Dimensões biológicas e sociais dos processos mentais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TRABALHO : SENTIDO ONTOLÓGICO
Advertisements

Filosofia grega Ethos : morada do homem.
Letramento: um tema em três gêneros
Instituições de Direito Público e Privado – aula 01
Dinâmica e Gênese dos Grupos
EDUCAÇÃO FÍSICA Mobilizar saberes culturais,
Signos e Códigos Sociais
Atuação do nutricionista no Sistema Único de Saúde
Objectivos Objectivos Enquadramento legal Segurança no Projecto
A Teoria da Vinculação.
FORMAS E DIMENSÕES DA VIOLÊNCIA 26 E 31/10/2011
Outubro-2006.
Trabalho realizado no âmbito da disciplina de Educação Tecnológica
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Direitos e Deveres da Pessoa
Escola Superior de Guerra
SOCIALIZAÇÃO E CULTURA DO TRABALHO A existência humana é marcada pela cultura e é ela a própria fundamentação da humanidade. Cultura é criação/aprendizagem/
TRABALHO – SENTIDO ONTOLÓGICO
A GLOBALIZAÇÃO EM NOSSAS VIDAS
Análise e compreensão da experiência valorativa
Para Refletir... “Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar.
I- CONCEITO DE MOTIVAÇÃO Designa um conjunto de forças internas/impulsos que orientam o comportamento de um indivíduo para determinado objectivo. É a força.
ÉTICA PROFISSIONAL Um conjunto de normas de conduta que deverão ser postas em prática no exercício de qualquer profissão.
A CULTURA.
Curso Direito à Memória e à Verdade
O comportamento é uma manifestação do maneirismo e é inteiramente capturado pelos critérios incidentais da arena pública.
A NATUREZA, UM BEM PRECIOSO
ARN Segunda Parte “Da história ao sócio- psicológico e desenvolvimento” Pós Graduação Prof. Esp. Tiago S. de Oliveira
Curso Básico em Técnicas de Manutenção Para Activistas Comunitários MÓDULO - I AULA 3 – Segurança do Equipamento e dos dados INTRODUÇÃO AO EQUIPAMENTO.
PSICOMOTRICIDADE.
Jovens.
Processos conativos Psicologia, 12º ano.
COMO SER “PROATIVO” Antonio Lemos.
DIREITO E MORAL Normas morais: seguidas livremente, de acordo com valores subjetivos = não são imperativas e nem coercitivas, sendo que seu cumprimento.
A Sociedade humana: generalidades
Teoria Ambientalista Prof. Diego Louzada.
O objecto da Psicologia
Meio Ambiente e Planejamento Professora Sueli Bettine Aula 1 Apresentação da disciplina Conceitos e Definições.
Desenvolvimento sustentavel
Vulnerabilidade na Saúde Pública
O que é uma ONG? As ONG's são Organismos Não-Governamentais, criados pela sociedade civil para auxiliar o Estado na consecução de seu objetivo mais importante:
O ESTADO NÃO SOMENTE TEM PODER MAS ELE É UM PODER.
Adaptação/Treino.
Consciência /Alienação: a ideologia no Nível Individual. Identidade
Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com Estado Moderno, Cidadania e Direitos Humanos.
Professor: Karina Oliveira Bezerra
Conectando mundos Agrupamento de Escolas de Penacova.
REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Licenciatura em Pedagogia e Séries Iniciais do Ensino Fundamental Interação com o Mundo Cultural Criança e mundo Cultural.
A verdadeira moral Zomba da Moral (Pascal)
O Direito como Valor.
DECLARAÇÃO DE SANTAFÉ DE BOGOTÁ CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE Santafé de Bogotá, Colômbia, de novembro de 1992.
Capítulo 17 Entre o bem e o mal.
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
Émile Durkheim
Teóricos de Enfermagem
Teorias da Personalidade II Prof. Felipe Stiebler Leite Villela
Paradigma moral da sociedade laica
ciência empenhada em compreender e explicar as reações humanas””””.
Aptidão Física Educação Física II.
A SOCIOLOGIA COMO UMA PERSPECTIVA: COMO OS SOCIÓLOGOS PENSAM
Ética Aplicada: Introdução
A FAMILIA SISTEMA VIVO.
Ética.
Profª Camila Taquetti.  Uso da pesquisa inferior às suas possibilidade;  Baixa atitude investigativa dos AS;  Lacunas no processo de conhecimento dos.
Ética.
Somos todos seres sociais
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 2 Critérios da Auditoria Tema 4 – Requisito 4.4 Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa.
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

Dimensões biológicas e sociais dos processos mentais

Os actos humanos são impulsionados por forças semelhantes no seu dinamismo mas diferentes no que concerne às consequências para os indivíduos, se os actos para que tendem não forem realizados: NECESSIDADES DESEJOS

DESEJOS São aspirações ou anseios dos sujeitos, cuja sobrevivência é alheia ao facto de serem ou não atendidos; Temos desejos porque somos livres e a sua manutenção depende do querer da nossa vontade; São de natureza psicossocial e a sua não realização não coloca o individuo em perigo em relação à sua sobrevivência;

NECESSIDADES Dizem respeito a aspectos básicos da conduta; Exigem ser atendidas sob pena de o indivíduo não sobreviver; Correspondem a condições exigidas para que cada ser humano não corra riscos físicos; Constituem carências de natureza orgânica que se manifestam de modo automático; Exemplos: todo o ser humano tem necessidade de se alimentar, vestir, viver sob um tecto com um mínimo de requisitos no que respeita a higiene, saúde e segurança;

A separação entre necessidades e desejos é importante... Contribui para o equilíbrio e bem-estar das pessoas, protegendo-as contra as frustrações; Evita a confusão entre desejos e necessidades, a qual leva as pessoas a investirem nos desejos como se deles dependesse a sua sobrevivência; Leva as pessoas a formularem desejos que se inscrevam num âmbito de possibilidades de realização; Consciencializa as pessoas de que a não realização de um desejo não constitui necessariamente um drama;

Oscilação entre necessidade e desejo... A separação entre necessidade e desejo não pode ser interpretada dicotomicamente; O conceito de necessidade é ambíguo, encontrando o seu significado em contextos de ordem cultural; A fronteira entre necessidades e desejos é flutuante, variando com as culturas, com as épocas históricas, com a classe e o estatuto social das pessoas;

Alguns exemplos... Nenhuma pessoa morre se não tiver luz eléctrica, telemóvel, internet, automóvel pelo que tais coisas se inscrevem no universo do desejo. No entanto, na nossa sociedade, estes objectos são indispensáveis ao exercício de muitas actividades profissionais que constituem a base da sobrevivência dos indivíduos.