Projeto Educativo Expressão e Educação Físico-Motora 2013-2014.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ATLETISMO DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO
Advertisements

ERGONOMIA? Só se for no DIA-A-DIA!!!.
CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE O A 2 ANOS:
Habilidades Motoras Rudimentares e Fundamentais
Habilidades Motoras Característica do existência humana
10 Princípios em Ergonomia.
Como se avalia a condição física?
Saltos.
REGRAS BÁSICAS IVONE DE ARAÚJO RIBEIRO MOREIRA
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
ELEMENTOS TÉCNICOS DO HANDEBOL
DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR
Exemplos de exercícios de estiramento aplicados ao Badminton
Área dos Conhecimentos
INTRODUÇÃO À NATAÇÃO.
Orientação & Mobilidade
ESTRATÉGIAS PARA MELHORAR A DIMENSÃO MOTORA.
A obesidade vs Atividade física aliada à Alimentação equilibrada
PATINAGEM Programa do 1º Ciclo
Tema: Metodologia do Esporte Coletivo
Como viver bem com ela e prevenir
Objetivos e Exercícios Nível Introdução Piscina com pé
Psicomotricidade Prof. Dilson Borges
Habilidades Motoras Rudimentares e Fundamentais
O Arremesso de Peso A bola oficial, feita de bronze, ferro fundidou ou chumbo, pesa: - Masculino: 7,26 e possui cerca de 12 cm de diâmetro; - Feminino:
Introdução O atletismo é um conjunto de atividades esportivas (corrida, saltos e arremessos), que tem a origem nas primeiras Olimpíadas realizadas na.
Test of Gross Motor Development – 2ª ed
Avaliação do desenvolvimento motor
Movimentos de Ataque.
1 a 2 anos Como se comunica Reconhece o próprio nome. A partir dos 18 meses  começa a criar frases curtas. A criança começa a formar frases com uma palavra.
OS FUNDAMENTOS TÉCNICOS DO HANDEBOL
FASES DE DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES FASE REFLEXIVA (0 a 3m)
Test of Gross Motor Development – 2ª ed
CORRIDAS COM BARREIRAS
CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA - Movimento
ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ
Dia do Idoso 2 de Novembro de 2011.
Desenvolvimento Psicomotor
PROFª. MARIA HELENA CARVALHO
Grupo de Estágio de Educação Física 2013/2014
Basquetebol.
Ginástica de Aparelhos
HABILIDADES DE LOCOMOÇÃO
Profª. Maria Helena Carvalho
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 6. ENCONTRO)
Fase de movimentos especializados
HABILIDADES MANIPULATIVAS OU DE CONTROLE DE OBJETOS
Aprendizagem Motora Prof. Dilson Borges
CARACTERÍSTICAS DAS FAIXAS ETÁRIAS PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
Atletismo Salto em comprimento.
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora
DESENVOLVIMENTO MOTOR NA INFÂNCIA
TRABALHANDO COM O CORPO
HABILIDADES MOTORAS NO HANDEBOL
Violações INFRACÇÃO ÀS REGRAS = PERDA DA POSSE DE BOLA
CONCEITOS E PRINCÍPIOS BÁSICOS DE MECÂNICA E SUA RELAÇÃO
HABILIDADES MOTORAS NO HANDEBOL
ASPECTOS TÉCNICOS FUNDAMENTOS:
NADO CRAWL.
Ginástica Artística = Atividades no solo
PATINAGEM Programa do 2º Ciclo
Análise Biomecânica – FOREHAND
Basquetebol – Aula 5 1º Esporte coletivo de quadra. USA,
Segunda Infância 3 aos 6 anos (pré escolar).
Fundamentos do Voleibol
Ensino Fundamental, 7º ano
Atletismo Educação Física
Elementos técnicos fundamentais:
GINÁSTICA de SOLO.
Transcrição da apresentação:

Projeto Educativo Expressão e Educação Físico-Motora 2013-2014

“Sempre que se inicia um empreendimento complexo, tendo em vista alcançar determinadas metas, torna-se importante fazer uma previsão básica da ação a ser realizada, previsão que funcione como um fio condutor suscetível de orientar a ação. No complexo empreendimento que é a Educação, esta necessidade torna-se ainda mais forte.”   Luísa Cortesão e M. Arminda Torres JIPP - Projeto Educativo Expressão e Educação Físico-Motora 2013-2014

O Projeto, tem como objetivo de estabelecer as linhas de ação educativa a implementar nas aulas de Expressão e Educação Físico-Motora, tendo como referência, a amplitude de idades das crianças que frequentam as aulas, e por consequência a especificidade dos estímulos a aplicar a cada grupo, tendo como objetivo último o desenvolvimento multilateral e harmonioso de todos os utentes do JIPP.   JIPP - Projeto Educativo Expressão e Educação Físico-Motora 2013-2014

  Para poder estabelecer um conjunto de atividades psicomotoras a aplicar nas aulas de Expressão e Educação Físico-Motora, temos de compreender como se processa o desenvolvimento das crianças em termos psicomotores. JIPP - Projeto Educativo Expressão e Educação Físico-Motora 2013-2014

Sabendo que cada criança é um indivíduo com padrão, ritmo de desenvolvimento e habilidades ligeiramente diferentes, Flehmig esboça as típicas aquisições da criança em desenvolvimento:   Décimo Mês Atinge o sentar sem apoio, com bastante equilíbrio. Também já fica em pé sozinha segurando-se em objetos. Passa da posição em pé para sentada e sentada para em pé. JIPP - Projeto Educativo Expressão e Educação Físico-Motora 2013-2014

JIPP - Projeto Educativo Expressão e Educação Físico-Motora 2013-2014

Décimo Segundo Mês   Ainda preferem gatinhar, pois é uma locomoção mais rápida, mas já começam a dar os primeiros passos. JIPP - Projeto Educativo Expressão e Educação Físico-Motora 2013-2014

JIPP - Projeto Educativo Expressão e Educação Físico-Motora 2013-2014

Décimo Quinto Mês O gatinhar já não é o recurso mais utilizado para se locomover, mas ainda é usado. A criança já pode deslocar seu peso e adaptar-se bem à modificação da sua posição no espaço. Já pode caminhar livremente. Têm boa compreensão do que lhe dizem e consegue expressar-se dizendo, por exemplo, papá (comer), au-au (cão). JIPP - Projeto Educativo Expressão e Educação Físico-Motora 2013-2014

JIPP - Projeto Educativo Expressão e Educação Físico-Motora 2013-2014

Décimo Oitavo Mês A criança mostra equilíbrio adequado às posições. Bom controle de cabeça e tronco, boa rotação, boa flexão de quadril na posição sentada, boa extensão de quadril em pé e boa mobilidade das articulações. Já pode agarrar um objeto e transportá-lo. Arruma os objetos, tenta colocá-los em ordem, desarruma, apalpa, distingue materiais e superfícies. Melhora de forma constante a sua integração percetiva, acompanhada pelo desenvolvimento da fala. A evolução motora está realizada, de modo que a criança pode experimentar amplas dimensões evolutivas. JIPP - Projeto Educativo Expressão e Educação Físico-Motora 2013-2014

JIPP - Projeto Educativo Expressão e Educação Físico-Motora 2013-2014

JIPP - Projeto Educativo Expressão e Educação Físico-Motora 2013-2014 Habilidade 2 – 3 Anos 3 – 4 Anos 4 – 5 Anos 5 – 6 Anos Andar Acão osciladora do pé. Andar bem coordenado. Anda ao longo de uma linha sem pisar fora. Alterna os pés parte do caminho da prancha de equilíbrio. Padrão de andar estabilizado. Anda o comprimento da prancha de equilíbrio. Anda ao longo de um círculo sem pisar fora. Fica em pé sobre a ponta dos pés por 10 segundos. Equilibra-se sobre um pé por 4 a 6 segundos. Velocidade crescente ao andar sobre prancha de equilíbrio. Correr Padrão de passo mais leve. Anda para trás com facilidade. Anda com um pé sobre a prancha de equilíbrio. Anda na ponta dos pés. Corre mais suavemente e pode-o fazer sobre os dedos dos pés. Maior controlo e força. Comprimento crescente e período sem apoio. Controle sobre acção de “meia volta” com parada. Usa o correr de modo eficaz em jogos. Saltitar Galopar Equilíbrio sobre um pé. Salta para o alto com ambos os pés. Pula do chão com ambos os pés. Saltos consecutivos para o ar com ambos os pés. Galope precoce variando o ritmo de corrida. Salto sobre um pé. Domina o ritmo do galope. Alterna saltos em 1 pé. Salta com melhor forma por 10 ou mais saltos sobre um pé. Salta só com um pé, com qualquer um dos pés. Boa habilidade de galopar. Saltita alternando os pés. Quadro: Resumo do Desenvolvimento de Habilidades Motoras, in Desenvolvimento Motor - Eckert JIPP - Projeto Educativo Expressão e Educação Físico-Motora 2013-2014

JIPP - Projeto Educativo Expressão e Educação Físico-Motora 2013-2014 Habilidade 2 – 3 Anos 3 – 4 Anos 4 – 5 Anos 5 – 6 Anos Subir Sobe escadas sozinho: marca tempo. Sobe escadas sozinho: alterna os pés. Desce escadas com ajuda, alterna os pés. Desce escadas sozinho: alterna os pés. Sobe escadas de mão: marca tempo. Sobe pequena escada de mão: alterna os pés. Desce escadas de mão: marca tempo. Pular Salta de uma altura de 12 polegadas um pé à frente. Salto e alcance rudimentares. Salta uma altura de 12 polegadas com os pés juntos. Pula uma corda mais baixa que 20cm. Distância de salto: 10-15cm. Braços usados como estabilizadores. Melhor forma de salto e alcance. Aumento da distância de salto, na altura do salto, no seu alcance e na altura do salto sobre obstáculos. Melhor forma no uso dos braços para ampliar a ação. Aumento contínuo ao saltar em altura e à distância. Melhora contínua na forma Chutar Faz contacto com a bola durante o andar. Faz contacto com a bola diretamente em frente. Ajustar-se à bola. Maior lançamento para trás e complementação. Lançamento para trás completo: inclinação para frente do corpo. Melhor contacto do pé. Quadro: Resumo do Desenvolvimento de Habilidades Motoras, in Desenvolvimento Motor - Eckert JIPP - Projeto Educativo Expressão e Educação Físico-Motora 2013-2014

Pegar bola lançada. Aperto menor Habilidade 2 – 3 Anos 3 – 4 Anos 4 – 5 Anos 5 – 6 Anos Arremessar Alguma força na ação de arremesso ântero-posterior. Ação de arremessar ântero-posterior do braço e do tronco. Pés estacionários. Braço horizontal. Alguma rotação do tronco. Passo ipsilateral à frente. Ação horizontal do braço e rotação do tronco. Passo ipsilateral mas também alguns passos alternados durante o arremesso. Pegar bola lançada. Aperto menor Estende em paralelo os braços com nenhuma ou pouca acção para capturar a bola (grande). Ação em forma de concha com os braços paralelos para pegar uma bola grande. Ação de pegar uma bola menor apertando-a fortemente e cotovelos à frente do corpo. Segura uma bola grande com aperto forte e os cotovelos em frente do corpo. Driblar a bola “dribla” uma bola pequena com uma mão à altura de 1-3 pés. Acção de dar tapinhas. Dribla uma bola grande com ambas as mãos. Dribla uma bola menor por uma distância maior. Usa acção manual de “perseguir”. Dribla uma bola maior com uma mão à altura de 1-3 pés. Quadro: Resumo do Desenvolvimento de Habilidades Motoras, in Desenvolvimento Motor - Eckert JIPP - Projeto Educativo Expressão e Educação Físico-Motora 2013-2014

1º Ciclo – Utentes do ATL De acordo com a organização curricular do ensino básico, e com os recursos existentes, são elaborados os planos de ação para os diferentes grupos de alunos que frequentam o ATL (1º e 2º ano e 3º e 4º ano) JIPP - Projeto Educativo Expressão e Educação Físico-Motora 2013-2014

1º e 2º ano JIPP - Projeto Educativo Expressão e Educação Físico-Motora 2013-2014

3º e 4º ano JIPP - Projeto Educativo Expressão e Educação Físico-Motora 2013-2014

Jogos Carnivalli (a realizar durante a época Carnavalesca); Paralelamente à lecionação das aulas, serão desenvolvidas algumas atividades/projetos com o objetivo de dinamizar o JIPP promovendo a atividade física e o convívio entre os alunos, pais/encarregados de educação e familiares, criando momentos de lazer, divertimento e aprendizagem: Jogos Carnivalli (a realizar durante a época Carnavalesca); Jogos de convívio entre os pais/encarregados de educação (mês do pai e da mãe); Semana da Educação Física (a realizar no final do ano); Possibilidade de realização outras atividades como: visitas de estudo ou ações de formação (para pais, encarregados de educação e funcionários), sobre temas relacionados com a Educação Física (ex. “exercício e saúde”, “obesidade”, “tabagismo”, etc.) (sem data definida). JIPP - Projeto Educativo Expressão e Educação Físico-Motora 2013-2014

Obrigado… JIPP - Projeto Educativo Expressão e Educação Físico-Motora 2013-2014