A iniciativa Conexão Pax Cultura visa a expansão e difusão do conhecimento e da cultura de outros países em intercâmbio com o Brasil. A aproximação, o.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

PROJETO CURRÍCULO GLOBAL PARA SUSTENTABILIDADE
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Proposta de Ação da RBJB para apoio aos JBs Agir Aprendendo: Cooperação para a Inovação João Neves Toledo | FJBPC | 09/11/2011.
O ESTUDO DA HISTÓRIA E A ORGANIZAÇÃO DAS PRIMEIRAS SOCIEDADES
06/01/10.
REDE NACIONAL PRIMEIRA INFÂNCIA - RNPI. Percurso Comitê Primeira Infância, na Presidência da República Idéia de sua recriação sob a forma de Núcleo.
Declaração e Programa de Ação de Viena (1993)
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Regina Célia Baptista Belluzzo
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
A VOCAÇÃO.
Análise do ambiente de marketing
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
APRESENTAÇÃO O projeto Eco Arte Cultura nasceu em 2006 como ação artística do Encontro Intercontinental sobre a Natureza – O2. Devido ao seu crescimento,
Visão e Missão Difundir conhecimentos e experiências sobre a teoria e prática das melhores realizações mundiais sobre Estratégias.
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Ministério da Cultura.
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
A Responsabilidade Corporativa Natura
Elaboração de Projetos Culturais
IX Encontro dos Assessores de Comunicação das Instituições de Ensino Superior Comunitárias Realização ABRUC/Apoio Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Economia Solidária Brasil e Luxemburgo
Conhecendo a Carta da Terra
INSTITUIÇÕES SOCIAIS IGREJA FILOSOFIA - Professor Fernando Petry.
Escola Superior de Guerra
Dimensões da Globalização
ESTÉTICA Arte e realidade
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
EDUCAÇÃO E CULTURA Aula de 09/05/2012.
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Cdu – Classificação Decimal Universal
Carta Olímpico.
Centro de Cidadania da Mulher
1. Niterói unido para saber como vamos e cobrar uma vida melhor Uma iniciativa que pretende mobilizar a sociedade niteroiense para monitorar a qualidade.
Gestão de projetos culturais - 3
PROPOSTA DE AÇÃO ORIENTADORA: CYBELLE BUSSIKI. PROPOSTA DE AÇÃO - 24 HORAS DE MANIFESTAÇÃO CULTURAL SOBRE A PROPOSTA (O PROBLEMA)JUSTIFICATIVA A Copa.
EDUCAÇÃO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL
GESTÃO CULTURAL O caso de Ilha Solteira. REPRESENTATIVIDADE Gestores público e privados Classe artística Segmentos da Sociedade Civil.
Profª. Taís Linassi Ruwer
INTERNACIONALIZAÇÃO ACADÊMICA NO MERCOSUL CAMINHOS QUE SE CRUZAM NA PROCURA DA EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO SUPERIOR, CONTRIBUINDO DIRETAMENTE PARA DINAMIZAR.
MARCELE MARTINS PROVINCIATTI TEREZINHA H. SCHIGAKI TESSARIM
Articulação e Fortalecimento
IDESTUR IDESTUR Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural TURISMO RURAL ESTRATÉGIAS DE MERCADO Promoção ABAV SP 2011.
Cap. 6 – Trabalhadores, uni-vos!
Política Educacional Brasileira
GLOBALIZAÇÃO DEFINIÇÕES.
Projetos Comunitários Lilian Kelian
Faça parte desse ideal Ações promovidas pela Entidade em prol de Crianças e Adolescentes em situação de Risco.
Relações Internacionais Noções básicas Fonte: ELÍBIO JÚNIOR; MATOS, 2006.
MÍDIA - Introdução PP – UFPE –
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
Direitos Humanos Ligado aos aspectos ideológicos, poder; Textos:
EDITAIS DO MINC I ENCONTRO DO FÓRUM DE DIRIGENTES DO TERRITÓRIO BACIA DO JACUÍPE
INSTITUTO DAS IRMÃS DA SANTA CRUZ
Seminário de Capacitação das Equipes dos Serviços de Atendimento ao Cidadão em matéria de Direitos Humanos Brasília, 20 a 23/06/2006 Seminário de Capacitação.
Thomas Hobbes: o estado de natureza como guerra entre todos
Friedrich Hegel Filosofia contemporânea
Curso de Formação Pedagógica para Bacharéis
BOAS PRÁTICAS TERRITORIAIS – BPT
REDIRP Red Iberoamericana de Relaciones Públicas DIFUSÃO REDIRP – BRASIL/ARGENTINA 2016.
DIREITO À PAZ.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
Loja Templários da Arca Sagrada - TAS
Programa da Presidenta Dilma Roussef Mais Mudanças Mais Futuro 1.
APRESENTAÇÃO 1Contextualização 2 DIA C 3PARTICIPAÇÃO.
Ex corde ecclesiae (15/08/90): A vocação da Universidade Católica Erico Hammes Porto Alegre, 05/04/2011.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Transcrição da apresentação:

A iniciativa Conexão Pax Cultura visa a expansão e difusão do conhecimento e da cultura de outros países em intercâmbio com o Brasil. A aproximação, o reconhecimento e a interligação em um mundo sem fronteiras diante de diversidades e possibilidades em inúmeras áreas, vem ao encontro de ações fundamentadas pelo Pacto Internacional de União Cultural e pela Bandeira da Paz e Cultura. Realização: Apoio:

Apresentação Vive-se hoje um tempo denominado como Idade Mídia, a era da informação. Podemos sentir os reflexos da aceleração da informação em nossas vidas, especialmente no mundo Ocidental. Tal aceleração de fluxos como dinâmicas de trabalho em suas relações, podem nos colocar como reféns dessa diversidade de meios. Um exemplo contundente é a afirmação das pessoas de ser difícil terem tempo para si mesmas. Com este cenário, a comunicação é o caminho para despertar o olhar interno e externo e para a difusão de ações que contribuam com mudanças positivas em torno da paz, tão urgentes atualmente. Na Conexão Pax Cultura a comunicação é o fator gerador de troca de experiências e saberes. Realização: Apoio:

Qual a mudança necessária no mundo para que haja paz? Diante de visões e escolhas que fazemos diariamente, as perguntas que se quer responder são: Qual a mudança necessária no mundo para que haja paz? De que forma podemos contribuir para a cultura de paz no mundo? Ciência, Arte e Espiritualidade, pilares da Cultura, estão em consonância com o panorama atual dessas relações nos outros países? O que compartilhamos? Onde nos reconhecemos? Realização: Apoio:

As respostas à essas indagações é o que propõe a Conexão Pax Cultura, para aproximar saberes e ações nas áreas de ciência, arte e espiritualidade, capazes de cooperar, através da Paz e da Cultura, com o modelo das relações internacionais, que hoje se alicerça no poder econômico (o que povo tem), para a valorização da cultura (o que o povo é). Ou seja, é necessário o equilíbrio entre o “ter” e o “ser” para o restabelecimento da paz duradoura. O estreitamento dessas relações visa o amadurecer do ser humano, que por meio desta troca poderá se conhecer, reconhecer e encontrar consigo e com o outro sem fronteiras. Uma das propostas do projeto Conexão Pax Cultura é a aproximação de distâncias e o fortalecimento das relações entre o Brasil e os países que compartilham destes ideais. Realização: Apoio:

OBJETIVOS GERAIS: Estreitar laços entre o Brasil e outros países, pela Bandeira da Paz e da Cultura sob o pensamento: “Onde há Paz, há Cultura. Onde há Cultura, há Paz.” Conhecer as diversas culturas através de eventos que permitam o intercâmbio para cooperação e fortalecimento da ideia da qual “não há acordo internacional sem Cultura.” Apresentar a novos públicos de São Paulo a Cultura de outros países, sua sabedoria, beleza e contribuição para a humanidade, fazem com que os ideais da Bandeira da Paz e Cultura e o Pacto de União Cultural sejam fortalecidos. Realização: Apoio:

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Realização de painéis com a participação de profissionais das áreas: Artes, Espiritualidade/Religião, Ciência e Cultura de Paz. Entrega da Bandeira da Paz e Cultura e uma cópia do Pacto Internacional que a institui, ao país convidado. Apresentação de música e/ou artes realizada pelo país convidado. Difusão de informação, acesso e registro dos painéis por meio de streaming (transmissão em tempo real). Realização de jantar vegetariano em apoio ao Dia Sem Carne, como finalização dos trabalhos e confraternização entre os participantes (público e palestrantes). Realização: Apoio:

DESCRIÇÃO DETALHADA DO EVENTO Temas dos painéis: Cultura: A historia da arte é a historia de um país. Sugestão: Historiador da Arte. Ciência: A Ciência da restauração da vida. Sugestão: Medicina Espiritualidade: Promoção da elevação e equilíbrio das aspirações mais profundas do ser. Sugestão: um religioso que tenha visão universal. Mediador(a): Especialista em Diálogo e Cooperação Descrição detalhada do planejamento de execução Contatos/nomes facilitadores painéis: a definir Equipamentos que serão utilizados Equipamentos de som, projeção, filmagem e streaming Equipamentos para apresentação artística Realização: Apoio:

Local da apresentação: Casa Urusvati Endereço: Rua Doutor Luis Azevedo Filho, 38 Vila Clementino – São Paulo - SP LANÇAMENTO: 26 novembro de 2011 Duração das apresentações: Painéis: até 02 horas de duração com a participação do público. Confraternização: jantar da culinária chinesa ao final do evento.     Público alvo: pessoas interessadas nos temas Divulgação: Casa Urusvati, possibilidade de inclusão do evento em mailing específico para o evento e convite a clientes especiais da rede de relacionamento do patrocinador. Realização: Apoio:

Sobre o Pacto Internacional de União Cultural Conhecido como Pacto Roerich, foi assinado na Casa Branca, Estados Unidos, juntamente com mais 20 países da América em 15 de abril de 1935. Em seguida, outros países como a Índia e Lituânia, também aderiram ao Pacto, o que o caracterizou como um instrumento universal e sem fronteiras, de proteção à cultura. O Pacto declara a necessidade de proteger o patrimônio cultural e natural do mundo, independente da época ser de guerra ou de paz. Realização: Apoio:

De acordo com o Pacto, lugares de valor cultural, que inclui universidades, bibliotecas, salas de concerto e teatros, seriam declarados neutros e protegidos. A herança cultural das nações deve ser, segundo o acordo, cuidada e renovada, o que impede sua deteriorização, pois não há nada de valor superior para uma nação do que sua cultura. O Pacto Roerich tem como símbolo a Bandeira da Paz e Cultura e sua maior representação pode ser dada pelos três círculos que representam a Arte, a Ciência e a Religião, que aparecem envoltos por uma circunferência maior que significa a totalidade da Cultura. Realização: Apoio:

Sobre a Bandeira da Paz e Cultura A Bandeira da Paz e Cultura, é o símbolo do Pacto Internacional de União Cultural - o Pacto Roerich. O Pacto também pode ser conhecido por suas ações na preservação de culturas, razão pela qual é também disseminado como a Cruz Vermelha da Cultura. Esse ideal humanitário estabelece, na área das realizações culturais da humanidade, uma proteção semelhante a da Cruz Vermelha no alívio do sofrimento físico do homem, conforme o estabelecido nos Artigos I e II do Pacto de Paz: (vide Pacto Roerich). “As instituições educacionais, artísticas e científicas, as missões artísticas e científicas, o pessoal, a propriedade e coleções de tais instituições e missões serão consideradas neutras e, como tais, serão protegidas e respeitadas pelos beligerantes. A proteção e o respeito serão devidos às instituições e missões acima mencionadas, em todos os lugares sujeitos à soberania das Altas partes Contratantes, sem nenhuma discriminação quanto à lealdade ao Estado por parte de qualquer instituição ou missão, em particular. As instituições, coleções e missões assim registradas, poderão apresentar uma bandeira própria que lhes darão direito à proteção especial e respeito por parte dos beligerantes, dos governos e pessoas de todas as altas partes contratantes.” Realização: Apoio:

O desenho da Bandeira da Paz apresenta três esferas rodeadas por um círculo em cor vermelha escura sobre um fundo branco. Das muitas interpretações nacionais e individuais deste símbolo, as mais usuais são, talvez, as da Religião, Arte e Ciência como aspectos da Cultura que é o círculo que as está envolvendo; ou as realizações da humanidade, no passado, presente e futuro, guardadas dentro do círculo da eternidade. Estas duas interpretações são igualmente boas, pois representam uma síntese de vida que é um preceito verdadeiro e justo de aplicação. Este símbolo da tríade, que pode ser encontrado em todo o mundo, pode ter outros significados também. Alguns o interpretam como o símbolo do passado, do presente e do futuro, encerrado no anel da eternidade. Não importa qual seja a interpretação, o próprio símbolo é de caráter universal. O mais velho dos símbolos hindus, Chintamani, o signo da felicidade, é composto por este símbolo e podemos achá-lo no Templo do Céu, em Pequim. Aparece nos três tesouros do Tibete; no peito do Cristo, no quadro bem conhecido de Memling; na Madonna de Estrasburgo; nos Escudos dos Cruzados e nos Brasões dos Templários. Pode ser visto nas lâminas das famosas espadas caucasianas conhecidas como “Gurda”. Aparece como um símbolo em vários sistemas filosóficos. Pode ser encontrado nas imagens de Gessar Khan e Ridgen Djapo, na “Tamga” de Timurlane e no Brasão dos Papas. Pode ser visto nos trabalhos de antigos pintores espanhóis, no de Ticiano, no antigo ícone de São Nicolau, em Bari, e no de São Sérgio e da Santíssima Trindade. Realização: Apoio:

Pode ser encontrado no Brasão da cidade de Samarcanda, em antiguidades Etíopes e Coptas, nas rochas da Mongólia, em anéis tibetanos, nos ornamentos de peito de Lahul, Ladak e em todos os países do Himalaia, e na cerâmica da era neolítica. É visível nas bandeiras budistas. O mesmo símbolo é marcado em cavalos mongóis. Nada, então, poderia ser mais apropriado para reunir todas as raças do que este símbolo que não é um mero ornamento, mas um símbolo que carrega com ele um profundo significado. Existiu por imensuráveis períodos de tempo e pode ser encontrado pelo mundo todo. Ninguém, portanto, pode pretender que pertença a qualquer seita ou tradição específica. Ele também representa a evolução da consciência em todas as suas variadas fases. Quando se trata de defender os tesouros do mundo, não poderia ter sido selecionado um símbolo melhor, pois ele é universal, de antiguidade ilimitada e carrega com ele um significado que deveria encontrar um eco em cada coração. Realização: Apoio:

A herança cultural das nações deve ser, segundo o acordo, cuidada e renovada, impedindo que se deteriore, pois não há nada de valor superior para uma nação do que sua cultura. O Pacto de Roerich tem como símbolo a Bandeira da Paz e sua maior representação pode ser dada pelos três círculos que representam a Arte, a Ciência e a Religião, que aparecem envoltos por uma circunferência maior que significa a totalidade da Cultura. Realização: Apoio:

Sobre a organização realizadora e a apoiadora: O ”INSTITUTO ROERICH DA PAZ E CULTURA DO BRASIL”, também chamado de “PAX CULTURA”, fundado em 09/10/1999, é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos e para fins não econômicos, tem natureza educacional, cultural e filantrópica e possui como finalidade fundamental reduzir a violência através de programas de Educação, Cultura e Arte para Paz e implementar ações para proteção e preservação do Patrimônio Cultural e Natural. Com matriz em Salvador e unidade em São Paulo na Casa Urusvati. O Instituto tem trabalhado na melhoria da qualidade de vida, no desenvolvimento de valores humanos e pela educação para paz através da cultura. Acreditamos na importância de uma educação integral envolvendo artes, valores, ética e estética, na busca de uma cultura não apenas existencial mas essencial, numa integralidade que venha contribua para a tarefa da construção da PAZ. Mais informações acesse o site www.roerich.org.br Realização: Apoio:

* Educação para sustentabilidade e cultura de paz A Associação Urusvati Mantenedora, conhecida como Casa Urusvati representa o Instituto Roerich da Paz e Cultura do Brasil no Estado de São Paulo e em alguns eventos internacionais, assim como é gestora de vários projetos e programas. Atuações prioritárias: * Educação para sustentabilidade e cultura de paz * Saúde Sustentável e Planetária * Fortalecimento e participações em Redes que atuam com cultura de paz e meio ambiente. Mais informações acesse nosso site. Realização: Apoio:

Primeiro país para Conexão – lançamento em 26/11/11 Realização: Apoio:

A China começa a ser vista como a maior economia do mundo e sua cultura e sabedoria milenar podem ser expandidas ainda mais. Realização: Apoio:

Investimentos para o evento: 1 dia de apresentação Cachês participantes Produção executiva Equipe de produção Alimentação/jantar Aluguel equipamentos filmagem e streaming Aluguel equipamentos para apresentação musical Transporte equipamentos Material de divulgação Incluiremos a marca do patrocinador em todo material de divulgação do evento. Realização: Apoio:

Projetos – Geórgia Martins (11) 8682 5581 Contatos: Projetos – Geórgia Martins (11) 8682 5581 E-mail: projetos@urusvati.org.br Coordenação – Paullo Santos (11) 9138 9807 E-mail: paullosantos@urusvati.org.br Fone: (11) 2578 7254 Casa Urusvati – Rua Dr. Luiz Azevedo Filho, 38 – Vila Clementino Próxima do Metrô Santa Cruz