcionará se a tag <head> da master page tiver o atributo runat="server"

Como master pages e content pages são conectadas? Uma content page não se parece com um web form comum, isto porque não apresenta os elemntos <html>, <head>, <body>, etc. Uma content page fornece uma tag Content que se conecta à um ContentPlaceHolder de uma master page. Exemplo:

Master Pages com múltiplos PlaceHolders

Website Navigation Introdução Conhecemos algumas maneiras de direcionar um visitante de um website de uma página para outra. Podemos: Adicionar HTML links às páginas Usar o método Response.Redirect() Usar o método Response.Transfer() Mas aplicações web profissionais precisam de um sistema de navegação mais sofisticado! Aplicações profissionais devem permitir a navegação por uma estrutura hierárquica de páginas, sem a necessidade de repetir código de navegação em todas as páginas. Felizmente o ASP.NET possui um sistema de navegação que torna essa tarefa mais simples.

Website Navigation Introdução Para usar o modelo de navegação do ASP.NET é necessário definir: A hierarquia do website, ou seja, como as páginas estão logicamente organizadas em grupos. Esta estrutura é definida em um arquivo XML. Uma vez definida a estrutura, basta associar a informação contida no XML com controles especializados de navegação, tais como TreeView e Menu.

Site Maps O sistema de navegação do ASP.NET é flexível e configurável. É composto por três componentes: XML site map Definição da estrutura hierárquica do website. Por padrão, o XML é armazenado em um arquivo. SiteMapDataSource e XmlSiteMapProvider Classes que permitem ler as informações do arquivo site map e convertê-las para objetos na memória. Controles de navegação Utilizam as informações providas pelo SiteMapDataSource e XmlSiteMapProvider para mostrar ao usuário sua posição dentro da estrutura do site e para possibilitar que o usuário facilmente navegue de uma página para outra.

Site Maps É possível customizar cada um dos componentes apresentados no slide anterior: Para mudar a aparência dos controles de navegação, basta associar controles personalizados ao SiteMapDataSource. Ou se quisermos ler as informações da estrutura hierárquica do site de um tipo de arquivo diferente ou de um banco de dados, basta customizar o SiteMapProvider.

Definindo um Site Map O ASP.NET possui um único provedor para navegação, chamado XmlSiteMapProvider, o qual é capaz de recuperar informações de um arquivo XML. O XmlSiteMapProvider procura por um arquivo chamado web.sitemap na raiz do diretório virtual. Sua tarefa é extrair as informações do arquivo e criar um objeto SiteMap. O objeto SiteMap fica disponível para o SiteMapDataSource, o qual pode ser colocado em todas as páginas que utilizam o sistema de navegação. O SiteMapDataSource, por sua vez, provê informações aos controles de navegação, os quais representam o final da cadeia.

Regras do ASP.NET Site Map Regra 1 Todo arquivo web.sitemap começa com a declaração do elemento <siteMap> e acaba fechando esse elemento. Veja um exemplo:

Regras do ASP.NET Site Map Regra 2 Essencialmente, todo mapa de site define uma estrutura de páginas web. Para inserir uma página no mapa do site, adicionamos o elemento <siteMapNode> com algumas informações básicas: Título da página Uma descrição da página (pode ou não ser usada) URL da página Veja um exemplo:

Regras do ASP.NET Site Map Regra 3 Um elemento <siteMapNode> pode conter outros elementos <siteMapNode>. Mapas de sites não são simples listas de páginas, normalmente eles organizam as páginas em grupos, ou seja, criam uma estrutura hierárquica. Veja como criar uma estrutura hierárquica:

Regras do ASP.NET Site Map Regra 4 Todo mapa de site começa com um único elemento <siteMapNode>. Veja um exemplo incorreto de mapa:

Regras do ASP.NET Site Map Regra 4 Veja um exemplo correto de mapa:

Regras do ASP.NET Site Map Regra 5 URLs duplicadas não são permitidas Não podemos criar dois elementos <siteMapNode> com a mesma URL Isto pode significar um problema quando temos o mesmo link em mais de um ponto da estrutura do site. Isso ocorre porque o XmlSiteMapProvider armazena os nós da estrutura em uma coleção, onde cada item é indexado por sua URL. Veja uma forma de contornar o problema:

Controles de Navegação TreeView Menu SiteMapPath

Master Page + Website Navigation Demo