A RIBEIRA DESCONHECIDA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BAIXA IDADE MÉDIA AULAS 9 E 10 Cruzadas: Movimentos de caráter social, político, econômico e religioso. (sécs. XI - XIII) Luta X infiel (muçulmano) Avanço.
Advertisements

Com este trabalho vais ficar a conhecer alguns povos que habitaram a Península Ibérica há muitos, muitos nos atrás. Clica no guerreiro para avançar.
Formação de Portugal . Os primeiros povos.
A Cidade do Porto. Ponte D. Luís no Porto.
Arte gótica Renascimento Barroco
Castelo de almourol.
Castelo de S. Jorge O castelo de S. Jorge foi declarado monumento nacional em 1910 e ergueu-se na colina mais alta de Lisboa. Foi a primeira fortificação.
O processo de decadência do feudalismo Profª Telma Souza
1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO PROFESSOR: NELSON NORONHA
Tema D – Portugal no contexto europeu dos séculos XII a XIV
O desenvolvimento da Cidade A partir do Rio Douro
O Planeta Terra As estações do ano.
A ARTE MEDIEVAL ROMÂNICO E O GÓTICO COLÉGIO SALESIANO
História dos Portugueses no Mundo
Apresentação : *Guida Pinto*
Os primeiros povos Feito por : Pedro Miguel Gomes Carmo e
História de Portugal Aula n.º 2 Paleolítico Neolítico Idade dos Metais.
Gonçalo Filipe Lage Pires Nunes
História de Portugal I 1.º Semestre do ano lectivo 2013/2014
Formação de Portugal Colégio Militar de Belo Horizonte – História – 6ª ano – Maj Edmundo – 03/2012.
História Romanos.
Mil Escolas Da Ribeira até à Foz
Escola Básica Frei Manuel Cardoso
A Expansão Muçulmana Os Muçulmanos na Península Ibérica
Luciano Soares Almeida Júnior Kelber Filho Costa Simão
Professora Marília Pereira
Escola Secundária Morgado de Mateus
Emanuel Pires Nº4 Cef oi. Qual a importância para o país e para o mundo? Existem dados da presença humana no estuário do Tejo desde a pré-história. Acredita-se.
Lara Eufémia Gonçalves Fernandes Mikaela Cristina Santos Silva
Ano lectivo de Século VIII / IX – as Astúrias e a zona de fronteira.
PORTO Ribeira.
OS ROMANOS NA PENÍNSULA IBÉRICA
Ana Filipa Faro da Silva
A CONQUISTA DA LINHA DO TEJO
MANEIRAS E COSTUMES BÍBLICOS O Cotidiano de um povo escolhido por Deus
AS PONTES.
Origem do Teatro Português
História Geral e do Brasil – 2.ª edição. José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo GERAL E DO BRASIL 2.ª edição 2.ª edição.
Capítulo 2. o nascimento da sociologia
A Cultura da Catedral Contexto histórico a Sociedade dos sécs
Os primeiros povos a habitar a Península Ibérica
Grécia. Principais Características: *Período Homérico *Período Arcaico
Os romanos e o seu império
Povos que habitaram na Península Ibérica
Geografia Bíblica Um Panorama das Terras Bíblicas. Unidade II.
O rio de janeiro e as Copas
Portugal.
Territórios Romanos no século III a.C.
Os romanos e o seu império
Os Romanos Os Romanos eram muito civilizados e ambiciosos.
Se considerarmos o tamanho da Madeira, com certeza que teremos alguma dificuldade em perceber como é que esta ilha tem tanto para oferecer! Monumentos,
França.
Joana Machado Marques Kelber Filho Costa Simão
Fotos de Paris em 1900, redigitalizadas
A CIDADE MODERNA Busca de um novo modelo de cidade;
BAIXA IDADE MÉDIA (XI-XV)
OS PRIMEIROS POVOS PAULA CAROLINA FERREIRA DA COSTA
História da Cultura e das Artes
América Pré-colombiana
OS ÁRABES E O ISLAMISMO.
A vila de Óbidos fica no distrito de Leiria e faz parte da Região de Turismo do Oeste. Esta vila guarda séculos de história dentro das suas muralhas.
O Império Romano.
Anáforas Revisão da aula passada. ANÁFORAS ASSOCIATIVAS A associação se dá – pelo autor e/ou – pelo leior.
LIÇÕES DE URBANISMO Aula 6 por LUIZ CARLOS TOLEDO UERJ – DISCIPLINA DE URBANISMO.
Literatura Medieval (séc. XII a XV)
A Europa do século VI ao XII
DA CIDADE DE ROMA À FORMAÇÃO DE UM IMPÉRIO
AS CONSTRUÇÕES MEGALÍTICAS
Vila Nova de Gaia no contexto Europeu Escola Secundária de Almeida Garrett Life Long Learning Programme – Comenius 2008/2010 ASTROURBIS – Roteiro Astronómico.
Transcrição da apresentação:

A RIBEIRA DESCONHECIDA

RIBEIRA SOBRE O RIO DOURO Debruçada sobre o rio Douro, a Ribeira é uma das partes mais antigas do Porto.O seu perfil, perpendicular ao rio Douro, tem monumentos notáveis, como as pontes: uma delas ( Ponte D. Luís ) é obra de Gustave Eiffel. As pontes têm sido motivo de inspiração de muitos artistas. São muitos os viajantes que temos recebido aqui na Ribeira. A Ribeira é, assim, um dos destinos turísticos mais antigos da Europa. Granítica, barroca e espelhada no rio, a Ribeira abre-se ao MUNDO e ao FUTURO.

AS CASAS DA RIBEIRA As casas da Ribeira têm o seu « próprio » urbanismo. As cores vivas e diferentes, dão muita alegria às casas da Ribeira. Estas casas são conhecidas por estarem “encavalitadas” e por serem diferentes. Podemos ver janelas, muito juntas, o que permite a proximidade entre as pessoas que conversam da sua janela para as janelas dos vizinhos do lado.

O PÔR-DO-SOL NA RIBEIRA O pôr-do-sol na Ribeira dá-lhe um ar mais brilhante. Os dois tabuleiros da Ponte D. Luís parecem dois carreiros iluminados, pelas luzes da ponte e dos automóveis. Nesta altura do dia consegue-se ver o reflexo da cor avermelhada do sol e da ponte no rio Douro.

HISTÓRIA DA RIBEIRA: ORIGENS REMOTAS A existência de vestígios pré-históricos há muito estão assinalados na área demarcada da cidade do Porto(antas, castros, citânias...).Escavações feitas recentemente na Casa do Infante, permitiram perceber algumas das alterações da cidade. O lugar ocupado pela Sé foi, certamente, um castro. O mesmo se pode dizer do morro fronteiro de V. N. Gaia. Há mesmo referências a um ” Castrum novum de Portucale”, identificável com o Porto.

rede de estradas romanas no norte de Portugal Com a conquista peninsular pelos romanos, a região assiste a profundas mudanças, tanto a nível de organização espacial, como a nível económico, religioso e político. A Sé era o centro da actividade romana e o seu ponto estratégico mais importante. A expansão da cidade até à zona da Ribeira. Na actual Casa do Infante foi encontrado um mosaico romano do séc. IV a. C. que demonstra a expansão da cidade. rede de estradas romanas no norte de Portugal estrada romana

No início do séc. V, surgem modificações que marcarão para sempre o curso dos acontecimentos. Os povos além Reno, Suevos e Vândalos, instalam-se na península. Deve-se ao povo Suevo o facto de Portugal ascender a sede episcopal. Esse povo depressa foi absorvido por outro povo bárbaro, os Visigodos. Assiste-se então à destruição do sistema administrativo e á apropriação dos poderes por parte da classe dos guerreiros. pedra visigótica

expedições dos Vikings na Península Ibérica Com a monarquia visigótica de Toledo a importância de Portugal não pára de aumentar.Mas pouco mais de um século após a conquista dos Suevos, a monarquia visigótica atingia o seu fim. Um exército muçulmano desembarca, em 711, no sul da Península Ibérica, e em rápida marcha chega à região do Douro. Mas a ocupação, seria de curta duração, e as regiões de Bracara (Braga) e Portucale renascem. expedições dos Vikings na Península Ibérica

CURIOSIDADES HISTÓRICAS DA RIBEIRA Imperador Augusto -Durante o período de ocupação romana, a cidade já era composta por impressionantes edifícios, e controlava uma espectacular rede entre Lisboa e Braga. -A cidade foi, mais tarde, chamada, 1º de Cale e mais tarde de Portucale.

-As muralhas da cidade foram construídas no período dos romanos. A segunda parte desta foi concluída no séc.XIV, cerca as encostas da Sé e da Vitória e estende-se em direcção ao rio, onde estão situados os cais e a Casa dos Trajes Reais.

Planta medieval do Porto -Entre os séc. XIII e XV, deu-se um grande desenvolvimento das actividades comerciais e marítimas e fortaleceram-se ligações importantes com portos Europeus, tais como Barcelona, Valência, Londres e Antuérpia. Neste período, os estaleiros do Porto e Vila Nova de Gaia eram os mais importantes do País. -Um dos intervenientes no acordo de 1352, entre Inglaterra e Portugal nasceu no Porto e o seu sobrenome foi imortalizado numa expressão popular usada quando nos queremos referir a alguém que é inteligente: ”Fino que nem um alho”. Foral da Cidade

-O Infante D. Henrique nasceu nesta cidade !! -O Porto foi sempre conhecido como uma cidade liberal e virada para o progresso, com uma longa tradição na festa dos direitos do cidadão. -Após a implantação da Republica, a cidade iniciou outro processo de renovação, onde se deve destacar a construção da Avenida dos Aliados.

DESPEDIDA Trabalho realizado por: Joana Mota; José Paulo Sousa; Pedro Luís Novais; Pedro Miguel Castro. FIM