Entendendo uma Shell Existem 6 terminais para serem utilizados, para habilitar cada um pressione crtl+alt+ F1 (...F6). Adicionar um usuário em modo gráfico.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Manual de instalação de um sistema operativo passo-a-passo .
Advertisements

Curso Basico de Linux Marcela Santos
Dosvox.
Aula 13 - FORMATAÇÃO E INSTALAÇÃO DO WINDOWS 98SE
Administração de sistemas operacionais
Administração de sistemas operacionais
Comandos do Linux SO II.
Componente Curricular Sistemas Operacionais - SOP
coloca todas as letras no formato de maiúscula.
Linguagem PHP Prof.: Sergio Pacheco Prof.: Sergio Pacheco 1 1.
Aula 10 – Revisão comandos do Linux
CURSO DE LINUX EDUCACIONAL
Interpretador Online.
MANUAL NOVA INTRANET 2010 IMPORTANTE! IMPORTANTE!
Treinamento placas General Vision
Como instalar e executar o programa
Animações no Power Point
TUTORIAL. Acervo digital de obras de referência (dicionários e enciclopédias) com acesso ao texto completo e busca textual. Contempla diversas áreas do.
CAPACITAÇÃO SME-SP.
VISÃO GERAL DO APLICATIVO.
WINDOWS Professor: Leandro Crescencio
Treinamento do Microsoft® Word 2010
Software Livre O software que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição. A forma usual de um software ser distribuído.
Aplicações Pedagógicas da Aquisição e Tratamento de Imagem
Thiago Francisco Bergmann-
Apresentação Shell Script
GERENCIANDO PORTAIS COM O CMS Prof. Bruno Catiari - Faculdade São Mateus.
Instalação  A tela abaixo é a primeira a aparecer durante a instalação do Caché 5. O diretório selecionado será usado para salvar alguns arquivos usados.
Windows Sistema operacional da Microsoft
INSTALAÇÃO DO WINDOWS XP.
MICROSOFT Windows XP.
Manual de acesso - Câmeras 17, 18 e 19 da Escola Atrium Escola Atrium
07/04/2017 Linux Ubuntu 2.
1. Digite o que você cadastrou no Blogger 2. Digite a senha 3. Desmarque a caixa: Continuar conectado 4. Clique em LOGIN.
07/04/2017 Linux Comandos básicos.
Treinamento sobre SQL.
Professor Cristiano Mariotti
Acessando o WI Após fazer o deploy pelo Tomcat, digite
Tela Inicial Tela Inicial do Sistema OcoMon, caso você seja um usuário cadastrado faço o login colocando o Usuário e a Senha cadastrados, caso não tenha.
Guia Rápido de Referência
09/04/2017 Linux Comandos básicos.
Usuários e Grupos Usuário: alguém que possui conta, internamente é tratado como um número (UID) que é a identificação do usuário (USER ID). Cada usuário.
WINDOWS 98 Prof. Gláucya Carreiro Boechat
Introdução ao aplicativo Lync da Windows Store Lync 2013.
Introdução ao Linux André Ricardo da Silva Souza arss at cin.ufpe.br.
O procedimento que será descrito neste tutorial se refere às configurações de BIOS – Itautec I5 (ST 4272). EM HIPÓTESE ALGUMA REALIZE ESTAS CONFIGURAÇÕES.
PDV - Controle de Mesas.
Editor de Texto do Dosvox
Instalação de sistemas operativos
Módulo G!Desktop. Módulo G!Desktop Duplo clique sobre o ícone G!Neration Módulo G!Desktop Duplo clique sobre o ícone G!Neration.
Aula 2 Conhecimento básico do Windows (ícones, menus,pastas, arquivos); Aprender a usar pen drive e fazer a transferência de fotos de câmera digital.
Manual Paciente Virtual para Aluno. Nessa parte do manual será apresentado ao usuário (Administrador) como realizar login com o perfil de administrador.
Programa Acessa Escola Atualização do Sistema das salas – Etapa Final
Tópicos em Sistemas Operacionais (LINUX) Prof:. Msc. Arimatéia Junior Fortaleza-2011.
Administração de Sistema Operacional de Rede WindowsServer-2003 WindowsServer-2003 Ricardo de Oliveira Joaquim TECNOLÓGICOS.
Permissões de Acesso No Linux há três modelos de controle de acesso básicos: Read, Write e Execution. Veja um exemplo de permissão básica na figura.
Como Criar um Curso Utilizando o Editor de Aulas Viviane Guimarães Ribeiro.
SICII (Sistemas Operacionais) – Prof. Alberto  Comandos de console (Linux)
Acesso ao Conteúdo Webcasting
Uranium Backup. Processo de Instalação Depois de baixar o programa clique no executar do programa, depois sim para o modo de segurança.
Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Exatas e Naturais Faculdade de Computação Linux – Prática Regiane Kawasaki
APRESENTAÇÃO PORTAL CITI CONTA CORRENTE
Duvidas Frequentes 09/01/2009. Atualizando o SISMOURA.
Terminal de Consulta Elgin TT300. Terminal de Consulta Elgin TT300.
Comandos Básicos do Linux Prof. Alberto Felipe. Os Sistemas Operacionais de hoje, incluindo o Linux, são todos baseados em interface gráfica, com o uso.
Aula 03 – 08/11/ – Introdução à Linux modo texto - Porquê console? - Como acessar o modo texto - Comandos básicos.
Questionário (Básico) Autor: Skyup Informática. Atividade - Questionário O módulo permite criar uma série de questões, que deverão ser respondida pelos.
INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DA FERRAMENTA CONNECTOR.
Transcrição da apresentação:

Entendendo uma Shell Existem 6 terminais para serem utilizados, para habilitar cada um pressione crtl+alt+ F1 (...F6). Adicionar um usuário em modo gráfico acessar Yast. Ao abrir um terminal, o mesmo lhe trará de início alguma shell, como o exemplo a seguir: Explicando esta shell podemos perceber alguns aspectos: kalib = Nome do Usuário tuxcaverna = Nome da Máquina ~ = Diretório Home do Usuário $ = Significa que você está logado como um usuário comum

Outro exemplo de shell seria a seguinte: Explicando esta shell podemos concluir: root = Superusuário do sistema tuxcaverna = Nome da Máquina /home/kalib/imgs = Árvore de Diretórios onde você se encontra no momento # = Significa que você está logado como root Mas também pode acontecer de você pegar uma shell que ainda não esteja logada. Veremos agora como é simples fazer um login seja como usuário normal ou como superusuário root.

Efetuando Login e Logout tuxcaverna login: Ele nos apresenta o nome da máquina e o pedido de login. Basta inserir o nome de seu usuário, no meu caso é kalib, e em seguida ele lhe pedirá a senha. Repare que ao digitar a sua senha de usuário, a mesma não aparece na tela obviamente por questões básicas de segurança. Digitada a senha, aperte enter e você estará na shell inicial de seu usuário apontando para sua pasta home.

Para mudar de usuário utilize o comando su + nome do usuário. Caso deseje mudar para o usuário root, o simples su será o suficiente. Ao utilizar este comando, ele lhe pedirá a senha do usuário com o qual você deseja logar. Por exemplo: Logando como usuário teste: su teste Logando como super usuário root: su Para encerrar o login ou deslogar pode-se usar as teclas Ctrl + D ou simplesmente digitar o comando logout, ou mesmo o comando exit que serve para encerrar uma sessão de shell. Exemplo: logout

Desligando e Reiniciando a máquina Alguns comandos como os de desligar e reiniciar a máquina, obviamente, requerem alguns poderes do usuário, sendo assim só podem ser utilizados pelo superusuário root. Para desligar a máquina temos duas possibilidades de comandos: shutdown -h now ou halt Para reiniciar a máquina também possuímos duas opções: shutdown -r now ou reboot