A Lua e suas principais características

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Publicado sob uma Licença Creative Commons
Advertisements

Os Astros.
Prof. Adriana Amorim Ciências – 6º ano Colégio MV
Fases da Lua. Eclipses da Lua e do Sol
A Terra e o sistema solar
MARÉS.
Os astros.
Ano de Escolaridade: Área disciplinar: Conteúdo:
translação e rotação da Terra e as estações do ano
Prof. Adriana Amorim Ciências – 6º ano Colégio MV
A Lua e as Constelações Lígia Palácio.
Observações da região do centro da galáxia. Nebulosa do Cone.
A LUA E SEUS FENÔMENOS ASTRONÔMICOS Leonardo Pratavieira Déo.
Abertura do Setor de Astronomia - CDCC
LUA.
Alterações na Superfície
3.2. – Movimentos e Forças Unidade 3 – Planeta Terra Forças
Angélica Teles Cátia Cabral Filipa Cordeiro Mª Joana Frazão
Fases da Lua Física e Química A Angélica Teles nº3; Cátia Cabral nº 5;
Fases da Lua O fenômeno das fases da Lua é bem compreendido desde a Antiguidade. Acredita-se que o grego Anaxágoras (±430 a.C.), já conhecia sua causa,
REVISÃO – AVALIAÇÃO MENSAL DE CIÊNCIAS
Movimentos de rotação.
Ciências Físico-Químicas 7º Eclipses
Sabes mais do que Galileu?
Fases da Lua Tamara Galindo Ferlin
Observatório Dietrich Schiel
Trabalho de Ciências E.M.E.F Professor Carlos Pasquale Professora Eloíza Nomes 8ª A Grupo 3 Gabriel Correa da.
NOME: ALINE ANA PAULA TRABALHO SOBRE O PLANETA MERCÚRIO
A Lua.
Física ECLIPSES E AS FASES DA LUA Ilan Rodrigues.
Professora Fernanda Landim
Regularidades na natureza
Centro de Divulgação da Astronomia Observatório Dietrich Schiel
Professora - Ana Maria 6º anos 2011
Prof. Roberto de A. Martins
A TERRA NO UNIVERSO.
Vejam isto.... Vejam isto... Vejam isto. Creio que muitos não vão dormir muito em Agosto.
Tutoria 7ºAno Angélica Teles nº3 Carolina Rocha nº5
Ciências Físico-Químicas
O PLANETA TERRA CFQ 7º ano – 2010 /2011.
Noções de Astronomia Universo: constituído por tudo o que existe: tempo e espaço, matéria e energia Dúvidas: Qual é o tamanho do Universo? Ele é finito.
Vamos testar os vossos conhecimentos…
A Terra: Os dias e as Noites
O SISTEMA SOLAR E A TERRA
Quais são as características desses dois astros?
Fenômeno das Marés R. Boczko Departamento de Astronomia
O SISTEMA SOLAR.
PROFESSORA: CAROL MALTA
UNIDADE 2 ASTRONOMIA.
LUZ.
Fenômeno das Marés R. Boczko IAG-USP.
HISTÓRIA DA ASTRONOMIA
Fases da Lua R. Boczko IAG - USP
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ EAM FUNDAMENTOS DE METEOROLOGIA
Estrelas Bioticamente Adequadas por Marcelo Ferreira para o Grupo ViU.
Curso de Astronomia Básica
TERRA NO ESPAÇO 2. PLANETA TERRA
Escola: Coopen Série: 4º B Alunos: João Paulo e João Vitor
A Terra Forma e Movimentos.
DESCOBRINDO O CÉU.
Capítulo3 Pág. 28 á 37 O UNIVERSO  Prof.º Fylipe Alves.
Movimentos Geocêntricos
ASTRONOMIA.
Sol, Terra e Lua.
Professor Fláudio LUZ.
 1- ao realizar sua trajetória em torno do Sol, a Terra descreve uma órbita elíptica;
Sistema Sol-Terra-Lua
Um planeta muito especial.  Tudo o que existe e existirá na Terra e fora dela.  O conjunto de todos os corpos celestes e toda a matéria.
DA TEORIA DA DERIVA DOS CONTINENTES À TEORIA DA TECTÓNICA DE PLACAS. A DINÂMICA DA LITOSFERA A dinâmica terrestre explicada por contraccionistas e imobilistas.
Transcrição da apresentação:

A Lua e suas principais características Universidade Luterana do Brasil Curso de Física Prof. Dr. Dakir Larara M. da Silva

A Lua A Lua é o único satélite natural da Terra. Foi denominada, na antiguidade, de Luna, antiga cidade de Tucana (Itália) pelos romanos e Selene, irmã de Hélio e filha de Hipérion e Téia pelos gregos. É o astro mais brilhante do céu noturno. As fases da Lua correspondem aos diferentes aspectos com que esta se apresenta no céu ao longo das noites e dos “dias claros” de um mês. Isso não é devido à projeção da sombra da Terra na Lua, como alguns podem pensar. Mas sim, devido à visualização que temos da Lua conforme ela orbita em torno da Terra (posição relativa entre a Lua, Terra e Sol). A fase da Lua é um fenômeno astronômico de observação simultânea para todo o globo terrestre (quando a Lua cheia é vista do Brasil, ela é também vista como tal em Portugal). Com certa regularidade, a Lua ora atravessa a sombra da Terra (eclipse da Lua), ora projeta sua sombra na superfície terrestre (eclipse do Sol).

A Lua Sua superfície é coberta por crateras de impacto, principalmente na face oposta à Terra. Observa-se, também, os mares (regiões escuras) e montanhas (regiões claras). Os mares são grandes regiões preenchidas por lava solidificada. Porém, não há indícios de atividade vulcânica atual. Como não possui atmosfera significativa, sua temperatura é basicamente regida pela radiação solar, com grandes diferenças entre o dia e a noite. A Lua é um satélite relativamente particular dentro do sistema solar, pois possui um tamanho comparável ao da Terra. Sua massa é apenas 80 vezes menor que a da Terra. Como exemplo podemos citar, Ganímedes, um dos satélites de Júpiter: sua massa é 10.000 vezes menor que a do planeta. O tamanho da Lua é apenas 1/4 do da Terra. Assim, do ponto de vista físico, o conjunto Terra-Lua poderia ser definido como um sistema binário.

A Lua Alguns dados da Terra e da Lua

A Lua Entre as possíveis teorias para explicar a formação lunar, existe a de formação conjunta com a Terra e posterior separação, captura, ou mesmo formação inicial em separado. A teoria mais aceita atualmente diz que a Terra sofreu o impacto de um objeto de massa muito alta (como Marte, por exemplo) e nesse processo uma parte da Terra foi ejetada e formou a Lua.

A Lua Rotação da Lua:

A Lua À medida que a Lua orbita em torno da Terra, completando seu ciclo de fases, ela mantém sempre a mesma face voltada para a Terra. Isso indica que o seu período de translação é igual ao período de rotação em torno de seu próprio eixo. Portanto, a Lua tem rotação sincronizada com a translação. É muito improvável que essa sincronização seja casual. Acredita-se que ela tenha acontecido como resultado das grandes forças de maré exercidas pela Terra na Lua no tempo em que a Lua era jovem e mais elástica. As deformações causadas na superfície da Lua pelas marés teriam freado a sua rotação até ela ficar com uma de suas faces sempre voltada para a Terra e, portanto, com período de rotação igual ao de translação. Essa perda de rotação teria em consequência provocado o afastamento maior entre Lua e Terra (para conservar o momentum angular). Atualmente a Lua continua afastando-se da Terra, a uma taxa de 4 cm/ano. =>Note que como a Lua mantém a mesma face voltada para a Terra, um astronauta na Lua não vê a Terra nascer ou se pôr. Se ele está na face voltada para a Terra, a Terra estará sempre visível. Se ele estiver na face oculta da Lua, nunca verá a Terra.<=

A Lua =>Vídeos 1 e 2<=

Fases da Lua As quatro fases principais do ciclo são: Lua Nova: Lua e Sol, vistos da Terra, estão na mesma direção. A Lua nasce às 6h e se põe às 18h. A Lua Nova acontece quando a face visível da Lua não recebe luz do Sol, pois os dois astros estão na mesma direção. Nessa fase, a Lua está no céu durante o dia, nascendo e se pondo aproximadamente junto com o Sol. Durante os dias subsequentes, a Lua vai ficando cada vez mais a leste do Sol e, portanto, a face visível vai ficando crescentemente mais iluminada a partir da borda que aponta para o oeste, até que aproximadamente 1 semana depois temos o Quarto-Crescente, com 50% da face iluminada.

Fases da Lua

Fases da Lua As quatro fases principais do ciclo são: Lua Quarto-Crescente: Lua e Sol, vistos da Terra, estão separados de 90°. A Lua está a leste do Sol e, portanto, sua parte iluminada tem a convexidade para o oeste. A Lua nasce aproximadamente ao meio-dia e se põe à meia-noite. A Lua tem a forma de um semicírculo com a parte convexa voltada para o oeste. Lua e Sol, vistos da Terra, estão separados de aproximadamente 90°. Após esse dia, a fração iluminada da face visível continua a crescer pelo lado voltado para o oeste, até que atinge a fase Cheia.

Fases da Lua

Fases da Lua As quatro fases principais do ciclo são: Lua Cheia Lua e Sol, vistos da Terra, estão em direções opostas, separados de 180°, ou 12h. A Lua nasce às 18h e se põe às 6h do dia seguinte. Na fase cheia 100% da face visível está iluminada. A Lua está no céu durante toda a noite, nasce quando o Sol se põe e se põe no nascer do Sol. Lua e Sol, vistos da Terra, estão em direções opostas, separados de aproximadamente 180°, ou 12h. Nos dias subsequentes a porção da face iluminada passa a ficar cada vez menor à medida que a Lua fica cada vez mais a oeste do Sol; o disco lunar vai dia a dia perdendo um pedaço maior da sua borda voltada para o oeste. Aproximadamente 7 dias depois, a fração iluminada já se reduziu a 50%, e temos o Quarto-Minguante.

Fases da Lua

Fases da Lua As quatro fases principais do ciclo são: Lua Quarto-Minguante A Lua está a oeste do Sol, que ilumina seu lado voltado para o leste; a Lua nasce  meia-noite e se põe por volta do meio-dia; A Lua está aproximadamente 90° a oeste do Sol, e tem a forma de um semicírculo com a convexidade apontando para o leste; A Lua nasce aproximadamente à meia-noite e se põe aproximadamente ao meio-dia. Nos dias subsequentes a Lua continua a minguar, até atingir o dia 0 do novo ciclo. =>O intervalo de tempo médio entre duas fases iguais consecutivas é de 29d 12h 44m 2.9 (aproximadamente 29,5 dias). Esse período é chamado mês sinódico, ou lunação, ou período sinódico da Lua.<=

Fases da Lua

Fases da Lua

Fases da Lua => O intervalo de tempo médio entre duas fases iguais consecutivas é de 29d12h44m2.9s (aproximadamente 29,5 dias). Esse período é chamado mês sinódico, ou lunação, ou período sinódico da Lua.<= => O período sideral da Lua, ou mês sideral é o tempo necessário para a Lua completar uma volta em torno da Terra, em relação a uma estrela. Sua duração média é de 27d7h43m11s, sendo portanto aproximadamente 2,25 dias mais curto do que o mês sinódico.

Fases da Lua

Fases da Lua

Fases da Lua

Eclipses Linha dos nodos – linha de intersecção do plano da órbita da Terra em torno do Sol com o plano da órbita da Lua em torno da Terra.

Eclipses

Fases da Lua

Eclipses