VII Congresso Internacional das Rotas de Integração da América do Sul

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Transcrição da apresentação:

VII Congresso Internacional das Rotas de Integração da América do Sul A Integração pela Infraestrutura e nas Políticas Públicas em um Mundo em Transformação. Porto Alegre, 22 de Outubro de 2009 Luiz Carlos R. Ribeiro Coordenador Geral de Planejamento

CONSIDERAÇÕES INICIAIS O processo de integração na América do Sul tem como etapa inicial o planejamento e a implementação da infraestrutura(em especial a de transportes). Os grandes projetos de infra-estrutura têm o poder de consolidar determinadas trajetórias de desenvolvimento. “ Se não tivermos os caminhos não iremos a lugar algum” Joal Teitelbaum

CONTEXTUALIZAÇÃO A importância da Integração Trocas Comerciais; Intercâmbio Cultural e Social; Defesa das fronteiras (ameaça de contrabando de armas e narcotráfico) Tendência de Formação de Blocos – integração: Econômica: MERCOSUL, ALCA, Acordos Bilaterais, etc.; Física: Infra-Estrutura. As alianças econômicas intensificam as relações comercias e, consequentemente, exigem integração da infra-estrutura

CONTEXTUALIZAÇÃO Iniciativas Regionais: Fóruns de Discussão de Integração CRIAS (1996) - Comitê das Rotas de Integração da América do Sul IIRSA (2000) – Iniciativa para a Integração da Infra-Estrutura Regional Sul Americana OTCA (1995) – Organização do Tratado de Cooperação Amazônica

CRIAS O Comitê das Rotas de Integração da América do Sul é uma entidade criada em 1996 com o objetivo de estudar alternativas para a interligação bioceânica (Atlântico - Pacífico); A partir de 2000, abrange os doze Países da América do Sul; É um elo efetivo entre a Iniciativa Privada e os Governos dos doze países sul-americanos, compondo uma forma inovadora de ação participativa e empreendedora. Fonte: site CRIAS

Integração Regional Sul-Americana Projetos que se destinam a reforçar e consolidar o processo de integração da infra-estrutura na América do Sul, permitindo a realização de trocas comerciais, intercâmbio cultural e social entre o Brasil e seus vizinhos; São projetos voltados à convergência de interesses dos países sul-americanos, na construção de um espaço comum de prosperidade; A maioria dos projetos são de implantação ou melhoramentos na infra-estrutura viária, em regiões próximas à fronteira, com destaque para a construção de pontes internacionais; A Iniciativa para a Integração da Infra-estrutura Regional Sul-Americana-IIRSA surgiu no ano de 2000.

Projetos Estratégicos para a Integração Continental Ponte Internacional Brasil – Peru Ministério dos Transportes

Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA) O Brasil participa dos seguintes eixos: Eixo de Capricórnio; Eixo da Hidrovia Paraguai-Paraná; Eixo do Amazonas; Eixo do Escudo Guianês; Eixo Interoceânico Central; Eixo Mercosul-Chile; Eixo Peru-Brasil-Bolívia.

IIRSA - Projeto Âncora Eixo de Capricórnio: Projeto Âncora: Nova Ponte Porto Presidente Franco – Porto Meira, com centro de fronteira Paraguai-Brasil Eixo da Hidrovia Paraguai-Paraná : Projeto Âncora: Transposição de Itaipu Eixo do Amazonas: Projeto Âncora: Rodovia Cuiabá-Santarém; Projeto Âncora: Navegabilidade do Sistema Solimões – Amazonas e aspectos ambientais e sociais das Bacias Altas dos Rios Amazônicos

IIRSA - Projeto Âncora Eixo do Escudo Guianês: Projeto Âncora: Caracas – Manaus (Recuperação da Rodovia); Projeto Âncora: Rodovia Boa Vista – Bonfim – Lethem – Linden – Georgetown; Projeto Âncora: Melhoramento da Rodovia Georgetown – Albina e da Rodovia Macapá – Oiapoque: Trecho Ferreira Gomes – Oiapoque; Eixo Interoceânico Central: Projeto Âncora: Anel Ferroviário de São Paulo (trechos norte e sul)

IIRSA - Projeto Âncora Eixo Mercosul-Chile: Projeto Âncora: Sistema de Itaipu (obras complementares) Eixo Peru-Brasil-Bolívia: Projeto Âncora: Ponte Binacional sobre o Rio Mamoré entre Guayaramerín e Guajará-Mirim; Projeto Âncora: Navegação do Rio Madeira entre Porto Velho e Guajará-Mirim

PNLT Iniciativa brasileira: Plano Nacional de Logística e Transportes - PNLT Um de seus objetivos é a integração regional sul-americana Além dos vetores logísticos nacionais, foram considerados outros vetores representativos do processo de integração continental Arco Norte Amazonas Pacífico Norte Bolívia Prata / Chile

Arco Norte

Amazonas

Pacífico Norte

Corredor Bioceánico Perú – Brasil

Bolívia

Prata / Chile

OBRIGADO F@le com o Ministério www.transportes.gov.br luiz.ribeiro@tranportes.gov.br