Perspectivas da Ciência da Informação à formação do Museólogo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SELEÇÃO DE FONTES DE INFORMAÇÃO:
Advertisements

Faculdade Estudos Sociais do
Ensino, Pesquisa e Extensão em Bibliotecas Escolares e Públicas na Formação do Bibliotecário na UFRGS Profª Drª ELIANE LOURDES DA SILVA MORO Profª Drª.
PROGRAMA DE ARTE, CIÊNCIA E CULTURA DA UFRJ
23 de março de 2007 GRUPO DE PESQUISA : GRUPO DE PESQUISA : TEORIA, EPISTEMOLOGIA E INTERDISCIPLINARIDADE DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Lideres: Lideres: Maria.
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
Gerenciando a fragmentação: os muitos acervos raros da UFRJ
Me. Edimar Roberto de Lima Sartoro .
Máscaras Africanas.
PATRIMÔNIO CULTURAL.
CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ Cidade, Trabalho e Técnica
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
PROGRAMA INFRA-ESTRUTURA/ARQUIVOS. FAPESP - INVESTIMENTOS.
Programa Especial de Treinamento
INTERNET: ESPAÇO DE (IN)FORMAÇÃO
Ministério da Cultura.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
IPPUC Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
X Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde- BIREME Natal, 17 de outubro de 2004 BIBLIOTECA VIRTUAL CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO.
Disciplinas do curso 06mar2008
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CENTRO DE REFERÊNCIA DO PROFESSOR
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Informação e Documentação em Museus
Planejamento Urbano Municipal e Regional
Património Mundial Origem: Wikipédia
SINAES: Concepções e Diretrizes
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Como transformar os funcionários da Escolas públicas em Educadores?
DA NOSSA ESCOLA E DO MUNICÍPIO DE PIRANHAS-AL.
1 Profa. Dra. Clara Dornelles Julho de Licenciatura em Letras (UFSC, 1996) Mestrado em Letras (UFSC, 2000) Doutorado em Linguística Aplicada (Unicamp,
Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
Desafios contemporâneos na formação dos arquivistas
MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO Prof
MUSEU MUNICIPAL DO NEGRO
Faculdade São Paulo - FSP Apresentação: Dr. Maykon Fabiano de Almeida, Biomédico graduado pela Faculdade São Lucas, e especialista pela Sociedade.
SEGUNDO CICLO DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS.
Metodologia da Pesquisa Científica
Programa Educação Básica. Principais ações: Congresso Nacional  0509-Apoio ao Desenvolvimento da Educação Básica  20RP-Infraestrutura para a Educação.
Curso de Graduação em Gestão Pública
Política Educacional Brasileira
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
BNDES, Rio de Janeiro – 14 de agosto de APRESENTAÇÃO Mestrado em Avaliação de políticas Públicas - MAPP: I. Estrutura e funcionamento II. Resultados.
UNIMINAS – União Educacional de Minas Gerais Curso : Pedagogia, Gestão e Tecnologia Educacional Aluna : Biannka Araújo Profª Gilca Vilarinho.
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
Oficina de Museologia: Montar, gerenciar, expor
O Futuro da Licenciatura a partir das normativas do Ensino Médio
Patrimônio Cultural Material e Imaterial
Origem do Museu Moderno
MEIO AMBIENTE CULTURAL
1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QBQ1151 Introdução à Bioquímica (2T) QFL1212
LEGENDA: Requisito Forte: Exige aprovação para cursar as disciplinas seguintes. Disciplina Conjunto: Exige matrícula simultânea e avaliação em separado.
FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA COM ÊNFASE EM BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR – INTEGRAL – 46300/600 (2015) 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QBQ1151.
CURSO DE LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA EM CIÊNCIAS SOCIAIS
Uma universidade sem fronteiras para a América Latina.
Centros Culturais Kaingang em movimento Proposta de implentação ( ) UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E JURÍDICAS.
Disciplinas Optativas
Patrimônio cultural.
Patrimônio cultural.
CURSO DE GRADUAÇÃO EM MUSEOLOGIA. CURSO DE MUSEOLOGIA - Sede do curso: Escola de Ciência da Informação - Período: matutino -Duração: oito semestres letivos.
6/23/  UNIVERSIDADE AUTÓNOMA DE LISBOA Seminário Multidisciplinar 2004 CECD Curso Especialização em Ciências Documentais.
Transcrição da apresentação:

Perspectivas da Ciência da Informação à formação do Museólogo Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Curso de Museologia Introdução à Museologia Perspectivas da Ciência da Informação à formação do Museólogo Profa. Lillian Alvares Coordenadora do Curso de Museologia

Sumário Integração Curricular Estudo Comparado da Graduação no Brasil Comunidade Virtual

Integração Curricular

Integração Curricular Ciência da Informação: Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia Têm identidades próprias, bem estabelecida... ...mas ... ... têm muito em comum

Integração Curricular Há um vasto manancial de conhecimento a ser explorado por cada uma delas e na união dessas três áreas Construção do Saber Compartilhamento do Conhecimento Memória, Patrimônio Preservação, Conservação e Restauração Organização da Informação Estudos de Público Planejamento e gestão de unidades de informação Tecnologias Próprias

Integração Curricular 1998 A Secretaria de Educação Superior do MEC Comissão de Especialistas de Ensino em Ciência da Informação Diretrizes curriculares para os 3 Cursos

Justificativa Produção Fenômenos ligados à : Organização Difusão O entendimento da Ciência da Informação como campo de estudo que inclui: Fenômenos ligados à : Produção Organização Difusão Utilização ... de Informação

Discussão Os três cursos esgotam campo tão abrangente? Até que ponto partilham suas características básicas? A Ciência da Informação daria conta das especificidades da Arquivologia, da Biblioteconomia e, em particular, da Museologia?

Conclusão A Comissão admitiu a afinidade entre: Arquivologia Biblioteconomia Museologia

Consoante com as diferentes tradições e marcos conceituais Porque . . . 1. Seu objeto comum é a informação registrada Resguardando as respectivas formas de: Entendê-la, Processá-la e Utilizá-la Consoante com as diferentes tradições e marcos conceituais

Porque . . . 2. São disciplinas instituidoras de ambientes de mediação entre: Acervos (estoques informacionais) e Necessidades do usuário

Porque . . . 3. Principalmente: Existe uma Real e produtiva Ação multidisciplinar

Fundamentos Principais Não se trata apenas de encontrar matérias comuns, numa perspectiva de economia e racionalidade curricular, como proposto pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) em 1974

Fundamentos Principais Mas, um projeto de harmonização que permita a fertilização mútua no trato com questões cuja complexidade e amplitude são, via de regra, insuficientemente resolvidas no âmbito de uma única disciplina.

Comissão de Integração Curricular

Composição Presidente: Profa. Lillian Maria Araújo de Rezende Alvares, Coordenadora do Curso de Museologia Membros: Coordenadora do Curso de Arquivologia, Profa. Darcilene Sena Rezende Coordenador do Curso de Biblioteconomia, Prof. Marcílio de Brito Representante da Faculdade de Ciência da Informação: Profa. Elmira Luzia Melo Soares Simeão Representante do Curso de Arquivologia: Profa. Cynthia Roncaglio Representantes do Curso de Biblioteconomia: Profa. Suzana Mueller e Prof. Murilo Bastos da Cunha Representante do Curso de Museologia: Profa. Silmara Küster de Paula Carvalho Representante do Centro Acadêmico de Biblioteconomia: Frederico Borges Representante do Centro Acadêmico de Museologia: Matias Monteiro

Análise Curricular Dirigida dos Cursos de Bacharelado em Estudo Comparado Análise Curricular Dirigida dos Cursos de Bacharelado em Museologia no Brasil

Instituição Data de Criação UNIRIO Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro 01/01/1932 UFBA Universidade Federal da Bahia 06/03/1970 UNIBAVE Centro Universitário Barriga Verde 13/02/2004 UFPEL Universidade Federal de Pelotas 22/08/2006 UFRB Universidade Federal do Recôncavo da Bahia 16/10/2006 UFS Universidade Federal de Sergipe 26/03/2007 UFRGS Universidade Federal do Rio Grande do Sul 01/03/2008 UFOP Universidade Federal de Ouro Preto 18/08/2008 UnB Universidade de Brasília 03/08/2009 UFPE Universidade Federal de Pernambuco 16/02/2009 UFPA Universidade Federal do Pará 02/08/2009 UFG Universidade Federal de Goiás 23/02/2010 UFMG Universidade Federal de Minas Gerais 01/03/2010

Centro-Oeste Nordeste Norte Sudeste Sul Região Instituição Centro-Oeste UnB Universidade de Brasília UFG Universidade Federal de Goiás Nordeste UFBA Universidade Federal da Bahia UFRB Universidade Federal do Recôncavo da Bahia UFS Universidade Federal de Sergipe UFPE Universidade Federal de Pernambuco Norte UFPA Universidade Federal do Pará Sudeste UNIRIO Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UFOP Universidade Federal de Ouro Preto UFMG Universidade Federal de Minas Gerais Sul UNIBAVE Centro Universitário Barriga Verde UFPEL Universidade Federal de Pelotas UFRGS Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Ciência da Informação Análise da Informação Classificação e Documentação Conhecimento e Sociedade Controle Bibliográfico Documentação Museológica Documentação e Informação em Museus Estudos de Público e Avaliação Fundamentos da Ciência da Informação Informação e Documentação Museológica Informação e Memória Social Informação e Educação Patrimonial Introdução aos Estudos Históricos Aplicados à Ciência da Informação Introdução à Ciência da Informação Museologia e Documentação Museus e Seus Públicos Paleografia e Prática em Arquivos Salvaguarda Patrimonial I: Documentação Museológica Salvaguarda Patrimonial III: Registro e Sistema de Gerenciamento da Informação Sistemas de Informação e Documentação em Museus

Museologia Ação Cultural e Educativa dos Museus Ação Educativa nos Museus Ação Educativo-cultural Práticas de Educação Não-formal Aplicadas Educação Especial em Museus Educação Patrimonial História dos Museus Imaginária e Indumentária Iniciação à Museologia Introdução à Museologia Legislação Patrimonial e Ética Museografia Museologia e Bens Culturais no Brasil Museologia e Educação Museologia e Turismo Museologia Museologia: Interfaces Disciplinares Museu no Mundo Contemporâneo Políticas Públicas na Área da Museologia Prática em Museus Seminário Temático Teoria do Objeto e Coleções Teoria Museológica Teorias do Objeto e Estudos de Cultura Material Visitas Técnicas e Diagnósticos Tipologia de Museus e Avaliação de Público Museologia Aplicada a Acervos

Preservação e Restauração Conservação e Preservação Conservação e Preservação de Bens Culturais Conservação Preventiva de Bens Culturais História, Memória e o Patrimônio Mundial Introdução à Conservação Memória e Patrimônio Museologia e Preservação Museologia Patrimônio e Memória Patrimônio Cultural Patrimônio, Memória e Identidade Práticas Laboratoriais de Conservação de Bens Culturais Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural Restauração e Conservação de Acervos Museológicos Salvaguarda Patrimonial II: Conservação Preventiva e Segurança Salvaguarda Patrimonial IV: Práticas Laboratoriais de Conservação Preventiva

Comunicação e Prática Museológica Comunicação em Museus Expografia Expologia Exposição Curricular Museologia e Comunicação Prática de Exposições Museológicas

Artes Arte Decorativa Arte e Cultura Brasileira Arte e Cultura Latino-americana Arte em Museus Arte Sacra Composição Gráfica Aplicada à Museus Cultura e Arte Popular no Brasil Estética Fundamentos de Linguagem Visual História da Arte Brasileira História da Arte Contemporânea História da Arte Iconografia Iluminação em Museus Museologia e Arte Brasileira Museologia e Arte Ocidental Museologia e Arte Produção Artística no Brasil Semiótica Aplicada à Arte Sentido e Forma da Produção Artística no Brasil Técnicas e Processos Artísticos Teoria da Percepção Visual

Antropologia Antropologia Cultural e Etnografia Brasileira Antropologia Cultural no Brasil Antropologia Cultural Antropologia da Arte Antropologia das Expressões Estéticas Antropologia das Populações Afro-Brasileiras Antropologia das Sociedades Indígenas Antropologia do Negro no Brasil Antropologia e Museus Antropologia Antropologia Visual Cultura e Meio Ambiente Estudos Afro-brasileiros Etnologia Indígena do Brasil e da Amazônia Formação Étnica Fundamentos de História do Brasil e de Sergipe Iconografia e Museologia Museus e Sociedade (Antropologia) Museus, Cultura e Sociedade Pensamento Antropológico Brasileiro Sociedades Camponesas Sociedades Indígenas Tradições Culturais Brasileiras

História Cultura Brasileira Cultura Paraense História Contemporânea História da Amazônia História da Ciência e Tecnologia História da Civilização História da Civilização Brasileira História da Cultura Ocidental História das Religiões História de Portugal História do Brasil História do Rio Grande do Sul Aplicada à Ciência da Informação História dos Registros Humanos História e Patrimônio de Goiás História Moderna História Platina História Regional História Social e Política do Brasil Introdução ao Estudo da História Tópicos Especiais de Teoria e Metodologia da História

Ecossistemas Arqueologia e Acervos Museais Arqueologia e Museus Arqueologia Geral Botânica Comunicação e Educação Ambiental Ecologia Geral Fundamentos da Geologia e Paleontologia Geologia, Espeleologia, Paleontologia e Gemologia Geral Introdução à Arqueologia Paleografia Patrimônio Natural Zoologia

Gestão Administração Aplicada às Ciências da Informação Administração de Museus Elaboração e Gestão de Projetos Culturais Gestão de Museus e Administração de Coleções Gestão de Museus e Políticas de Acervos Museológicos Gestão de Museus Gestão e Administração de Museus Gestão Museológica Organização de Museus Organização e Administração Planejamento e Avaliação de Instituições Museológicas Princípios de Organização e Gestão Aplicados a Museus Projeto de Curadoria Expográfica Seminário de Projeto Transportes na Amazônia e Museus

Arquitetura Arquitetura de Museus Espaços Museais e Arquitetura de Museus  

Metodologia da Pesquisa Científica Epistemologia Metodologia da Pesquisa Aplicada às Ciências da Informação Metodologia da Pesquisa Científica Projeto Monográfico Seminário I: Museus, Museologia e Pesquisa Seminários de Pesquisas em Museologia Trabalho de Conclusão de Curso

Filosofia Filosofia da Arte Filosofia da Cultura Introdução à Filosofia Introdução ao Pensamento Filosófico

Sociologia Folclore Brasileiro Formação Social e Econômica do Brasil História Econômica, Política e Social Geral Introdução à Sociologia Museus e Evolução Cultural Sociedade e Educação Sociologia da Arte Sociologia Geral Sociologia, Trabalho e Tecnologia

Tecnologias da Informação Automação de Acervos Computação Gráfica Aplicada à Museologia Tecnologia da Informação Tecnologias da Informação em Museus

Língua Portuguesa Leitura e Produção de Texto Oficina de Textos Português Instrumental Leitura e Construção de Textos em Museus

Classificação Grande Grupo Laranja: representa o núcleo específico da Museologia Grande Grupo Azul: representa o núcleo essencial à Museologia Grande Grupo Verde: representa o núcleo desejável à Museologia Grande Grupo Água: representa o núcleo prático e metodológico Grande Grupo Lilás: representa o núcleo eventual à Museologia

Classificação Laranja: Ciência da Informação, Museologia, Preservação e Restauração, Comunicação e Prática Museológica Azul: Artes, Antropologia, História Verde: Ecossistemas, Gestão, Arquitetura Água: Metodologia da Pesquisa Científica, Estágio Lilás: Filosofia, Sociologia, Tecnologias da Informação, Idiomas, Língua Portuguesa

Introdução à Biblio e Ciência da Informação Controle Bibliográfico UnB Introdução à Biblio e Ciência da Informação Controle Bibliográfico Análise da Informação Informação e Documentação Museológica   Introdução à Ciência da Informação Análise da Informação Informação e Documentação Museológica I Conhecimento e Sociedade Informação e Memória Social Paleografia e Prática em Arquivos Informação Educação Patrimonial Introdução às Ciências da Informação Informação e Documentação Museológica II Classificação e Documentação Documentação Museológica Fundamentos da Ciência da Informação Salvaguarda Patrimonial III: Registro e Sistema de Gerenciamento da Informação Aplicados Museologia e Documentação Sistemas de Informação e Documentação em Museus Documentação e Informação em Museus Estudos de Público e Avaliação Museus e Seus Públicos Documentação em Museus Salvaguarda Patrimonial I: Documentação Museológica

Antropologia Cultural e Etnografia Brasileira III UnB Antropologia da Arte, Cultura e Meio Ambiente Pensamento Antropológico Brasileiro Sociedades Camponesas Sociedades Indígenas Estudos Afro-brasileiros Tradições Culturais Brasileiras   Antropologia Cultural e Etnografia Brasileira III Etnologia Indígena do Brasil e da Amazônia Antropologia das Populações Afro-Brasileiras Antropologia visual Antropologia I Antropologia Cultural Antropologia nos museus Folclore Brasileiro Antropologia Cultural e Etnografia Brasileira II Antropologia das Sociedades Indígenas Antropologia do Negro no Brasil Antropologia das Expressões Estéticas Antropologia Cultural no Brasil Antropologia e Museus Antropologia Cultural e Etnografia Brasileira I Introdução à Antropologia Antropologia dos Museus Formação Étnica Antropologia, Iconografia e Museologia Antropologia Cultural I Museus, Cultura e Sociedade Museus e Sociedade (Antropologia)

Arqueologia e Acervos Museais Comunicação e Educação Ambiental UnB   Ecologia Geral Zoologia Patrimônio Natural Paleografia Botânica Geral Arqueologia e Acervos Museais Comunicação e Educação Ambiental Botânica Arqueologia e Museus Fundamentos da Geologia e Paleontologia Introduçaõ à Ecologia Introdução à Arqueologia Geologia, Espeleologia, Paleontologia e Gemologia Geral Arqueologia Geral

Recomendações Algumas recomendações de reorganização de disciplinas (inclusões, exclusões e adaptações) Alteração de Algumas Ementas Nova Identificação de Algumas Disciplinas Análise sob a perspectiva de Núcleo Comum

Comunidade Virtual http://museologiaunb.ning.com/

Portal http://alvarestech.com/lillian

Email: lillianalvares@unb.br http://museologiaunb.ning.com/ http://alvarestech.com/lillian