AULA 08 DUREZA ROCKWELL PROF: Elias Junior

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO Ricson Rocha de Souza Departamento de Engenharia Mecânica
Advertisements

Novo projeto de uma máquina de.
Avaliação do comportamento mecânico
Aprendizado de Máquina
Transmissão de pacotes
Estatística amintas paiva afonso.
ENSAIO DE DUREZA BRINELL
Engrenagens – Cilíndricas de Dentes retos
Metrologia Professor: Dímisson Abreu Louzada
Metrologia Professor: Dímisson Abreu Louzada
Software Básico Silvio Fernandes Universidade Federal Rural do Semi-Árido Departamento de Ciências Exatas e Naturais Ciência da Computação Aula.
Medidas de Tendência Central DADOS AGRUPADOS
Planejamento-Mestre da Produção
Medidas de Posição e Dispersão
Propriedades mecânicas dos metais
Introdução Em diversas aplicações deve-se controlar o fluxo de energia da fonte de entrada para a fonte de saída e vice-versa, sendo necessário o uso.
Decomposição em fatores primos
EFEITO DO ENVELHECIMENTO A 550°C NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DE LIGAS CUPRONÍQUEL (Cu10Ni) COM ADIÇÕES DE ALUMINIO E FERRO AUTOR: Calebe Bandeira Roquim.
EFEITO DA PRESSÃO DE CONTATO EM ENSAIOS DE MICRO-ABRASÃO DE WC-Co P20
MATERIAL BÁSICO PARA DESENHO TÉCNICO (Prof. Eneida)
AULA 07 Prof: Elias Junior
DUREZA ROCKWELL Proposto em 1922 leva o nome do seu criador, é o processo mais utilizado no mundo, devido à rapidez, à facilidade de execução, isenção.
Aula 08 Prof: Elias Junior
Propriedades Mecânicas dos Materiais
Régua graduada metro e trena
Sejam bem vindos! Arquitetura de Sistemas Operacionais.
Aula Complementos de Solda Oxiacetilênica
Aulas 3 – Paquímetro Sistema de medição Exercícios
FQU 01 Existem fenômenos naturalmente considerados como expontâneos gás expande naturalmente até ocupar todo o volume Corpo aquecido tende a resfriar até.
MEDIDAS DE DISPERSÃO PROF. BRENO RICARDO
Salas de Matemática.
Minino Múltiplo Comum.
Engenharia Ambiental – UNISUL Profa. Denise Esteves Moritz
Estatística – Unidade 2.
O Processo de Rotogravura
Modelagem Estatística
Centro de massa Prof. Cesário.
DUREZA Definição de dureza é de acordo com o contexto em que é empregada:  Na ·área da metalurgia, considera-se dureza como a resistência a deformação.
DUREZA ROCKWELL  Neste método, a carga do ensaio é aplicada em etapas, ou seja, primeiro se aplica uma pré-carga, para garantir um contato firme entre.
DUREZA VICKERS A dureza Vickers se baseia na resistência que o material oferece à penetração de uma pirâmide de diamante de base quadrada e ângulo entre.
ANÁLISE ESTATÍSTICA II
Prof. Celso Cardoso Neto. (2) ALINHAMENTO Caso 1.
Utilização da análise de Weibull na comparação da resistência à fadiga de contato de um aço ferramenta fabricado com e sem conformação mecânica após a.
Organização Racional do Trabalho
TRANSFORMAÇÕES DE TENSÕES
1.
Campus de Caraguatatuba Aula 2: Somatório e Produtório
Estampagem Conformação de chapas é definida como a transição de uma dada forma de um semi-acabado plano em uma outra forma. Os processos de conformação.
Inferência Estatística
Reunião de pais Ensino Médio 2012
1º Ano.  Ex: Física A PM + PB + PA = MP 3 Física B PM + PB + PA = MP 3.
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
Estudo do Trabalho ou Estudo dos Tempos e Movimentos
Ensaios de Materiais (Dureza)
Ensaios dos Materiais (Ensaio de dureza)
CONFORMAÇÃO DE CHAPAS.
Material elaborado por Prof.MEng.Ivandro Bonetti
Fontes de Erros Aula 1 Introdução; Erros em processos numéricos;
Ensaios de Materiais (Dureza)
O QUE É? Na área da metalurgia, considera-se dureza como a resistência à deforma- ção plástica permanente. Para um projetista, é uma base de medida Na.
CIÊNCIA E ENG MATERIAIS
Ensaio de Materiais Parte II Aula 05.
Ensaio de Materiais Parte II Aula 05.
Aula 06 – Ensaio de Materiais Dureza
Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos
Ensaio de dureza.
Para ter acesso a esse material acesse:
Aula 04 – Ensaio de materiais
Ensaios de estampabilidade
Transcrição da apresentação:

AULA 08 DUREZA ROCKWELL PROF: Elias Junior TECNOLOGIA MECÂNICA

Introdução Em 1922, Rockwell desenvolveu um método de ensaio de dureza que utilizava um sistema de pré-carga. Este método apresenta algumas vantagens em relação ao ensaio Brinell, pois permite avaliar a dureza de metais diversos, desde os mais moles até os mais duros.

Vantagem O ensaio Rockwell, que leva o nome do seu criador, é hoje o processo mais utilizado no mundo inteiro, devido à rapidez e a facilidade de execução e isenção de erros humanos, Facilidade em detectar pequenas diferenças de durezas e pequeno tamanho da impressão.

Processo de ensaio O método Rockwell é um método de medição direta da dureza, sendo um dos mais utilizados em industrias. A carga do ensaio é aplicada em etapas primeiro se aplica uma pré-carga, para garantir um contato firme entre o penetrador e o material ensaiado Depois aplica-se a carga do ensaio propriamente dita.

aproximar a superfície do corpo de prova do penetrador. 2º passo: Processo de ensaio A leitura do grau de dureza é feita diretamente num mostrador acoplado à máquina de ensaio, de acordo com uma escala predeterminada. 1º passo: aproximar a superfície do corpo de prova do penetrador. 2º passo: submeter o corpo de prova a uma précarga (carga menor). 3º passo: aplicar a carga maior até o ponteiro parar. 4º passo: retirar a carga maior e fazer a leitura do valor indicado no mostrador, na escala

Procedimento de medida

Zuick Roel

Painel

Escalas de dureza Rockwell

EQUIPAMENTO PARA ENSAIO DE DUREZA ROCKWELL Utiliza-se uma pré-carga de 10 kgf e a carga maior pode ser de 60, 100 ou 150 kgf. A máquina padrão mede a dureza Rockwell normal e é indicada para avaliação de dureza em geral. Pré-carga de 3 kgf e a carga maior pode ser de 15, 30 ou 45 kgf A máquina mais precisa mede a dureza Rockwell superficial, e é indicada para avaliação de dureza em folhas finas ou lâminas, ou camadas superficiais de materiais.

Durômetro

O valor da Dureza Rockwell É um número arbitrário proporcional à profundidade de penetração. O número de dureza é sempre citado com o símbolo HR seguido da escala utilizada (Ex: 68 HR)

Exemplo: a interpretação do resultado 64HRC: Leitura O número de dureza Rockwell deve ser seguido pelo símbolo HR, com um sufixo que indique a escala utilizada. Exemplo: a interpretação do resultado 64HRC: 64 é o valor de dureza obtido no ensaio; HR indica que se trata de ensaio de dureza Rockwell; a última letra, no exemplo C, indica qual a escala empregada

PROFUNDIDADE DE PENETRAÇÃO De modo geral, a espessura mínima do corpo de prova deve ser 17 vezes a profundidade atingida pelo penetrador É possível obter a medida aproximada da profundidade (P), a partir do valor de dureza indicado na escala da máquina de ensaio, utilizando as fórmulas a seguir

FORMULAS Penetrador de diamante: HR normal: P = 0,002 x (100 - HR) HR superficial: P = 0,001 x (100 - HR) Penetrador esférico: HR normal: P = 0,002 x (130 - HR)

Escala B → Penetrador esférico Exemplo Qual deve ser a espessura mínima de uma chapa que será submetida ao ensaio de dureza Rockwell para um material com dureza esperada de 80HRB? Escala B → Penetrador esférico Fórmula: P = 0,002 x (130 - HR) = 0,002 x (130 – 80)  0,1 mm Espessura mínima = 17 x P = 17 x 0,1 = 1,7 mm

Escalas mais comuns