Distância Percorrida Considera um automóvel que se move desde o prédio A até à casa B. Antes de iniciar o movimento, o automobilista colocou o "conta-quilómetros"

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Movimento em I dimensão
Advertisements

Movimentos e Forças.
Movimentos e Forças no Universo
Prof. Hebert Monteiro Movimento em I dimensão. Iniciaremos o nosso curso estudando a mecânica como ciência que estuda o movimento. A mecânica é dividida.
Movimento rectilíneo uniforme  MRU
Quando um ímã é dividido ao meio  resulta em dois novos ímãs, cada um com um pólo norte e um pólo sul porque não é possível separar o pólo norte do.
Velocidade Média CINEMÁTICA vm vm
Cinemática Escalar 2º ano Ensino Médio IGL 2013 Prof: Raphael Carvalho
Cinemática Escalar 1. Introdução ao estudo da velocidade escalar média. Classificação dos movimentos quanto: a. Ao sentido do movimento sobre a trajetória;
Velocidade A velocidade de um corpo é dada pela relação entre o deslocamento de um corpo em determinado tempo. Pode ser considerada a grandeza que mede.
MOVIMENTO (2) Prof. Cesário.
OS MOVIMENTOS.
Movimento Retilíneo Uniformemente Variado
TRANSFORMAÇÕES E EVOLUÇÕES TÉCNICAS
Gráficos.
Cinemática – Principais Conceitos.
Vetores; Vetor Deslocamento Física A – Aula 15
Graficamente temos Espaço variável Velocidade constante
1.O gráfico a seguir representa a velocidade escalar de um móvel durante 15 s de movimento. Com base no gráfico é correto afirmar que: a) o móvel está.
Capitulo 2 - Cinemática do ponto material
Aula - 2 Escalares e Vetores
Cinemática.
Trabalho realizado por uma força constante e sua representação gráfica
FORÇAS.
Física Geral e Experimental I Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
Movimentos.
Movimento e Repouso; Trajectória e Distância; Tempo e rapidez média
Trajectória efectuada pelo corpo
MOVIMENTO EM UMA LINHA RETA
Cinemática Professor PH.
Site: Caderno 1 Capítulo 2 Movimento Retilíneo Site:
CONCEITOS BÁSICOS DA CINEMÁTICA
Balanço energético de um automóvel
O gráfico que se segue traduz o movimento retilíneo de um corpo de massa 3Kg.
Margie Basso Física.
Filipa Vicente Professora de CFQ O trânsito Velocidade e rapidez.
Filipa Vicente. n Para estudarmos o movimento de um corpo precisamos de analisar: o referencial escolhido. a sua trajectória a sua rapidez média Animação.
Ciências Físico-Químcias | 9º ano de escolaridade
MECÂNICA Entender o movimento é uma das metas das Física
1.4 Velocidade e movimentos
1.1 Movimento de um corpo. 1.1 Movimento de um corpo.
1.5 Aceleração média. 1.5 Aceleração média Observa com atenção o movimento do automóvel. 0 m/s 6 m/s 10 m/s 12 m/s Escala 6 m/s v v v tempo 0 s tempo.
Movimento e Forças Unidade 1 – EM TRÂNSITO
ROTAÇÃO DE UM CORPO RÍGIDO O eixo fixo é denominado eixo de rotação
Movimento O que é o movimento?.
Exemplo 7. Encontre a velocidade instantânea da partícula descrita na Figura 1 nos seguintes instantes: (a) t = 1.0 s, (b) t = 3.0 s, (c) t= 4.5 s, e (d)
MECÂNICA Entender o movimento é uma das metas das Física
ROTAÇÃO DE UM CORPO RÍGIDO O eixo fixo é denominado eixo de rotação
Maria Augusta Constante Puget (Magu)
1 MECÂNICA Entender o movimento é uma das metas das Física A Mecânica Clássica se divide em: 1. Cinemática 2. Dinâmica A Mecânica estuda o movimento e.
CINEMÁTICA (MRU) E (MRUV)
TERRA NO ESPAÇO 2. PLANETA TERRA
Unidade 1 – Movimentos na Terra e no Espaço
Estática Estática Histórico
Movimento Características Uniforme Rectilíneo Uniformemente Variado.
CONCEITOS BÁSICOS DA CINEMÁTICA
CINEMÁTICA – CONCEITOS BÁSICOS
Professora: Paula Melo Silva
Mecânica: Cinemática Prof. Nelson Luiz Reyes Marques
Grandezas cinemáticas em coordenadas:
Trajectória (Elaborado por Prof. Jorge Barata) -É a linha definida pelas sucessivas posições ocupadas por uma partícula no decorrer do tempo, num determinado.
MECÂNICA CLÁSSICA Conferência 1 Conteúdos: Cinemática Conceitos
Aula 3 Movimento Retilíneo Uniforme PRÉ FÍSICA 2015/1 Monitores: Hugo Brito Natalia Garcia paginapessoal.utfpr.edu.br/cdeimling.
ESCOLA SECUNDÁRIA FRANCISCO RODRIGUES LOBO. 2 3 PRÉ REQUISITOS DE FQA.
Trabalho e Energia O problema fundamental da dinâmica de uma partícula é saber como a partícula se move, se conhecermos a força que actua sobre ela (como.
Representação Gráfica do movimento
Física I Aula02 – Movimento Unidimensional 2009/2010.
LOGO Queda Livre e Lançamentos no Espaço SIMONE CAARMO.
Força e Movimento O que é o movimento? Escola Secundária de Alcácer do sal.
Movimento em Duas e Três Dimensões
Transcrição da apresentação:

Distância Percorrida Considera um automóvel que se move desde o prédio A até à casa B. Antes de iniciar o movimento, o automobilista colocou o "conta-quilómetros" do automóvel a "zero".

Distância Percorrida A Distância Percorrida por um corpo ao longo do seu movimento é a medida da linha de trajectória do corpo. A Distância Percorrida é uma grandeza escalar, que só pode tomar valores positivos ou nulos. A Unidade de Sistema Internacional para a Distância é o metro (m), embora também seja comum apresentar o resultado em Quilómetros (Km).

Deslocamento de um corpo O Deslocamento de um corpo é determinado medindo em linha recta a diferença entre o ponto de partida e o ponto de chegada.

Deslocamento de um corpo Para determinar o Deslocamento de um corpo, não precisamos saber qual a trajectória do corpo, nem precisamos saber por onde o corpo passou. Basta saber de onde partiu e onde chegou. A Unidade de Sistema Internacional para o Deslocamento também é o metro (m), embora seja comum apresentar o resultado em Quilómetros (Km). O Deslocamento é uma grandeza vectorial, isto é, representa-se por meio de um vector. Este vector parte do ponto onde se dá início ao movimento e termina no ponto onde acaba o movimento

Como caracterizar o Vector Deslocamento? Para caracterizar um vector devemos indicar: Ponto de Aplicação (ponto onde o vector começa); Direcção (pode ser Horizontal, vertical, ...); Sentido (da esquerda para a direita, de baixo para cima, de Norte para Sul, ...); Intensidade ou valor (corresponde ao tamanho do vector).   Neste caso: Ponto de Aplicação: A; Direcção: Horizontal; Sentido: da esquerda para a direita ou de A para B; Intensidade ou valor: 30 Km.

Como calcular o deslocamento de um corpo? Deslocamento = Posição Final - Posição Inicial ΔX = Xf – Xi A posição final (Xf) corresponde ao ponto B, que se encontra na posição 30 Km. A posição inicial (Xi) corresponde ao ponto A, que se encontra na posição 0 Km. Então: ΔX = Xf - Xi ΔX = 30 - 0 ↔ ΔX = 30 Km