Barreto SS, Brabo NC, Soares-Ishigaki ECS, Lira JO,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escorpionismo na Região de Caetité, Bahia Resultados e Discussão
Advertisements

Teste de Fisher Ricardo A. Quintano Neira Orientadores
Luiz Augusto Marcondes Fonseca
Um estudo comparativo entre Brasil, França e Estados Unidos
FIDEDIGNIDADE Universidade Católica de Goiás Departamento de Psicologia Psicometria Profª. Ms. Juliany Gonçalves Guimarães.
Medidas de Posição e Dispersão
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
Análise de Alimentos Introdução à Análise de Alimentos
Fundamentos do Método Probabilístico. Relacioamento de Registros Método Determinístico Método Probabilístico Utilização conjunta de campos comuns presentes.
GRUPO DE NEUROCIÊNCIAS IIER
RACIONALIZAÇÃO DE PROCESSOS
6.1 - Considerações gerais sobre o diagnóstico:
-- PNOTA -- Uma Aplicação para Correção Assistida de Questões Discursivas Filipe Wall Mutz.
FALANTES DE TRÊS IDIOMAS
ESTUDO DE CASO.
Perturbações da Linguagem: Leitura e Escrita Julho de 2010
Métodos de Investigação Epidemiológica em Doenças Transmissíveis
Psicofísica Clássica Universidade de Leipzig
Perfil comunicativo de crianças de 2 a 24 meses atendidas na atenção primária à saúde Ludimila Labanca, Lidia Lourenço Cunha Bragança, Avani de Fátima.
Avaliação de Testes Diagnósticos
João Luiz Barbosa Nunes
PREDITIVIDADE DAS SENTENÇAS DO PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO DA INTELIGIBILIDADE DE FALA NAS DISARTRIAS Alexandre E, Barreto SS, Ortiz KZ Universidade.
Fonoaudióloga Mestre Milene Rossi P. Barbosa
DISLEXIA.
ME623A Planejamento e Pesquisa
Estudos longitudinais
Diadococinesia em crianças com e sem gagueira do desenvolvimento
Surdos E Mudos Realizado por: Catarina Soares nº6 Cláudia Silva nº7
ATUAÇÃO DA FONOAUDIOLOGIA NO CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO
Processamento Linguístico e Memória de Trabalho: Efeitos na Compreensão on-line em Distúrbio Específico de Linguagem Talita Fortunato-Tavares, Debora Befi-Lopes.
Dra. Renata Mota Mamede Carvallo Juliana Granja Urosas
Um Estudo das Funções Executivas em Indivíduos Afásicos
Maio de 2009 Brasil Pesquisa de Opinião Pública 3 Roteiro I.METODOLOGIA II.OPINIÕES SOBRE O BRASIL III.PREFERÊNCIAS PARTIDÁRIAS DO ELEITORADO IV.IMAGEM.
DIAGNÓSTICO DE CULTURA ORGANIZACIONAL
Potenciais evocados auditivos com estímulos de fala: aplicabilidade e limitações no diagnóstico diferencial dos transtornos de linguagem Laboratório de.
PRIMEIRAS PALAVRAS Este pôster registra resultados de uma pesquisa qualitativa em curso que se volta para a análise de produções textuais elaboradas e.
Programa de Consciência Fonológica “Clube do Noddy”
Fatores associados à presença de sucção não-nutritiva em neonatos
Introdução à Estatística
Abuso de álcool e drogas no transtorno bipolar: aspectos clínicos e tratamento Fabiano G. Nery Programa de Transtorno Bipolar (PROMAN) - Depto de Psiquiatria.
Eficácia do Método Tomatis para crianças e adolescentes com transtornos de leitura: uma revisão sistemática interdisciplinar e análise crítica do uso intervencionista.
1 Saúde Mental Outubro/ 2006 Psiquiatras e População.
Transtornos da Aprendizagem
Ana Paula d´Oliveira Gheti Kao Zelita Caldeira Ferreira Guedes
Aluna: Monique A. de Souza C. Barreto
RELAÇÃO ENTRE O USO DE ESQUEMAS SIMBÓLICOS E A PRODUÇÃO DE VERBALIZAÇÕES E COMBINAÇÕES DE PALAVRAS EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN Fabíola Custódio Flabiano-Almeida.
Aula 11 - Teste de hipóteses, teste de uma proporção
Estatística e Probabilidade
O processamento auditivo e a combinação de traços distintivos em crianças com desvios fonológicos 18º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia Curitiba –
18º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia Curitiba - 22 a 25 de setembro/2010 ESTUDO EXPLORATÓRIO COMPARANDO A MEMÓRIA AUDITIVA E VISUAL NO ESPECTRO AUTÍSTICO.
INFLUÊNCIA DA RESPOSTA A ESTÍMULOS DE 4000HZ NA LATÊNCIA DO REFLEXO ACÚSTICO. Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional Faculdade.
Procedimentos Técnicos de Elaboração de Artigos Científico-Acadêmicos
ERROS E TRATAMENTO DE DADOS ANALÍTICOS
Metodologia da Disciplina
Plano de Aula Análise Qualitativa Características Métodos e Técnicas Cenas dos Próximos Capítulos.
Roteiro de apresentação
Equipe responsável pela produção
Universidade Federal do Maranhão
ORIENTAÇÃO A PAIS DE PACIENTES COM FISSURA LÁBIO-PALATINA
AUTORES: Adriana Di Donato 1; Elisabeth C. Coelho 1 ; Germana M.G. Carvalheira 1 ; Elthon G.F. Silva 1 ; Patricia M.M. Balata 1 ; Gerlane K.B.O.Nascimento.
Testes de Hipóteses.
Carolina Chrystina Priscila Alves
Estudo do comportamento verbal
Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015/ Ensino Médio
Psicodiagnóstico.
ESQUIZOFRENIA Infantil
DEPRESSÃO E ANSIEDADE EM SERVIDORES PÚBLICOS Introdução Os transtornos mentais estão em contínuo aumento no mundo moderno. As doenças mentais causam mais.
Estatística Aplicada à Administração Prof. Alessandro Moura costa UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS.
Autor : Lênin Charqueiro. Pelotas,8 de março de
Transcrição da apresentação:

Barreto SS, Brabo NC, Soares-Ishigaki ECS, Lira JO, SÍNDROME DO DIALETO ESTRANGEIRO E SÍNDROME TIPO DIALETO ESTRANGEIRO: CONTRIBUIÇÕES DA AVALIAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA PARA O DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL Barreto SS, Brabo NC, Soares-Ishigaki ECS, Lira JO, Mantovani-Nagaoka J, Ortiz KZ Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP Núcleo de Investigação Fonoaudiológica em Neuropsicolinguística Disciplina: Distúrbios da Comunicação Humana Departamento de Fonoaudiologia

Objetivo: Descrever e comparar dois casos desta síndrome em falantes nativos do português brasileiro, em sua forma clássica (SDE) e em sua variante psiquiátrica (STDE). Métodos: Delineamento do estudo: estudo de caso (CEP UNIFESP 0170/05 ) Participantes: caso 1 - homem de 69 anos, com história pregressa de acidente vascular encefálico; caso 2 - mulher de 43 anos, com história de transtorno psiquiátrico e exame de imagem alterado. Material: amostras de fala (leitura de 24 palavras, leitura de texto e fala espontânea) dos dois pacientes foram gravadas e analisadas. Procedimentos: Duas fonoaudiólogas especialistas realizaram a avaliação perceptivo-auditiva, identificando a ocorrência de possíveis erros segmentares e suprassegmentares. Calculou-se a distribuição de freqüência dos erros por sujeito, segundo o tipo de erro e os tipos de segmentos de fala alterados, de acordo com o material de fala analisado A inteligibilidade foi obtida pela porcentagem de segmentos inteligíveis na fala espontânea. Além disso, o julgamento do sotaque estrangeiro foi realizado por 10 voluntários leigos. Eles ouviram 12 frases (editadas do texto) e classificaram cada estímulo quanto à presença de sotaque, segundo escala previamente proposta (Miller et al., 2006). Calculou-se a mediana das classificações atribuídas pelos ouvintes.

Resultados: Tipos de erro: no nível segmentar foram observadas substituições de fonemas e sílabas, omissões e adições de fonemas nos dois casos, porém em maior número no caso 2. Quanto aos erros suprassegmentares, foram identificados: marcação inadequada de sílabas tônicas, pausas interpalavras e variação excessiva de pitch em frases, estas últimas apenas no caso 2. A inteligibilidade da amostra de fala espontânea alcançou 95,5% no caso 1 e 55,3% no caso 2. Em relação ao julgamento do sotaque, o escore mediano do primeiro caso foi 1, com predomínio de um sotaque português europeu, enquanto o caso 2 obteve escore mediano 4, ao qual foi atribuído um sotaque francês. Conclusão: Apesar do comprometimento neurológico constatado pelo exame de imagem, sua localização e a forma de apresentação das alterações de fala no nível segmentar e prosódico, com comprometimento relevante da inteligibilidade da fala, diferenciaram o segundo caso dos casos clássicos de SDE. Tais manifestações podem ser úteis na identificação da STDE.