VIH/SIDA em Crianças Guiné-Bissau Apresentador: Dr. David da Silva Té Lisboa: 19 de Março de 2010.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema de Referência Descentralizado Dr. Paulo Ivo Cortez de Araujo
Advertisements

O que sei sobre SIDA? Questionário
- REGULAMENTADO PELA RESOLUÇÃO N. 9 DE 24 DE MAIO DE DE ACORDO COM AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO CURSO DE GRADUAÇÃO -DEVERÁ INCLUIR NECESSARIAMENTE.
I SIMPÓSIO REGIONAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA PRAIA GRANDE
Monografia apresentada ao Programa de Residência Médica em Pediatria
Enterobius vermicularis
Humanizando o Atendimento Pré-Natal e Parto
Fórum Saúde da Mulher século XXI
Desenvolvimento Docente Internato – Curso Médico
Educação Sexual contributos para a implementação do P.C.T.
Apresentação inicial do tema escolhido: Sistema de agendamento para consultas numa clínica. TPW – 2010 Daniel Santos João Barbosa TPW –
III CONGRESSO DA CPLP SOBRE HIV/SIDA E INFEC Ç ÕES DE TRANSMISSÃO SEXUAL A CONCRETIZAÇÃO NORMATIVA DOS DIREITOS HUMANOS Lisboa, Março de 2010.
Maria da Luz Lima Mendonça Lisboa 18 de Março de 2010 III Congresso da CPLP sobre Infecção VIH/sida e Doenças de Transmissão Sexual Como está a CPLP a.
São Tomé e Principe A Prevenção da Transmissão Mãe – Filho (PTMF)
A EXPERIÊNCIA DA ASSOCIAÇÃO CÉU E TERRAS NA IMPLEMENTAÇÃO DA PREVENÇÃO DA TRANSMISSÃO DO VIH DA MÃE PARA O FILHO NA GUINÉ-BISSAU Associação “Céu e Terras”
Ministério da Saúde de Moçambique
OUTRAS DOENÇAS SEXUALMENTE
Transmissão do VIH Ciência, Direito e Discriminação Implicações na Discriminação Laboral e Social 4 de Fevereiro de 2009.
Transmissão Mãe – Filho
III Congresso da CPLP VIH/SIDA.IST
O HIV/SIDA em Moçambique Maputo, Março de PNC ITS/HIV/SIDA - MISAU
Prevenção da transmissão mãe-filho do VIH
Prevenção da Transmissão Vertical do VIH em Cabo Verde
Missão Um grupo de organizações dedicada a mobilizar forças e criar sinergias na sociedade Moçambicana para combater todas as formas de abuso de menores,
Fórum experiências exitosas em 2013
PROGRAMA DE CONTROLE DE TUBERCULOSE
ACONSELHAMENTO EM DST, HIV AIDS E HEPATITES VIRAIS
Terapia ocupacional Experiência na residência integrada multiprofissional em saúde do HU-UFMA Natasha C. J. Rodrigues Eliania Pereira da Silva Maio, 2011.
Revisão do 2º Congresso sobre DST-AIDS Wim Vandevelde - EATG/GAT Investigação de uma vacina para o VIH o papel de Portugal e dos seus parceiros lusófonos.
Testes em meio laboral A dupla responsabilidade perante o trabalhador e o empregador e a responsabilidade pela transmissão da infecção Joana Tavares de.
ORGANIZAÇÃO DO CQE DA REDE PÚBLICA DE DESPISTAGEM DO VIH Experiência de Cabo Verde J. Rocha.
Como asseguram os Países o acesso continuado à medicação e a outros consumíveis ? O papel da Indústria Farmacêutica III Congresso da CPLP VIH/SIDA. IST.
Prevenção VIH/SIDA- Droga III Conferência CPLP VIH/SIDA 16 a 19 Março
III Congresso da CPLP HIV/SIDAIST Formação de Recursos Humanos – O impacto do VIH sobre os Recursos Humanos em Saúde Lisboa, 18 de março de 2010.
Como está a CPLP a formar profissionais habilitados para responder aos vários níveis de cuidados exigidos pelo VIH e outras infecções de transmissão sexual?
CONSTRUINDO REDES DE ATENÇÃO AO CÂNCER INFANTOJUVENIL I Fórum de Oncologia Pediátrica do Rio de Janeiro Maria Auxiliadora Gomes – Superintendência de.
O PRONTUÁRIO DA SAÚDE DA FAMÍLIA
Lipodistrofia Saúde Mental e Qualidade de Vida
CENTRO SOCIAL FLORI Missionárias Dominicanas Mahotas - Maputo Moçambique Ano Lectivo 2008.
CONTANDO A HISTÓRIA DA CLÍNICA
DST/Aids e Rede Básica : Uma Integração Necessária
Discussão em grupo: Angola, Guiné-Bissau e Moçambique.
Enfª Carla de L. Holanda de Abreu
O que é a Sida?.
Discussão em grupo: Angola, Guiné-Bissau e Moçambique.
Infecções virais respiratórias associadas à assistência à saúde em pediatria Felipe T de M Freitas NCIH /HMIB Brasília, 12/6/2012.
Sida TRABALHO ELABORADO POR : Diogo lobo Nº 1 9ºa BRUNO SILVA Nº8 9ºA EDSON OLIVEIRA Nº11 9ºA PROF: RAQUEL SOARES Ciências NATURAIS.
Atendimento do paciente com Síndrome de Down de 5 a 13 anos no Distrito Federal Natália Silva Bastos Ribas Orientador: Dr. Fabrício Prado Monteiro
Clube de Revista Thiago Almendra Orientador: Dr. Paulo Roberto Margotto Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS)/SES/DF.
Métodos e desenhos dos estudos de investigação operacional “Se você não sabe para onde vai,não importa o caminho que tome” Lewis Carol em Alice no País.
Linha de Cuidado da Gestante e da Puérpera na SESSP
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Projeto Criança Exposta ao Vírus HIV em São José
Papiloma Humano.
SITUAÇÃO ACTUAL DO TARV EM ADULTOS
Monografia apresentada ao Programa de Residência Médica em Pediatria
CABO VERDE fim de um ciclo : II PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE LUTA CONTRA O VIH-SIDA
LOGO Estudante Universitário Contemporâneo: Estudante Universitário Contemporâneo: Aspectos psicológicos, culturais e sociais Por Gabriela L. Barroso.
Unidade 2 TRANSMISSÃO DA VIDA
HPV Papilomavírus humano
Secretaria de Saúde do Estado do Ceará Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde Núcleo de Prevenção e Controle de Doenças ACESSO UNIVERSAL NA ATENÇÃO.
GRUPO B A Segurança do doente: Da prescrição ao resultado final.
Aluna: Lara Pereira Orientador: Dr Jefferson Pinheiro Brasília, 2 de dezembro de 2015 ABORDAGEM INADEQUADA DO HPV NA INFÂNCIA:
PSF como Porta de Entrada do SUS
Vulnerabilidade PrevençãoDST HIV AIDS 2010 Nelio Zuccaro
ESQUIZOFRENIA Infantil
DESENVOLVIMENTO INFANTIL. PSICOEDUCAÇÃO PREVENÇÃO INTERVENÇÃO PRECOCE.
1 Dia Mundial de Luta contra a Sida 1 de Dezembro de 2004 DADOS EPIDEMIOLÓGICOS DO VIH/SIDA EM CABO VERDE Dra Maria de Lourdes Monteiro.
Situação epidemiológica do VIH/SIDA em Cabo Verde Praia, Fevereiro de 2007 Direcção Geral de Saúde Programa de Luta contra a SIDA/ Serviço de Epidemiologia.
Transcrição da apresentação:

VIH/SIDA em Crianças Guiné-Bissau Apresentador: Dr. David da Silva Té Lisboa: 19 de Março de 2010

Plano da apresentação Introdução Desenvolvimento: – Causas das infecções nas crianças – Dificuldades no seguimento – Evolução do seguimento clinico e TARV Desafios Conclusões

Introdução 1986 – Não houve muita preocupação com estudo da infecção nas Crianças devido a prevalência do VIH-2 no país; PTMF pela Ass. C &T sem estudo previo das causas de infecção nas crianças no país

Causas das infecções nas crianças Transmissão materni-infantil (3,43% C&T) Circoncisão – Masculina – Feminina (Mutilação genital) Outras ?

Dificuldades no seguimento Particulariedades/complexidades da infecção pediatrica; Insuficiente envolvimento dos profissionais de saúde que trabalham nos serviços de cuidados pediatricos; Tabus e crenças tradicionais assim como aspesctos culturais dos país e encarregados da educação; Pouca disponibilidade de formulações pediatricas;

Evolução do seguimento clinico e TARV pediatrico -1: Grafico #1: Incio do TARV Pediatrico

Evolução do seguimento clinico e TARV pediatrico -2: Grafico #2: Um ano apos o inicio do TARV Pediatrico

Evolução do seguimento clinico e TARV pediatrico -3: Grafico #3: Três anos apos o Incio do TARV Pediatrico

Desafios -1 Conseguir a motivação dos colegas prestadores de cuidados pediatricos; Vencer as dificuldades logisticas para ter as formulações pediatricas suficientes para todas as crianças que delas necessitam; Aumentar e Melhorar as actividades da IEC para vencer a ignorancia, as barreiras culturais, a tradição entre outros;

Combater o Estigma e a discriminação, como forma de melhorar a adesão ao seguimento e TARV por parte dos encarregados da educação das crianças infectadas e afectadas pelo VIH/SIDA; Reforçar a capacitação de prestadores de cuidados integrais às crianças nos diferentes estabelecimentos de saúde do país em materia do VIH/SIDA e TARV pediatrico; Ter aparelho para exames de PCR disponivel para o diagnostico precoce da infecção nas crianças Desafios -2

Conclusões Sem afirmar de que estamos no nivel ideal em relação à atenção integral dos adolescentes e adultos infectados pelo VIH e SIDA, podemos concluir de que temos ainda muito que fazer para melhorar os cuidados pediatricos das crianças infectadas e afectadas pelo VIH/SIDA; É necessario clarificar o grau da infecção pelo VIH nas Crianças no país, assim como as suas possiveis causas.

Muito Obrigado pela Atenção