A prática da virtude Prof.ª Andréa Cristina Filosofia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O processo de humanização da natureza
Advertisements

DO SENSO COMUM AO CONHECIMENTO FILOSÓFICO E CIENTÍFICO
Pensamento Filosófico Moderno
A SOCIOLOGIA DA RELIGIÃO DE WEBER
A CULTURA ESCOLAR NA SOCIEDADE NEOLIBETAL
Filosofia e Ética Prof. Rafael Lima
Arcadismo Contexto Histórico.
Serão os valores morais universais?
Metodologia apologética: alguns sistemas
O I L U M N S Professora: Marta.
O I L U M N S Professora: Marta. O I L U M N S Professora: Marta.
BEM-VINDO À DISCIPLINA
A ÉTICA MODERNA.
Teorias do Conhecimento
Sociologia
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA SOCIOLOGIA Profª. Cleide Ap. Martins Barillari
HABERMAS Democracia e a Teoria do Agir Comunicativo
O Positivismo.
Introdução ao Estudo da História
CONSCIÊNCIA CRÍTICA E FILOSOFIA
Capitalismo, Mercadoria, Dinheiro, Capital, Mais Valia
A prática da Virtude Professor José Roque Pereira de Melo
O I L U M N S Professor: Odair.
O poder da escolha é uma capacidade dada por Deus.
As Muitas Vozes da Vida Urbana
A fé é uma energia espiritual no nosso coração e uma iluminação no nosso psiquismo que nos possibilita crer em Jesus Cristo como verdadeiro Deus e verdadeiro.
A QUESTÃO DA LIBERDADE Colégio Adventista da Cohab
SÉCULO XV AO SÉCULO XVIII
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
Educação Sexual na Adolescência
UTILITARISMO – cap 20. pag 254. “FAZ AQUILO QUE BENEFICIA, FUNDAMENTALMENTE, OS OUTROS, OU O MAIOR NÚMERO DE HOMENS”. JEREMY BENTHAM.
Senso e consciência moral
FILOSOFIA.
Profª Karina Oliveira Bezerra
Interpretando as Escrituras Sagradas
O pensamento moderno: Empirismo e racionalismo
Profª. Taís Linassi Ruwer
Profª. Taís Linassi Ruwer
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
Revisão para a prova – 7º ano Grupo 9 – Filosofia e História Grupo 10 – O século das luzes Grupo 11 - Iluminismo ATENÇÃO: Essa revisão não é suficiente.
MUDANÇAS RESULTANTES DA INDUSTRIALIZAÇÃO
A pedagogia nos séculos XVIII e XIX
FILOSOFIA.
FILOSOFIA O QUE É FILOSOFIA ?.
Aluno: Gabriel de Oliveira Almeida.
Século XVIII Século das Luzes
As bases da ciência moderna
SOCIOLOGIA “A certeza absoluta é um privilegio das mentes não educadas dos fanáticos. Para as mentes científicas, a certeza é um ideal inatingível” (CJ.
O PENSAMENTO MODERNO: RACIONALISMO X EMPIRISMO
O Mundo Inteiro Precisa Ouvir ?
LIÇÃO 1 - FUNDAMENTOS BÍBLICOS PARA RELACIONAMENTOS SAUDÁVEIS
• a Reforma Protestante (século XVI), • o Iluminismo (século XVIII),
A REVOLUÇÃO FILOSÓFICA PROF. SUDERLAN. A filosofia na era moderna transfere sua afinidade e lealdade à religião para a causa da ciência Bacon: (século.
Professor: Suderlan Tozo Binda
O que é Sociologia?.
Quebra-se a hegemonia da Igreja Católica
AS CONDIÇÕES A PRIORI DA POSSIBILIDADE DA REVELAÇÃO
A Crise do Positivismo Suderlan Tozo Binda. O POSITIVISMO Iniciemos com uma citação de Marcuse: – “ Desde a primeira vez em que foi usado, provavelmente.
A FUNDAMENTAÇÃO METAFÍSICA DOS COSTUMES. O Homem deve também acreditar no Homem Boa ideia…! Assim já posso ir de férias.
O CONTEXTO HISTÓRICO DO NASCIMENTO DA SOCIOLOGIA
O PENSAMENTO MODERNO: RACIONALISMO X EMPIRISMO O FUNDAMENTO DA FILOSOFIA CARTESIANA – René Descartes, o pai da Filosofia Moderna Direito 5º Ano Professor:
BUDISMO.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. Aníbal. Professor Aníbal Holanda Capítulo 1:
1-De acordo com Descartes:
A DIMENSÃO RELIGIOSA Análise e compreensão da experiência religiosa.
Psicologia Jurídica 2ª aula PSICOLOGIA – CONCEITOS INTRODUTÓRIOS.
PRINCIPAIS AUTORES E SUAS TEORIAS
O ILUMINISMO Cap. 27 – Aulas “Só haverá liberdade quando o último rei for enforcado com as tripas do último padre”. Voltaire.
Transcrição da apresentação:

A prática da virtude Prof.ª Andréa Cristina Filosofia Colégio Adventista da Cohab São Luís - MA

VIRTUDE É um conjunto de qualidades que constituem uma pessoa de bem. Para a realização do “ser virtuoso”, temos que ter um código que nos oriente no caminho da vida. Existe uma regra absoluta que nos leva à virtude? Existe certo ou errado? Ou eles dependem do meu ponto de vista?

O PLANO DA MODERNIDADE Na segunda metade do século XX - profundas transformações sociais baseadas no secularismo, isto é, a independência da sociedade em relação aos valores morais. Secularismo surgido com o Iluminismo no século XVIII, desenvolveu-se com o afastamento da burguesia dos ideais espirituais no século XIX. Cosmovisão teocêntrica medieval declina com a Modernidade. Entendimento por Moderno: projeto burguês/capitalista de uma sociedade regida por preceitos racionais em detrimento da sociedade medieval, regida pela visão espiritual.

O PLANO DA MODERNIDADE A Modernidade se consolidou com a Revolução Industrial e impôs sua cosmovisão científico- materialista. A modernidade se caracterizou por ser científica, racional e temporal e tem uma estrutura secularizada de vida. Buscou a felicidade e o progresso da humanidade com bases nos princípios do Iluminismo. A partir da segunda metade do século XX, a Modernidade passou a sofrer críticas em seus pilares fundamentais: a crença de que a verdade pode ser alcançada pelo uso da razão e a linearidade histórica do progresso humano.

PLURALISMO É o reconhecimento da diversidade, bem como o de sua validade na sociedade. Encontrou um terreno fértil para suas propostas de contestação, abandono e rejeição de valores morais e espirituais dos séculos anteriores. A base do pluralismo é o desconstrutivismo de Jacques Derrida (1930-2004) – critica à filosofia ocidental que, segundo ele, está estruturada em conceitos racionais centralizadores (logos), com seus respectivos opostos: Deus/Satanás, Homem/mulher, jovem/velho, verdade/mentira.

PLURALISMO Derrida propôs desconstruir esse logocentrismo, revelando outros significados que neles existem. Visa encontrar a pluralidade de significações de seus discursos, legitimando a existência de suas várias interpretações e buscando encontrar novas e possíveis verdades. A metafísica clássica condena tal método por ser uma ameaça à leitura correta da verdade da Filosofia, tornando-a apenas uma das leituras possíveis e não a leitura correta. Criam-se novos contextos, permitindo novas leituras, interpretações e possíveis verdades.

PLURALISMO Prega o relativismo, pois assim todas as interpretações seriam válidas e por isso, destituídas de sentido, dependendo do ponto de vista adotado. Portanto, o significado de um texto faz parte de um sistema cultural. Nessa teoria, o importante é a compreensão da pessoa que lê, e não o sentido original do que está sendo redigido. Abstrair várias significações. Não havendo verdades absolutas, não haveria incoerência entre as afirmações.

PLURALISMO O desconstrutivismo pós-moderno desenvolve uma hermenêutica (interpretação)de suspeita textual, ou seja, procurando-se uma abordagem subjetiva de vários significados, que depende do entendimento de quem o lê. Ex.: compreensão pós-moderna do papel de Jesus na salvação humana. Deus é amoroso e não quer salvar apenas os cristãos. Para o pluralismo, existe salvação para todos independente de sistema religioso. Assim, não haveria a necessidade de evangelizar outros, pois todas as religiões levam à salvação. Cristo passa a ser mais um meio, e não o único meio para a salvação.

PLURALISMO Mas será que tudo é aceitável? Todas as crenças e comportamentos seriam aceitáveis, nada pode ser discriminado e tudo tem que ser respeitado. Todos têm direitos salvaguardados pela lei humana. Mas será que tudo é aceitável?