Introdução O atletismo é um conjunto de atividades esportivas (corrida, saltos e arremessos), que tem a origem nas primeiras Olimpíadas realizadas na.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Trabalho de Educação Física
Advertisements

Nomes: Gabriela, Carolina, Rocélly e Willian Turma: 1° B
ERGONOMIA? Só se for no DIA-A-DIA!!!.
GINÁSTICA Prof. José Luís Mendes.
Energia Potencial e Conservação da Energia
Como se avalia a condição física?
Saltos.
Corridas planas.
ROTAÇÃO DE UM CORPO RÍGIDO O eixo fixo é denominado eixo de rotação
ELEMENTOS TÉCNICOS DO HANDEBOL
O FUTSAL.
HANDEBOL Profª. Bia Colégio INEDI
HANDEBOL PROFª. BIA COLÉGIO INEDI
MOVIMENTO BIDIMENSIONAL
ATLETISMO Componentes:Ândrea Paim,Camila soares,Daliza Ribeiro,verônica Saldanha. Turma:1°d Prof: Camila.
ATLETISMO.
Jogos esportivos ARREMESSO DE PESO.
Atletismo Trabalho realizado por: Disciplina: Área de Projecto
Ginástica de Aparelhos
INTRODUÇÃO À NATAÇÃO.
ESTRATÉGIAS PARA MELHORAR A DIMENSÃO MOTORA.
Como ter uma COLUNA saudável: Deslocamentos
Matéria de Atletismo para o teste teórico: Corridas Saltos Lançamentos
Movimento vertical no vácuo; Lançamento horizontal e lançamento oblíquo no vácuo. Professor Dante Deon.
Regras de lançamento e arremesso de: Disco, Dardo, Peso e Martelo
Trabalho de Educação Física
Trabalho de ed.física Componentes: Jozoé Barboza , José Carlos , Peterson Moral , Thiarles Viana.
PATINAGEM Programa do 1º Ciclo
Trabalho de Educação Física
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
Nome: Bettina Antolini
TRABALHO DE EDUCAÇÃO FISÍCA Instituto Federal Farroupilha
REVISÃO EDUCAÇÃO FÍSICA 7º ANO.
O Arremesso de Peso A bola oficial, feita de bronze, ferro fundidou ou chumbo, pesa: - Masculino: 7,26 e possui cerca de 12 cm de diâmetro; - Feminino:
ATLETISMO.
Test of Gross Motor Development – 2ª ed
Trabelho de Educação física
JOGOS TRADICIONAIS.
Movimentos de Ataque.
A ação do corpo Deve contribuir para a realização de movimentos para a frente e em linha reta, os pés sempre apontados para adiante, os quadris e os ombros.
Trabalho de Educação Física
MOVIMENTO EM UMA LINHA RETA
Curso Profissional Técnico de Multimédia – turma M
FASES DE DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES FASE REFLEXIVA (0 a 3m)
Test of Gross Motor Development – 2ª ed
Jogos tradicionais portugueses
ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ
Dia do Idoso 2 de Novembro de 2011.
Ginástica de Aparelhos
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
HABILIDADES DE LOCOMOÇÃO
Profª. Maria Helena Carvalho
Atletismo Corrida com barreiras.
HABILIDADES MANIPULATIVAS OU DE CONTROLE DE OBJETOS
Atletismo Salto em comprimento.
MALHA: aspectos históricos, características da modalidade, regras, benefícios decorrentes da prática. Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino.
HABILIDADES MOTORAS NO HANDEBOL
ROTAÇÃO DE UM CORPO RÍGIDO O eixo fixo é denominado eixo de rotação
ROTAÇÃO DE UM CORPO RÍGIDO O eixo fixo é denominado eixo de rotação
ATLETISMO REVEZAMENTO.
NADO CRAWL.
Análise Biomecânica – FOREHAND
Basquetebol – Aula 5 1º Esporte coletivo de quadra. USA,
Lançamentos e Arremessos
Saltos São quatro os tipos de saltos: distância, triplo altura,
LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS –EDUCAÇÃO FÍSICA
ATLETISMO.
Atletismo Educação Física
AAHPERD Youth Fitness Test
GINÁSTICA de SOLO.
Transcrição da apresentação:

Introdução O atletismo é um conjunto de atividades esportivas (corrida, saltos e arremessos), que tem a origem nas primeiras Olimpíadas realizadas na Grécia Antiga. Nos primeiros Jogos Olímpicos, realizados em 776a.C, eram realizadas provas de corridas e arremessos de peso. Grande parte das provas de atletismo é realizada em estádios fechados. Nestes estádios, existem as demarcações específicas para cada prova e também os equipamentos como, por exemplo, no salto com varas.

Regras de saltos As provas de salto podem ser divididas em provas de salto vertical e de salto horizontal. Provas de salto vertical: salto em altura e o salto com vara. As provas de salto horizontal: salto em distância chamado também de salto em comprimento e o salto triplo ou triplo salto.

Os atletas tomam impulso numa pequena pista de balanço, objetivando maior distância no salto. O salto em altura, que tem por objetivo ultrapassar uma barra horizontal (fasquia), é realizado mediante tentativas. Qualquer atleta que realize três derrubes da fasquia (3 ensaios nulos), será impedido de continuar, sendo creditado com a marca correspondente à maior altura em que conseguiu realizar um ensaio válido.

Saltos em altura Após correr por cerca de 12m, o atleta se aproxima do sarrafo girando o corpo e entra de costas no salto. Inicialmente passa os braços e ombros pela barra, e entra de costas. Finalmente o saltador executa um rápido movimento com as pernas, como um canivete, para ganhar impulso e completar o exercício.

Salto com vara A vara: Não há restrições quanto ao comprimento ou diâmetro da vara, mas geralmente ela mede 2,5 vezes o comprimento do saltador. Um atleta de 1,90m pode usar uma vara de 4,75m. Feita de fibra de vidro, é resistente e flexível para absorver as vibrações e oferecer boa propulsão. Os atletas adicionam fitas adesivas na base da vara para melhorar a pegada e evitar que acidentes aconteçam por deslize das mãos

Área de salto O saltador tem aproximadamente 40m de corrida até chegar ao ponto de toque da vara no solo, que ocorre em uma caixa de metal.

O salto O saltador corre até o ponto de salto e inclina a vara para travá-la na caixa de metal cravada no solo. A vara funciona como uma alavanca que impulsiona o atleta até que ele fique totalmente suspenso no ar, de cabeça para baixo. Empurra o próprio corpo para cima, atingindo uma altura maior que a vara, as pernas são a primeira parte do corpo que passam pelo sarrafo. O atleta aterrissa sobre o colchão, que amortece sua queda.

A tábua de salto O salto, para ser válido, deve ser realizado com o pé do atleta tocando os 20cm da área da tábua de salto. Se o saltador pisar além desta marca, seu salto será considerado “queimado” e marca não será considerada. Cada saltador tem direito a 3 saltos.

Salto em distância O atleta imagina mentalmente seu pulo e corre na direção da caixa de areia, aumentando gradativamente sua velocidade. Bate o pé na madeira e consegue impulso, para iniciar seu vôo.

Mesmo no ar, o saltador continua se movimentando, lançando a perna livre para a frente e ganhando elevação e deslocamento horizontal. A distância do salto é medida no ponto em que o saltador toca no solo. Uma grande régua colocada ao lado da caixa de areia auxilia os juízes na medição do pulo.

Salto triplo TÁBUA DE SALTO No salto triplo, a tábua de salto é trazida mais para o meio da pista. O atleta iniciará seus saltos ainda na pista e somente o terceiro salto terá aterrissagem na área de areia.

O salto O primeiro salto começa antes da linha limite. É usada uma técnica em que o pé do impulso é o mesmo que vai tocar o chão. Na aterrissagem do primeiro salto, o pé que toca o chão é o que dará impulso para o segundo salto. Agora, o toque ao chão será com o outro pé.

No último salto, o saltador usa toda sua força para projetar-se para a caixa de areia com a maior distância possível. Desta vez, a aterrissagem é com os dois pés. É o equivalente saltar 10 carros estacionados lado a lado.

Conclusão Concluímos que o trabalho nos ensinou a fazer saltos no atletismo, exercícios de maneira que não nos machucamos, e assim podemos corrigir nossa postura quando caminhamos e praticamos as aulas de educação física.

Referências http://pt.wikipedia.org/wiki/Atletismo http://pt.wikipedia.org/wiki/Salto_em_altura http://www.omundodacorrida.com/Altura.htm http://www.cdof.com.br/atletism2.htm

Componentes: Lucas Guilherme Luís Henrique Pablo Henrique Thomas Magnon Turma: 1º ano – A Data: 07/06/2011