LEI DE INFORMÁTICA - PPB -.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Apresentação Criada em 2002 e autorizada a funcionar pelo Banco Central em 2003, entrou em operação em É uma sociedade anônima de economia mista.
Advertisements

23/03/2017 CRÉDITO PARA O TURISMO Janeiro
PLANO ESTADUAL DE BANDA LARGA
O Inmetro Fundado em dez/73 Autarquia do Governo Federal
AGENDA: A BUSCA DA EFICIÊNCIA NO SETOR PÚBLICO
O Estado e o BNDES no apoio à
LICENCIAMENTO AMBIENTAL ambiente godoy – consultoria ambiental ltda..
1. 2 Promover o aperfeiçoamento contínuo dos programas de governo por meio da avaliação e da revisão programática visando a elaboração do PLRPPA e do.
PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO.
LEI DE INFORMÁTICA EM UNIVERSIDADES ESTADUAIS BAIANAS Gesil S. Amarante Segundo 04/09/2007.
Reinvestimento do IRPJ
Incentivos Fiscais Recife, 28 de setembro de 2011.
Legislação Aplicada à Contabilidade Pública
Secretaria de Educação Básica
SOLUÇÕES – PRODUTOS E SERVIÇOS
DA CONTRIBUIÇÃO DA UNIÃO
BENEFÍCIOS FISCAIS DA LEI DE INFORMÁTICA.
Formação de Preços e Cálculo de Rentabilidade
12ª Reunião Ordinária 5 de outubro de Lei nº , de 15 de dezembro de 2010.
INTRODUCÃO DRAWBACK CONTEXTO MACRO-ECONÔMICO
IRPJ Lucro Real.

SR TRIÂNGULO MINEIRO MARÇO/2010
PROGRAMA CRESCE RS Projetos de Lei nº 203 e nº 204/2007 Porto Alegre (RS), 30 de maio de 2007.
AULA 1 LEIS DE INFORMÁTICA 7232 – FACULDADE PITÁGORAS
Quem, quando, quanto, como fazer??
Verificação Metrológica de Cronotacógrafos
MINISTÉRIO DA FAZENDA Secretaria do Tesouro Nacional
CADIN Secretaria do Tesouro Nacional – Ministério da Fazenda
08 de Novembro de 2013.
República Federativa do Brasil Lei de Diretrizes Orçamentárias 2008 PROJETO DE LEI Abril de 2007.
Aula 05 Assunto: Balanço Patrimonial (BP).
Aula 06 Assunto: Revisão da Classificação dos custos: Diretos, Indiretos, Fixos e Variáveis. Correção dos Exercícios.
AUDIÊNCIA PÚBLICA EXERCÍCIO DE 2013
Tributação da Exportação nas Empresas optantes pelo Simples Nacional
Lei do Bem Concessão de incentivos fiscais às pessoas jurídicas que realizarem pesquisa e desenvolvimento de inovação tecnológica, em território nacional.
Ministério da Educação Secretaria Executiva Subsecretaria de Assuntos Administrativos XVI Reunião Extraordinária do FONDCF SIASG Odilon Borges de Souza.
Apresentação  Criada em 2002 e autorizada a funcionar pelo Banco Central em 2003, entrou em operação em É uma sociedade anônima de economia mista.
As Desigualdades na Escolarização no Brasil
Lei de Incentivo ao Esporte
Impacto nos Municípios
BOLSAS DE ESTUDOS E PESQUISA VI Simpósio Ministério Público e Terceiro Setor – Brasília, DF 29 de novembro de 2005.
Lei nº , de 15 de dezembro de Art. 3 o A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR
PROGRAMA PRÓ-EMPREGO Julho de 2011.
RECEITA FEDERAL DO BRASIL – COGET
CADIN/RS.
Departamento de Operações de Comércio Exterior - DECEX
OPERAÇÕES DE COMÉRCIO EXTERIOR
Incentivos Fiscais na aréa de atuação da SUDENE
Nova Lei do Bem USO INTERNO.
Cartão BNDES Rio de Janeiro, 05 de julho de 2011.
PREGÃO ELETRÔNICO TRADICIONAL
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO PROGRAMA DE PARCELAMENTO INCENTIVADO
Título do evento Rogerio da Silva Fernandes Auditor-Chefe Substituto Auditoria Interna do Inmetro – Audin Reunião Regional Sul e Sudeste 28 a 31/7/2014.
Auditoria Interna do Inmetro – Audin
05/03/2007Prateleira de projetos - Saneamento Básico 1 Prateleira de projetos – saneamento básico Proposições do.
M ANUAL DE C ONTAS Passivo 16- Passivo Circulante Classificam-se as contas que representam obrigações cujos vencimentos ocorram durante o exercício social.
M ANUAL DE C ONTAS PASSIVO 16- Passivo Circulante Classificam-se as contas que representam obrigações cujos vencimentos ocorram durante o exercício social.
REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO
BENEFÍCIOS FISCAIS DA LEI DE INFORMÁTICA LEI DE INFORMÁTICA.
Demonstração de Valor Adicionado – CPC 09
BENEFÍCIOS FISCAIS DA LEI DE INFORMÁTICA LEI DE INFORMÁTICA.
Ministério das Comunicações. Audiência Pública, 19/09/2015 Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados.
Ministério da Ciência e Tecnologia Brasília, 29 de maio de 2007 Augusto Gadelha Secretaria de Política de Informática Política Nacional de Tecnologia da.
MODALIDADES DE AUDITORIA
Conceitos. O Orçamento Público é uma peça de planejamento por meio do qual o governo estima as receitas que irá arrecadar e fixa os gastos que espera.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Decreto nº 6.114/2007 Orientações sobre a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso – GECC.
Introdução à Metodologia de Projetos Não -Reembolsáveis.
O SISTEMA SAGRES E SUA VANTAGEM PARA O SERVIÇO PÚBLICO – CONS. RONALD POLANCO RIBEIRO.
Transcrição da apresentação:

LEI DE INFORMÁTICA - PPB -

LEI DE INFORMÁTICA Legislação Principal Lei nº 8.248, de 23/10/91 Decreto nº 5.906, de 26/09/06

LEI DE INFORMÁTICA Legislação Correlata Decretos Portarias Instruções Normativas Resoluções Legislações estaduais do ICMS

EMPRESAS BENEFICIÁRIAS Empresas que investem em atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D) em tecnologias da informação no País Empresas que produzem bens de informática, automação e telecomunicações, baseados em técnica digital, atendendo aos seus Processos Produtivos Básicos – PPB

BENEFÍCIOS DA LEI DE INFORMÁTICA Redução do IPI na comercialização dos produtos incentivados Preferência na aquisição dos bens incentivados por órgãos e entidades da Administração Pública Federal, direta ou indireta Suspensão do IPI na importação e compra local de insumos Benefícios no ICMS no Estado de São Paulo Redução do ICMS para a 12% nas operações dentro do Estado Diferimento do ICMS na aquisição de insumos dentro do Estado, destinados à fabricação de produtos beneficiados Suspensão do ICMS na importação de insumos destinados à fabricação dos produtos beneficiados Regime especial de tributação do ICMS para alguns produtos de informática (Crédito Outorgado)

Empresas nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste REDUÇÃO DO IPI Bens de informática e automação em geral Período Reduções do IPI (%) Empresas nas regiões Sul e Sudeste Empresas nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste 2004 a 2014 80 % 95 % 2015 75 % 90 % 2016 a 2019 70 % 85 %

REDUÇÃO DO IPI Microcomputadores portáteis, unidades de processamento digitais de pequena capacidade baseadas em microprocessadores, unidades de discos magnéticos ópticos, circuitos impressos com componentes elétricos e eletrônicos montados, gabinetes e fontes de alimentação: Período Reduções do IPI (%) Empresas nas regiões Sul e Sudeste Empresas nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste 2004 a 2014 95 % Isenção 2015 90 % 2016 a 2019 70 % 85 %

REDUÇÃO DO IPI Bens de informática e automação desenvolvidos no País e habilitados aos incentivos da Lei de Informática (PPB) Período Reduções do IPI (%) 2004 a 2014 100 % 2015 90 % 2016 a 2019 70 %

OBRIGAÇÕES DOS BENEFICIÁRIOS DA LEI DE INFORMÁTICA Cumprimento dos respectivos Processos Produtivos Básicos na fabricação local dos bens incentivados Aplicação de recursos em atividades de P&D no País Implantação e certificação de Sistema da Qualidade NBR ISO 9000 Implantação de Programa de Participação dos Trabalhadores nos Lucros ou Resultados – PLR Apresentação dos seguintes relatórios anuais: Relatório Consolidado do Cumprimento do PPB para os fabricantes de desktops, notebooks, tablets, telefones celulares Relatório Demonstrativo Anual

APLICAÇÃO DE RECURSOS EM ATIVIDADES DE P&D Bens de informática e automação em geral Período Aplicação Total em P&D FNDCT Convênio com Instituições de Pesquisa e Ensino Projetos próprios (Extra- convênio) Nas regiões N, NE e CO Qualquer Região Oficiais ou Direito Privado Entidades Oficiais Livre Oficiais ou Direito Privado Empresas nas regiões Sul e Sudeste De 2004 a 2014 4,00 % 0,400 % 0,192 % 0,448 % 0,80 % 2,160 % Em 2015 3,75 % 0,375 % 0,180 % 0,420 % 0,75 % 2,025 % De 2016 a 2019 3,50 % 0,350 % 0,168 % 0,392 % 0,56 % 1,890 % Empresas nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste 4,35 % 0,435 % 0,209 % 0,487 % 0,870 % 2,349 % 4,10 % 0,410 % 0,197 % 0,459 % 0,820 % 2,214 % 3,85 % 0,385 % 0,185 % 0,431 % 0,770 % 2,079 %

APLICAÇÃO DE RECURSOS NAS ATIVIDADES DE P&D Microcomputadores portáteis, unidades de processamento digitais de pequena capacidade, baseadas em microprocessadores, unidades de discos magnéticos e ópticos, circuitos impressos com componentes elétricos e eletrônicos montados, gabinetes e fontes de alimentação Período Aplicação Total em P&D FNDCT Convênio Projetos próprios (Extra- convênio) Nas regiões N, NE e CO Qualquer região Oficiais ou Direito Privado Entidades Oficiais Livre Oficiais ou Direito Privado Empresas nas regiões Sul e Sudeste De 2004 a 2009 2,00 % 0,200 % 0,096 % 0,224 % 0,400 % 1,080 % De 2010 a 2014 3,00 % 0,300 % 0,144 % 0,336 % 0,600 % 1,620 % Em 2015 3,75 % 0,375 % 0,180 % 0,420 % 0,75 % 2,025 % De 2016 a 2019 3,50 % 0,350 % 0,168 % 0,392 % 0,56 % 1,890 % Empresas nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste 2,175 % 0,218 % 0,105 % 0,244 % 0,435 % 1,175 % 3,263 % 0,326 % 0,157 % 0,365 % 0,653 % 1,762 % 4,10 % 0,410 % 0,197 % 0,459 % 0,820 % 2,214 % 3,85 % 0,385 % 0,185 % 0,431 % 0,770 % 2,079 %

NATUREZA DOS PROGRAMAS E PROJETOS DE P&D Trabalho teórico ou experimental realizado de forma sistemática para adquirir novos conhecimentos, visando atingir um objetivo específico, descobrir novas aplicações ou obter uma ampla e precisa compreensão dos fundamentos subjacentes aos fenômenos e fatos observados, sem prévia definição para o aproveitamento prático dos resultados; Trabalho sistemático utilizando o conhecimento adquirido na pesquisa ou experiência prática para desenvolver novos materiais, produtos, dispositivos ou programas de computador, para implementar novos processos, sistemas e serviços ou para aperfeiçoar os já produzidos ou implantados, incorporando características inovadoras; Serviço científico e tecnológico de assessoria, consultoria, estudos, ensaios, metrologia, normalização, gestão tecnológica, fomento à invenção e inovação, gestão e controle da propriedade intelectual. Formação e capacitação profissional de níveis médio e superior.

NATUREZA DAS DESPESAS EM P&D Uso de programas de computador, de máquinas, equipamentos, aparelhos e instrumentos (aluguel ou depreciação); Implantação, ampliação ou modernização de laboratórios de pesquisa e desenvolvimento; Recursos humanos diretos e indiretos Aquisições de livros e periódicos técnicos; Materiais de consumo; Viagens; Treinamento; Serviços técnicos de terceiros; e Outras despesas correlatas.

ASPECTOS GERAIS DAS APLICAÇÕES OBRIGATÓRIAS EM P&D Estão dispensadas das exigências de aplicação de recursos em atividades de P&D em convênio com instituições de pesquisa e ensino e no FNDCT, as empresas cujo faturamento bruto anual de bens incentivados, menos os impostos incidentes, seja inferior a R$ 15.000.000,00. Não se considera como atividade de P&D a doação de bens e serviços de informática. No caso de produção terceirizada, a empresa contratante poderá assumir as obrigações de aplicação de recursos em atividades de P&D, correspondentes ao faturamento decorrente da comercialização de produtos incentivados obtido pela contratada com a contratante (Contratos de Assunção). Serão considerados como aplicação em P&D do ano-calendário: - os dispêndios correspondentes à execução de atividades de P&D realizadas até 31 de março do ano subseqüente; - os depósitos efetuados no FNDCT até o último dia útil do mês de janeiro seguinte ao encerramento do ano-calendário; e - eventual pagamento antecipado a terceiros para a execução de atividades de P&D, desde que seu valor não seja superior a 20% da correspondente obrigação do ano-calendário.

PROCESSO PRODUTIVO BÁSICO Processo Produtivo Básico – PPB é o conjunto mínimo de operações, no estabelecimento fabril, que caracteriza a efetiva industrialização local de determinado produto. Consiste, de maneira geral, nas seguintes operações: montagem e soldagem de todos os componentes nas placas de circuito impresso; montagem das partes elétricas e mecânicas, totalmente desagregadas, em nível básico de componentes; integração das placas de circuito impresso e das partes elétricas e mecânicas na formação do produto final; gestão da qualidade e produtividade do processo e do produto final.

ASPECTOS GERAIS DO PROCESSO PRODUTIVO BÁSICO Os Processos Produtivos Básicos são estabelecidos pelo MDIC e MCT, através de portarias conjuntas. A solicitação de empresa interessada no estabelecimento de um PPB específico para um tipo de produto deverá ser apreciada, pelo MDIC e MCT, no prazo máximo de 120 dias. Os PPB’s poderão ser alterados sempre que fatores técnicos e/ou econômicos assim o indicarem. A alteração de um PPB implica no seu cumprimento por todas as empresas fabricantes do produto. Existem portarias liberando da montagem local alguns módulos, subconjuntos e componentes especiais e/ou estabelecendo condições específicas para determinados tipos de produtos. As atividades e operações produtivas podem ser terceirizadas, entretanto, as etapas de integração final e gestão da qualidade deverão ser executadas pela própria empresa. O MCT e o MDIC poderão promover, a qualquer tempo, inspeções nas empresas para verificação da regular observância dos PPB

CONCESSÃO DOS BENEFÍCIOS DA LEI DE INFORMÁTICA - PLEITO DE PPB A concessão dos benefícios da Lei de Informática é feita, via Internet, através do Sistema Sigplani – Módulo Pleito de Incentivos para Produtos de Informática. As informações necessárias constam basicamente dos seguintes itens: Identificação dos produtos a serem fabricados; Plano de Pesquisa e Desenvolvimento elaborado pela empresa; Indicação que na industrialização dos produtos a empresa atenderá aos PPB para eles estabelecidos; Apresentação das seguintes certidões negativas, ou positivas com efeitos de negativas do FGTS/CEF, das Contribuições Previdenciárias/INSS e dos Tributos Federais e Dívida Ativa da União/SRF e PGFN; Indicação do Sistema da Qualidade baseado nas Normas NBR ISO 9.000 implantado e certificado ou cronograma de implantação e certificação Indicação de Programa de Participação dos Trabalhadores nos Lucros ou Resultados da empresa, implantado ou cronograma de implantação.

Para maiores informações sobre a Lei de Informática, consulte o nosso site: www.geosync.com.br