Anuário Estatístico Aquaviário Componentes Portos Navegação Marítima Navegação Interior
Transporte Versus Movimentação de Carga (1) PORTO 1 PORTO 2 PORTO 3 10 03 Transporte = 0 Carga = 13
Transporte Versus Movimentação de Carga (2) PORTO 1 PORTO 2 PORTO 3 05 10 03 10 Transporte = 0 Carga = 13 Transporte = 10 Carga = 28
Transporte Versus Movimentação de Carga (3) PORTO 1 PORTO 2 PORTO 3 10 03 05 10 20 05 Transporte = 0 Carga = 13 Transporte = 10 Carga = 28 Transporte = 15 Carga = 53
PORTOS
Movimentação portuária – histórico Valores em milhões de toneladas MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS NAS INSTALAÇÕES PORTUÁRIAS BRASILEIRAS CRESCE 2,03 % em 2012. Total = 904 milhões de toneladas
Movimentação de cargas e Corrente de Comércio Valores em milhões de toneladas
Perfis de portos e TUPs – por natureza de carga Valores em milhões de toneladas 3,6 12 15 7,4 8 -11 14,5 10 19 20 7,5 2 17 10 0,7 5,9 -6 6,2 10 11
Participação de PO e TUP na movimentação de cargas - Participação dos TUPs na tonelagem de cargas movimentadas é de 65%. - commodities destinadas ao mercado externo ou relacionadas ao setor petrolífero.
Movimentação portuária – histórico valores em milhões de toneladas Instalação 2012 2011 % crescimento PO 316 309 2,27 TUP 588 577 1,91 Total 904 886 2,03 Santos-SP: +5,51 % Paranaguá – PR: + 8,07 Itaqui – MA: +12,87 % PO MBR – RJ: +5,51 % Madre de Deus – BA: +4,64 Almirante Tamandaré – RJ: +16,67 % TUP
Mercadorias – participação em %
Carga Geral Conteinerizada - Histórico
Navegação Interior
Fontes de Dados na Navegação Interior METODOLOGIA Fontes de Dados na Navegação Interior Sistema de Desempenho Portuário – SDP Sistema Corporativo AHRANA DH / SP Porto de Petrolina (Região Hidrográfica do São Francisco) DADOS 2012 Considera o transporte realizado entre dois Pares O/D, eliminando a dupla contagem da mesma carga no embarque e desembarque nos terminais.
Fontes de Dados na Navegação Interior METODOLOGIA
Frota Mercante na Navegação Interior CRESCIMENTO DA FROTA DE 14,5 % EM RELAÇÃO A 2011 AUMENTO DE 22,41 % DA CAPACIDADE DE CARGA NA NAVEGAÇÃO INTERIOR EXISTEM 1.864 EMBARCAÇÕES AUTORIZADAS PELA ANTAQ QUE PRESTAM SERVIÇO DE TRANSPORTE NA NAVEGAÇÃO INTERIOR
Frota Mercante na Navegação Interior 13,18 % 36,76 % 15,29 % 14,50 %
Afretamentos na Navegação Interior Embarcações Estrangeiras Afretadas Redução dos Afretamentos de Embarcações Estrangeiras Entretanto, houve aumento da frota e da capacidade de carga na Navegação Interior
Transporte em Vias Interiores O TRANSPORTE DE CARGAS EM VIAS INTERIORES TOTALIZOU 80,93 milhões de toneladas (crescimento de 1,40% sobre 2011) TOTAL GERAL DE CARGAS – milhões de t Natureza da Carga – Distribuição %
Transporte em Vias Interiores milhões (t) REGIÃO DO TOCANTINS-ARAGUAIA Navegação Interior 3,1 Cabotagem em Vias Interiores 7,9 Longo Curso em Vias Interiores 11,3 REGIÃO AMAZÔNICA Navegação Interior 10,4 Cabotagem em Vias Interiores 20,3 Longo Curso em Vias Interiores 20,9 REGIÃO DO PARAGUAI Navegação Interior 4,3 REGIÃO DO PARANÁ Navegação Interior 6,0 REGIÃO DO SÃO FRANCISCO (t) Navegação Interior 54.739 REGIÃO ATLÂNTICO SUL Navegação Interior 3,5 Cabotagem em Vias Interiores 0,3 Longo Curso em Vias Interiores 0,5
Transporte em Vias Interiores REGIÃO HIDROGRÁFICA AMAZÔNICA O total transportado na região foi de 51.649.601 (t) Mercadorias como Combustíveis e óleos minerais totalizaram 2.245.020 (t) O total de soja movimentado nas hidrovias da região foi de 4.962.396 (t)
Transporte em Vias Interiores REGIÃO HIDROGRÁFICA DO PARANÁ O total transportado na região foi de 6.032.669 (t) Os graneis sólidos como milho, soja e farelo de soja representaram 42% do total movimentado na hidrovia
Transporte em Vias Interiores REGIÃO HIDROGRÁFICA DO SÃO FRANCISCO O total transportado na região foi de 54.739 (t) O único produto transportado foi Caroço de Algodão
Transporte em Vias Interiores Principais Grupos de Mercadorias Distribuição % Destaque MILHO + 41,92 % Região do Paraná
NAVEGAÇÃO MARÍTIMA E DE APOIO
Frota Mercante na Navegação Marítima e de Apoio
Transporte de Cabotagem 139 milhões de toneladas: + 4% Crescimento de 25%
Carga Conteinerizada na Cabotagem ORIGEM: 62% DA TONELAGEM DESTINO: 71% DA TONELAGEM Amazonas São Paulo 8,5% São Paulo Amazonas 6,7% R. G. Sul Pernambuco 5,1%
Transporte de Longo Curso 525 milhões de toneladas embarcadas: + 2 % 145 milhões de toneladas desembarcadas: + 1 %
Transporte de Longo Curso Tonelagem exportada por rotas oceânicas Tonelagem importada por rotas oceânicas Granel sólido: 91%
Afretamentos na Navegação Marítima e de Apoio 60% 100% Quantidade 2008 a 2012 Gastos (US$ bilhões)
Afretamentos na Navegação Marítima e de Apoio – US$ bilhões GASTOS COM AFRETAMENTO (2012/2011): + US$ 1,0 bilhão (+20%) Participação no aumento: Apoio Marítimo (58%) / Tempo Longo Curso (38%) / Viagem 2012 2011
DESEMBARCADA NO BRASIL Acordos Bilaterais ACORDOS BILATERAIS 48% DA TONELAGEM TRANSPORTADA NO LONGO CURSO PARTICIPAÇÃO DA BANDEIRA NA TONELAGEM TRANSPORTADA 96% EMBARCAÇÕES ESTRANGEIRAS 4% EMBARCAÇÕES BRASILEIRAS PAÍS QUANTIDADE EMBARCADA NO BRASIL DESEMBARCADA NO BRASIL TOTAL % CHINA 194.127.344 11.208.026 205.335.370 64,0 ESTADOS UNIDOS 21.317.070 26.487.466 47.804.536 14,9 ARGENTINA 9.235.310 9.697.763 18.933.073 5,9 FRANÇA 11.588.137 603.531 12.191.668 3,8 ALEMANHA 7.641.310 2.855.186 10.496.496 3,3 RUSSIA 3.811.216 3.636.221 7.447.437 1,9 ARGÉLIA 2.844.566 3.290.145 6.134.711 2,3 CHILE 2.737.587 3.112.633 5.850.220 1,8 PORTUGAL 1.980.783 930.709 2.911.492 0,9 URUGUAI 787.654 1.362.869 2.150.523 0,7 ROMÊNIA 1.121.417 5.660 1.127.077 0,4 POLÔNIA 150.003 328.543 478.546 0,1 BULGÁRIA 46.250 165.632 211.882 T O T A L 257.388.647 63.684.384 321.073.031 100,0